sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Aécio Neves participa de encontros políticos em Pernambuco

Esquerda para direita - O deputado federal Rodrigo de Castro, o senador
Sérgio Guerra, o governador Aécio Neves, e o prefeito de Jaboatão dos
Guararapes, Elias Gomes da Silva. Foto: Sergio Figueirêdo/Ag Titular

O governador Aécio Neves começou por Pernambuco, nesta sexta-feira, uma série de viagens que fará ao Nordeste para participar de encontros políticos promovidos pelo PSDB.
Ele almoçou com parlamentares tucanos e de diversos partidos, como PV, PSB, DEM, PMDB, e participou, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, de uma reunião com lideranças, prefeitos, vereadores e presidentes do PSDB de Pernambuco e se reuniu com o governador Eduardo Campos (PSB).
Veja mais fotos aqui

Mais segurança para a população: Governo Aécio Neves entrega 276 viaturas à Polícia Militar de Minas Gerais


O destino das 276 viaturas entregues nesta quinta-feira (13) à Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia já está definido. Os veículos serão direcionados à Patrulha Rural, à Modernização das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) e Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisps), à Coordenação e Controle do Comando e ao Policiamento Ostensivo de Belo Horizonte e Interior do Estado e ainda ao Grupamento Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar).

Visando a Modernização das Risps e Aisps, serão distribuídas 25 viaturas Fiat Palio para as cidades de Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberlândia e Uberaba (Triângulo Mineiro), Montes Claros (Norte de Minas) e Governador Valadares (Leste do Estado). Essa medida tem como objetivo reestruturar Unidades Operacionais da PMMG que integram o conceito de “Áreas Integradas”, com a finalidade de proporcionar ao policial militar toda a infraestrutura adequada ao exercício de suas funções contribuindo para o alcance dos resultados almejados para Segurança Pública em Minas Gerais.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Aécio Neves promove reforma agrária em Minas – 197 títulos serão entregues em Fruta do Leite, na Região Norte do Estado


Mais de 800 pessoas serão beneficiadas com a entrega de 197 títulos de propriedade rural no município de Fruta de Leite, no Norte de Minas, pela Secretaria de Estado Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara) e pelo Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (Iter), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O evento acontece neste sábado (15), às 10h, no Cartório de Registro Civil ( avenida Dona Tintinha, 481, Centro). Esses títulos integram o Programa de Regularização Fundiária do Governo de Minas Gerais, que está regularizando propriedades em terras devolutas estaduais.

Foram investidos R$ 5,5 milhões para regularizar 8,4 mil propriedades, mas o Governo mineiro ampliou sua contrapartida, aumentando a transformação de posseiros em proprietários para 12,5 mil. O programa beneficiou 23 municípios do Vale do Jequitinhonha, que apresentam Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média estadual. O convênio será encerrado no final deste ano, com a expectativa de favorecer mais de 60 mil pessoas.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos mostra experiências internacionais de coleta e restituição dos resíduos sólidos


Experiências internacionais de coleta e restituição dos resíduos sólidos aos seus geradores para tratamento ou reaproveitamento foram mostradas no Seminário Internacional de Resíduos Eletroeletrônicos na tarde desta quinta-feira (13). No painel ‘Logística Reversa e Sistemas de Gestão’, foram apresentadas ações desenvolvidas na Suíça e Portugal.

O seminário, realizado pelo Governo Aécio Neves por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) com apoio da Microsoft Brasil, acontece em Belo Horizonte no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). A atividade integra as ações do Projeto 3RsPCs – Resíduos Eletrônicos que busca soluções para a destinação ambientalmente adequada dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos.

O presidente da European Recycling Platform, o português Ricardo Neto, apresentou o trabalho de sensibilização que vem sendo desenvolvido em Portugal na gestão de resíduos como pilhas e eletroeletrônicos. Ele observou que a disponibilização de informações sobre a necessidade de adotar cuidados com o manuseio de resíduos é uma das prioridades. “Ações de mobilização são realizadas em locais públicos como praias e escolas demonstrando formas de gestão desses resíduos”, explicou.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Turismo de Negócios cresce 23,88% durante gestão do Governo Aécio Neves – dados são do Prominas que tem novo presidente


A Secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, empossou nessa quarta-feira (12), no Minascentro, em Belo Horizonte, o novo presidente da Companhia Mineira de Promoções (Prominas), Marcos Alvim, em solenidade que teve a presença do vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, e de lideranças de todo o trade turístico mineiro.

Durante a solenidade, a secretária fez uma avaliação positiva do Turismo de Negócios no Estado. Levantamento da Prominas aponta que, entre 2007 e julho deste ano, foram realizados 528 eventos no Minascentro e 143 no Expominas de Belo Horizonte, que juntos tiveram receita de R$7,5 milhões no período, o que corresponde a um aumento de 23,88% em três anos.

“A Prominas é a companhia que dá todo significado para que Belo Horizonte seja a capital de Minas Gerais para o Turismo de Negócios. Estamos acompanhando e vendo uma transformação muito grande”. De acordo com a secretária, o senador Arlindo Porto, que fez a transmissão de cargo da presidência para Marcos Alvim, soube criar bons indicadores, adotando um visão estratégica em sua gestão e investindo na melhoria da infraestrutura dos centros de eventos de Belo Horizonte.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Escola Viva, Comunidade Ativa leva alunos de escolas estaduais para visitar exposição de Rodin e Chagal


Cerca de 3,2 mil alunos de 40 escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) participantes do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) irão visitar, até outubro, as exposições de Marc Chagall e Auguste Rodin (1840-1917) na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima. Nesta quinta-feira (13), 30 alunos da Escola Estadual Padre João Botelho, de Contagem, tiveram uma ajuda extra para as aulas de artes durante a visita à exposição de Rodin.

