quinta-feira, 8 de abril de 2010

DILMA NO TÚMULO DE TANCREDO: FINALMENTE, O LOBO EM PELE DE CORDEIRO


A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, tenta desesperadamente chamar a atenção. A iniciativa mais recente, de fato, é de lascar. Em seu périplo mineiro, decidiu botar flores no túmulo de Tancredo Neves. Segundo ela, o presidente Lula realizou o sonho do mineiro eleito presidente, mas que não chegou a tomar posse. Pouco importa de que lado se esteja da peleja, pouco importa a torcida, o fato é que o gesto é de uma impostura fabulosa.

A oposição divulgou uma nota em que acusou Dilma de “encenação” e “prática eleitoreira”. É um pouco mais: trata-se de uma farsa, porém exercida com método.

O PT combateu ferozmente Tancredo Neves e se negou a participar da votação no Colégio Eleitoral, que era, àquela altura, o único caminho possível para evitar a eleição de um presidente ainda indicado pelo Regime Militar. Sem a união do PMDB com o grupo de dissidentes do PDS – Frente Liberal, que seria o núcleo do futuro Partido da Frente Liberal (PFL) -, Paulo Maluf teria sido eleito presidente da República.

ATENÇÃO! Não é que o PT tenha apenas de oposto oficialmente à participação no Colégio e pronto! Ele expulsou 3 de seus então 8 deputados que contrariaram a orientação e decidiram votar em Tancredo: Beth Mendes, José Eudes e Airton Soares. Isto mesmo: expulsou, botou na rua, não quis mais saber, jogo-os aos leões. Foram tachados de “traidores”. Por quê? Porque, segundo os petistas, tudo não teria passado de uma tramóia para fazer a transição negociada. Tramóia? A emenda das Diretas tinha sido derrotada pelo Congresso.

Este é o PT. Construiu-se depredando reputações, dizendo um “não” sistemático a todas as tentativas honestas – as atrapalhadas e as boas, tanto fazia – de melhorar o Brasil que não estivessem sob o seu controle e sob o seu comando.

E vejam que coisa fabulosa: José Sarney, indicado pela Frente Liberal para ser o vice de Tancredo, acabou assumindo a Presidência. Os petistas lhe fizeram oposição ferrenha – num momento em que, vá lá, ele estava do lado que fazia avançar a democracia. O PT só se uniu a Sarney em 2002, quando ele estava de volta a seu nicho original, o coronelismo mais atrasado, ecoando o patrimonialismo mais primitivo.

Não foi só o Colégio Eleitoral que o PT sabotou não:

- tachou a Constituinte e a Constituição de tramóia das elites; o partido se negou a homologar o texto numa solenidade simbólica de adesão do Congresso á Carta Magna. Lula esteve entre os parlamentares constituintes mais relapsos. Dizia abertamente que aquilo não servia pra nada; que era a Casa dos 300 picaretas;- quando Collor renunciou, e Itamar Franco assumiu a Presidência, o país chegara a uma espécie de grau zero da legalidade. O PT se negou a participar do governo porque as pesquisas indicavam que Lula era o favorito para sucedê-lo. Cumpria, pois, ficar na oposição, malhando o governo;

- o PT expulsou Luíza Erundina, que aceitou ser ministra do presidente Itamar Franco;

- o PT se opôs ferrenhamente ao Plano Real e sustentava que ele era contra os trabalhadores;

- o PT se opôs ao programa de reestruturação de bancos - para o partido, nada além de mamata para banqueiros.

O Proer é a base da solidez do sistema bancário brasileiro, que resistiu muito bem à crise global;

- o PT se opôs ao programa de reestruturação dos bancos estaduais, fonte permanente de desastres para os estados;

- o PT se opôs às privatizações, que retiraram o país da taba;

- o PT se opôs às reformas constitucionais, parte delas apresentada pelo próprio partido em 2003;

- o PT recorreu ao Supremo contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, que Palocci passou a considerar “inegociável ” e “intocável” só a partir de 1º de janeiro de 2003;

- hoje, o PT sabota o programa de reestruturação da educação e da saúde em São Paulo.

