sexta-feira, 15 de março de 2013

Onde Estava o PT nos Últimos 10 Anos?



O que o atual líder da oposição, Aécio Neves, falava aos quatro cantos há 10 anos, exatamente quando o PT chegava ao poder central, infelizmente, começa a acontecer: estados e municípios à beira de um colapso pela ausência da rediscussão do Pacto Federativo. 

E isto não precisaria ocorrer se os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff não passassem uma década omissos, já que o governo federal só fez a concentração de recursos aumentar nas mãos da União e se negou a propor uma reforma tributária que favorecesse o fortalecimento de estados e municípios.

Enquanto Aécio Neves levantava a bandeira da “refundação da federação”, onde uma reforma tributária ampla e irrestrita deveria acontecer de forma urgente a salvar estados e municípios da falência, o governo central do PT virava as costas para a realidade destes entes federados.

A renegociação das dívidas dos estados, o fim da guerra fiscal por meio da unificação das alíquotas do ICMS, a criação de um Fundo de Desenvolvimento Regional, entre tantos outros pleitos, já eram algumas das bandeiras defendidas por Aécio Neves e inúmeras vezes levadas por ele ao ex-presidente Lula.

Em vão. Nem Lula e tampouco sua sucessora Dilma Rousseff foram sensível a estas demandas. Preferiram aumentar ainda mais a concentração dos recursos nas mãos da União (chegando perto dos 60%) e usar desta realidade para barganhas eleitoreiras, como o PAC, onde bilhões de Reais eram anunciados como investimentos, mas pouco deles realmente foi realizado com recursos próprios da União.

A verdade é que a reforma tributária com o enfoque no fortalecimento do Pacto Federativo, na redistribuição de renda entre os entes federados, nunca foi interessante para Lula e Dilma Rousseff. Melhorar a capacidade de investimentos de estados e municípios significaria reduzir a própria capacidade do PT de utilizar a máquina federal como forma de se perpetuar no poder.

Agora, a questão ficou insustentável. E os governadores resolveram dar o grito no momento em que mais causa pânico ao PT e que, sabidamente, o faz trabalhar: o período pré-eleitoral. Por isso, assistimos a uma presidente Dilma “preocupada” com o Pacto Federativo.

Ora, porque ela e o PT não se uniram para resolver essa questão nestes últimos 10 anos quando eram maioria, viravam as costas para estados e municípios e tentavam desmerecer essas bandeiras que eram empunhadas pelo líder da oposição, Aécio Neves?

quarta-feira, 13 de março de 2013

Anastasia Saúda Escolha do Novo Papa


Fonte: Agência Minas

Em nota divulgada na tarde dessa quarta-feira (13), o governador Antonio Anastasia saudou a escolha do primeiro papa latino-americano. "Tenho fé de que o papa Francisco I conseguirá vencer os desafios que terá pela frente”. Confira a íntegra da nota:
“O povo de Minas Gerais se junta à alegria e ao júbilo com que os católicos receberam a escolha do primeiro papa latino-americano. Tenho fé de que o papa Francisco I conseguirá vencer os desafios que terá pela frente no comando da Santa Sé e na condução dos católicos de todo o mundo. Que Deus o ilumine nesta jornada, baseada nos ideais de paz, justiça e fraternidade”.
Antonio Anastasia - Governador de Minas Gerais

Aécio Coloca PT contra a Parede



Recentemente, com vistas ao crescimento do nome de Aécio Neves em relação às Eleições 2014, o ex-ministro e condenado pelo Mensalão do PT, José Dirceu, provocou o senador mineiro: “faça dossiê sobre a Petrobras”, disse em seu microblog. O PSDB não só fez como aguarda ansioso a presidente Dilma Rousseff vir a público e explicar, ponto por ponto, todas as denúncias apresentadas nesta terça-feira (12/03), durante o Seminário “PSDB a favor da Petrobras, a favor do Brasil”.

O falastrão Dirceu perdeu uma boa chance de desviar o foco do assunto “Petrobras”, mas ao não se conter, estendeu o tapete para Aécio Neves e o PSDB deixarem a posição de defesa e rapidamente pularem para o ataque. E uma ofensiva taticamente bem construída com números e fatos concretos.

E assim, Aécio Neves deu o seu recado sobre o desafio lançado pelo guru do PT e de Dilma Rousseff: “Estamos assistindo ao longo dos últimos dez anos uma perda enorme de competitividade da empresa (Petrobras), um equívoco grande na mudança no marco das concessões para a partilha. Estamos desde 2008 sem leilões. E, além disso, uma gestão extremamente condenável do ponto de vista de aquisições ou de investimentos, como a Refinaria Abreu e Lima, ou a aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

É preciso que alertemos o Brasil, além das consequências perversas no valor da Petrobras, que atinge mais de 55 mil trabalhadores que investiram em suas ações e perderam metade do valor, uma gestão que levou a Petrobras a perder a liderança até mesmo no nosso continente para a petroleira colombiana, tem outras consequências perversas. E uma delas, hoje levantada, é a fragilização do programa do etanol. Uma discussão que o Brasil vem travando há décadas, com investimentos feitos por muitos brasileiros e que hoje, em razão da manipulação do governo dentro da Petrobras, está sendo inviabilizado.
Portanto, vamos discutir Petrobras”.

 Graças ao mensaleiro falastrão, Dilma Rousseff, que andava quieta e bem blindada por seus marqueteiros, terá de vir a público. Ou será que continuará fugindo de dar explicações concretas até as Eleições 2014, quando não terá como escapar do debate com Aécio Neves?  


Nova Ferramenta Agiliza Solicitação da Carteira de Trabalho e Seguro-Desemprego






Fonte: Agência Minas

A partir desta segunda-feira (11), o agendamento para a solicitação da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e habilitação do seguro-desemprego nos Centros Estaduais de Política de Emprego e Renda (Ceper) e nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) será feito em uma nova plataforma online, mais moderna, interativa e agradável. A nova ferramenta pode ser acessada pelo site da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) e está disponível também no Portal do Governo de Minas.

No site da Sete, o trabalhador deve clicar no nome do serviço (Emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) 1ª via; Emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) 2ª via; ou Requerimento do Seguro-desemprego), e, abaixo das informações sobre a prestação dos serviços e documentos necessários, há um link para realizar o agendamento.
No Portal do Governo de Minas, o trabalhador tem dois caminhos: ao encontrar o serviço desejado, clicar no link do agendamento que está ao final da descrição ou, na página inicial do portal, clicar diretamente em Agendamento online – Veja aqui quais os serviços estão disponíveis.
O serviço atenderá as 28 UAIs do Estado e os Ceper de Belo Horizonte (Santa Efigênia, Câmara, CDL, Lourdes e Utramig), além dos municípios de Araguari, Araxá, Ipatinga, Itabira, Matozinhos, Sabará, São Sebastião do Paraíso, Timóteo e Viçosa. Nos demais Ceper, não é necessário agendar e o serviço é prestado por ordem de chegada.

Os trabalhadores que no momento do agendamento informarem o número do celular serão lembrados do local e horário marcados para o atendimento por meio de mensagem de texto (SMS). A implantação do novo processo de agendamento é uma ação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que desenvolveu a plataforma, em parceria com a Sete. O sistema também está sendo utilizado pela Fundação Clóvis Salgado, para o Programa Educativo em Artes Visuais.