Questionados sobre o que as obras representavam e enquanto ouviam na visita guiada temas relacionados aos personagens da mitologia grega explorados pelo artista, metáforas da natureza humana, viam esculturas de dançarinos, mulheres, casais e acrobatas, e aprendiam um pouco mais sobre as personalidades da época que o artista retratou por meio da sua arte, os alunos já escolhiam quais eram as obras de sua preferência.


Leia mais na integra: Minas em pauta

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Entrevista do governador Aécio Neves

Evento: Entrega do prêmio “As melhores da Dinheiro 2009” - Revista Isto É Dinheiro
Local: São Paulo – SP
Data: 13-08-09

Governador, agora entrou um novo fator que é a senadora Marina Silva como possível candidata, que já anima o deputado Ciro Gomes a ser candidato presidencial. O senhor acha que ainda não se jogou as cartas ainda?
É, eu acredito nisso já há algum tempo. Acho que nós apenas em fevereiro do ano que vem teremos o quadro efetivamente definido. Eu vejo a candidatura da senadora Marina Silva como algo positivo no processo. Traz ao centro da discussão uma questão que na minha avaliação pessoal é fundamental para quem queira pensar o Brasil nos próximos dez, 20 ou 30 anos, que é a questão ambiental, questão da sustentabilidade. Naturalmente, ela vai trazer esse debate ao centro da campanha eleitoral. Acho que ela traz maiores preocupações ao núcleo do governo do que à oposição, até porque ela tem tido uma posição crítica em relação à condução da política ambiental por parte do governo. É uma candidatura, como eu disse, absolutamente legítima, não sei se se consolidará, mas eu vejo uma grande possibilidade de que se não for possível no primeiro turno, como nós gostaríamos. Nós termos entendimento como o PV no segundo turno.

É uma candidatura que ajuda o PSDB?
Eu não vejo assim, que ajuda o PSDB. Ela introduz um componente novo no processo eleitoral, e me parece que o governo preparou-se para uma disputa polarizada e aí qualquer componente novo traz preocupações. Repito: maiores para o lado do governo do que no campo da oposição. O PV tem uma aliança muito sólida com o PSDB em vários estados. Onde nós governamos, nós governamos junto com o PV. Por exemplo, em Minas Gerais, o PV é responsável pela área de desenvolvimento social do Estado, talvez a mais relevante do ponto de vista das pessoas. Então, uma proximidade nos estados muito grande, do PV conosco. Eu sempre trabalhei pela ampliação da nossa aliança, não apenas com o PV, mas com partidos como o PSB, o PDT, e outros partidos políticos. Acho que poderíamos ter uma aliança ainda mais ampla do que aquela hoje já anunciada com os Democratas e com o PPS. Mas na política, aquilo que não é possível ser constituído num primeiro momento, pode ser num segundo. E eu estarei mantendo contatos com ela. Devo me encontrar inclusive amanhã com o deputado Fernando Gabeira. Ele esteve comigo há duas semanas em Belo Horizonte. Então, devemos deixar as portas abertas, para que se não for possível no primeiro turno o entendimento, seja no segundo. Mas eu vejo como algo positivo e que ela eleva o debate eleitoral.

O senhor entraria nessa disputa?
Olha, eu não sou candidato por uma vontade pessoal. Eu posso vir ou não a ser candidato se o partido entender que o meu nome pode eventualmente agregar um pouco mais, trazer uma nova proposta ao país. A decisão será do partido. O que eu tenho dito é que gostaria que essa decisão fosse uma decisão mais democrática, mais ampla, onde as bases do partido pudessem participar. E não a decisão centralizada que tivemos nas últimas, pelo menos, duas eleições. Agora, tenho feito aquilo que tenho proposto, que é andar pelo país. Amanhã estarei no Recife, na próxima semana estarei no Ceará, na quinta-feira, depois em Sergipe, na outra semana estarei na Bahia, depois farei um grande giro pelos estados da região amazônica. Então, eu quero estar discutindo as nossas propostas nas diversas regiões do país. Porque eu acho que antes de escolher um candidato, antes de apresentar um candidato, o PSDB tem que apresentar uma proposta. Nós temos que dizer ao eleitor, ao cidadão comum, porque vale a pena votar numa candidatura da oposição e não continuar apoiando uma candidatura do governo que está aí. Esse é o nosso maior desafio. O PSDB estará unido, o governador Serra, eu, e as outras lideranças dos partidos aliados. Embora a minha preocupação em construir uma proposta nova, que gere novamente esperança nas pessoas, que reconcilie o PSDB com setores da sociedade, dos quais nós nos afastamos, a verdade é essa, ao longo desses últimos anos. E o meu papel é ajudar a construir essa proposta. E se isso tiver como conseqüência uma candidatura, certamente eu estarei preparado para ela. Se o caminho for uma outra candidatura, por exemplo a do governador José Serra, eu não terei a menor dificuldade em apoiá-lo, até porque é um nome extremamente preparado para a disputa presidencial.


O senhor viajando está projetando o seu nome?.
É natural, eu tenho, na verdade, as pesquisas mostram isso, um alto índice de aprovação onde eu tenho um alto grau de conhecimento. Isso acontece, por exemplo, na região Sudeste, onde as pesquisas me dão algo entre 33% e 38%. Ao mesmo tempo eu tenho um índice de desconhecimento muito grande, principalmente na região Nordeste. Eu jamais disputei uma eleição presidencial. Não tenho qualquer recall em outras regiões do país. E a oportunidade de eu falar de temas que me agradam e que eu considero importante, como gestão pública de qualidade como instrumento de desenvolvimento social, mostrando a nossa experiência de Minas Gerais, política de desenvolvimento regional, que o Brasil não tem hoje consolidada. Enfim a nossa ação na área social, que tem que ir muito além dos programas de transferência de renda, que são importantes, mas eles têm que ter uma porta de saída, uma continuidade, a qualificação daqueles que recebem a bolsa família. Quero discutir essas questões com muita franqueza nas várias regiões do país. Se isso possibilitar um conhecimento maior em relação ao meu nome e isso encaminhar para a minha eventual candidatura, muito bem. Se não, com o mesmo ânimo, com a mesma disposição, estarei apoiando a candidatura que o meu partido escolheu ou compreender como a melhor.


