sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ayrton Senna: 15 anos de saudade

Rodrigo Gini
Em 1º de maio de 1994, o Brasil chorou a morte de um dos seus maiores ídolos e a Fórmula 1 perdia o mais arrojado e brilhante piloto de todos os tempos

Há exatos 15 anos, a curva de Tamburello, no circuito de Imola, próximo a Bolonha (Itália), tirava a vida do homem, mas fazia nascer o mito. Para quem, naquele triste 1º de maio de 1994, estava pelo menos terminando a infância, as imagens ainda ecoam, fortes, como se todo este tempo não tivesse passado.

Começo da 7ª volta do GP de San Marino, prova que já havia sido marcada pelo grave acidente com Rubens Barrichello (Jordan) nos treinos de sexta-feira, e pela morte do austríaco Roland Ratzenberger (Simtek) no sábado.

Leia na Íntegra: Superesportes

DIA DO TRABALHADOR


COMO E ONDE TUDO COMEÇOU

Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas.

Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiram que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.

Fonte: Wikipedia

Redução de novos casos de gripe anima o México

CIDADE DO MÉXICO - O México iniciou na sexta-feira a paralisação da maioria de órgãos públicos e empresas, numa tentativa de conter a disseminação da epidemia de gripe, e autoridades se disseram animadas com a redução no surgimento de novos casos.
Leia na Íntegra: Oglobo.com

Governo de Minas Gerais reduz em 50% número de lixões no Estado

Programa “Minas sem Lixões”, implantado em 2003 pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), conseguiu reduzir em cerca de 50% o número de lixões do Estado.

Ao mesmo tempo, o número de aterros sanitários aumentou 500% e as usinas de triagem e compostagem em 300%. Segundo dados atualizados da Gerência de Saneamento Ambiental da Feam, Minas Gerais tem atualmente 462 lixões, 241 aterros controlados, 49 municípios atendidos com aterros sanitários e 95 usinas de triagem e compostagem.

Leia mais em Agência Minas

PSDB discute programas sociais dia 11 na Paraíba

Governadores Aécio Neves e José Serra são esperados no evento

Brasília (30 de abril)- "O PSDB e os programas sociais - passado, presente e futuro" serão os temos da reunião que o PSDB realizará no próximo dia 11, em João Pessoa, Paraíba.

O encontro vai avaliar os atuais programas sociais e colher sugestões para que todos eles melhorem e avancem no futuro. Serão convidados especialistas e executores de programas sociais de todo o País que, reunidos em plenárias técnicas, vão apresentar sugestões. Participarão também, prefeitos e lideranças tucanas de Pernambuco e Rio Grande do Norte.GOVERNADORES Os governadores José Serra, de São Paulo, e Aécio Neves, de Minas Gerais são aguardados.

De acordo com o presidente nacional do PSDB , senador Sérgio Guerra (PE), o partido vai organizar uma série de encontros, em outras regiões do país, até o final do ano, para discutir diferentes temas de interesse da população e que precisam melhorar. O presidente do PSDB vai convidar os presidentes do DEM e do PPS para participarem das discussões.

No encontro de João Pessoa, o PSDB quer discutir os programas sociais que foram feitos no passado, avaliar os atuais e reunir dados e sugestões de modo a planejar melhorias e avanços que venham beneficiar milhões de brasileiros.Foi sob o comando do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que o governo implantou diversos programas, como o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação, o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e o Vale Gás, por exemplo, a nível federal. Todos eles serviram de base para o atual Bolsa Família.


Governador Aécio Neves defende junto à Unesco centro das águas

O governador Aécio Neves se reuniu, em Paris, com o diretor-geral da Unesco, Koichiro Matsuura
Aécio Neves, governador de Minas Gerais, se reuniu nesta quinta-feira, dia 30, em Paris, com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Koichiro Matsuura.
Durante o encontro, o governador defendeu a instalação do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Instituto Hidroex) em Minas Gerais, e agradeceu o apoio que vem recebendo para que o Centro possa ter a chancela da Unesco.
O Hidroex foi idealizado para ser o difusor de conhecimento sobre a questão das águas para a América Latina e África.
Leia mais em: Agência Minas

