sexta-feira, 22 de março de 2013

Palestra reúne Especialistas para Debater Conhecimento e Oportunidades de Mercado


Fonte: Agência Minas

Na próxima terça-feira (26) acontece, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG, a palestra do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação – Estudantes de Mestrado e Doutorado. 

A proposta é debater o empreendedorismo na universidade e abordar as oportunidades de crescimento a partir de novas ideias. Duas palestras estão programadas: uma direcionada a docentes, com início às 10h; e outra que tem como público alvo alunos da pós-graduação, com início marcado para às 14h.

Durante o evento, o público terá a oportunidade de conhecer melhor as propostas do Programa Mineiro de Empreendedorismo na Pós-Graduação, uma iniciativa que se dedica a incentivar e fomentar habilidades de empreendedorismo e inovação em alunos de mestrado e doutorado em diversas de áreas do conhecimento.

Por meio do estímulo da transformação de pesquisa científica em novos negócios, o programa busca fortalecer a cultura da inovação tecnológica no mercado mineiro.

A iniciativa é uma parceria entre o Sistema Mineiro de Inovação (Simi), o Instituto Inovação, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Estado de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sectes).

O auditório da Escola de Engenharia fica no Campus Pampulha, situado na av. Antônio Carlos, n° 6627.  Para mais informações sobre o programa, acesse http://empreender.simi.org.br/

Resultados da primeira edição

Em 2010, quando a 1ª edição do programa foi realizada, foram apresentados 50 planos de inovação. Além do desenvolvimento e melhoria de tecnologias, os planos deram origem a patentes e empresas, expandindo o leque de oportunidades em diversos campos profissionais. 

A metodologia aplicada no projeto baseia-se no Empreendedorismo de Base Tecnológica, uma espécie de seminário vivencial que insere equipes no cotidiano de um empreendedor e do processo de inovação e as desafia a elaborar soluções eficazes, lidando com imprevistos e buscando resultados. 

A revista Minas Faz Ciência publicou uma reportagem sobre o tema em sua edição nº41, disponível para leitura em http://www.fapemig.br/category/revistas/

quinta-feira, 21 de março de 2013

Mobilização marca Dia Internacional Contra a Discriminação Racial



A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Igualdade Racial (Cepir), promoveu uma ação para marcar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. Panfletos contendo informações sobre o tema foram entregues aos servidores e visitantes que passaram pelo hall do prédio Minas, na Cidade Administrativa, nesta quinta-feira (21).
Segundo o coordenador da Cepir, Clever Machado, a data e a mobilização reforçam o combate a qualquer tipo de discriminação racial e visam promover a conscientização de direitos e oportunidades para todas as pessoas.
“Ações dessa natureza são necessárias, para que a sociedade possa refletir sobre o racismo individual e social que, infelizmente, ainda faz parte da nossa realidade. Com o objetivo de mudar esse cenário, o governo de Minas tem trabalhado com foco na promoção da igualdade racial, por meio da instituição de políticas públicas”, explicou.

 

Comemoração
A data foi instituída no dia 21 de março, de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, após um ataque do exército a manifestantes negros que protestavam contra uma lei que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular, por conta de sua cor.
Em memória à tragédia, que matou 69 pessoas e deixou outras 186 feridas, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.


Panfletos contendo informações sobre o tema foram entregues aos servidores e visitantes que passaram pelo hall do prédio Minas, na Cidade Administrativa.


Como Agir ao Deparar com Crime de Racismo
Muitas pessoas que sofrem com o preconceito ou racismo não procuram ajuda porque não sabem como agir, segundo Clever Machado. “Ao ser vítima de um desses crimes, a pessoa deve chamar imediatamente a Polícia Militar e registrar o boletim de ocorrência, apresentando testemunhas. Se o caso for de racismo, o praticante do ato será preso em flagrante”, ressalta o coordenador, lembrando que o crime de racismo é inafiançável.
Clever explica que o racismo é o ato de impedir o acesso de um individuo a locais ou serviços, ao  mercado de trabalho e aos campos político, econômico, social, cultural, entre outros, pela cor da pele, raça, religião ou orientação sexual.
A Coordenadoria Especial de Políticas Pró-Igualdade Racial (Cepir), vinculada à Sedese, está à disposição para atender todos esses casos. “As vitimas podem procurar a Cepir para orientação. Se for o caso, a coordenadoria faz um termo de declaração, que é enviado para delegacia, Ministério Público e Defensoria Pública”, afirma.
Já o preconceito, segundo o coordenador, é caracterizado pela injúria e xingamento, atribuído a uma pessoa pelas mesmas razões que o racismo. Clever ressalta que a confusão no momento de relatar os crimes pode comprometer o processo: o preconceito também gera processo judicial, mas aceita fiança.
“Assim sendo, é importante que o profissional responsável pelo boletim de ocorrência ouça atentamente o caso e faça o relato de acordo com o depoimento da vitima”, conclui. 
Criada pelo Governo de Minas, em janeiro de 2011, a coordenadoria tem por finalidade coordenar e acompanhar as ações de promoção da igualdade étnica e racial desenvolvidas no Estado de Minas Gerais, em consonância com o Estatuto da Igualdade Racial.