Como o senhor vê a candidatura do Ciro Gomes ao governo de São Paulo?
Olha, é uma seara que não é minha. É uma avaliação muito de longe. Eu tenho muito apreço pelo Ciro, isso é conhecido, e acho que ele tem todas as condições tanto de ser candidato a presidente da República, quanto para o governo de São Paulo. Mas esta questão de São Paulo eu deixo para os paulistas resolverem.

Ele ajudaria a sua candidatura a presidente como candidato em São Paulo?Não vejo essa ligação direta.


Ele prenderia o Serra em São Paulo e deixaria o campo mais livre para o senhor?
Não. Eu acho que a candidato do governador Serra à Presidência da República não depende da candidatura do governador Ciro ao governo de São Paulo. Ela depende de outros fatores, depende da compreensão do partido de que essa é a candidatura mais viável e a que tem melhores condições de vencer as eleições. Agora, eu acho que ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte.

Polarização entre PT e PSDB
Eu acho que sim e essa é a questão que eu tenho colocado. Estamos vivendo ao longo das quatro últimas eleições uma polarização que coloca de um lado dos espectros políticos, PT com os seus aliados, e do outro, o PSDB com os seus aliados. E o que vem acontecendo dede 94, passando por 98, 2002 e 2006, quem perde vai para o outro canto do ringue e atua na oposição de forma a inviabilizar muitas questões que não são de governo, são de Estado, como as reformas pro exemplo, que não conseguimos viabilizar no governo Fernando Henrique, até porque lá nos tivemos outras dificuldades externas, por exemplo, como as crises, que não conseguimos no governo do presidente Lula.
Acho que mais que ficar brigando por paternidade deste ou daquele programa, devemos nos perguntar qual a agenda do país que ficou por fazer. Qual a próxima etapa, até porque eu acho que nós vivemos um processo que é da continuidade desde o governo de Itamar Franco com o início do Plano Real. O governo Fernando Henrique com a sua consolidação, com a modernização da economia, com o início dos programas sociais, passando pelo governo do presidente Lula com ampliação dos programas sociais que eu reconheço. A grande questão agora é o que fazer daqui por diante e como fazer. E eu gostaria, se eventualmente fosse candidato, de construir uma nova convergência que fugisse dessa polarização que não tem ajudado ao país.

Quem é melhor de voto, o senhor ou o governador Serra?
Isso só as urnas é que vão poder dizer. O governador José Serra é muito bom de voto como demonstrou aqui em São Paulo. E eu tenho demonstrado que em Minas não sou tão mal de voto. Em uma eleição presidencial é difícil dizer porque eu jamais disputei uma.

Governo anuncia gratuidade de cursos superiores em Ibirité


O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, anunciaram, nesta quarta- feira (12), em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a gratuidade dos cursos superiores no Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira (Iseat), da Fundação Helena Antipoff (FHA).

O Instituto Superior de Educação Anísio Teixeira foi credenciado pelo Decreto Estadual Nº 41.733 de 25 de junho de 2001 e oferece atualmente cursos de licenciatura em educação física, pedagogia, matemática, ciências biológicas, letras e pós-graduação lato-sensu. A partir do segundo semestre de 2009, o Iseat, que antes era privado, passa a ser estadual e os cursos serão gratuitos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Tucanos dão início à escolha de seu candidato em 2010


Processo amplo e democrático definirá nome à presidência da República


Em reunião da Executiva Nacional realizada nesta terça-feira, o presidente Sérgio Guerra comunicou que a partir de quarta feira, dia 12, estaria disponível no site do partido o espaço para a inscrição de filiados interessados em participar das prévias para a escolha do candidato à Presidência da República. "Participe das Prévias Nacionais" é o convite do partido que está em um banner na parte superior do site.



Leia mais na integra: Agência Tucana


Minas Gerais terá 13 novas Pequenas Centrais Hidrelétricas


Minas Gerais deu mais um salto para o crescimento de sua capacidade de geração energética com a assinatura de dois protocolos, nesta quarta-feira (12), para a instalação de 13 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) até 2013. O acordo firmado entre o Governo de Minas e as empresas Omega Energia Renovável e Hidrotérmica, prevê investimentos de R$ 970 milhões em fonte de energia renovável, limpa e sustentável. O documento foi assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, e representantes das companhias.

O secretário destacou que a implantação confirma que Minas Gerais, além de caixa d’água do país, é também a caixa energética. “Além da abundância de recursos naturais, Minas possui “uma das maiores companhias energéticas do mundo, uma autêntica player do mercado, que é a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e que, no momento, encontra-se em fase de expansão de seus negócios, de olho nas grandes oportunidades para realizar novos investimentos”, frisou.


Leia mais na integra: Agência Minas

'Minas Leite’ ajuda produtor a aumentar renda em 40%


A renda dos produtores que aderiram ao programa Minas Leite, criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), aumentou cerca de 40% em dois anos, com um acréscimo médio superior a R$ 11,4 mil em consequência da venda do produto e comercialização de bezerros. De acordo com o coordenador do programa pela Seapa, Rodrigo Puccini Venturin, “a melhoria da gestão das atividades e principalmente a redução de gastos com a alimentação das vacas foram de fundamental importância para a obtenção desses resultados”.

Venturin explica que “os resultados correspondem à proposta do Minas Leite, de proporcionar uma produção sustentável, o aumento da oferta e a melhoria da qualidade do alimento, com redução de custos, e assim incrementar a renda familiar”. Cada uma das 140 propriedades mineiras acompanhadas pelo programa tinha inicialmente uma renda anual de quase R$ 30 mil, sendo a cifra de R$ 26 mil por conta da retirada de leite e o restante garantido pela venda de animais novos.