Anastasia participa de reunião da Amoc em Caratinga

O governador em exercício Antonio Augusto Anastasia presidiu a reunião da Associação de Municípios da Microrregião da Vertente Ocidental do Caparaó (Amoc), nesta quinta-feira (30), em Caratinga, na região Leste de Minas.
Participaram do encontro, realizado no Centro Universitário de Caratinga (Unec), prefeitos e representantes das cidades integrantes da Amoc, incluindo seu presidente, o prefeito de Inhapim, Grimaldo de Oliveira Bicalho, o prefeito anfitrião, João Bosco Gonçalves, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Celso Cota e os deputados federais Mauro Lopes e Alexandre Silveira.
“Venho aqui com muito orgulho, convidado pela Amoc para conversar com os prefeitos, receber reivindicações, apresentar propostas, discutir o momento atual econômico, administrativo e institucional do Estado”, afirmou Anastasia.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Líder do PSDB na Câmara defende diálogo transparente com a sociedade


O líder do PSDB na Câmara dos Deputados, deputado José Aníbal (SP), elogiou a decisão do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), de criar uma comissão de trabalho destinada a reestruturar os benefícios pagos aos deputados.

O grupo será formado por seis integrantes da Mesa Diretora e quatro servidores com cargos de destaque na Casa.

Caberá ao deputado federal Rafael Guerra, de Minas Gerais, 1º secretário da Câmara, coordenar as atividades.

Na avaliação do tucano, essa é mais uma etapa a ser vencida rumo à transparência da Casa, a exemplo da decisão da última terça-feira que restringiu a utilização de passagens aéreas.

Leia mais em:


Matéria publicada: Portal PSDB

Região Metropolitana de BH mantém a menor taxa de desemprego do país


Entre as seis principais regiões metropolitanas do Brasil, a de Belo Horizonte (RMBH) manteve, no mês de março, a menor taxa de desemprego ao registrar um índice de 10,2%.

Em Porto Alegre a taxa foi de 11,7%, em São Paulo 14,9%, no Distrito Federal foi a 17,2%, em Salvador atingiu 20,1% e no Recife, 20,3%.

No comparativo com março de 2008, a RMBH registrou a maior redução na taxa de desemprego (10,5%) e está 4,9 pontos percentuais abaixo da média nacional.

Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte, divulgados nesta quarta-feira, dia 29, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).

O estudo é realizado pela Fundação João Pinheiro (FJP), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sedese e Fundação Seade.

Leia mais em:


Matéria publicada: Agência Minas

Estado de Minas – Efeitos da Crise – Aécio alerta sobre gastos


Aécio Neves, governador de Minas Gerais, refaz apelo para que Legislativo, Judiciário, Ministério Público e Tribunal de Contas apertem os cintos e mantenham as despesas dentro do orçamento.

Na semana passada o próprio governador anunciou um corte de R$ 430 milhões nas despesas com o custeio da máquina pública do Executivo – sem prejudicar serviços prestados à população.

Indagado se a tesoura pode atingir também os demais poderes, Aécio disse que pelo menos por enquanto a proposta é que todos deverão limitar-se ao orçamento aprovado.

Em discurso para representantes do setor de segurança pública na manhã de ontem, o governador fez questão de afirmar que as áreas essenciais do estado não serão atingidas pela turbulência financeira mundial.

Link para assinantes: http://www.uai.com.br/em.html

Matéria publicada: Portal uai

Estado de Minas – Eleições 2010 – Prévias tucanas ganham forma


Comissão do PSDB que estuda regras para escolha do candidato à Presidência da República em 2010 define que haverá levantamento de filiados em todo o país e estados terão pesos diferentes.

O universo de votantes será definido apenas depois de um levantamento que defina o número real de filiados ao PSDB, que pode chegar a 1,1 milhão de pessoas.

Para confirmar os dados, a legenda fará um recadastramento nacional nos próximos três a quatro meses.

“Antes da questão da fidelidade partidária havia um quadro de muita rotatividade.

Vamos fazer agora o recadastramento para verificar o número real de filiados”, afirmou ontem o secretário nacional do PSDB, deputado federal Rodrigo de Castro, coordenador da comissão montada para estudar a formatação das prévias.

Link para assinantes:


Matéria publicada: portal uai

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Minas Gerais aumenta exportação de açúcar para mercado indiano


Minas Gerais exportou 325 mil toneladas de açúcar nos três primeiros meses deste ano, registrando aumento de 62,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já o valor das exportações do produto pelo Estado cresceu 100% em relação ao mesmo período de 2008.

Foram US$ 94,8 milhões neste ano e US$ 47,3 milhões no primeiro trimestre do ano anterior. Os dados são do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e foram organizados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

A oportunidade de colocar naquele mercado o açúcar produzido em Minas surgiu após a quebra de safra naquele país, por causa de problemas climáticos.

