segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Minas conquistou a melhor educação básica com Aécio Neves

Crianças e jovens de Minas Gerais passaram a ter uma perspectiva melhor de futuro por meio da educação. Ao longo dos últimos 12 anos, um conjunto de ações adotado pelo Governo do Estado gerou resultados extremamente positivos, conforme apontam especialistas na área, pais e alunos da rede estadual de ensino. 

O saldo desse trabalho sério e eficiente implantado por Aécio Neves, em 2003, é constatado pelos principais indicadores, que mostram que Minas possui a melhor educação básica do país nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Mais do que somente números e índices, são resultados que mudaram a vida de alunos como Tiago Gonçalves, da Escola Estadual Duque de Caxias, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, um exemplo prático das melhorias da educação em Minas. 

Em 2009, a escola conquistou resultado excepcional no Ideb (7,5) e ficou em primeiro lugar entre as escolas estaduais da Região Metropolitana de BH. Em 2011, seu índice subiu para 7,7 e foi campeã de novo.

A mãe de Tiago, Elizete Gonçalves, afirma que a evolução da escola abriu uma nova perspectiva para o futuro do seu filho. “A escola vem melhorando a cada ano e estou muito satisfeita com o aprendizado do Tiago. Lá ele tem o apoio dos professores e da direção. Ele está bem assistido, está tendo uma boa base para o futuro, é como se fosse o alicerce de uma casa.  Então, ele está bem preparado”, comemora. 

Acima da média

Esses avanços não foram verificados apenas na Escola Estadual Duque de Caxias. Em 2011, Minas ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, superando estados como Santa Catarina e São Paulo. A rede mineira foi a primeira e única do Brasil a alcançar nota 6 no Ideb, recomendada como padrão de qualidade, inclusive em países europeus, e superior ao Ideb nacional (5).

No Sistema Nacional de Avaliação Básica (Saeb), também do Ministério da Educação, o Estado ficou em primeiro lugar no ranking nacional em português e matemática, as duas disciplinas avaliadas, no 5º e 9º anos do ensino fundamental.

“A educação de Minas Gerais está muito acima da média. Minas está entre os dois ou três estados brasileiros com resultados melhores nos testes, como IDEB e Prova Brasil”, afirma o economista Cláudio Moura e Castro, pesquisador em educação.

O bom desempenho, de acordo com o especialista, está relacionado à forma como o governo mineiro vem tratando a Educação nos últimos anos. “A educação melhora quando se tenta fazer a mesma coisa, certa, durante um período longo de tempo. Minas está na frente porque não houve flutuações na orientação da educação do Estado”, define, apontando o aperfeiçoamento dos mecanismos de avaliação com um ponto importante.

Para o candidato da coligação Muda Brasil à Presidência, Aécio Neves, que governou Minas Gerais entre 2003 e 2010, esse modelo deverá ser replicado nacionalmente. A educação mineira, segundo Aécio, é uma referência para o projeto de transformar a Educação no país, (hoje em 75º lugar no quesito qualidade, conforme enquete internacional que avaliou 77 países).

“Governei por oito anos um dos mais populosos estados brasileiros, não o mais rico, nem o mais homogêneo, que é Minas Gerais, e conseguimos levar Minas a ter a melhor educação fundamental do Brasil. Isso foi possível com avaliação, com métodos, premiando aqueles que apresentam melhores resultados”, afirma o candidato.

Inovação e meritocracia

Os níveis positivos alcançados, não só na educação como em outras áreas do Estado, têm sua base na adoção, pelo Estado, de sistemas de avaliações de desempenho e programas de meritocracia, além da implantação de ações inovadoras, suporte permanente às escolas e valorização dos profissionais.

Em 2004, Minas Gerais foi pioneira, por exemplo, ao colocar crianças de seis anos na escola, ampliando de oito para nove anos a duração do ensino fundamental. Outra ação que contribuiu com os resultados atuais foi o desenvolvimento, desde 2007, do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), nas escolas estaduais do Estado.

Para garantir bons resultados para os alunos do ensino fundamental, as unidades são acompanhadas permanentemente para orientar o plano pedagógico, propor estratégias de intervenção e apoiar professores e alunos. Os resultados são expressivos. De 2006 a 2013, o índice de alunos no nível recomendável de alfabetização e compreensão de texto nas escolas estaduais quase dobrou, de 48,6% para 92,3% do total.  

Valorização dos servidores de ensino

A valorização dos profissionais é outro ponto fundamental, por meio da remuneração e ações de capacitação. Um professor da rede estadual de Minas (com licenciatura plena, nível exigido para ingressar na carreira) tem um salário de R$ 1.455,30 para uma jornada de 24 horas semanais. Esse valor é, proporcionalmente, 42,93% superior ao piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação para uma jornada de 40 horas semanais.

As escolas contam com metas anuais de desempenho, o que estimula a busca por resultados. Dependendo do cumprimento das metas em cada escola, os professores e diretores podem ganhar até um salário a mais por ano.

Qualidade Comprovada

Minas Tem o melhor desempenho nos anos iniciais do Ensino Fundamental – Resultados do IDEB 2011
1º - Minas Gerais – 6,0
2º - Santa Catarina – 5,7
3º - Distrito Federal – 5,4
4º - São Paulo – 5,4
Brasil – 5,1

Instituições que acompanham o desempenho da educação no país, atestam a qualidade do ensino na rede estadual de Minas:

Movimento Todos pela Educação – Minas em 1º lugar em Matemática e 2º lugar em português entre os estados, no documento “De Olho nas Metas”, que avaliou alunos do 5º ano do Ensino Fundamental nas duas matérias.

Fundação Lemann – Minas concentra a maioria das escolas brasileiras, entre aquelas que atendem a alunos de baixo nível socioeconômico, que ofertam ensino de qualidade. Foram selecionadas 215 escolas públicas nessas condições e mais de 50% delas (50,7%), 109 das selecionadas, são de Minas Gerais.

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