Crianças e jovens de Minas Gerais
passaram a ter uma perspectiva melhor de futuro por meio da educação. Ao longo
dos últimos 12 anos, um conjunto de ações adotado pelo Governo do Estado gerou
resultados extremamente positivos, conforme apontam especialistas na área, pais
e alunos da rede estadual de ensino.
O saldo desse trabalho sério e eficiente implantado por Aécio Neves, em 2003, é constatado pelos principais indicadores, que mostram que Minas possui a melhor educação básica do país nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O saldo desse trabalho sério e eficiente implantado por Aécio Neves, em 2003, é constatado pelos principais indicadores, que mostram que Minas possui a melhor educação básica do país nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Mais do que somente números e
índices, são resultados que mudaram a vida de alunos como Tiago Gonçalves, da
Escola Estadual Duque de Caxias, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, um
exemplo prático das melhorias da educação em Minas.
Em 2009, a escola conquistou resultado excepcional no Ideb (7,5) e ficou em primeiro lugar entre as escolas estaduais da Região Metropolitana de BH. Em 2011, seu índice subiu para 7,7 e foi campeã de novo.
Em 2009, a escola conquistou resultado excepcional no Ideb (7,5) e ficou em primeiro lugar entre as escolas estaduais da Região Metropolitana de BH. Em 2011, seu índice subiu para 7,7 e foi campeã de novo.
A mãe de Tiago, Elizete Gonçalves,
afirma que a evolução da escola abriu uma nova perspectiva para o futuro do seu
filho. “A escola vem melhorando a cada ano e estou muito satisfeita com o
aprendizado do Tiago. Lá ele tem o apoio dos professores e da direção. Ele está
bem assistido, está tendo uma boa base para o futuro, é como se fosse o
alicerce de uma casa. Então, ele está bem preparado”, comemora.
Acima da média
Esses avanços não foram verificados
apenas na Escola Estadual Duque de Caxias. Em 2011, Minas ficou em primeiro
lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da
Educação, superando estados como Santa Catarina e São Paulo. A rede mineira foi
a primeira e única do Brasil a alcançar nota 6 no Ideb, recomendada como padrão
de qualidade, inclusive em países europeus, e superior ao Ideb nacional (5).
No Sistema Nacional de Avaliação
Básica (Saeb), também do Ministério da Educação, o Estado ficou em primeiro
lugar no ranking nacional em português e matemática, as duas disciplinas
avaliadas, no 5º e 9º anos do ensino fundamental.
“A educação de Minas Gerais está
muito acima da média. Minas está entre os dois ou três estados brasileiros com
resultados melhores nos testes, como IDEB e Prova Brasil”, afirma o economista
Cláudio Moura e Castro, pesquisador em educação.
O bom desempenho, de acordo com o
especialista, está relacionado à forma como o governo mineiro vem tratando a
Educação nos últimos anos. “A educação melhora quando se tenta fazer a mesma
coisa, certa, durante um período longo de tempo. Minas está na frente porque
não houve flutuações na orientação da educação do Estado”, define, apontando o
aperfeiçoamento dos mecanismos de avaliação com um ponto importante.
Para o candidato da coligação Muda
Brasil à Presidência, Aécio Neves, que governou Minas Gerais entre 2003 e 2010,
esse modelo deverá ser replicado nacionalmente. A educação mineira, segundo
Aécio, é uma referência para o projeto de transformar a Educação no país, (hoje
em 75º lugar no quesito qualidade, conforme enquete internacional que avaliou
77 países).
“Governei por oito anos um dos mais
populosos estados brasileiros, não o mais rico, nem o mais homogêneo, que é
Minas Gerais, e conseguimos levar Minas a ter a melhor educação fundamental do
Brasil. Isso foi possível com avaliação, com métodos, premiando aqueles que
apresentam melhores resultados”, afirma o candidato.
Inovação e meritocracia
Os níveis positivos alcançados, não
só na educação como em outras áreas do Estado, têm sua base na adoção, pelo
Estado, de sistemas de avaliações de desempenho e programas de meritocracia,
além da implantação de ações inovadoras, suporte permanente às escolas e
valorização dos profissionais.
Em 2004, Minas Gerais foi pioneira,
por exemplo, ao colocar crianças de seis anos na escola, ampliando de oito para
nove anos a duração do ensino fundamental. Outra ação que contribuiu com os
resultados atuais foi o desenvolvimento, desde 2007, do Programa de Intervenção
Pedagógica (PIP), nas escolas estaduais do Estado.
Para garantir bons resultados para os
alunos do ensino fundamental, as unidades são acompanhadas permanentemente para
orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção e apoiar
professores e alunos. Os resultados são expressivos. De 2006 a 2013, o
índice de alunos no nível recomendável de alfabetização e compreensão de texto
nas escolas estaduais quase dobrou, de 48,6% para 92,3% do total.
Valorização dos servidores de ensino
A valorização dos profissionais é
outro ponto fundamental, por meio da remuneração e ações de capacitação. Um
professor da rede estadual de Minas (com licenciatura plena, nível exigido para
ingressar na carreira) tem um salário de R$ 1.455,30 para uma jornada de 24
horas semanais. Esse valor é, proporcionalmente, 42,93% superior ao piso
nacional estabelecido pelo Ministério da Educação para uma jornada de 40 horas
semanais.
As escolas contam com metas anuais de
desempenho, o que estimula a busca por resultados. Dependendo do cumprimento
das metas em cada escola, os professores e diretores podem ganhar até um
salário a mais por ano.
Qualidade Comprovada
Minas Tem o melhor desempenho nos
anos iniciais do Ensino Fundamental – Resultados do IDEB 2011
1º - Minas Gerais – 6,0
2º - Santa Catarina – 5,7
3º - Distrito Federal – 5,4
4º - São Paulo – 5,4
Brasil – 5,1
Instituições que acompanham o
desempenho da educação no país, atestam a qualidade do ensino na rede estadual
de Minas:
Movimento Todos pela Educação – Minas em 1º lugar em Matemática e 2º
lugar em português entre os estados, no documento “De Olho nas Metas”, que
avaliou alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas duas matérias.
Fundação Lemann – Minas concentra a
maioria das escolas brasileiras, entre aquelas que atendem a alunos de baixo
nível socioeconômico, que ofertam ensino de qualidade. Foram selecionadas 215
escolas públicas nessas condições e mais de 50% delas (50,7%), 109 das
selecionadas, são de Minas Gerais.
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