Leia mais na integra: Agência minas

Lei de Incentivo à Cultura de Minas recebe inscrições e oferece treinamento municípios do interior


Empreendedores e gestores culturais interessados em apresentar projetos à Lei Estadual de Incentivo à Cultura devem ficar atentos. O Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) lançou o edital 2009 que recebe inscrições até o dia 18 de setembro.

O novo edital apresenta novidades que irão facilitar a apresentação de propostas. Ele está mais enxuto no que se refere à documentação e a pontuação será considerada de acordo com a natureza de cada projeto, não havendo exigência para atender a todos os critérios. O edital e os formulários para inscrição estão disponíveis no http://www.cultura.mg.gov.br/. Mais informações por meio dos telefones (31) 3269-1070 ou (31) 3269-1092.

Incentivo à Cultura: municípios recebem treinamento

Com a finalidade de ampliar o acesso aos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, que disponibiliza verbas para investidores nas áreas artístico-culturais em Minas Gerais, a Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) realiza treinamentos em vários municípios mineiros ainda neste mês de agosto.
Leia mais na integra: Minas em pauta

Instituto Mineiro de Agropecuária comemora Dia Nacional do Campo Limpo


Várias ações em Minas vão celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado em 18 de agosto. O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai promover diversas atividades em todas as 11 centrais de recebimento mineiras.

O objetivo do evento, idealizado pelo Inpev, é divulgar os resultados positivos e destacar o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação final de embalagens vazias de agrotóxicos – agricultores, distribuidores, cooperativas, indústria fabricante e poder público – para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.

Fazem parte das comemorações diversas atividades como concursos de desenho e redação nas escolas com etapas municipal e nacional para alunos e professores, palestras para formação e conscientização ambiental sobre os conceitos do Campo Limpo, visitação às etapas do trabalho das centrais com as embalagens vazias e atividades culturais e educativas sobre o meio ambiente. Também serão distribuídos materiais educativos.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Produção agrícola em Minas Gerais apresenta resultados


A batata é um dos produtos agrícolas mais consumidos no mundo, seja frita, assada ou até mesmo doce, esse produto é comum em restaurantes, lanchonetes e nos lares. Minas Gerais é o atual maior produtor de batatas do país com a produção estimada eme 1,1 milhão de toneladas, o que equivale a 34% da produção brasileira. A novidade é o cultivo de uma batata própria para fritura.

Ainda no final deste mês, a batata Opaline será lançada no Estado pelo Programa de Cooperação Técnica Brasil/França. Esse tipo de batata origina-se de pesquisas voltadas para segmentação do produto agradando mais o consumidor. Em junho, foi lançada a batata Emeraude desenvolvida para ser assada e cozida. De acordo com o chefe da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas, Joaquim Alvarega, o produto foi bem aceito pelos consumidores.

Outro produto que teve bons resultado de produção foi o quiabo. Segundo dados da Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria da Agricultura, o volume de quiabo dos municípios fornecedores da Ceasa no mês de julho aumentou 28%, com 1,3 mil toneladas produzidos.


Leia mais na integra: Portal mg.gov

Governo Aécio oferece oficinas sobre educação sexual para jovens da Pedreira Prado Lopes, em Belo Horizonte


Jovens, entre 15 e 24 anos, moradores da Pedreira Prado Lopes, na Região Noroeste de Belo Horizonte, que tiverem interesse em participar das oficinas do projeto de educação sexual Pode Crê! podem fazer sua inscrição gratuita no núcleo do Fica Vivo!,situado à rua Araribá, 235, no bairro São Cristovão. Serão disponibilizadas 34 vagas e, para se inscrever, o jovem deve levar o documento de identidade. A previsão é que os encontros comecem ainda neste mês

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) por meio da Coodenadoria Especial da Juventude, tem a finalidade de capacitar jovens com idade entre 15 e 24 anos, de vilas e favelas da Grande BH, em oficinas continuadas sobre diversidade sexual, relação de gênero, prevenção às DST/Aids, viver com HIV/Aids, anticoncepção, prevenção ao uso de drogas e entorpecentes, entre outros. A proposta é realizar oito encontros em cada comunidade, com duração de 3h30min cada, para formar jovens multiplicadores, que desenvolverão ações locais de educação, saúde e cidadania.


Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais doa roupas e cobertores para o Servas


A diretora-geral da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG), Tammy Claret, entregou ao Serviço Voluntário de Assistência Social(Servas) – representado pela vice-presidente do Servas, Dulcejane de Souza Vaz; pelo diretor de programas e projetos sociais, Dener Nolasco, e pela diretora executiva, Mirna Dayrell – as doações de mais de 300 peças de roupas e cobertores arrecadadas no 1º Arraiá da ESP-MG, realizado em julho.

As doações serão encaminhadas para entidades de assistência social do Estado, entre creches, Apaes e instituições de longa permanência. “Nós, como uma Instituição pública de educação para a saúde, estamos muito satisfeitos em poder contribuir com o Servas, uma referência em ações sociais para Minas Gerais e que apoia seriamente programas de geração de emprego e renda visando complementar a atuação do poder público”, explicou Tammy Claret.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Governo Aécio Neves discute Programa de Incentivo à Inovação para micro e pequenas de Minas Gerais


A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) realizou segunda-feira (10) reunião de discussão do Programa de Incentivo à Inovação (PII), que será implementado na instituição numa parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e a Fundação.

A apresentação do funcionamento e metodologia do Programa foi feita pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Lin Chih Cheng, que participa do Núcleo de Tecnologia da Qualidade e da Inovação da universidade.

