sexta-feira, 16 de julho de 2010

Imprensa mineira repercute tentativa de fraude em pesquisa Sensus para beneficiar Hélio Costa

Tucanos questionam pesquisa
PSDB representa contra o instituto Sensus por sondagem que teria irregularidades para favorecer rival
A coligação “Somos Minas Gerais”, que apoia o candidato à reeleição Antonio Anastasia (PSDB), protocolou ontem, na Procuradoria Regional Eleitoral, representação contra a pesquisa encomendada ao instituto Sensus pelo PR. Os tucanos apontam três ítens que estariam infringindo a legislação, além de beneficiar o principal adversário, Hélio Costa (PMDB).
Segundo o presidente estadual do PSDB, Nárcio Rodrigues, não consta do material da sondagem os locais onde foi feita a coleta. Ele questiona também a publicação antecipada do resultado por alguns veículos e o direcionamento de perguntas de forma a, supostamente, favorecer o oponente. “É uma pesquisa com sérios indícios de fraude na construção do resultado”, apontou o dirigente, que pediu punição aos envolvidos, inclusive a Clésio Andrade, presidente do PR de Minas.(…)
Hoje em dia – 15/07/2010
PSDB questiona pesquisa suspeita
Coligação do candidato tucano acusa ‘indícios claros de irregularidade’
A coligação “Somos Minas Gerais”, do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB), candidato à reeleição, entrou nesta quinta-feira (15) com representação no Ministério Público Eleitoral contra o Instituto Sensus e o PR, partido aliado, por pesquisa registrada no dia 13 de julho no Tribunal Regional Eleitoral e paga pelo Partido da República, por “indícios claros” de irregularidade e de fraude.
A coligação contesta perguntas incluídas na pesquisa que, segundo o presidente do PSDB de Minas, deputado federal Nárcio Rodrigues, teriam o objetivo de prejudicar a candidatura de Anastasia no início do processo eleitoral. Nárcio acusa a criação de um cenário onde o candidato a governador do PMDB, Hélio Costa, aparece com “quinhentas vantagens” e Anastasia como “cidadão comum”.
(…)
Estados de Minas – 15/07/2010
Tucano contesta pesquisa
Coligação encabeçada pelo PSDB acusa instituto e presidente estadual do PR de beneficiarem candidato do PMDB, Hélio Costa, em consulta eleitoral
A coligação encabeçada pelo PSDB na disputa pelo Palácio da Liberdade acusou ontem o instituto Sensus e o presidente estadual do PR, Clésio Andrade, de fraude em pesquisa eleitoral para beneficiar o senador Hélio Costa (PMDB), principal adversário do candidato à reeleição Antonio Anastasia. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 11 e registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na terça-feira. Representação assinada pelos 13 partidos que compõem a chapa tucana foi apresentada ontem ao Ministério Público Eleitoral (MPE) com pedido de punição para os supostos infratores.
Quatro pontos são questionados pelos tucanos, sendo o principal a redação da pergunta relacionada aos candidatos. Sobre Anastasia diz o texto: “O sr. (a) tem conhecimento, ou ouviu falar, de que Antonio Anastasia foi vice-governador de Aécio Neves e é o atual governador de Minas Gerais, sendo o candidato a governador do PSDB indicado e apoiado por Aécio Neves?”.(…)

Folha de S. Paulo: “PSDB de Minas acusa instituto Sensus de fraude em pesquisa”


PSDB de Minas acusa instituto Sensus de fraude em pesquisa

A campanha do governado de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), protocolou nesta quinta-feira uma representação contra o instituto Sensus na Procuradoria Regional Eleitoral do Estado.

Segundo a coligação, o instituto é suspeito de fraudar pesquisa ao governo mineiro registrada na terça-feira.

O presidente do PSDB de Minas, Narcio Rodrigues, diz que a pesquisa tem fortes indícios de favorecimento à chapa do PMDB-PT que tem Hélio Costa na disputa ao governo e Patrus Ananias, como vice.

O partido diz que a primeira irregularidade está na divulgação da pesquisa um dia depois do registro feito. A lei eleitoral pede um prazo mínimo de cinco dias. Apesar de não ter sido publicada oficialmente, a pesquisa tem sido vazada para a imprensa, afirma o PSDB.

O PSDB também reclamar da forma com as perguntas foram feitas. Em uma delas, Patrus –ex-ministro do Desenvolvimento Social– é apresentado, segundo o partido, como “ministro do Bolsa Família”.

“Trata-se de despudorada tentativa de vincular a chapa ao programa assistencial que constitui o carro-chefe do governo federal, vinculação essa que cabe à propaganda eleitoral e não ao instituto de pesquisa quando da elaboração de questionário”, diz o PSDB na representação.

A campanha de Anastasia diz haver ainda outras irregularidades como a não identificação das cidades onde houve a pesquisa.

A reportagem ligou para o Sensus por volta das 20h30. No entanto, o diretor do instituto, Ricardo Guedes, não estava para comentar a representação.


Gestão: ONG Contas Abertas mostra que Minas em transparência está à frente dos governos do PT no Brasil

Ranking da transparência mostra Minas Gerais bem à frente dos governos do PT
Um mês e meio depois da entrada em vigor da lei da transparência, que exige que os governos prestem conta aos cidadãos, na internet, do que é feito com o dinheiro público, Minas Gerais está na frente de todos os Estados governados pelo Partido dos Trabalhadores.
O índice de Transparência do Executivo Federal, divulgado ontem pela Associação Contas Abertas, mostra Minas na sexta posição do ranking, com nota 5,60. Já a situação das administrações petistas é muito inferior. O Piauí é o último colocado, em 25ª lugar e nota 3.4. Muito próximos, na lanterna, ficam Acre e Bahia, ambos em 23º, depois de Sergipe (19ª) e Pará (16º), que também não aparecem bem na foto.


Fonte: Índice de Transparência / Contas Abertas

Líder dos agricultores familiares de Minas se desfilia do PT e anuncia apoio a Antonio Anastasia e Aécio Neves

Antonio Anastasia recebe apoio de líder de trabalhadores da agricultura familiar

Vice-presidente da CUT e coordenadora geral da Fetraf-MG anuncia desfiliação do PT e apoio à reeleição do governador
A coordenadora-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Minas Gerais (Fetraf-MG), Tereza dos Santos Oliveira, anunciou hoje que pediu sua desfiliação ao Partido dos Trabalhadores (PT) e declarou apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia. Ela é uma das fundadoras do PT, em 1983, e hoje ocupa a vice-presidência da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT-MG). Tereza é a principal liderança da Fetraf-MG, entidade que representa cerca de 250 mil famílias e está presente em mais de 150 municípios mineiros. Ela disse que o movimento já trabalha em parceria com o governo de Minas e que seria importante a continuidade do trabalho para ampliar a atividade em todo o Estado.