Leia mais em:


Matéria publicada: Agência Minas

Governador Aécio Neves cumpre agenda oficial na França e na Espanha


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, apresenta nesta quinta-feira, dia 30, às 13h30 (horário local), em Paris, para a diretoria-geral da Unesco o projeto de implantação do Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas (Instituto Hidroex), na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro.

O instituto pode ser oficializado ainda este ano como um Centro de Categoria II da Unesco – de reconhecimento mundial - e atuará como um centro de estudos e referência para a conservação do patrimônio hidrológico da América Latina e da África.

O Instituto Hidroex está sendo criado a partir de uma parceria entre a Unesco, o Governo Federal e o Governo de Minas Gerais.

Leia mais em:

http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=25295

Matéria publicada: Agência minas

Forças de segurança de Minas Gerais recebem mais1.113 viaturas


Aécio Neves, governador de Minas Gerais, entregou, nesta quarta-feira, no Palácio da Liberdade, 1.113 novas viaturas para as forças de segurança do Estado.

Os novos carros reforçarão o patrulhamento comunitário da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e nas áreas de fronteiras do Estado, intensificarão a atuação de investigação da Polícia Civil e de pronto-atendimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), além de aumentar a capacidade de transportes de presos do sistema prisional.

Uma das novidades é a criação da Base Comunitária Móvel, vans equipadas com computadores, motocicletas e bicicletas, para o patrulhamento preventivo da PM.

Leia mais em:
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=25296

Matéria publicada: Agêcia minas

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais cadastra municípios até 15 de maio


Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais cadastra municípios até 15 de maio Órgãos e instituições culturais de municípios mineiros têm até 15 de maio para atualizar cadastro na Superintendência de Ação Cultural da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC).


O objetivo é garantir um diálogo estreito entre a secretaria e os municípios, para informar e orientar sobre a abertura de editais dos mecanismos de fomento, treinamentos para elaboração de projetos culturais, entre outros.


Os interessados devem acessar o site da Secretaria de Cultura e preencher o formulário disponível.

Mais informações:
http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=2&con=1101


Matéria publicada: Minas On-line


Governo de Minas Gerais lança em Uberaba e Uberlândia Disque Denúncia e Alvará Eletrônico


A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (Seds) lançou nesta segunda-feira, dia 27, em Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, o Disque Denúncia Unificado 181 (DDU) e, em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o alvará de soltura eletrônico.

Ambos os municípios foram os primeiros do interior do Estado a contar com esses serviços.

O DDU é uma central telefônica que recebe informações e denúncias sobre crimes e violência durante 24 horas, todos os dias, por meio de ligações gratuitas para o número 181.

Leia mais em:
Matéria publicada: Agência Minas

Gastos do Governo Lula com cartões coorporativos aumentaram 142%


A senadora Marisa Serrano (PSDB/MS) analisou os gastos do Executivo pagos com cartões coorporativos e conclui que "há um evidente abuso na utilização dos cartões".

A senadora observou os dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) que comparam os valores gastos no primeiro trimestre de 2009 em relação ao mesmo período de 2008.

Marisa Serrano acredita que é preciso reduzir as despesas do cartão corporativo. "A reação ao momento de crise econômica deve se refletir também em contenção de gastos do governo federal", disse.


Matéria publicada: Portal PSDB

Comitê anuncia medidas para prevenir gripe suína em Minas Gerais


O Comitê de Enfrentamento da Gripe Suína se reuniu, nesta terça-feira, dia 28, para planejar estratégias de prevenção e acompanhamento da situação da influenza suína em Minas Gerais. Participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Defesa Civil, Infraero, Belotur, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e secretarias estaduais de Agricultura e Turismo.

Dentre as ações anunciadas, a Infraero vai enviar para a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Anvisa a lista dos cidadãos que chegaram do exterior nos últimos 15 dias.

A SES está montando um serviço de telemarketing para fazer busca ativa, por meio da qual técnicos da SES entrarão em contato com essas pessoas para fazer um monitoramento, verificando se elas apresentam sintomas da gripe.

Leia mais em:

Leia entrevista do secretário de Estado de Saúde de MG, Marcus Pestana: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_entrevista.php?cod_entrevista=967

Matéria pubicada: Agência Minas

terça-feira, 28 de abril de 2009

Antônio Anastasia inaugura Centro Viva Vida Dona Lica em Patrocínio


Antonio Augusto Anastasia, vice-governador de Minas Gerais, e o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, inauguraram, nesta segunda-feira, dia 27, às 11 horas, o 17º Centro Viva Vida (CVV) de Minas Gerais, em Patrocínio, no Alto Paranaíba.