Antecedendo a sua fala, a gerente-adjunta do projeto estruturador Rede de Inovação Tecnológica da Sectes, Anna Flávia Lourenço Bakô, falou a respeito da parceria com o Sebrae e do sucesso que o Programa já está sendo em várias universidades de Minas Gerais.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Choque de Gestão: Anastasia ressalta modernização administrativa beneficias municípios mineiros com mais recursos


Em visita a Araguari, no Triângulo Mineiro, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia explicou que o processo de modernização da gestão pública, baseada na utilização de instrumentos gerenciais voltados para resultados, tem permitido investimentos contínuos do Governo Aécio Neves em todo o Estado. O município, que já recebeu R$ 20 milhões de investimentos nos últimos anos, vai ter liberado mais R$ 1 milhão, destinado à melhoria do atendimento na Santa Casa, e novas ações estão em análise, como a instalação de um Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a reforma do aeroporto.

Anastasia chegou a Araguari no final da tarde dessa segunda-feira (10), quando visitou as instalações da Fábrica de Sementes Selecta, um investimento de R$ 245 milhões. O vice-governador lembrou que cabe ao poder público investir na infraestrutura de transportes, saúde, educação, tecnologia e defesa social nos municípios, atraindo empresas para a geração de empregos e renda. A Selecta atua na cadeia produtiva da soja.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Mega operação da polícia de Minas combateu tráfico de drogas em Campo Belo, Sul Minas


Após cinco meses de investigações, policiais civis e militares realizaram na manhã desta terça-feira (11) a Operação Integração III, em combate ao tráfico de drogas em Campo Belo, Sul do Estado. Foram destacados 112 policiais civis e 91 militares, assim como 59 viaturas, um helicóptero e cães do Canil Central para o cumprimento de 21 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão. A ação policial culminou com a prisão de 16 suspeitos e apreensão de uma adolescente. Seis carros, seis motos, R$ 18 mil, computadores, celulares, também foram apreendidos nos locais vistoriados.

A operação é um desdobramento das Operações Integração I e II, realizadas no segundo semestre do ano passado na mesma região. Na ocasião, 100 quilos de maconha foram apreendidos. Em abril deste ano, mais 13 quilos de crack, dois veículos, produtos eletroeletrônicos, uma arma calibre 32 e diversas munições foram apreendidos.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Governo de Minas oferece à população um canal permanente de informações sobre a nova sede da administração estadual: o Portal Cidade Administrativa.


O Governo de Minas oferece à população um canal permanente de informações sobre a nova sede da administração estadual: o Portal Cidade Administrativa.No endereço http://www.cidadeadministrativa.mg.gov.br/, servidores e cidadãos em geral poderão acompanhar as principais informações sobre o empreendimento, que estará totalmente pronto no 1º semestre de 2010.

No Portal é possível conhecer todos os benefícios que a nova sede irá proporcionar: a funcionalidade de reunir 18 secretarias e 25 órgãos públicos em um mesmo local, tornando a máquina administrativa mais eficiente; a moderna infraestrutura à disposição dos funcionários, que terão mais conforto com a integração de ambientes, mobiliário ergonômico e tecnologia de última geração e transporte exclusivo até o local. Informações, também, sobre a economia gerada pela redução de custos operacionais, como aluguéis, telecomunicações, transporte, água e energia, entre outros.


Leia mais na integra: Agência Minas

Construção de viadutos: motoristas de Belo Horizonte deve redobrar atenção na Avenida Antonio Carlos


Motoristas de caminhões ou carretas que trafegam pela avenida Antônio Carlos, em qualquer sentido, devem prestar atenção ao limite máximo de carga de 4,60 metros de altura ao passarem sob os viadutos que estão sendo construídos ao longo da avenida. As placas de sinalização alertam e orientam os motoristas.
De acordo com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze, essa restrição é temporária, somente enquanto perdurarem as obras, porque, depois de prontos, esses viadutos permitirão a passagem de veículos com altura até 5metros. “Apesar das interdições das vias, a obra vai beneficiar o tráfego na região, que hoje chega a 85 mil veículos por dia”, reiterou.

Segundo ele, carretas e caminhões com altura superior a 4,60 metros, com destino à Pampulha ou que venham daquela região para o centro da cidade, devem buscar rotas alternativas, pois esses veículos estarão proibidos de transitar pela avenida.
As intervenções na Antonio Carlos fazem parte da duplicação de 2,2 quilômetros da avenida no trecho entre a rua Rio Novo (Lagoinha) até a rua Operários. As obras são executadas pelo Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e tem investimentos de R$ 250 milhões.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Lei antifumo é aprovada em Minas

Landercy Hemerson - Estado de Minas
Deputados mineiros aprovaram terça-feira em primeiro turno o Projeto de Lei 3.035/09, que proíbe o fumo (uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de produto semelhante) em locais fechados de uso coletivo no estado, seja público ou privado, entre esses danceterias, bares e restaurantes.
A proposta dos deputados Alencar da Silveira Júnior (PDT) e Gilberto Abramo (PMDB) difere da lei paulista, já que prevê que o estabelecimento comercial deve criar espaço próprio aos clientes fumantes, separado fisicamente, porém com exaustores para garantir a qualidade do ar. O projeto teve aprovação unânime dos 55 deputados que compareceram ao plenário, durante reunião extraordinária realizada à noite.
A proposta original, apresentada no fim do ano passado, passou pelas comissões de Constituição e Justiça, de Saúde e de Fiscalização Financeira e Orçamentária, onde recebeu adequações em seu texto. Na votação de terça-feira não houve emendas.
Agora, depois da aprovação em primeiro turno, o projeto “antifumo”, como vem sendo chamado, retorna à Comissão de Saúde para parecer final.
O deputado Alencar da Silveira Júnior acredita que em 15 dias deve vir a aprovação em segundo turno. Se a previsão do parlamentar estiver correta, a lei pode ser sancionada até fim de setembro, já que o Executivo sinaliza de forma favorável ao projeto.
Leia mais no Portal Uai

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Governo Aécio Neves realiza coleta de sangue na LBV de Juiz de Fora


A Fundação Hemominas de Juiz de Fora, na Zona da Mata, realiza, nesta terça- feira (11), a partir das 13h30, coleta de sangue na sede da Legião da Boa Vontade (LBV), na rua Francisco Fontainha, 83, bairro Santo Antônio. A Fundação espera o comparecimento de 60 candidatos a doação. Na coleta de sangue realizada em 2008 no mesmo local, 54 pessoas compareceram para doar.