“Estou apoiando enquanto Tereza, enquanto liderança da agricultura familiar. A maioria dos agricultores apóia sim. Porque agricultor trabalha para sua sustentabilidade no campo. Trabalha por dias melhores. A política é uma complementação que tem que estar o dia-a-dia, em cada família, em cada agricultor e aqui temos que estar a frente dessa discussão para discutir e negociar o que há de melhor para nossa categoria”, afirmou Tereza Santos.

O governador Antonio Anastasia afirmou estar honrado pelo apoio recebido à sua candidatura à reeleição e disse que o recebe com naturalidade em razão dos resultados positivos que o Governo de Minas obteve nesses oitos anos de parcerias com sindicatos e entidades sociais.

“Vejo tudo com muita naturalidade (apoio de liderança ligada ao PT), porque estamos discutindo políticas públicas, e as políticas públicas têm uma necessidade de serem realizadas. Fico muito honrado e muito orgulhoso de uma federação importante de Minas Gerais, vinculada à agricultura familiar, vir aqui apresentar várias sugestões e manifestar o seu apoio”, disse.

Apoio à agricultura familiar

A coordenadora geral da Fetraf-MG, Tereza dos Santos, disse que a sua decisão é pessoal e que o apoio da federação Antonio Anastasia será definido pelos demais integrantes da entidade. Ela destacou que Antonio Anastasia já reúne o apoio de outras importantes lideranças ligadas à Agricultura Familiar em Minas.

“A Federação está discutindo na base o apoio. Vamos ter uma reunião no dia 30, mas já conversamos com grande parte dos Sintrafs que a gente criou”, disse Tereza dos Santos.

O governador Antonio Anastasia recebeu um documento com as principais reivindicações dos trabalhadores da agricultura familiar. Participaram do encontro desta quinta-feira, 20 outros representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de todas as regiões do Estado. Entre os pontos abordados estão a criação de um órgão, com status de secretaria de Estado, voltado para a agricultura familiar, a concessão de crédito, apoio ao programa de biodiesel, titulação de terras, investimentos para melhorar a infra-estrutura nos assentamentos e apoio às áreas de educação, ciência e tecnologia.

O governador Antonio Anastasia afirmou que parte das propostas será incorporada ao plano de governo e garantiu que o desenvolvimento do setor é uma das prioridades do governo Estado.

“Essas ideias apresentadas pela federação vêm para se somar às políticas que já temos. São sugestões muito interessantes, que vamos incorporá-las, e fico muito honrado com essa manifestação, com esse apoio, com essa visita que Tereza e seus colegas me fazem”, disse.

O presidente do sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sintraf) do Baixo Jequitinhonha, Waldech Bahia, também declarou apoio ao governador Antonio Anastasia.

“Ele tem nos apoiado na agricultura familiar, nos assentamentos, através do Instituto de Terras, com a compra de terras para as famílias. E tem contribuído muito para essas famílias não virem se prostituir aqui na capital. Esse é um dos motivos que nos leva a apoiá-lo, porque o Instituto de Terras está conosco e é a maneira mais eficaz de deixar o homem no campo”, afirmou.

Política do Governo de Minas para agricultura familiar

O trabalho de assistência e extensão rural para a agricultura familiar desenvolvido pelo governo de Minas cresceu 80% entre 2002 e 2010. Os técnicos da Emater-MG orientam e colaboram para o crescimento da produção e da qualidade de vida de 444 mil pequenos agricultores . O número é muito superior ao registrado há nove anos, quando a empresa atendeu 246 mil agricultores familiares do Estado.

Minas conta com 437 mil propriedades da agricultura familiar, cerca de 10% do total do país, segundo os dados do Censo Agropecuário do IBGE. O número dos estabelecimentos familiares também representa 79% de todas as propriedades rurais do Estado. Nos últimos anos, a Emater-MG ampliou o número de escritórios no interior para atendimento aos agricultores. A empresa está presente em 790 municípios. A agricultura familiar de Minas é responsável por 84% da produção estadual de mandioca, 47% da produção de milho, 45% da produção de leite e 32% da produção de feijão e café.

Fonte: PSDB – MG

Antonio Anastasia e deputado José Santana falam da aliança do PR com a chapa Somos Minas Gerais


GOVERNADOR ANTONIO ANASTASIA

Sobre a reunião

Bem, eu queria dizer que convidamos, eu e o governador Aécio convidamos, a bancada do PR para esse almoço, o deputado José Santana ficará no nosso chamado núcleo duro dentro da nossa campanha política, para a nossa reeleição, pelo PR, participando ativamente de todos os desdobramentos, e é claro que o chamamos também para discutir já as questões relativas à operação da campanha. Então, o PR é um partido muito importante que está conosco, e naturalmente com seus deputados, com suas chapas de candidatos, já no evento do próximo sábado teremos o PR com muito destaque, e o deputado José Santana aceitou esse nosso convite para ser o representante do PR dentro desse nosso conselho do núcleo duro da campanha. Então, é esse o objetivo da visita do deputado com os seus colegas, deputados estaduais e deputados federais.

O PR trouxe também, governador, as pesquisas eleitorais que eles encomendaram para o Sensus, referente à pesquisa eleitoral mesmo, para esse pleito?

Não. Ainda não

JOSÉ SANTANA

Não, e não foi o PR. Não temos conhecimento, vamos dizer assim, nem a executiva, nem o vice-presidente, nem o secretário, nem o tesoureiro, nem o vogal do partido tem conhecimento tem conhecimento dessa pesquisa.

Mas foi registrada em nome do PR. Não foi encomendada, então?

Porque o PR tem um presidente. Ele deve ter feito a pesquisa, que não é a nossa.

GOVERNADOR ANTONIO ANASTASIA

Governador, e como o partido recebe esse apoio, já que, naturalmente, o PR apoiaria o outro candidato?

Não, desde o início o PR sempre esteve conosco. O PR participou do governo o tempo todo, o PR foi aliado do governador Aécio Neves nas duas campanhas, o PR sempre teve uma participação muito importante no governo do Estado, e, portanto, o PR tem seus prefeitos, o PR é um partido que está na base do governador na Assembleia, e cuja bancada federal sempre teve uma participação muito ativa a favor dos interesses de Minas em articulação com o governo do Estado. Então, desde o início tínhamos muita vontade de ter o PR conosco, como acabou acontecendo. Ficamos muito satisfeitos com o final das tratativas, o PR, volto a dizer, é um dos maiores partidos do Brasil e está conosco. No nível nacional, ele apóia a candidata oficial, e não há problema, porque, cada qual, respeitamos nesse caso. Mas é muito importante que, em Minas, o PR está conosco.

E como será a atuação do PR na campanha?