Volto a TancredoA homenagem a Tancredo, com 25 anos de atraso, é a expressão de um método, além de ser ato do mais rasteiro eleitoralismo. O partido, costumo dizer, instituiu o presente eterno na política. Pouco importa o que tenha feito, sempre estará a defender o seu ato mais recente, como se a história não existisse. Sim, partidos podem mudar de rumo. O Trabalhista, da Inglaterra, dizia-se marxista e socializante. Antes da ascensão de Tony Blair, houve por bem rever os seus conceitos. Não chegou a ser um mea-culpa. Foi uma revisão: “Estamos errados; não podemos mais pensar isso”. E mudaram seus estatutos e sua prática.

O PT não revê coisa nenhuma. Sua teoria é outra e já foi exemplarmente exposta por Lula. Trata-se, como ele revelou numa entrevista concedida ainda em 2003, da Teoria da Bravata. Ele acha normal que um partido defenda uma coisa quando está na oposição e o seu oposto quando está na situação.

Essa postura é de tal sorte escandalosa que, no debate sobre a reforma da Previdência que Lula decidiu fazer em 2003 (depois de tê-la atacado severamente no governo FHC), os deputados federais do partido defendiam a proposta para os servidores da Unhião, mas os deputados estaduais de São Paulo se opunham a texto idêntico para os funcionários do Estado. Afinal, o partido era governo no Brasil, mas era oposição em São Paulo.

Para ficar na zoologia dilmística, vemos agora a petista posar (Emir Sader escreveria “pousar”) de cordeiro no túmulo de Tancredo, embora o partido tenha sido o lobo de todos os que lutaram, antes dele, para fazer um país melhor.


quarta-feira, 7 de abril de 2010

Governador Anastasia e prefeito Lacerda avaliam obras para a Copa do Mundo

Governador Antonio Anastasia elogiou o plano estratégico de gerenciamento



BELO HORIZONTE (07/04/10) - O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, garantiu, nesta quarta-feira (7), que os projetos de infraestrutura e urbanização desenvolvidos para a Copa do Mundo pelo Governo de Minas e pela Prefeitura de Belo Horizonte estão dentro do cronograma previsto. Antonio Anastasia elogiou o plano estratégico de gerenciamento que o prefeito Marcio Lacerda implantou, após reunião na sede da Prefeitura de Belo Horizonte.

Os investimentos visando a Copa do Mundo de 2014, segundo o governador, estão garantidos, inclusive para a construção do novo viaduto da avenida Abraão Caran.

“Nós temos dito, felizmente, que Minas Gerais, e Belo Horizonte, em especial, é a sede da Copa do Mundo que está com o seu cronograma mais em dia, não só a questão do Mineirão, mas a infraestrutura. A avenida Antônio Carlos está praticamente concluída. Os viadutos serão concluídos em mais 60 dias. Foi iniciado ainda pelo governador Aécio Neves e pelo prefeito Marcio o novo viaduto da avenida Abraão Caran, que é importantíssimo para o Mineirão. Agora, a prefeitura vai se desdobrar na questão também da avenida Pedro I. A questão do aeroporto vai se consolidando. Ou seja, nós estamos com o cronograma adequado e muito otimistas de que vamos ter condições de colocar Belo Horizonte como a abertura da Copa do Mundo”, disse o governador.

O prefeito Marcio Lacerda frisou que a parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte tem permitido que essas obras avancem dentro do cronograma previsto.

Ajuda ao governo do Rio de Janeiro

Ao ser questionado durante entrevista sobre a possibilidade de apoio de Minas ao estado do Rio de Janeiro, o governador Antonio Anastasia informou que conversou no fim da tarde dessa terça-feira (6), por telefone, com o governador Sérgio Cabral manifestando solidariedade e colocando a Defesa Civil do Estado à disposição para ajudar às vítimas das fortes chuvas que afetam o estado fluminense.

“Eu falei por telefone com o governador Sergio Cabral, não só manifestando a solidariedade do povo de Minas, mas colocando-nos às ordens, se houver necessidade de algum tipo de apoio por parte da nossa Defesa Civil do Estado”, disse Antonio Anastasia.

O governador afirmou que, se solicitado algum tipo de suporte o Governo de Minas prontamente atenderá, como já ocorreu em relação a outros estados e até países, inclusive enviando equipes da Defesa Civil, como aconteceu quando das chuvas em Santa Catarina e do terremoto no Haiti.