No dia 3 de agosto, a equipe da captação de doadores da Fundação Hemominas de Juiz de Fora esteve na LBV para realização de palestras com cerca de 60 jovens e crianças assistidas pela entidade. A atividade fez parte do projeto Doador do Futuro, que, desde 1991, busca conscientizar jovens sobre a importância da doação de sangue, para que num futuro próximo se tornem doadores.

A realização de coletas de sangue fora das dependências da unidade da Hemominas contribui para manter equilibrado o número de doadores, garantindo o atendimento a milhares de pacientes na região da Zona da Mata. Juiz de Fora atende a 58 hospitais em 30 cidades.

As lideranças comunitárias interessadas em promover coleta de sangue e campanhas pela doação de medula óssea em parceria com o Hemocentro devem entrar em contato com o setor de captação de doadores pelo telefone (32) 3257-3113 para receber as orientações.


Leia mais na integra: Agência Minas

Alunos do Valores de Minas expõe no Palácio das Artes

A exposição "Mil moradias em uma", no Palácio das Arte, é resultado do trabalho dos jovens do programa Valores de Minas.

Mostra “Mil moradias em uma” retrata o desejo de jovens por uma vida melhor.

Pequenos quadrados de argila. Assim, 42 adolescentes do projeto social “Valores de Minas”, programa do Servas e do Governo de Minas, colocam a tona seus anseios, valores e experiências, ao reproduzir as próprias casas. O resultado deste trabalho, coordenado pela artista Adel Souki, pode ser visto na exposição “Mil moradas em uma”, em cartaz até 26 de agosto, na Galeria Arlinda Correia Lima, no Palácio das Artes.

lém das peças, instalações sonoras exibem conversas dos jovens durante o processo de criação, dando vida a mostra e aproximando o público da realidade dos adolescentes. Observando os cômodos e associando aos sons, os visitantes se deparam com a individualidade de cada jovem, quase sempre escondidas. Os objetos detêm o caráter pessoal de cada aluno e transbordam o desejo por uma condição de vida melhor, impressas nas obras (moradias construídas por eles).
Leia mais na intagra: Blog mg.gov

Governo Aécio Neves firma parcerias para recomposição da Mata Atlântica



O Instituto Estadual de Florestas (IEF) assina, nesta terça- feira (11), às 14h30, no auditório do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em Belo Horizonte, convênios para ação integrada de fomento à recomposição da cobertura florestal na Mata Atlântica em Minas Gerais. Dentre as entidades parceiras da ação estão as prefeituras municipais de Carlos Chagas, Itamonte e Itabira e as Organizações Não Governamentais (ONGs) Valor Natural, Amanhágua, Associação pelo do Meio Ambiente de Juiz de Fora e Quatro Cantos do Mundo juntamente com a Associação dos Moradores Agricultores e Apicultores da Lapinha.

De acordo com o coordenador do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), Eduardo Grossi, os convênios assinados na reunião permitirão a continuidade da ação integrada com esses parceiros durante o ano agrícola 2009/2010. A meta é de fomentar a recuperação de 4.608 hectares de Mata Atlântica, beneficiando 500 agricultores. Este resultado representa 27% do compromisso global do IEF, de fomentar a recomposição de 17.000 hectares, neste mesmo período. Para possibilitar a realização das ações previstas, o IEF disponibilizará para esses convênios, recursos de cerca de R$ 3,7 milhões.


Leia mais na integra: Agência Minas

Alunos das escolas estaduais voltam às aulas em Minas


Os 2,5 milhões de alunos da rede pública estadual de ensino voltaram às aulas nesta segunda-feira (10) em Minas Gerais. A principal orientação das secretarias de Estado de Saúde e Educação é que os alunos que apresentem qualquer sintoma de gripe não devem ir à escola. Em entrevista concedida nesta segunda-feira (10), a secretária de Estado de Educação, Vanessa Guimarães Pinto, reafirmou que todas as escolas receberão durante esta semana recurso extra para aquisição de material de limpeza, higiene pessoal e álcool gel. O investimento é de R$ 4 milhões e cada escola receberá entre R$ 500,00 e R$ 2 mil, de acordo com o número de alunos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo Aécio Neves visita Araguari e destaca gestão pública moderna


Em visita a Araguari, no Triângulo Mineiro, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia explicou que o processo de modernização da gestão pública, baseada na utilização de instrumentos gerenciais voltados para resultados, tem permitido investimentos contínuos do Governo de Minas em todo o Estado. O município, que já recebeu R$ 20 milhões de investimentos nos últimos anos, vai ter liberado mais R$ 1 milhão, destinado à melhoria do atendimento na Santa Casa, e novas ações estão em análise, como a instalação de um Batalhão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e a reforma do aeroporto.

Anastasia chegou a Araguari no final da tarde dessa segunda-feira (10), quando visitou as instalações da Fábrica de Sementes Selecta, um investimento de R$ 245 milhões. O vice-governador lembrou que cabe ao poder público investir na infraestrutura de transportes, saúde, educação, tecnologia e defesa social nos municípios, atraindo empresas para a geração de empregos e renda. A Selecta atua na cadeia produtiva da soja.