JOSÉ SANTANA

No meu caso, por exemplo, fui convidado para ficar junto, eu e Danilo de Castro, vamos ficar na parte política da campanha. Vamos coordenar a campanha, junto com os prefeitos, com os vereadores, até porque 70 prefeitos já, do PR, aderiram à campanha do professor Anastasia e do candidato ao Senado Aécio. Isso já está decidido, já temos companheiros do partido coordenando nas regiões, procurando os novos prefeitos e convocando para aliar nessa grande jornada que, tenho certeza, será vitoriosa. Então, o PR nunca ficou fora desse caminho. Desde a primeira hora, quando fizemos uma reunião em Brasília, junto com o presidente do nosso partido, que temos por ele o maior respeito, ficou, por unanimidade, ficou decidido por unanimidade, e com isso foi até feita uma nota oficial, que foi divulgada na imprensa mineira e brasileira, mostrando que os deputados, os parlamentares do PR já tinham decidido participar da chapa com PSDB, com os Democratas, com o PP, inclusive hoje com o PPS, isso foi uma decisão de primeira hora. Saíram algumas notícias na imprensa, falando que parte do partido estaria lutando, talvez, para caminhar com outra candidatura, mas que não foi verdade. E foi consolidado até na própria convenção estadual, onde a maioria absoluta dos parlamentares apitaram pela candidatura que já tínhamos decidido anteriormente, que é o governador Anastasia e o Aécio para o Senado.

O partido não está rachado então, é uma questão só com o presidente do partido, deputado? Como está isso hoje, o partido em relação ao apoio? E só complementando, esses 70 prefeitos representam quantos por cento?

JOSÉ SANTANA

Isso é cerca de 80% do partido e os outros também estão de acordo. Só que eles não compareceram aqui em Belo Horizonte e não subscreveram uma menção de apoio à candidatura do governador Anastasia. Mas todos estão de acordo, prefeitos, nós temos ligados. O PR é um partido forte, nós temos sete deputados federais e não temos só deputados, só prefeitos do PR, nós temos um número significativo de prefeitos, eu tenho mais de 60 prefeitos, os outros também têm mais ou menos nessa proporção, 40, 50, alguns de partidos diferentes, esses partidos menores, e todos eles estão engajados nessa causa. Até porque já fizemos um trabalho, já está sendo coordenado um trabalho, estamos colocando os prefeitos fazendo o trabalho por região. Eles mesmos que vão assumir essa responsabilidade, até porque eles são os representantes maiores de cada cidade de Minas Gerais e vai nos ajudar nessa grande arrancada.

O PR em Minas está unido no apoio ao governador Anastasia e ao Aécio Neves?

JOSÉ SANTANA

Unido por decisão da maioria absoluta dos parlamentares e dos prefeitos que aqui vieram, a Belo Horizonte, se não me engano 68 prefeitos e subscreveram esse apoio. E mesmo os prefeitos de outros partidos que nos apoiam, nós já ligamos para todos eles e todos eles estão imbuídos com esse propósito, trabalhar em favor dessa causa, que é a continuidade do que é bom, do que foi bom para Minas Gerais. É claro que com renovações, pelo talento, pela competência do professor Anastasia, demonstrada não só em Minas, mas no Brasil inteiro. Tenho convicção de que, junto com os parlamentares, com a maioria absoluta de parlamentares, não só na Assembleia Legislativa, mas também na Câmara Federal, juntos vamos trabalhar, continuar trabalhando, pela grandeza aqui do nosso Estado.

Governador, o senhor podia falar do reposicionamento dos servidores, parece que tem novidade.

ANTONIO ANASTASIA

Bom, na verdade nós temos, no caso do reposicionamento dos servidores, temos os recursos, temos orçamento, temos a vontade, o direito já está garantido e adquirido e dependemos só da autorização da Justiça Eleitoral para fazer o pagamento.

Governador, além da educação, que já está sendo muito discutida pelos candidatos, a saúde é uma outra questão que é muito cobrada pelos eleitores. Quais serão as principais do PSDB para melhorar a saúde de Minas?

A saúde sempre, toda enquete, pesquisa que nós temos, a saúde é sempre a primeira, envolve o bem mais importante que nós temos que é a vida. Então em matéria de saúde já avançamos bastante no Estado através de um projeto chamado Pró-Hosp, que é interiorização e a construção das Unidades Básicas de Saúde. Foram quase duas mil ao longo desses anos. Mas ainda há muito o que fazer. E uma proposta, que será uma proposta âncora, importante no nosso plano de governo que está sendo preparado e ultimado agora, é a ideia de construirmos os grandes hospitais regionais, porque são hospitais com uma estrutura muito boa, como estamos reconstruindo agora em Uberlândia, estamos construindo em Sete Lagoas, em Divinópolis, Juiz de Fora, temos de fazê-lo em todas as cidades pólo e das micro-regiões mineiras. São hospitais importantes, que tenham condições de dar uma assistência bastante efetiva às pessoas. Porque a saúde é dividida em dois grandes grupos, digamos assim. Um é da prevenção e o do tratamento. Então a prevenção nossa já é muito efetiva. Minas tem grande número de equipes de Saúde da Família, já tem uma boa orientação, mas precisamos melhorar ainda a questão da terapêutica, o tratamento, melhorando as instalações, criando mais Unidades Básicas de Saúde e, ao mesmo tempo, instalações de hospitais regionais e de instalações que permitam, também, com pronto-socorro, é claro, dar um atendimento bastante objetivo para melhorar a saúde. Essa vai ser uma prioridade muito importante no nosso plano de governo.

Tem outros partidos representados nesse núcleo duro da campanha, que o senhor chama?

Sim, teremos outros partidos, não há dúvida de que os partidos que compõem a nossa coligação participarão desse núcleo duro. Estamos com deputado Zé Santana, que, como não é candidato à reeleição terá um papel muito efetivo na coordenação geral da campanha, juntamente com o secretário Danilo, que está deixando o governo para se dedicar a essa coordenação. E os outros partidos também participarão, claro, todos que compõem a nossa composição, que são12 partidos, vão naturalmente participar efetivamente desse esforço.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Racha do PT e do PMDB na Assembleia expõe fragilidade da candidatura Hélio Costa


O namoro político entre PT e PMDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais não resistiu ao casamento forçado entre as legendas para disputar o Palácio da Liberdade com a candidatura do senador Hélio Costa (PMDB). O rompimento era anunciado: o bloco entre os dois partidos foi dissolvido ontem. O problema é que os deputados estaduais peemedebistas ficaram de fora da coligação proporcional para concorrer a novas cadeiras no Legislativo. Não bastasse a exclusão, no último momento da formação das chapas o PT abriu espaço para o PRB, do vice-presidente José Alencar, para trazer o apoio para Costa.