Antonio Anastasia afirmou que em Belo Horizonte obras preventivas, como as de contenção de encostas, têm tornado a cidade melhor aparelhada para enfrentar fortes chuvas.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Roberto Tross: Projeto de culinária Chefs do Amanhã abre vagas para jovens em Belo Horizonte


Roberto Tross: coordenador Especial da Juventude

BELO HORIZONTE (06/04/10) - O coordenador Especial da Juventude Roberto Tross, da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej),anuncia que está com vagas abertas para jovens de 15 a 29 anos no curso de culinária Chefs do Amanhã. As aulas acontecerão em Belo Horizonte, nas cozinhas experimentais do Mercado Central, no Centro de Belo Horizonte, e do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na rua Belém, nº 40, bairro Esplanada.

No CMRR ainda há vagas para a próxima turma que inicia os trabalhos nesta sexta-feira (9). No Mercado Central, o curso terá início no dia 17. Cada turma, formada por 25 alunos, terá aula uma vez por semana, com duração de quatro horas. A primeira aula será teórica e as outras três práticas, num total de 16 horas/aula. A oficina é de graça e os jovens receberão touca, avental e apostila com os pratos que serão preparados. Por mês, até junho, o Chefs do Amanhã disponibilizará 75 vagas, sendo 50 para o CMRR e 25 para o Mercado Central.

Durante a qualificação, que será ministrada por instrutores da Associação Brasileira de Gastronomia (Arborea), os jovens aprenderão técnicas de manipulação e congelamento, noções de higiene e conservação de alimentos. Dentre os pratos preparados, esfiha e sorvete de inhame, pão de casca de abóbora, pé de moleque de sementes, geleia de casca de abacaxi e salpicão da casca de melancia. Tudo baseado em consumo consciente para diminuir ao máximo a geração de resíduos sólidos.

A proposta é a de que, após participarem do curso, os jovens estejam preparados para atuar no mercado de trabalho como aprendiz de cozinheiro e também se transformem em multiplicadores da experiência na família, na escola e na comunidade.

O Chefs do Amanhã é resultado da parceria da Seej, com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o Centro Mineiro de Referência em Resíduos e o Mercado Central.

O projeto teve inicio em 2008 e já capacitou 980 jovens e professores da rede estadual de ensino. A expectativa é que, em 2010, 600 jovens sejam beneficiados.

Escolas públicas interessadas em inscrever seus alunos podem verificar a possibilidade de realizar o curso em turmas fechadas. Elas serão realizadas no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Nesse caso, será oferecido transporte gratuito.

Fonte: Agência Minas

Governador Antonio Anastasia anuncia obras de infraestrutura no Noroeste mineiro


PARACATU (06/04/10) - Em sua primeira viagem pelo interior de Minas Gerias como governador do Estado, Antonio Anastasia esteve em Paracatu, região Noroeste do Estado, nesta terça-feira (6). Ele anunciou que o projeto executivo para a pavimentação da LMG-690, estrada que liga o município à Brasilândia de Minas, passando por Entre Ribeiros - uma reivindicação histórica da região -, está praticamente concluído e que espera ainda em seu mandato assinar a autorização para licitação da obra.

O governador também anunciou a assinatura do convênio com a Prefeitura de Paracatu para a construção de um Ginásio Poliesportivo. O convênio será firmado ainda neste mês, em Belo Horizonte, e contará com recursos de R$ 1,8 milhão do Tesouro do Estado. Antonio Anastasia participou da inauguração da sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste Mineiro (Amnor) e entregou uma viatura rural, que irá reforçar o patrulhamento da Polícia Militar na área rural de Paracatu.

“Pretendo assinar, ainda neste ano, o edital de licitação da obra de asfaltamento da LMG-690. O projeto já está sendo concluído e, em breve, teremos mais esta ligação pavimentada”, disse.

O governador ressaltou que esta estrada está incluída no programa Ligações Faltantes, continuidade do Proacesso e do ProMG, que irá pavimentar as rodovias que fazem as ligações entre regiões ou cidades importantes do ponto de vista econômico.

“O Noroeste mineiro é uma das regiões mais férteis não só de Minas como do Brasil, com destaque para o agronegócio, por isso a importância de melhorarmos a infraestrutura das estradas”, destacou.