Leia mais na integra: Agência Minas

Escola de Saúde terá novo espaço para educação profissional


A Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG) inaugura, nesta quarta-feira (12), às 14h30, a Unidade Geraldo Campos Valadão - rua Uberaba, 780, Belo Horizonte. O espaço será destinado à educação profissional para o Sistema Único de Saúde.

O evento vai contar com a presença do secretário de Estado de Saúde de MG (SES-MG), Marcus Pestana; da coordenadora geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Clarice Aparecida Ferraz, e de outras autoridades. Também será lançado o livro “As Redes de Atenção à Saúde”, de autoria do consultor da SES-MG, Eugênio Vilaça Mendes.

A ESP-MG está vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) e é responsável pela educação profissional dos atores que atuam na saúde pública, por meio de ações educacionais que os capacitam para melhor atendimento no SUS.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Governo Aécio e CDL/BH vão qualificar 30 mil trabalhadores

BELO HORIZONTE (10/08/09) – Uma parceria inédita entre o Governo de Minas e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) vai oferecer cerca de 30 mil vagas de cursos gratuitos de qualificação de curta duração aos trabalhadores inscritos no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O convênio foi assinado nesta segunda-feira (10) pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, e o presidente da CDL/BH, Roberto Alfeu. O acordo também prevê a instalação de um novo posto do Sine, dentro da CDL (avenida João Pinheiro, nº 495, bairro Funcionários). A unidade começa a funcionar no mês que vem. São 22 cursos, voltados para os setores de serviços e comércio.
“Só somando esforços é que vamos conseguir vencer a crise. Segundo dados do Caged, Minas foi o estado que mais gerou emprego no país em junho, com 45.596 novos postos de trabalho. A Região Metropolitana de Belo Horizonte tem a menor taxa de desemprego, dentre as regiões pesquisadas. E parceria como essa, com a CDL, é fundamental para Minas continuar com números positivos”, observou o secretário Agostinho Patrús.
Leia mais em Agência Minas

Governo Aécio Neves entrega casas populares em Borda da Mata

BORDA DA MATA (10/08/09) – Ao entregar as chaves a 20 proprietários de casas populares em Borda da Mata, no Sul de Minas, nesse sábado (8), o Governo de Minas contabilizou a entrega de 18.397 casas construídas à população de baixa renda no Estado, desde 2005, com o início do programa Lares Geraes - Habitação Popular, implementado em todas as regiões mineiras pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG).
Outras 3.121 casas estão sendo construídas pelo programa, enquanto 1.495 já se encontram prontas, esperando apenas a conclusão de obras de infraestrutura, a cargo das prefeituras. Em Borda da Mata foram investidos R$ 552.537,62 nas 20 unidades habitacionais de interesse social do Conjunto Habitacional Morada do Sol, sendo de R$ 30 mil a contrapartida da prefeitura em obras de infraestrutura.
Leia mais em Agência Minas

Governo Aécio Neves investirá R$ 950 mi em obras até final de 2009

BELO HORIZONTE (10/08/09) – O Governo de Minas, por meio do Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (Deop-MG), investirá aproximadamente R$ 950 milhões em obras públicas até o final de 2009.
Até o momento, já foram realizadas 118 obras totalizando investimentos de R$ 110 milhões. Responsável por executar e fiscalizar as obras de engenharia e arquitetura de todo o Estado, o Deop atua nas mais diversas áreas, como Saúde, Educação e Defesa Social.
Na área da Saúde, já foram concluídas 22 obras com investimentos de R$ 86,8 milhões. No segmento da Educação foram realizadas 82 obras e investidos mais de R$ 95 milhões. No setor de Segurança Pública, os números indicam investimentos de cerca de R$ 185 milhões, em 113 obras.
Leia na íntegra em Agência Minas

Juventude Tucana Realiza Encontro em São João Del Rei

WESLEI MORAIS

Representando o presidente da Juventude Tucana de Minas Gerais Reinaldinho, o jovem Weslei Morais realizou neste final de semana um encontro com jovens lideranças do Campo das vertentes em São João Del Rei.

Weslei falou sobre a importância da participação dos jovens na política e resaltou o detalhe da política está presente em todos os momentos da vida, lembrando ainda que o jovem deve ser instrumento de pensamentos e ideais políticos, não somente sendo lembrando em ano eleitoral.

O encontro foi muito produtivo, saindo formado do encontro 5 juventudes tucanas municipais. Foram elas, Lagoa Dourada, São Tiago, São Joao del Rei e Prados.

Outros encontros estão previstos ainda para o mês de Agosto.


JUVETUDE DE SÃO JOÃO DEL REI

JUVENTUDE DE SÃO TIAGO

JUVENTUDE DE LAGOA DOURADA

Governo Aécio Neves lança edital 2009 para Lei Estadual de Incentivo a Cultura


Empreendedores e gestores culturais interessados em apresentar projetos à Lei Estadual de Incentivo a Cultura devem ficar atentos. O Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais lançou o edital 2009 que recebe inscrições até o dia 18 de setembro. O novo edital apresenta novidades que irão facilitar a apresentação de propostas. Ele está mais enxuto no que se refere à documentação e a pontuação será considerada de acordo com a natureza de cada projeto, não havendo exigência para atender a todos os critérios. O edital e os formulários para inscrição estão disponíveis no site da Secretaria.

“A proposta da Secretaria de Estado de Cultura é tornar a Lei Estadual de Incentivo a Cultura mais inclusiva e democrática, por isso, nos esforçamos em aperfeiçoar, a cada ano, o edital. A partir da última edição, em 2008, criamos novos patamares de renúncia fiscal para permitir a participação de pequenas e médias empresas e destinamos um montante mínimo de recursos para o interior. Agora, buscamos simplificar o processo de apresentação e de avaliação dos projetos”, ressalta o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), já recuperou 2.730 km das estradas estaduais


O Governo Aécio Neves, por meio do Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária do Estado de Minas Gerais (ProMG), já recuperou 2.730 km das estradas estaduais, 2/3 da meta contratada na lógica de recuperação e preservação permanentes. Desde a implantação do programa, em 2004, já foram investidos R$ 380 milhões e 10 coordenadorias regionais foram beneficiadas até o momento: Belo Horizonte, Formiga, Oliveira, Passos, Pará de Minas, Itajubá, Poços de Caldas, Varginha, Ubá e Juiz de Fora.