A decisão da bancada do PMDB foi comunicada ontem ao plenário da Casa. Ao saber da posição dos parlamentares de seu partido, o senador Hélio Costa afirmou que iria conversar ainda ontem à noite com o presidente estadual do PMDB, Antônio Andrade, sobre o assunto. “Essa questão dos deputados estaduais vamos resolver dentro do PMDB. Quem decide pelo PMDB é o PMDB. O presidente do PMDB e a executiva é que vão tomar essa decisão”, reclamou. O senador defendeu que seja encontrada uma solução, embora acredite que não haverá qualquer reflexo nas eleições. Para justificar o rompimento, o líder do PMDB, deputado Vanderlei Miranda, defende a liberação dos parlamentares. E não pretendem, por exemplo, fazer campanha para o candidato a senador na chapa de Hélio Costa, o ex-prefeito Fernando Pimentel (PT). “Nosso candidato é Hélio Costa, o Pimentel nunca fez nenhum gesto em nossa direção, não conheço ninguém que tenha recebido um gesto de delicadeza dele, nem apoio ele pediu. Se não estamos coligados com o PT, estamos desobrigados em relação a ele”, afirmou Miranda.

De acordo com o líder do PMDB, o fato de os petistas terem optado pela aliança com o PRB na eleição para deputado estadual torna os peemedebistas independentes no Legislativo. “Alguns membros da bancada estavam um pouco constrangidos e precisam de mais liberdade para tocar as campanhas, uma vez que não fazemos parte da coligação. Assim os deixamos à vontade também nas votações de plenário e, caso queiram formar bloco com o PRB, evitam-se constrangimentos”, disse. O PRB tem hoje somente o deputado Gilberto Abramo, que era do PMDB até o ano passado. “É como diz o nosso colega, deputado Adalclever Lopes, se não servimos para ser esposa não servimos para ser amante.”

Segundo o peemedebista, o partido continua com uma postura independente em relação ao governo do estado. Vanderlei Miranda afirmou que o rompimento não significa embate entre PT e PMDB no plenário. “O fato de romper bloco não significa que estamos nos divorciando litigiosamente. Sempre tivemos uma relação muito boa com a bancada do PT, pensamos de forma parecida e em algumas coisas caminhamos juntos mesmo antes do bloco. Não fica qualquer gosto de sangue na boca de nenhum membro do PMDB”, afirmou.


Fonte: Estado de Minas - 15/07/2010

Antonio Anastasia reivindica política de proteção ao leite em MG


Durante abertura da Super Leite, o governador destacou o apoio dado pelo Governo do Estado aos produtores por meio do programa Minas Leite

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação Somos Minas Gerais, defendeu, nesta quarta-feira (14/07), uma política nacional de proteção efetiva à cadeia produtiva do leite. Durante a abertura da Super Leite, na cidade de Pompéu (Centro-Oeste), o governador disse que os pecuaristas têm sido prejudicados pela elevada importação de produtos lácteos, que está derrubando os preços no mercado interno.

“O leite é importante porque é um produto democrático. Ele gera renda para milhares de famílias em Minas. Por isso mesmo, temos que lutar sempre para aumentar a produtividade e nos empenharmos junto ao Governo Federal para termos barreiras de proteção ao nosso leite. E, ao mesmo tempo, do ponto de vista do Estado, agregarmos valor ao produto. Ou seja, termos laticínios e outras empresas que vão usar o leite aqui do Estado para fazer iogurte, queijo e outros derivados”, afirmou o governador Antonio Anastasia.

De acordo a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o déficit da balança comercial brasileira de produtos lácteos, em junho, foi de R$ 20 milhões. Segundo análise da CNA, o Governo Federal está permitindo a entrada excessiva do produto oriundo de outros países, principalmente do Uruguai.

Minas Gerais é a maior produtora de leite no País, com 28%da produção nacional, o que representa 7,6 bilhões de litros. Cerca de 300 mil propriedades rurais no Estado trabalham com a pecuária leiteira.

Agregar valor ao leite

O governador Antonio Anastasia também destacou que o Governo do Estado já vem apoiando os produtores rurais a agregar valor à sua produção através do Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Minas Leite). Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Minas Leite auxilia os produtores rurais no gerenciamento das propriedades, com uso de tecnologias de baixo custo.

O programa Minas Leite, atualmente, acompanha a produção de 480 fazendas em 125 municípios mineiros. No próximo mês, o programa atingirá a marca de 500 propriedades beneficiadas. Cada propriedade que recebe assistência do Minas Leite serve de modelo para pecuaristas vizinhos.

A meta do Minas Leite para 2010 é beneficiar 1.000 produtores. Em 140 propriedades da regional de Curvelo, que engloba a cidade de Pompéu, a média da produção passou de 7,5 litros para 8,2 litros de leite por vaca ao dia.

“Melhoramos muito a produtividade do leite. É interessante observar que nos últimos 10 anos a produtividade aqui aumentou quatro vezes mais do que a média do Brasil, o que é muito bom. Mas temos que investir mais, através da tecnologia. E essa é a função da Emater e da Epamig”, disse o governador.

Super Leite

A Super Leite reúne produtores, clientes e fornecedores de toda a cadeia leiteira da região, que tem se destacado com bons índices de produtividade e crescimento econômico, a partir das ações e programas do Governo do Estado voltados para o agronegócio.

Durante a visita ao evento, o governador Antonio Anastasia recebeu o título de cidadão honorário de Pompéu, concedido pela Câmara Municipal.

A vasta muito bem sucedida experiência de Aécio Neves (Linkedin)


A vasta experiência de Aécio Neves

Ex-Governador
Estado de Minas Gerais
(Setor Administração governamental)

2003 — 2010 (7 anos )
Escolhido em eleição direta por dois mandatos consecutivos (2003-2006 e 2007-2010). Implantação do programa Choque de Gestão, a principal referência em administração pública hoje no Brasil, baseada no conceito de gastar menos com o Estado para investir mais no cidadão, em particular em programas sociais de impacto. A iniciativa saneou e modernizou a administração estadual, abrindo caminho para investimentos em escala inédita na história de Minas Gerais. Durante praticamente todo o primeiro mandato, obteve índices de cerca de 90% de aprovação popular. Levantamento do instituto DataFolha, feito em março de 2009, atestou que Aécio Neves era o governador com melhor avaliação no Brasil, com nota 7,6 numa escala de 0 a 10.

Presidente
Câmara dos Deputados
(Setor Administração governamental)

2001 — 2002 (1 ano )
É o terceiro cargo de maior relevância no Poder Executivo do Brasil, pois o ocupante substitui o presidente da República, em caso de impedimento do vice. Nesse período, o Legislativo brasileiro ganhou mais agilidade e transparência, com destaque para a restrição de medidas provisórias por parte do Executivo. Foi concebido e aprovado o "pacote ético" que, entre outros avanços, reformulou o conceito de imunidade parlamentar, possibilitando, desde então, o julgamento de deputados por crimes comuns. Houve também a criação do Código de Ética e Decoro e do Conselho de Ética da Câmara. Outra inovação foi tornar disponível a todo cidadão qualquer projeto de lei, via internet, para acompanhamento da sua tramitação e votação.

Deputado Federal
Câmara dos Deputados
(Setor Administração governamental)

1987 — 2002 (15 anos )
Deputado federal por quatro mandatos consecutivos, num total de 16 anos, período em que se credenciou como uma das lideranças políticas de maior reconhecimento e influência no Brasil. Começou na Assembléia Nacional Constituinte, que consolidou a transição democrática no País. Na ocasião, foi o autor de 46 emendas, com destaque para a instituição do direito de voto aos 16 anos. Em 1997, foi escolhido líder do PSDB na Câmara Federal, função que exerceu até 2001.