Durante a solenidade de inauguração da unidade, batizada de Dona Lica, o vice-governador entregou ao prefeito de Patrocínio, Lucas Campos de Siqueira, as chaves de uma ambulância de R$ 80 mil, adquirida pelo Sistema Estadual de Transporte em Saúde (Sets), da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O CVV tem a finalidade de organizar o atendimento especializado nas áreas de saúde sexual e reprodutiva e o atendimento à criança de risco para reduzir a mortalidade infantil e materna.

Leia mais em:
Matéria publicada: Agência Minas

Senadora colombiana divulga movimento pela paz em comissão do Senado brasileiro


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal realiza audiência pública hoje com a presença da senadora colombiana Piedad Córdoba Ruiz, uma das principais interlocutoras do governo daquele país com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc ).

A comissão é presidida pelo senador tucano Eduardo Azeredo (MG). A senadora Piedad permanece no Brasil até o dia 30 para divulgar o movimento Colombianas e Colombianos pela Paz, que defende entendimentos pacíficos entre as Farc e o governo colombiano, visando o resgate de prisioneiros.

Piedad foi indicada para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz de 2009 pelo trabalho pacifista que realiza.

Leia mais em: https://www2.psdb.org.br/noticias.asp?id=39717

Matéria publicada: Portal PSDB

Deputados tucanos cobram do governo federal mais ações preventivas no SUS


Parlamentares do PSDB defenderam nesta segunda-feira a necessidade de o governo federal ampliar o acesso da população - sobretudo a mais carente - a exames preventivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


"Todos têm direito à saúde e isso é responsabilidade do Estado", ressaltou a deputada Professora Raquel Teixeira (GO). "


O país precisa avançar em relação ao financiamento do SUS para oferecer condições de igualdade a todo cidadão que precisa não somente de tratamento, mas também de ações preventivas", completou o deputado federal mineiro, Rafael Guerra, que é médico.


Leia mais em: https://www2.psdb.org.br/noticias.asp?id=39715

Matéria publicada: Portal PSDB

Mais uma obra do Proacesso é entregue pelo Governo de Minas Gerais


O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), José Elcio Santos Monteze, inauguraram, nesta segunda-feira, dia 27, a pavimentação da estrada que liga Lagoa Grande ao Entroncamento da MG 410, na região Noroeste do Estado.
Com investimentos de R$ 12,8 milhões, a obra faz parte do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios Proacesso, do Governo de Minas Gerais, que tem o objetivo de pavimentar o acesso aos municípios que tinham ligação exclusivamente por estradas de terra.
O Programa melhora a infra-estrutura de todas as regiões do Estado, diminuindo as diferenças regionais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios.
Leia mais em:

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Projeto do Governo de Minas Gerais recebe apoio de loterias e Correios


A partir de hoje, dia 27, o material gráfico da campanha de combate à exploração sexual infantil do Governo de Minas Gerais, Proteja Nossas Crianças, será distribuído em todas as agências dos correios, casas lotéricas e correspondentes bancários de toda Minas Gerais.
Os usuários desses serviços vão conhecer a campanha e terão em mãos o número do Disque Direitos Humanos (0800 31 11 19), uma ferramenta importante contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A previsão é de que 313 mil panfletos, cartazes e adesivos da campanha sejam distribuídos por essas empresas até o final deste ano.

Emerson Leão: 'Nós não perdemos, nós apanhamos de 5 a 0'


Um Emerson Leão que admitiu a superioridade do Cruzeiro e sem muitos comentários sobre a arbitragem foi a tônica da entrevista coletiva do treinador do Atlético-MG após a goleada de 5 a 0 sofrida para o rival, neste domingo, no Mineirão, pelo Campeonato Mineiro.

Nós não perdemos, nós apanhamos de 5 a 0. Temos que ter o bom senso de que a derrota foi justa e a frieza para continuar trabalhando. Sabemos que cometemos erros e não precisamos externá-los - disse Leão.

O treinador atleticano não falou dos erros individualmente, mas depois reclamou das falhas na bola parada. O zagueiro cruzeirense Leonardo Silva marcou dois gols de cabeça após cobranças de escanteio.
Pecamos no posicionamento do escanteio e tomamos dois gols infantis. Atlético e Cruzeiro voltam a se enfrentar no próximo domingo, às 16h. Para ficar com o título, o Galo precisa vencer por cinco gols de diferença.