Até 2010, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop) pretende atender 21 das 40 regionais do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). Segundo o secretário adjunto de Estado de Transportes e Obras Públicas e gerente do programa, João Antônio Fleury Teixeira, os critérios técnicos de priorização para o início das obras são embasados no volume de tráfego e na condição das vias sob responsabilidade de cada coordenadoria do DER. “Os contratos prevêem aplicação de multas por parte do Governo do Estado às empresas que não cumprirem os indicadores de desempenho e prazos previstos”, explicou.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Aécio Neves assegura recursos para Programa de Convivência com a Seca – ação irá garantir ações de sustentabilidade para região do Jequitinhonha


Os recursos para a execução das ações do Programa Convivência com a Seca em 2010 já estão assegurados pelo governador Aécio Neves. Aproximadamente R$ 10,2 milhões do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro) serão investidos no programa, com a contrapartida da Fundação Rural Mineira (Ruralminas), em equipamentos e hora técnica dos funcionários envolvidos diretamente no programa. O Fhidro é um fundo público estadual, que tem por objetivo financiar ações que promovam a melhoria da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos do território mineiro.

O programa do Governo Aécio Neves tem como objetivo a construção de reservatórios de água para minimizar os efeitos da seca nos municípios do Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Serão construídos barramentos de terra para o armazenamento de água, visando recuperar as áreas degradadas pelas chuvas, perenizar mananciais com água de boa qualidade e amenizar as conseqüências dos períodos de estiagem. Também serão construídas bacias de captação, com o objetivo de permitir a infiltração das águas de chuva nos lençóis subterrâneos.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Centro Mineiro de Referência em Resíduos terá curso de Qualificação em Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores


Estão abertas até o dia 21 de agosto as inscrições para o Curso de Qualificação em Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores, promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em parceria com o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e com o patrocínio da Microsoft. Podem participar jovens de 16 a 29 anos, com o ensino médio completo ou em curso de escolas públicas estaduais e municipais de Belo Horizonte. As aulas são gratuitas, de segunda a quinta-feira, e acontecem na sede do CMRR, no bairro Esplanada, na região Leste de Belo Horizonte. No total, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 no turno da manhã e 20 à tarde.

O curso, que terá início no dia 31 de agosto, tem carga horária total de 196 horas. “No curso, os alunos aprendem a trabalhar com hardware, enquanto efetivamente recondicionam máquinas consideradas obsoletas, aprendendo também noções de meio ambiente e sobre os riscos desses resíduos se mal geridos”, informa Susane Meyer, consultora do Projeto 3RsPCs – Resíduos Eletroeletrônicos.

Para a realização das aulas de qualificação, ministradas pela equipe do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), serão utilizados como matéria- prima, computadores obsoletos. Prontas para novo uso, as máquinas recondicionadas serão doadas visando à ampliação da inclusão digital.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Festa do Arroz em Barão do Monte Alto mobiliza produtores


Com produção estimada de 25 mil sacas por ano, o arroz é a principal fonte de renda dos agricultores familiares da Comunidade Vila Vardiero, em Barão do Monte Alto, na Zona da Mata mineira. Para comemorar o fim da colheita, a comunidade, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da Prefeitura Municipal de Barão do Monte Alto, realizada de sexta-feira (7) e até domingo (9) a Festa do Arroz. Evento tradicional no município, onde acontece há 17 anos, a festa reúne agricultores da região.

De acordo com o extensionista local, Cristiano Alberto Silva, a área plantada de arroz no município chega a 250 hectares, mas a Emater-MG vem trabalhando para ampliar a produção. “A meta é que o arroz seja produzido, através do sistema pré-germinado (processo que acelera a germinação da semente). O objetivo é reduzir o custo da produção e melhorar a produtividade”, revela.

O técnico da Emater-MG explica ainda que a implantação de projeto com esse fim terá apoio da Prefeitura Municipal e que está prevista a comercialização do cereal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo Cristiano, o arroz produzido em Barão do Monte Alto é vendido na região e até no estado do Rio de Janeiro. Cerca de 100 produtores da comunidade rural de Vardiero retiram o sustento da cultura.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Reinaldinho Realiza o 5º Arraiá do Palmares

Foi um gande sucesso a 5º edição do Arraiá do Palmares, o evento aconteceu nos ulimos dias 08 e 09 de agosto no bairro Palmares em Belo Horizonte.
No sábado teve a apresentação da banda Apple sound e no domingo super show com a banda Via Láctea.
Mais de 3 mil pessoas passaram pelo evento durante os dois dias, no domingo a programação começou logo cedo com uma fantástica rua de lazer, a tarde com grande participação dos moradores, foi realizado um divertido bingo com prendas doadas por moradores e barraqueiros.
O Realizador do evento Reinaldinho, destacou alguns pontos.
"É pra mim uma grande satisfação, olhar no rosto das pessoas e sentir a alegria
perceber que durante o evento passamos por todas as gerações, a criança na rua de lazer, uma miscelânia de idade no bingo, e um publico jovem predominante durante os shows, se Deus nos permitir estaremos aqui no ano que vem".
Reinaldinho ainda fez questão de destacar o apoio da policia Militar através do Tenente Viana, de todos os barraqueiros e em especial ao Cleuber, morador do bairro e que deu todo o apoio para a realização do evento.
Para o próximo ano, o evento tem a promessa do grupo "Deita e Fica" grupo formado por moradores do bairro e já começa a se preparar para o ano que vem.