Presidente
Comissão do Ano Internacional da Juventude(Setor Administração governamental)1986 — 1986 (menos de um ano) Iniciativa do Ministério da Justiça, nas comemorações da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi também chefe da comitiva brasileira no 12º Encontro Mundial da Juventude e dos Estudantes, em Moscou.

Diretor de Loterias
Caixa Econômica Federal
(Setor Administração governamental)

1985 — 1986 (1 ano )
Secretário Particular do Governador Tancredo Neves

Governo de Minas Gerais
(Setor Administração governamental)

1983 — 1984 (1 ano )
Nesse período, foi o colaborador mais direto de Tancredo Neves, um dos maiores estadistas que o Brasil já teve. Participou ativamente da campanha das Diretas Já e do movimento que ajudou a eleger Tancredo Neves presidente da República, colocando fim à ditadura militar.Formação acadêmica de Aécio NevesPontifícia Universidade Católica (PUC-MInas) Graduação em Economia , 1980 — 1984

Informações adicionais

Distinções de Aécio Neves:

Légion d’honneur, 2008, a Legião de Honra da França, entregue pelo ex-presidente Valéry Giscard d’Estaing, representando o atual presidente, Nicolas Sarkozy. É a maior comenda concedida pelo governo francês a cidadãos do mundo inteiro em reconhecimento

Aécio Neves de parabéns com o Choque de Gestão: IPEA diz que Pobreza em Minas acaba antes do que a do Brasil


A miséria no Brasil deve acabar em 2016, mas será dizimada três anos antesem Minas. A previsão é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),que divulgou ontem um estudo sobre a pobreza extrema e a pobreza absoluta noBrasil, o Comunicado Ipea 58.

O levantamento foi feito com base nos dados daPesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), Contas Nacionais eContas Regionais, todas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE).

A análise mostra que, entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de pessoassaíram da pobreza absoluta, configurada pelo rendimento médio domiciliar percapita de até meio salário mínimo mensal. Nesse período, outros 13,1 milhõesde brasileiros superaram a pobreza extrema, caracterizada pelo rendimentomédio familiar per capita de até um quarto do salário mínimo ao mês.

Depoimento:

Entre os que já se beneficiaram com o encolhimento da miséria estão pessoascomo a pedreira de alvenaria Vitória Milas Vieira, que vive no Aglomerado daSerra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e tem sete filhos.

Todosempregados. “Há 10 anos, não era tão fácil arrumar emprego. O salário mínimohoje nos possibilita um consumo que vai além do básico, que era apenasalimentação e vestuário”, Diz ela.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Suecos investem em centro de pesquisa em Minas (Brasil Econômico)


DESENVOLVIMENTO

Fabricante sueca investe em centro de pesquisa em MG

A Ericsson, uma das primeiras multinacionais do setor a se instalar no Brasil, em 1955, também está reforçando seus investimentos no país. Embora já mantenha unidades de produção própria no Brasil e um centro de pesquisa e desenvolvimento, a companhia fechou uma parceria com o governo de Minas Gerais para financiar pesquisas e desenvolvimento de produtos (P&D) de tecnologia da informação e telecomunicações nas cidades de Santa Rita do Sapucaí e Belo Horizonte.

Ao todo, o investimento será de R$ 16 milhões — R$ 8 milhões provenientes da Ericsson e R$ 8 milhões da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). inicialmente, 50 novos postos de trabalho para pesquisadores (de recém-graduados a doutores) serão criados. A companhia anuncia que fará treinamento em tecnologia de serviços multimídia para transmissão de televisão pela internet, bem como em sistemas de tarifação, gerenciamento de receitas, tecnologias de terceira e quarta geração e para redes convergentes de comunicação.


Hoje em Dia: Danilo de Castro troca governo por campanha de Antonio Anastasia


O secretário de Governo, Danilo de Castro, deixa o cargo para assumir a coordenação política da campanha do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB), candidato à reeleição. A decisão foi comunicada pelo próprio secretário após reunião nesta terça-feira (13) com Anastasia no Palácio das Mangabeiras, residência oficial. Danilo deixa o Governo na sexta-feira (16) à tarde e no sábado (17) o desligamento sai publicado no órgão oficial Minas Gerais. Ele será substituído pelo subsecretário da Casa Civil, Carlos Pavan.

Danilo anunciou até domingo uma extensa agenda do candidato pelo interior a começar nesta quarta-feira (14) onde faz campanha em Pompéu, pela manhã, e à tarde, faz caminhada em Ibirité, ambas na Região Central, acompanhado do ex-governador Aécio Neves (PSDB), candidato ao Senado. E na quinta-feira (15) almoça com representantes do PR.

Mas a “grande arrancada” da campanha, segundo Danilo, acontece no próximo sábado (17), às 10 horas, no Ginásio do Mackenzie, em Belo Horizonte, com a presença de quase todos os candidatos da coligação formada por 12 partidos. Na sequencia será realizada uma caminhada no centro da cidade.

Um dos objetivos será o de mostrar aos filiados ao PSDB e aliados como desejam que a campanha seja conduzida. A intenção, segundo Danilo, é a de fazer uma campanha limpa, transparente, de apresentação de projetos, para mostrar a diferença entre os dois lados em disputa. Segundo Danilo, o eleitor já sabe que o que lado de Anastasia tem credibilidade, onde tudo o que foi prometido foi feito e que o programa de Governo não é uma “peça de ficção”. Ele disse que o candidato irá discutir propostas com os eleitores. No domingo (18), Anastasia participa do fechamento da Exposição Agropecuária de Governador Valadares.

Danilo disse que as pesquisas não preocupam a coordenação de campanha ao ser questionado, especificamente, sobre um levantamento encomendado pelo PMDB ao instituto Sensus que indicaria que o candidato do PMDB, senador Hélio Costa tem 47% contra 23% dos adversários. Ele disse que que a orientação que sendo passada pelos marketeiros da campanha é de que as pesquisas qualitativas dão uma tranquilidade muito grande a Anastasia. “Nós não temos nenhum tipo de preocupação com a campanha do adversário. Nós traçamos uma estratégia de campanha que está sendo rigorosamente cumprida”.

O secretário afirmou que com a longa ausência do candidato de Hélio Costa, do Estado, ele perdeu um pouco o que é a tradição, o civismo de Minas ao responder o candidato que afirmou que a campanha é difícil, porque “não tem a caneta” , e ao criticar fato de o Dia de Minas será também comemorado na Cidade Administrativa com a presença, inclusive, de prefeitos e em Mariana onde ocorre tradicionalmente. “O Dia de Minas sempre foi celebrado no Estado com muita ênfase por todos os governos. Talvez o candidato por ter estado tanto tempo afastado de Minas, ele pode não estar sabendo o que tem acontecido aqui nos últimos tempos”.


Danilo de Castro assume campanha de Antonio Anastasia

Substituído pelo subsecretário da Casa Civil, Carlos Pavan, ele anunciou uma extensa agenda pelo interior de Minas

Dilke Fonseca - Repórter - 13/07/2010 - 19:39


terça-feira, 13 de julho de 2010

Hélio Costa interrompe entrevista ao ser confrontado por jornalista


O candidato não soube responder o que era Ceip, sigla para Centro de Internação Provisória, e reclamou estar sendo vítima de uma pegadinha


Thiago Herdy - Estado de Minas
Publicação: 13/07/2010 15:57 Atualização: 13/07/2010 18:12

O candidato de oposição ao governo de Minas, o senador Hélio Costa (PMDB), participou no início da tarde desta terça de um ato de apoio à sua candidatura na Praça da Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Em meio a aliados da campanha, a maioria deles petistas, Costa foi evasivo ao responder sobre sua proposta para resolver o problema da superlotação do Centro de Internação Provisória (Ceip) Dom Bosco, que recebe adolescentes infratores em Belo Horizonte.

Costa disse apenas que a questão do adolescente precisa ser discutida do ponto de vista técnico e social, e que certamente vai “estar preocupado com isso na nossa campanha”, sem entrar no mérito da questão.

Quando o repórter perguntou ao candidato se ele sabia o que era o Ceip e se tinha conhecimentodo problema vivido no centro, Costa disse desconhecer a sigla, reclamou estar sendo vítima de uma pegadinha e encerrou a entrevista.

O Ceip Dom Bosco é o principal centro de internação provisória de adolescentes de Minas Gerais. A precariedade da estrutura e a superlotação do Ceip Dom Bosco são tema de ação civil pública promovida pela Promotoria da Infância e da Juventude de Minas Gerais desde 2007.

Recentemente o governo mineiro realizou reformas no espaço mas, para o Ministério Público, o problema ainda não está resolvido. Agentes socioeducativos já assinaram manifesto reclamando dos problemas e da falta de cuidado com o espaço para onde são levados adolescentes infratores apreendidos na Grande BH.

A pergunta foi feita no dia em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 20 anos.

Ouça a entrevista


Confira o diálogo com Hélio Costa, no início da tarde de hoje, na Praça da Savassi.
Repórter: Hoje o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 20 anos, o CEIP em Minas Gerais está superlotado há muitos anos, este é um problema que se estende. O senhor tem alguma solução para este problema, isto vai ser prioridade no governo do senhor?

Costa: Olha, eu acho que nós já demos um passo importante nessa semana, quando nós aprovamos a PEC da Juventude. Na esteira da PEC, vem a questão do adolescente, que nós precisamos realmente com muita atenção discutir essa questão no ponto de vista técnico e social. Eu certamente vou estar preocupado com isso na nossa campanha.

Repórter: Mas o senhor sabe o que é o CEIP?

Costa: Pode falar por favor.

Repórter: O senhor não conhece o CEIP?

Costa: Veja você, eu sei que se refere a questões relacionadas com o adolescente, com o jovem, mas a sigla eu lamentavelmente não sei..

Repórter: É o Centro de Internação de Provisória de adolescentes infratores. O senhor não acha que deveria ter conhecimento dessa questão?

O assessor de imprensa do candidato interrompe a entrevista: “mas Ceip não é uma sigla conhecida, eu não sabia o que era, não é uma sigla conhecida. Isso é uma pergunta maldosa..”

Repórter: Não é uma pergunta maldosa, estou falando do Centro…

Hélio: Olha aqui, se você perguntasse pela sigla, dizendo assim, eu sou de Barbacena. Em Barbacena, nós tivemos assim, por mais de 30 anos, o mais importante centro de recuperação de adolescentes. Que foi fechado exatamente há cerca de 15 anos, por falta de atenção. Esse centro foi levado para Sete Lagoas, depois foi trazido para Belo Horizonte, então o assunto é muito bem conhecido. Agora, se você quiser fazer pegadinha comigo com a sigla, eu realmente..

Repórter: Não era pegadinha, então vamos falar da política (de governo)…

O candidato deu a entrevista por encerrada e saiu para cumprimentar eleitores.

Serra participa de ato com Aécio e Anastasia e critica falta de investimentos do governo federal no metrô e rodoanel de BH


José Serra critica falta de investimentos do governo federal no metrô e rodoanel de Belo Horizonte

Candidatos Antonio Anastasia e Aécio Neves recebem reconhecimento de moradores de Venda Nova pelas ações de governo na região

O candidato à Presidência da República José Serra e os candidatos da coligação Somos Minas Gerais a governador, Antonio Anastasia, e ao Senado Federal, Aécio Neves, participaram nesta segunda-feira (12/07) de uma caminhada pelas ruas de Venda Nova, no Vetor Norte de Belo Horizonte. Durante o ato político, José Serra criticou a falta de investimentos do governo federal em obras viárias na capital mineira e na Região Metropolitana. Ele destacou o metrô de Belo Horizonte, que é gerenciado pelo Ministério das Cidades e há oito anos não recebe qualquer recurso para ampliação. Nem mesmo um novo quilômetro de linha foi implantado desde 2002.

“Não ter mais metrô em Belo Horizonte é um absurdo. Porque metrô tem que se fazer quando a cidade não está muito grande. Belo Horizonte já está grande e não tem um quilômetro de metrô a mais há oito anos”, criticou.

José Serra lembrou que a última ampliação do metrô de Belo Horizonte ocorreu ainda do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele garantiu que as obras para as novas linhas serão retomadas caso seja eleito presidente da República.

Serra lembrou que o ex-governador Aécio Neves chegou a apresentar ao governo federal um projeto de Parceria Público Privada (PPP) com o objetivo de conseguir recursos para a construcao da Linha 2, que liga o Barreiro à região hospitalar, no centro da cidade; e a Linha 3, que interliga as regioes da Pampulha à Savassi. Não houve resposta a proposta.

“Os seis quilômetros de expansão do metrô de Belo Horizonte foram planejados e construídos quando eu era ministro do Planejamento e Orçamento. Você anda pelo Brasil inteiro e não tem mais nada. E metrô é fundamental para a vida das pessoas. O governo do Estado inclusive fez projetos, fez propostas ao governo federal e nada encaminhou”, disse o candidato a presidente.

Rodoanel e Aeroporto

José Serra destacou ainda outros dois investimentos fundamentais para crescimento da capital mineira e que não foram priorizados pelo governo federal: a ampliação do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, e a construção do rodoanel, planejado para interligar as rodovias BR-381 e BR-262, no entorno da capital. São 64 quilômetros que irão desafogar o trânsito no Anel Rodoviário, principalmente de caminhões.

Recepção calorosa

José Serra, Antonio Anastasia e Aécio Neves iniciaram a caminhada em Venda Nova pela Praça Santo Antônio. Eles percorreram vários quarteirões do principal centro comercial da região conversando com eleitores e moradores. Funcionários do comercio e pedestres declaravam apoio à mobilização. Muitos fizeram questão de cumprimentar e fazer fotos com os candidatos.