Segurança

O governador Anastasia também enfatizou a relevância de investimentos nas áreas de esporte e lazer, com a construção do Ginásio Poliesportivo de Paracatu, além da atenção dada à segurança pública com a entrega da viatura à Polícia Militar.

“Paracatu possui uma área rural extensa e é uma região de fronteira, por isso deve ser muito bem acompanhada em termos de policiamento. A entrega desta viatura faz parte de um processo de melhoria constante da segurança pública dos municípios mineiros”, disse. A chave da viatura rural foi entregue pelo governador Anastasia ao coronel Geraldo Donizete Luciano, comandante da 16ª Região da Polícia Militar.

Amnor

Ao participar da inauguração da sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Noroeste Mineiro (Amnor), o governador lembrou a força do associativismo municipal em Minas Gerais e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as diversas associações de municípios.

“Nós lançamos, no ano passado, um programa de apoio em que distribuímos recursos de R$ 42 milhões para as 42 associações mineiras. Aqui, a Amnor é muito atuante e possui muita força. Os municípios do Noroeste são distantes um do outro sob o ponto de vista geográfico, mas são muito próximos em termos de cooperação e integração e isso é muito positivo. Estou aqui, em Paracatu, para prestigiar a associação e parabenizá-la pela conquista da nova sede”, ressaltou.

De acordo com o prefeito de Paracatu e também presidente da Amnor, Vasco Praça Filho, a Associação consolida, a cada dia, o processo de união dos municípios do Noroeste mineiro.

“Agradecemos ao Governo de Minas pelo constante apoio e pelos projetos que moldaram o desenvolvimento de Minas, além da atenção dada às demandas dos nossos municípios”, disse.

A sede da Associação dos Municípios da Microrregião Noroeste de Minas (Amnor) começou a ser construída no final de 2008 e recebeu investimentos de R$ 360 mil, provenientes do caixa da Amnor. Fundada em 13 de maio de 1976, a Amnor é composta, hoje, por 17 municípios: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagoa Grande, Natalândia de Minas, Riachinho, Unaí, Uruana de Minas, Vazante e Urucuia, além de Paracatu.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Governador Anastasia preside primeira reunião com secretariado

BELO HORIZONTE (05/04/10) - O governador Antonio Anastasia presidiu, nesta segunda-feira (5), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, a primeira reunião com o conjunto dos secretários de Estado, presidentes de autarquias e empresas estatais desde que assumiu o Governo de Minas, no último dia 31 de março. No encontro de trabalho foi definido o cronograma de ações e o acompanhamento das metas estabelecidas para 2010 em cada área de atuação do governo. O governador destacou programas da educação, saúde e infraestrutura.

Segundo Antonio Anastasia, o objetivo foi avançar em relação a última reunião realizada com o secretariado, no dia 25 de março, quando o ex-governador Aécio Neves coordenou o balanço dos programas desenvolvidos no período entre 2003 e 2009.

“Vamos dar continuidade plena a aquilo que já estava sendo realizado. Reunimos o secretariado, gerentes das empresas, subsecretários, representantes das autarquias e fundações com o objetivo de estabelecer exatamente quais são esses passos de maneira muito objetiva e responsável, mostrando as questões de ordem orçamentária, de ordem financeira, as questões procedimentais, então foi feita uma reunião bastante prática com cada área recebendo mais uma vez as suas metas e as nossas recomendações de sequência do trabalho”, afirmou o governador, em entrevista.

Prioridades

Entre as prioridades fixadas, Anastasia destacou a expansão do Programa de Ensino Profissional (PEP), que no ano passado atendeu quase 100 mil jovens mineiros e até o final de 2010 deverá beneficiar 130 mil alunos. Ele também citou a consolidação do Pro-Hosp, programa que está destinando recursos para equipar e melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais que atendem pelo SUS no Estado.

“Temos pilares em cada uma das áreas. Nós passamos aqui, secretaria por secretaria e demonstramos o que há de mais importante, na educação, na saúde, na segurança, no meio ambiente, na cultura. Na educação, por exemplo, temos a questão do Programa de Ensino Profissional”, disse o governador. E completou: “Na questão da saúde pública, a questão do nosso Pro-Hosp, que é a interiorização e a regionalização dos nossos hospitais.”

Outra prioridade é a conclusão do Proacesso, programa que está ligando por asfalto 224 municípios que ainda não contavam com esse benefício. Desse total, 145 já estão finalizados. Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, o Proacesso é um dos maiores programas sociais do Governo de Minas.

“É um programa que leva para todas as cidades o asfalto e junto com o asfalto o desenvolvimento, melhoria da renda, melhoria da educação. Por isso, ele é vitrine, é um programa que atinge a plenitude da população da região atendida”, disse Fuad Noman.

Gestão de qualidade

Anastasia afirmou que a gestão pública de qualidade, marcada pelo planejamento das ações e a destinação correta dos recursos públicos também é prioridade do Governo de Minas.

“Durante esses anos todos, Minas Gerais se marcou por ser um estado muito bem planejado e cujas metas alcançadas foram referendadas pelo Banco Mundial. Tornou-se um caso mundial, um exemplo mundial da boa gestão pública. Então, nós vamos dar continuidade a isto e os secretários estão muito empenhados e motivados”, disse ele.

O governador convocou secretários, presidentes das estatais e autarquias a seguir desenvolvendo ações e programas que visam melhorar a qualidade de vida dos mineiros com firmeza e responsabilidade.

“O mais relevante de tudo que foi feito nos últimos sete anos, de toda revolução em curso no Estado de Minas Gerais é o patrimônio moral, é a lisura e a ética que fizeram esse governo ter credibilidade dentro e fora do país. Vamos continuar trabalhando com firmeza e responsabilidade para concluirmos bem esse ano e mostrarmos para a população que avançamos muito”, disse o governador.

Recursos garantidos

De acordo com Anastasia, os recursos para obras e ações a serem desenvolvidas estão garantidos no orçamento de 2010. Ele afirmou também que todas as ações terão acompanhamento, através de reuniões periódicas que serão realizadas com o secretariado, para garantir o cumprimento dos prazos estabelecidos.

“Com referência ao acompanhamento, é periódico, já marquei uma nova reunião para o mês de junho. Vamos fazer essas reuniões de três em três meses para acompanhar isso. Sem prejuízo das reuniões dos comitês, que são aqueles grupos menores que reunimos em relação a alguns assuntos. Hoje pela manhã mesmo presidi uma reunião de comitê e isso vai continuar. Volto a dizer, é o chamado gerenciamento intensivo, que marca positivamente o nosso governo”, disse Anastasia.

Fundação Clóvis Salgado abre temporada 2010 do Terças Poéticas


Nesta terça-feira (6), os jardins internos do Palácio das Artes recebem a primeira edição do ano do projeto Terças Poéticas. Para abrir a temporada 2010, o projeto se uniu ao Instituto Cervantes para apresentar a performance inédita do espanhol Doménico Chiappe. Às 18h30, o poeta das imagens, como Chiappe é conhecido, divide o palco com o mineiro Marcelo Costa Baiotto. A entrada é franca.

Em 2010, quando o projeto completa cinco anos de existência, o Terças Poéticas vai fazer ainda homenagens aos poetas e escritores da literatura brasileira que deram nomes aos viadutos da Linha Verde. Na edição de estreia do projeto este ano, referências a Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa e Abgar Renault.

Somente no último ano foram mais de 30 apresentações de poetas consagrados no terças Poéticas, como Afonso Ramos de Sant’Anna e os músicos Márcio e Telo Borges. O palco montado nos jardins internos recebeu também os mineiros classificados pelo edital lançado em 2009: Hudson Carlos de Oliveira (Ice Band), Brenda Marques Pena, Eder Rodrigues, entre outros. Além de declamar as próprias poesias, todos os convidados homenagearam nomes que fazem parte da história da literatura. Em 2009, foram reunidas mais de três mil pessoas nas apresentações do projeto.

Para o coordenador do projeto, Wilmar Silva, com a expansão nacional e internacional do projeto Terças Poéticas, a poesia de Minas Gerais se coloca em diálogo frontal com autores do Brasil e do exterior, realizando as mais diferentes experiências de linguagens poéticas nos jardins internos do Palácio das Artes. Wilmar adianta que em 2010 será lançado mais um edital para seleção de novos poetas mineiros, além de um livro com obras e biografias dos artistas que já passaram pelo projeto.