Matéria publicada: G1 o portal de notícias da Globo

Aécio Neves recebe presidentes de Câmaras Municipais

O governador Aécio Neves recebeu, nesta sexta-feira (24/04), no Palácio da Liberdade, participantes do Fórum Nacional de Presidentes de Câmaras Municipais de Capitais, que terminou hoje, em Belo Horizonte. O evento reuniu, durante dois dias, vereadores de 13 capitais e de 50 cidades-pólo de Minas em torno do debate sobre a reforma política e sobre outros temas de interesse do Legislativo.
No encontro com os vereadores, o governador defendeu o fortalecimento do Legislativo e disse que é no espaço das Câmaras Municipais que a sociedade se faz representar de forma mais eficiente. Ele lembrou que iniciou sua trajetória política como deputado federal e citou o avô, Tancredo Neves, para quem a experiência como parlamentar sempre teve grande importância
“Tancredo dizia que todo homem público que aspire assumir um cargo no Executivo deve antes se eleger para o Legislativo, onde o contato com as pessoas e com a sociedade é maior.
A experiência parlamentar nos ensina também a conversar, ouvir e mediar, qualidades essenciais para qualquer homem público”, disse o governador para os presidentes de Câmaras Municipais. O presidente da Câmara Municipal de Palmas (TO), Wanderlei Barbosa, afirmou que o governador manifestou apoio a luta dos vereadores por autonomia. “O governador é oriundo do Legislativo e entende as lutas dos vereadores por autonomia.
A visita foi muito importante, porque recebemos o apoio do governador para a nossa luta”, disse ele.

Tire suas dúvidas sobre a gripe suína

Infectologistas em todo o mundo estão trabalhando para responder a casos de gripe suína no México, nos Estados Unidos e no Canadá, além de suspeitas em outros países. Entenda o que é a doença e quais seus riscos.

O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.
O atual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa.

Quão perigosa é a gripe suína?
Os sintomas da gripe suína em humanos parecem ser semelhantes aos produzidos por gripes comuns, sazonais.
Esses sintomas incluem febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga.

A maioria dos casos registrados até agora no mundo parecem ser brandos, mas no México foram registradas várias mortes.
Esta doença no México é um novo tipo de gripe suína?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1do vírus Influenza A.
Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses europeias e asiáticas.

Os vírus da gripe têm a capacidade de trocar componentes genéticos uns com os outros, e parece provável que a nova versão do H1N1 resultou de uma mistura de diferentes versões do vírus, que podem normalmente afetar espécies diferentes no mesmo animal hospedeiro.
Leia na Íntegra : oglobo.com

domingo, 26 de abril de 2009

AÉCIO NEVES E O MEIO AMBIENTE

Na belíssima e superlotada festa de 21 de Abril em Ouro Preto, o Governador Aécio Neves também nos proporcionou em seu discurso um importante trecho em defesa do planeta Terra. A cada dia que passa ele vem aproveitando todos os seus espaços para chamar atenção para esse tema.
Nesse belo discurso, ele nos diz de seu permanente olhar para “a grave enfermidade do planeta e a vertiginosa crise que se multiplica das questões que envolvem a sustentabilidade da vida e do meio ambiente. A Terra está combalida pela sua exploração predatória dos últimos 150 anos, e se não houver atos concretos que a salvem, a vida não suportará outros 150 anos de insânia, se a tanto durar a agonia.
“Temos que decidir, ainda nesta geração, se continuamos na voragem enlouquecida de consumo dos recursos naturais, ou se sacrificamos parte do conforto em favor da vida. Não há mais como adiarmos as urgentes medidas que as nossas consciências reclamam todos os dias. O problema é um só e possui várias faces: água, aquecimento global, emissão de gás carbônico…”O discurso de Aécio nos remete a um importante texto do teólogo P. Teilhard de Chardin que pôs em relevo com a felicidade, a ação de certas pessoas, que vão além das diversas curvaturas e cálculos matemáticos dos físicos.
Para ele, existe uma curvatura da pessoa que atua no mundo a partir de seu começo, dessa forma ela abre caminho a uma autonomia, cada vez mais, afirmada na ação pessoal de um líder. Assim como ele, provoca ao mesmo tempo uma solidariedade cada vez mais latente no universo. Esses são os que modificam o mundo.
Leia na íntegra aqui