A agente de saúde Maria da Conceição Sabrini, moradora de Santa Luzia, demonstrou seu apoio à candidatura de Antonio Anastasia à reeleição. Segundo ela, a qualidade de vida na região teve grande melhoria na gestão Aécio Neves.

“A saúde está bem melhor que nos anos anteriores. Hoje, temos mais assistência e o Hospital Risoleta Neves está aqui para atender emergências”, disse a moradora.

Principal hospital da região, o Risoleta Neves recebeu do atual governo de Minas investimentos de mais de R$ 57,6 milhões para reforma e ampliação. Hoje, o hospital atende moradores de Belo Horizonte e cidades próximas e é administrado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Governo do Estado repassa R$ 50 milhões por ano para custeio do hospital.

Outro morador que sentiu em seu dia-a-dia as melhorias de investimentos do Governo de Minas na região é o comerciante Mário José Lacerda. Dono de uma farmácia na avenida Padre Pedro Pinto, principal via de Venda Nova, ele se lembra de como a situação era difícil.

“Era assalto quase todo o dia. Era muito difícil trabalhar aqui”, disse. Mário José Lacerda afirmou, ainda, que após a implantação do novo modelo de policiamento, com as Áreas Integradas de Segurança Publica (AISPs) , o número de ocorrências policiais caiu drasticamente na região. “Agora a situação é outra. Temos muito mais tranqüilidade para trabalhar”, disse.

Regiao Norte mais desenvolvida

A região de Venda Nova, localizada no vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi um dos locais que mais recebeu investimentos do Governo do Estado nos últimos oito anos, principalmente nas áreas de infraestrutura, saúde e segurança pública. Com a construção da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, o Estado transferiu a sede do Governo para o bairro Serra Verde, localizado em Venda Nova. Toda a administração direta do Estado está instalada em um complexo de prédios localizados às margens da Linha Verde, via de trânsito rápido que melhorou o acesso ao Aeroporto Internacional, em Confins, e à região.

Venda Nova foi uma das regiões onde foi implantada a metodologia da Integração da Gestão em Segurança Pública (Igesp) adotada em Minas Gerais, que prevê ações conjuntas das polícias Civil e Militar, com metas para combater a criminalidade a partir de dados detalhados sobre a ocorrência, como local, horário, perfil do autor e reincidência.

O prédio que abrigava uma carceragem da Polícia Civil, na avenida Vilarinho, passou por reforma completa para abrigar a nova sede e as antigas celas, com condições precárias e insalubres, foram reformadas e transformadas em salas onde é feito o planejamento da segurança da região, integrando as ações de Polícia Militar e Polícia Civil. A Igesp foram aplicadas em mais de 50 municípios mineiros, entre eles Belo Horizonte e região metropolitana, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares, Pouso Alegre, Curvelo, Lavras, Ipatinga, Barbacena, Unaí e Patos de Minas.

TRE retira multa aplicada a Antonio Anastasia: não houve campanha eleitoral antecipada


Tribunal reverte multa aplicada a Anastasia

Por cinco votos a um, o Plenário do TRE-MG, na sessão desta segunda-feira (12), reverteu decisão do desembargador Brandão Teixeira que, em junho deste ano, havia multado em R$ 5 mil o candidato à reeleição ao governo do Estado, Antônio Augusto Anastasia (PSDB), por suposta propaganda eleitoral extemporânea no site do Governo do Estado.

Os juízes levaram em consideração o voto do juiz Maurício Torres, que ressaltou que, "no caso específico, não ficou caracterizada a propaganda eleitoral antecipada. A matéria atribuída por ilícita não faz menção, mesmo que indireta ou subliminar, a voto ou a campanha eleitoral, uma vez que, nela, inclusive, o recorrente, não mencionou a plataforma e o projeto de governo".

O relator do processo, desembargador Brandão Teixeira, ao analisar a representação proposta pelo PMDB contra o governador, havia avaliado que “a veiculação de notícia de ação administrativa futura do pré-candidato Antônio Anastasia, em análise perfunctória, serviria à propagação de seu ideário político com visível possibilidade de captação de votos”. Teixeira, além da multa, havia determinado a imediata retirada de trechos de entrevista do peessedebista do sítio do governo do Estado.


Processo relacionado: 314986.


Sucateamento dos Correios é o modelo de Hélio Costa para governar Minas Gerais


Se você quer saber como o candidato Hélio Costa vai governar Minas Gerais, basta olhar o que ele fez com os Correios, quando foi ministro da Comunicações, de 2005 a 2010. Recentemente, no Congresso Nacional, o deputado Duarte Nogueira denunciou o sucateamento dos Correios, que passou a atrasar a entrega de cartas e de encomendas, razão da existência da empresa.

É por isso que Hélio Costa não gosta do Choque de Gestão dos governadores Aécio Neves e Antonio Anastasia. O sucesso de ambos na administração de Minas Gerais deixa muito mais evidente os problemas de Hélio Costa como gestor. A empresa estatal quase “quebrou”. E virou um cabide de emprego para abrigar os protegidos do ex-ministro e de seu partido, o PMDB.

Com a palavra, o deputado Duarte Nogueira: “Infelizmente, a empresa, que sempre foi referência internacional na qualidade e eficiência de serviços, está sucumbindo a essa corrosão, que coloca interesses pessoais, partidários e políticos acima dos interesses sociais”.

Confira como o jornal Brasil Econômico tratou do assunto: “Atrasos nas entregas, contratos de franquia sem licitação, milhares de vagas abertas por demissão voluntária e questionamentos jurídicos sobre o alcance de atuação de seus serviços. Esse acúmulo de problemas ganhou nas últimas semanas contornos de crise administrativa na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)”.


Anastasia vai percorrer as principais regiões de Minas para debater e propor novos avanços sociais e econômicos dos programas de Governo

Programas e ações já aprovados pela população serão debatidos em cada região do Estado

A regionalização dos programas do Estado e a ampliação da participação popular nas ações do governo são duas diretrizes da proposta de Plano de Governo do governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição pela coligação “Somos Minas Gerais”. Nesta segunda-feira, o governador reuniu-se, em Belo Horizonte, com o coordenador da proposta que será apresentada aos mineiros durante a campanha eleitoral, o professor e sociólogo Cláudio Beato.

Claudio Beato explicou que a proposta de governo para os próximos quatro anos aprofundará nos avanços já conquistados nos últimos oito anos, durante a gestão de Aécio Neves, e que hoje são amplamente aprovados pelos mineiros. Segundo ele, dentro de cerca 40 dias, o novo programa estará integralmente concluído para avaliação dos eleitores.

“Os enormes avanços que Minas assistiu ao longo dos últimos anos, através do governador Aécio Neves, vão ser aprofundados. E só são possíveis agora porque os passos anteriores foram dados. Agora é possível você avançar. Esse passo só é possível porque já foi feita toda a reestruturação da máquina de governo, da estrutura gerencial”, afirmou.

Desenvolvimento social, econômico e político

A apresentação de diagnósticos e propostas para cada uma das regiões de Minas ocorrerá a partir de reuniões com os diferentes setores da sociedade, como sindicatos, produtores, empresariais e lideranças municipais. As 66 associações microrregionais terão participação fundamental no debate com a sociedade, pois são elas que receberão as demandas da população.

“É muito importante termos a percepção do que está ocorrendo em cada região do Estado. A ideia de que Minas são muitas de fato vai prevalecer no planejamento do governo. Vamos trabalhar com o desenvolvimento integral, com vários aspectos sociais, econômicos e políticos, para desenvolver cada uma das regiões do Estado de Minas para que o Estado como um todo possa avançar do ponto de vista do desenvolvimento integrado”, disse.

Segurança pública

Durante entrevista, Cláudio Beato, que é diretor do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), destacou os avanços do governo de Minas em áreas prioritárias como a segurança pública. Segundo ele, a estrutura de defesa social do Estado é hoje referência no país e em vários países. Desde 2006, o Governo de Minas destinou mais de R$ 25,8 bilhões em investimentos, resultando em mais policiais nas ruas com melhores condições de trabalho; sistema prisional mais amplo e eficiente; e redução histórica nos índices de criminalidade em todas as regiões do Estado.

“Minas tem hoje uma estrutura de defesa social que é considerada uma referência nacional e internacional. Todos vêm aqui para conhecer os diversos projetos que o governo de Minas desenvolve, seja do ponto de vista de controle de homicídios, seja do ponto de vista da gestão integrada das polícias, que é um grande problema. Minas conseguiu se tornar hoje um sucesso sobre como lidar com problema de segurança. Se a gente tivesse aí um pouco de apoio do governo federal, no sentido de avançar e dar as condições para você avançar e aprofundar ainda mais essa questão da integração e dos projetos de prevenção, certamente a gente avançaria muito mais”, disse.


FONTE: PSDB – MG

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Antonio Anastasia tem encontro com apoiadores voluntários da campanha hoje às 12h


Agenda:

12:00 - Encontro com apoiadores voluntários da campanha da Coligação Somos Minas Gerais. Local: Praça da Savassi

TRE-MG: Hélio Costa usava site do Senado para fazer sua própria campanha eleitoral


Juiz auxiliar do TRE determina retirada de link de candidato a governador

O juiz auxiliar do TRE-MG, Octavio Augusto De Nigris Boccalini, deferiu, nesse sábado (10), pedido de liminar ajuizado pela Coligação “Somos Minas Gerais” (PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PSC, PR, PPS, DEM, PSDC, PMN, PSB, PSDB) para que o candidato ao governo do Estado, nas eleições de 2010, Hélio Calixto Costa (PMDB – Coligação “Todos Juntos por Minas”), desative o mecanismo de redirecionamento do sítio do Senado para o seu sítio de propaganda eleitoral.

A representação, segundo a qual estaria caracterizada conduta vedada a agentes públicos, com base nos artigos 57-C, parágrafo 1, e 73, I e II da Lei nº 9.504/97, menciona que Costa possui no sítio do Senado Federal (http://www.senado.gov.br/), no ícone "senadores", sua identificação, contato e página na internet (http://www.heliocosta.com/). A Coligação “Somos Minas Gerais” também pedia a aplicação de multa e a cassação dos registros de Hélio Costa, responsável pela prática da conduta, e de Patrus Ananias (candidato a vice-governador), beneficiário indireto.

Para o juiz Octavio Boccalini, “em sede de cognição sumária, há elementos suficientes a demonstrar a presença do fumus boni juris, traduzido na possível violação ao art. 57-C, § 1º da Lei das Eleições, que assim dispõe: Art. 57-C. Na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga.§ 1º É vedada, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítios:I - de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos;II - oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios”.

Ainda de acordo com o juiz, “há presente, também, o periculum in mora, ante o prejuízo advindo aos demais concorrentes aos cargos eletivos, que estão limitados à propaganda em suas próprias páginas virtuais. A permanência da conduta ilícita desequilibra o pleito, ferindo o princípio da isonomia que deve nortear o processo eleitoral. Neste juízo inicial, vislumbro a existência dos requisitos necessários à concessão da medida pleiteada, razão pela qual defiro a liminar. Determino, portanto, seja notificado o representado para retirar imediatamente do sítio do Senado, especificamente de sua página, o link que remete o acesso à sua página pessoal do candidato, bem como para apresentar defesa no prazo de 48 horas.”


Processo relacionado: representação 545358


"Coluna Anna Marina/EM ": A arte e a moda apoiam Antonio Anastasia

"Coluna Anna Marina/EM ": A arte e a moda apoiam Antonio Anastasia
Apoio

Da mesma forma que fizeram com Aécio Neves, quando se candidatou pela segunda vez a governador, a arte e a moda da cidade se uniram para marcar sua adesão a Antônio Anastasia. Artistas plásticos, músicos, atores e estilistas se reuniram em um restaurante, para combinar outras formas de promover o candidato. Representando a moda estavam Mirian Bedran, Renato Loureiro, Ronaldo Fraga e Terezinha Leite Santos. Mais reuniões virão por aí.


Estado de Minas / Coluna Anna aos domingos - 11/07/2010

domingo, 11 de julho de 2010

Campanha pela verdade: conheça a mentira do dia do Hélio Costa e ajude a desmenti-la

A Coligação "Somos Minas Gerais", que reúne Antonio Anastasia, Aécio Neves e Itamar Franco, divulgou nota sobre declarações do candidato Hélio Costa. Conheça a mentira do dia de Hélio Costa e ajude a desmenti-la. Afinal, como disse o José Serra, "quanto mais mentiras diserem sobre nós, mais verdade diremos sobre eles". Leia a nota a seguir.

A Coligação “Somos Minas Gerais” informa:

É incorreta a afirmativa de que há professores em Minas Gerais que
recebam menos de um salário mínimo. A menor remuneração paga hoje a
professor na rede estadual por uma jornada de 24 horas semanais é de
R$ 935. Pela nova política remuneratória já aprovada, e em vigor a
partir de janeiro de 2011, um professor em início de carreira com
jornada de 24 horas semanais passará a receber R$ 1.320,00. O
professor que fizer opção pela jornada de 30 horas semanais terá
subsídio em início de carreira de R$ 1.650,00.

Sobre o Programa Luz para Todos, do total de investimentos realizados
no Estado, mais de 70% são de responsabilidade estadual, sendo
compostos por recursos da Cemig, do Governo de Minas e por empréstimos
contraídos e que serão integralmente pagos pela estatal mineira.

Certos de que esses esclarecimentos são importantes para correta avaliação
dos leitores, solicitamos a publicação.

Belo Horizonte, 10 de julho de 2010