segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Projeto do IMA aposta no uso correto de agrotóxicos

Análises laboratoriais realizadas pelo Projeto de Alimento Seguro (PAS), implantando este ano pelo Governo de Minas, mostram que o plantio de tomate e morango em 11 municípios mineiros que detêm a maior produção do Estado está sendo feito dentro dos padrões recomendados em relação ao uso do agrotóxico. A primeira coleta, realizada em julho, mostrou que das 54 amostras analisadas, 81,5% estavam em conformidade com o recomendado, 5,5% utilizavam produtos não indicados e 13% estavam fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos.

Nas propriedades que não seguem o padrão recomendado, que totalizam 18,5%, os produtores serão orientados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)com o objetivo de adequar o uso de agrotóxicos, de acordo com as normas vigentes. Até dezembro, haverá novas coletadas para análises laboratoriais, totalizando 160 amostras.


As 45 propriedades produtoras de morango participantes do projeto estão nas cidades de Alfredo Vasconcelos, Barbacena, Estiva, Pouso Alegre e Bom Repouso. Já as 45 de tomate estão em Carandaí, Carmópolis de Minas, Pimenta, Maravilhas, Lagoa Dourada e Barbacena. Na primeira fase, foram selecionadas propriedades com maior área plantada destas culturas para participarem do monitoramento. Nelas, o IMA aplicou um questionário para avaliar se o produtor conhece as normas para o uso de agrotóxicos.



Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário