sábado, 14 de março de 2009

Acidente na Raja Gabáglia deixa dois mortos e um ferido


14/03/2009 09h57
MAÍSA CAPOBIANGO Fonte: http://www.otempo.com.br/
Duas pessoas morreram e uma ficou ferida em um acidente no início da manhã deste sábado, na avenida Raja Gabáglia, no bairro Luxemburgo, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar (Cobom), as vítimas estavam em uma carro de passeio com placa de Cuiabá (MT). O motorista teria perdido controle da direção e capotou.
Segundo o Cobom, uma das vítimas chegou a ser arremessada para fora do veículo. Dois ocupantes morreram no hora e uma jovem de 21 anos, também passageira, foi socorrida com trauma na coluna e no tórax e encaminhada para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS) João XXIII. O motorista fugiu do local.
A jovem contou à Polícia Militar que ela e os outros ocupantes do carro haviam acabado de sair de um bar da região, onde ingeriram bebida alcoólica.

No Blog da Lucia Hippolito:

"Aécio e o prato feito" - A comentarista de política da Rádio CBN destaca a importância da realização das prévias para revigorar o partido e destaca que o Governador de Minas Gerais Aécio Neves não pode ser atropelado na disputa pela candidatura à presidência da República pelo PSDB. Esse, na verdade é o sentimento de todos nós militantes tucanos. Queremos uma definição da candidatura que leve em conta a base partidária.


Eleições 2010
Aécio e o prato feito

O governador Aécio Neves foi chamado para uma conversa com o ex-presidente Fernando Henrique, para ser apresentado a um fato consumado.

O PSDB de São Paulo e parte da cúpula do PSDB nacional estão querendo empurrar pela goela do governador mineiro abaixo a inevitabilidade da candidatura do governador José Serra à presidência da República.

E Aécio já declarou que não é assim que a boa política deve ser feita.

(Em política, os paulistas são meio rombudos mesmo. Pouco habilidosos. Isto em todos os partidos.)

Aécio Neves governa o segundo maior colégio eleitoral do país. É muito bem avaliado, tanto ele quanto seus dois governos em Minas. E tem um carisma danado.

Em Minas Gerais, é impressionante a muralha de apoio a Aécio Neves.

Isto não é razão suficiente para que seja ele o candidato. Apenas ele não pode ser atropelado.

A idéia das prévias no PSDB é excelente. Se ele vencer – não se esqueçam do exemplo Barack Obama – ótimo, sai candidato. Se não vencer, bom também. O partido terá passado por uma prova de democracia interna, e Aécio terá uma saída honrosa. Uma satisfação a dar ao povo de Minas.

O que Aécio não pode é, simplesmente, não disputar.

De outro lado, tudo o que o governador José Serra não precisa é ter Minas Gerais contra ele. É um eleitorado grande demais para Serra se dar ao luxo de dispensar.

Recusar-se a participar das prévias é péssimo para Serra, porque confirma a opinião que persegue o governador até hoje: a de que Serra só entra para ganhar. Uma espécie de menino mimado que é o dono da bola. Se ele não jogar, ninguém joga. E ele leva a bola para casa.

A argumentação de Fernando Henrique é a de que os governadores não podem viajar pelo Brasil pregando as prévias, porque “têm que trabalhar”.

Isto não se sustenta minimamente. É claro que os governadores podem trabalhar muito e podem, também, viajar no final de semana pelo país. Afinal, não estamos mais no tempo da República a vapor.

Essas viagens serviriam, inclusive, para levar a palavra do PSDB como forma de despertar a militância. De mostrar que o partido está vivo. Que tem projeto. Que tem bandeira. Ser um contraponto nacional à campanha que a ministra Dilma vem fazendo junto com o presidente Lula.

O que não se pode é apresentar ao governador de Minas Gerais um prato feito.

Quem garante que o governador José Serra é o candidato preferido dos brasileiros? Pesquisas realizadas com um número muito reduzido de entrevistados, e a mais de um ano das eleições, querem dizer muito pouco. É um risco confiar nelas.

Não se esqueçam de que, um ano antes das eleições de 1989, Leonel Brizola já estava encomendando o terno para a posse... E não chegou ao segundo turno.

Cinco meses antes das eleições de 1994, Fernando Henrique não tinha 10% das pesquisas, Lula estava praticamente eleito. E Fernando Henrique derrotou Lula e foi eleito no primeiro turno.

Eleição é salto triplo sem rede. É muito arriscado contar com resultados tanto tempo antes.

Se o candidato tucano sair do consenso do partido, tem alguma chance. Mas se for imposto na base da birra, o partido pode se preparar, porque vai perder de novo.

E será bem feito!

Ouça o comentário da Lucia Hippolito: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/post.asp?t=por-dentro-da-politica&cod_Post=168311&a=601

Para ouvir, clique no título abaixo: "Aécio busca saída etc etc"

sexta-feira, 13 de março de 2009

Fatos contra os desejos




No Blog do Luis Nassif:


13/03/2009 - 11:13


Enquanto o Globo transforma desejos em fatos, os fatos conspiram contra os desejos da sua direção - e o jornal ignora.

No Estadão de hoje, duas notícias sobre a sucessão:

1. O PMDB de Minas Gerais aclamou Aécio Neves e quer que seja o candidato do partido a 2010.

2. O DEM, através de Rodrigo Maia, ameaça desembarcar da canoa de Serra.

Clique Aqui http://www.google.com/notebook/public/03904464067865211657/BDROGDQoQ2sbN-v8j

Sem negar que já apoiou abertamente Serra, o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), recuou. “A realidade que eu tinha naquele momento era uma, a que eu tenho hoje é outra. O governador Aécio Neves é de fato candidato a presidente da República”, afirmou, negando ter simplesmente mudado de ideia. “Não é que eu mudei de ideia, quem mudou de ideia foi o Aécio.”


Alguma surpresa? Só para quem analisa o jogo político como torcedor.

Assim como na economia, há uma defasagem entre os eventos políticos e as consequências. Assim como na economia, os movimentos de opinião pública são como ondas. Determinados candidatos sobem, atingem o seu pico, não tem consistência, seus fundamentos não são considerados sólidos, e entra-se na curva descendente. A arte da política - e do jornalismo - consiste em prever esses movimentos. Serra, que sempre teve muitas virtudes, sempre foi um amador para esse tipo de análise. E não existem partidos como melhor ˜feeling” para esses movimentos que o PMDB e, principalmente, o DEM.

Os erros fatais

Serra começou a cavar o buraco em que se meteu muito antes, quando emergiu das eleições para governador. Esperava-se que surgisse o estadista - que durante os anos 90 era apenas uma promessa - com visão desenvolvimentista, amplo trânsito em círculos de centro-esquerda de diversos partidos, movimentos sociais.

O que se viu foi um político sem rumo, quase um dependente emocional sendo conduzido pela mão pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Não faltaram alertas que FHC não representava mais nada, que era como um chupim que se agarra ao tronco da árvore. Não adiantou. Seja pela dependência emocional, seja pelo fato de FHC ter-lhe legado o apoio da mídia - especialmente da Editora Abril e O Globo (a Folha foi uma conquista pessoal de Serra e os Frias lhe serão eternamente gratos, como são até hoje ao ex-presidente Sarney) - o governador mudou. Tornou-se o alter ego de FHC.

Indecisões crônicas

À medida que não tinha mais o álibi de não ter vôo próprio - afinal, agora era o governador do maior estado brasileiro - tornaram-se mais explícitas duas características negativas.

A primeira, a da indecisão, do receio de entrar em divididas, de expor suas idéias e desagradar novos e antigos aliados. O intelectual corajoso, na política não passa de um formulador inibido. Não teve coragem de criticar o modelo econômico quando as coisas pareciam estar a favor do mercadismo. Era o momento de ter-se firmado corajosamente, para colher os frutos quando a crise chegasse. Amarelou, ficou com receio de tirar o discurso de seus aliados - Lucia Hipólito, Jabor, Mirian, Veja. Os bravos passam anos atacando qualquer ação próativa do Estado e, agora, o seu campeão resolve dizer o que pensa, que a ação de Estado não pode ser vista com esse dogmatismo superficial?

A segunda, da truculência. Enquanto Serra tentava passar a imagem do político equilibrado, pronto a colaborar com outros poderes, a tropa de choque de Serra expunha-se de maneira totalmente imprudente, jogando o governador no centro da maior roubada política dos últimos dez anos: a conspiração contra a Operação Satiagraha, conduzida pelo inspetor Roberto “Clouseau” Civita e seu exército de trapalhões.

Com isso, holofotes em cheio sobre Marcelo Itagyba, trazendo de volta as informações sobre suas ligações com Serra na época do Lunus e na montagem da operação - uma armação da Polícia Federal com a TV Globo de Ali Kamel.

Quem são os atores convocados para as tramas da Veja? Itagyba, Jungman, Jarbas, todos homens de Serra. Quem ataca os adversários de Serra com as baixarias mais expressivas da história da grande imprensa brasileira? Mauro Chaves, homem de confiança de Serra (um episódio baixo apenas). Reinaldo Azevedo, de confiança de Serra.

Intelectuais, pensadores, progressistas que poderiam estar junto com Serra só se manifestam quando provocados pelos jornais. Antes Serra tinha um exército pequeno e apaixonado por suas ideias. Sobrou o que? Um bando de iludidos que constatou que as tais idéias eram apenas para consumo interno e para tertúlias com as macarronadas de Gianotti.

Os conflitos

Some-se a isso o fato de não ter conseguido administrar conflitos básicos e fundamentais, como a greve da Polícia Civil e da USP. Além de ter confirmado as lendas que o cercavam, de permanentemente pedir cabeça de jornalistas.

Reforçou a marca política da truculência e não conseguiu definir uma marca como gestor. Pergunte a qualquer pessoa - do motorista de táxi ao intelectual - qual a marca do governo Serra e ninguém saberá.

Havia o Serra que defendia os recursos públicos com unhas e dentes. Foi substituído pelo Serra que despeja publicidade da Sabesp em rede nacional e inunda horários nobres, como os do Jornal Nacional, com propagandas de trens. Ou o Serra que celebra inúmeros contratos com a Editora Abril, em troca de apoio.

Próximos passos

O jogo está apenas começando. Quem tem intuição para perceber os rumos do vento já percebeu que, nos próximos meses, Serra desce aceleradamente; Aécio sobe. E agora? Um novo caso Lunus?

Se o movimento tornar-se muito forte, a mídia poderá embarcar na candidatura Aécio. O ponto central da grande mídia será apoiar um candidato que iniba, através de leis e regulamentos, a entrada de novos competidores em um mercado cartelizado. Quem é o homem de Aécio no PMDB? O homem da mídia: Hélio Costa.

Não se surpreenda se Aécio tornar-se a grande esperança branca da mídia e do DEM.

Será a disputa do desenvolvimentismo e da gestão.

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/03/13/fatos-contra-os-desejos/#more-29382

Tragédia em Goiânia


Homem que jogou avião sobre shopping em Goiânia era acusado de pelo menos quatro crimes.

Cleide Carvalho, O Globo, Jornal Hoje, Goiasnet


SÃO PAULO e GOIÂNIA - O desempregado Kléber Barbosa da Silva, de 31 anos, que jogou o avião monomotor que pilotava contra a entrada principal do shopping Flamboyant, em Goiânia, no início da noite de quinta, já tinha passagens pela polícia e era acusado de pelo menos quatro crimes: roubo e furto qualificado, lesão corporal e estelionato. Os crimes teriam sido cometidos na cidade de Ceres, no interior de Goiás, e em Goiânia. Ele também estava sendo acusado de estuprar uma menina de 13 anos na cidade de Aparecida de Goiânia e teria a prisão decretada. A vítima já tinha reconhecido Kléber como o estuprador e a polícia já estava em seu encalço.


Tancredo Neves - Mensageiro da Liberdade



ARTIGO EXTRAÍDO DO LINK: http://ninhotucano.wordpress.com/

Caros amigos tucanos, segue um pouco da história do nosso país:Este documentário conta a história do político que é exemplo de integridade e respeitado por todos os brasileiros como um dos maiores estadistas que o país já teve. O filme conta a biografia de Tancredo Neves por meio de depoimentos de amigos, familiares, colegas de trabalho e diversos nomes da política nacional. Dentre os participantes do documentário estão o governador de Minas Gerais e neto de Tancredo, Aécio Neves; seu sobrinho, Francisco Dornelles; José Sarney, que o sucedeu na Presidência; José Serra, governador de São Paulo; e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que afirma acreditar que Tancredo conhecia os problemas do país e do mundo e, por isso, era um dos grandes personagens da História.Dividida em tópicos, o filme mostra a infância de Tancredo; o início da carreira política, quando se elegeu vereador de São João Del Rei (MG), em 1935; o período em que foi Deputado Federal, Ministro da Justiça e Primeiro Ministro; do Golpe de 64; as Diretas Já; a conquista da Presidência da República e a doença que o vitimou aos 75 anos, impedindo-o de assumir o cargo. Os traços de sua personalidade típicamente mineira também serão retratados nas palavras do artista Ziraldo.
O filme é narrado pelo ator Othon Bastos e foi produzido pelo jornalista Fernando Barbosa Lima.

Achei muito bacana, vale a pena ver na íntegra.

Leia na ìntegra: http://ninhotucano.wordpress.com/

Estado abre 20 mil vagas para cursos profissionalizantes


Bianca Melo - Estado de Minas
A Secretaria de Estado de Educação aplica neste sábado, pelo segundo ano consecutivo, as provas do Programa de Educação Profissional de Minas Gerais (PEP). São 283 mil pessoas para 20 mil vagas. Podem participar pessoas que terminaram o ensino médio (não importa em que tipo de escola), alunos do segundo ou terceiro ano do médio nas escolas estaduais e ainda quem está no Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apesar de não se ter ainda estatística final, há inscrições de pessoas que concluíram até cursos superiores. São 74 cursos técnicos gratuitos ofertados em 98 cidades.


O programa é resultado de convênios para abertura de vagas de cursos técnicos em Minas. As vagas são criadas na própria rede do Estado e em escolas técnicas já existentes. Neste último caso, o governo libera o recurso necessário para melhor aproveitamento da estrutura. "Repassamos para formação de professores, aquisição de material didático, para auxiliara na manutenção de laboratórios ou melhorar a infra-estrutura", cita o coordenador do PEP, Joaquim Antônio Gonçalves.


No ano passado foram aplicados R$ 60 milhões e, neste ano, serão R$ 70 milhões. Ele afirma que a procura surpreendeu a turma da secretaria. Desde 2002, está proibido no país receber diploma de técnico sem ter concluído o ensino médio.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Prévias: por que não?

As prévias se impõem ao PSDB como um momento ímpar de manifestação das bases partidárias. Fechar os olhos às prévias e relegar os militantes do partido à condição de figurantes. Queremos e podemos ser mais do que isso. Queremos e podemos construir uma candidatura mais forte, a partir das bases partidárias. Veja o que diz o jornalista Mauro Santayana, em artigo publicado no “Jornal do Brasil”:



Coisas da Política - Por que temem as prévias?



Mauro Santayana

Insurge-se, e de forma direta, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso contra a realização de prévias eleitorais para a escolha do candidato de seu partido à sucessão do presidente Lula. A primeira pergunta que todos fazemos é simples: por que temer a consulta às bases partidárias? Os partidos são organizações da cidadania para a conquista do poder, não devem ser rebanhos de eleitores, encabrestados por uma direção partidária, que se julga capaz de pensar por todos, decidir por todos, a todos impor a sua própria visão da política e de governo.


Os que temem o povo não podem reivindicar o direito de governá-lo.As prévias são prévias. Não constituem a eleição, mas a escolha democrática, pelos partidos, de seus candidatos. Há uma distância entre os postulantes, na esfera partidária, e os candidatos, nas eleições populares. Mas é preciso ser soberbamente elitista alguém que se considere mais apto a escolher os candidatos do que a própria base partidária. Essa presunção acarreta grave responsabilidade. Se o escolhido pela cúpula for derrotado – e a derrota, nesse caso, é possibilidade maior do que a vitória – caberá à direção o ônus do malogro eleitoral.


Se a decisão é obtida nas prévias, ela é da responsabilidade do corpo partidário. Como advertia Aristóteles, uma multidão tem menos possibilidade de errar do que um só. Um só, ou um pequeno grupo. A escolha será tanto mais legítima quanto mais plural.O ex-presidente da República se considera o maior líder político brasileiro, como confidenciam alguns de seus amigos. Se assim é, ele sabe que poderá influir sobre os militantes e filiados, de forma a assegurar a escolha do candidato que prefira. A menos que o sociólogo tenha recebido sinais de que o seu prestígio míngua, assolado pelas novas realidades.


Ele sabe que, se sair às ruas, provavelmente será indagado por que aderiu com tanto entusiasmo ao Consenso de Washington, a ponto de comprometer, de forma irreparável, a economia nacional. Ele só não conseguiu privatizar tudo e desnacionalizar mais o sistema financeiro, porque houve reação viril à desestatização do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e de boa parte do setor de energia elétrica. Hoje, mesmo economistas neoliberais concluem que ainda não fomos à breca porque dispomos de um sistema estatal de crédito, que escapou da fúria entreguista do governo FHC.O mundo está passando por momento de reflexão.


Mesmo os mais ricos da América Latina, que se reuniram agora em Cartagena de Índias, sabem que terão que se desfazer de alguns anéis. Não é possível continuar o enriquecimento cada vez maior de reduzida minoria em prejuízo da imensa maioria dos excluídos dos padrões de saúde, de educação, de segurança e do conforto da vida moderna.É curioso que alguns tucanos sugiram um "gabinete de crise", com a presença da oposição, a fim de cuidar da administração da crise econômica. Primeiro, eles, se fossem intelectualmente honestos, admitiriam que o governo passado agiu mal quando aceitou as regras da globalização, sem qualquer reciprocidade, e hoje desmascaradas de forma contundente. Admitimos, aqui, normas redigidas pelos serviçais do grande capital financeiro, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a ditatorial Lei de Patentes, a abertura ao fluxo de capitais, a criação dos paraísos fiscais, com as empresas off-shore, a constituição dos fundos especulativos, entre eles o capitaneado pelo banqueiro Daniel Dantas e seus sócios da chamada equipe econômica. Hoje, no centro mundial do capitalismo, essas práticas são inquinadas de criminosas. Mas, entre nós, as coisas são diferentes.


O senhor Madoff está de grilhões eletrônicos, confinado em sua casa, enquanto, aqui, o banqueiro Dantas encontra a proteção de altos senhores. Os tucanos que querem ajudar a administrar a crise devem ficar calados. Nos governos parlamentaristas é natural que a oposição crie shadow cabinets, a fim de demonstrar sua capacidade de enfrentar as crises e, assim, preparar-se para confrontar-se com o governo no Parlamento. Nos sistemas presidencialistas, como o norte-americano e o nosso, isso seria apenas inútil petulância.Já temos, no Brasil, o exemplo da participação direta dos cidadãos nas decisões administrativas e políticas de alguns municípios. Quanto mais se ouve a cidadania, que se torna interessada e vigilante na fiscalização, melhores são os resultados, seja no emprego dos recursos públicos, seja no combate à corrupção.


Por isso é difícil entender por que os tucanos de São Paulo não querem ouvir o resto do Brasil.Quinta-feira, 12 de Março de 2009

Avião Roubado Cai em Goiânia e Mata Pai e Filha



Fabiana Parajara, O Globo; Goiasnet; CBN Goiânia, Jornal Nacional
GOIÂNIA - Um avião monomotor de prefixo PT-VFI caiu por volta de 18h30m no estacionamento principal do Shopping Flamboyant, em Goiânia, Goiás. Segundo informações da Polícia Militar, a aeronave foi roubada do aeroclube de Luziânia, no entorno de Brasília, por um homem que havia brigado com a mulher. Ele também sequestrou a filha de cinco anos e os dois morreram no acidente.
Segundo informações da Polícia Militar, o piloto era Cléber Barbosa da Silva, de 24 anos, que agrediu a mulher Érica Correia Santos, de 22 anos, na frente da filha, Penélope Barbosa Correia. Silva usou um extintor de incêndio para atingir a cabeça da mulher e a jogou para fora de um veículo Vectra branco, placas KDP-4737, na BR-060, entre Anápolis e Goiânia, na tarde desta quinta. A mulher foi encontrada na beira da estrada agonizando e foi levada para o Hospital de Urgentes de Goiânia, onde está internada em estado grave.

A hora da verdade: “Por que Aécio incomoda tanta gente?”

No "Estadão" de ontem, o médico Jota Dangelo, com a experiência política de quem já foi secretário de Estado, publica um excelente artigo sobre o temor que o Governador de Minas Gerias Aécio Neves
provoca em quem acha que partido, no caso o PSDB, tem fila e castas. Vale a pena ler o artigo na íntegra.


Por que Aécio incomoda tanta gente?

Quarta-Feira, 11 de Março de 2009
Jota Dangelo

Por seus próprios méritos José Serra é um bom candidato a presidente da República. Por isso mesmo é constrangedor ver defensores da sua candidatura abrirem mão dos legítimos argumentos de sua causa e abraçar lógicas baseadas na arrogância e no preconceito para defendê-la.
Um dos subprodutos desse novo e inusitado “serrismo” é a crescente tentativa de desqualificar o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, crucificado, ao que se percebe, pelo crime de ousar defender pontos de vista diferentes daqueles expressos pelo governador paulista.
Se pensasse igual a Serra, Aécio talvez fosse saudado por esses críticos como um político de visão, e a Minas - e aos mineiros em particular - seria feita a concessão de ser considerada não pejorativamente uma terra de caipiras, mas uma parte do País merecedora, como qualquer outra, do respeito dos brasileiros.
Em política a crítica é fundamental. E até mesmo a crítica mais contundente é importante. O que é ruim, sempre, é o preconceito. E na política é ainda mais danoso.O governador de Minas vem sendo alvo de um processo que busca a fragilização de sua imagem pessoal, que nada tem que ver com a manifestação crítica e o exercício do contraditório.
Esse processo, baseado na divulgação de insinuações e de inverdades, agride a alma de brasileiros que, acredito, mesmo não sendo apoiadores de Aécio, respeitam a arena da diversidade do debate político.Nada nasce grande. Tudo começa pequeno. Até mesmo o preconceito e o pensamento autoritário que geralmente o embala. Em situações extremas, que felizmente nada têm que ver com o Brasil, vimos o preconceito, de forma envergonhada, ir testando os limites da consciência da sociedade por meio da piada agressiva, da galhofa presunçosa.
Assim começaram um dia as piadas antissemitas, contra homossexuais, negros e as que propagam a xenofobia contra outros povos ou regiões. Assim começa também a despolitização da política.No caso de Aécio Neves, ora lemos na imprensa que ele é jovem demais, ora é “boa pinta” e ora é chamado de mimado ou caipira, tentativas de diminuir, perante os brasileiros, a trajetória de um homem de 49 anos de idade, 16 anos como deputado federal, ex-presidente da Câmara dos Deputados e duas vezes eleito governador de Minas em primeiro turno, com votações históricas.
Os governadores Sérgio Cabral, Eduardo Campos e Cid Gomes são mais novos que Aécio. Não me lembro de já ter visto algum deles ser considerado “jovem demais”.Como parte desse mesmo processo, vejo, por um lado, reacender a velha pecha da Minas provinciana, que ecoa na cantilena de que a imprensa de Minas não é suficientemente crítica com sua administração. É fato sabido que a insinuação de que a imprensa é condescendente com governos existe em todo o País e há décadas - e nem a chamada imprensa nacional escapa dela.
A cobertura que os jornais de Minas fazem do governo mineiro e a que os jornais paulistas oferecem ao governo de São Paulo são mesmo diferentes? E os fluminenses ao governo do Rio de Janeiro? Bastaria uma análise criteriosa e, sobretudo, independente do conteúdo dos noticiários tidos como nacionais e estaduais para termos uma resposta. Acredito que muita gente ficaria surpresa…Por outro lado, vejo o esforço de desconstrução do choque de gestão realizado em Minas. Nesse caso, a cantilena repete alto que ele foi construído à custa de demissões de servidores e reflete uma visão fria de governo.
Mas se cala quando constata que demissões não foram realizadas e que os resultados das áreas sociais são tidos como referência por organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial.No debate específico do PSDB, há os que lançam mão do velho artifício de tentar camuflar opinião em informação e, para isso, partem de falsas premissas para chegar à conclusão - ou partem da conclusão para criar as falsas premissas - de que justa, no PSDB, só mesmo a pretensão de Serra em ser presidente, tornando as outras questões secundárias, os demais membros do partido personagens ridículos e suas propostas, ilegítimas.
Uma das premissas mais equivocadas nesse tipo de raciocínio diz respeito às prévias do PSDB, que são apresentadas como um capricho pessoal, defendidas apenas para incomodar o governador paulista. Não é sequer considerada a hipótese de que as prévias e o aprofundamento da democracia partidária sejam uma reivindicação de grande parte do partido, da qual Aécio esteja tendo a coragem de ser porta-voz.
O jornal O Estado de S. Paulo publicou, em 4 de fevereiro, que levantamento “com 24 dos 27 diretórios estaduais do PSDB mostra que 18 presidentes e secretários-gerais do partido nos Estados querem participar do processo de escolha”. “As principais lideranças tucanas nos Estados defendem a realização de primárias, caso não haja consenso em torno do nome que concorrerá ao Planalto.”Evidências como essas são sempre ignoradas, o que me faz, de novo, imaginar que, se as prévias fossem uma proposta pessoal do governador mineiro, este deveria ter realmente uma força extraordinária dentro do PSDB, a ponto de fazer com que 75% do partido siga a sua orientação pessoal!Quando o pretenso debate político abandona o campo da realidade para se dar no campo das insinuações e dos preconceitos, perdemos todos os brasileiros.
Inclusive os de São Paulo. Imagino que, ultimamente, vendo as ações de alguns aliados em defesa de sua candidatura, o governador José Serra deva estar repetindo para si mesmo as velhas máximas: “Com amigos como esses, quem precisa de inimigos?” ou “que Deus me proteja dos meus amigos, porque dos meus inimigos cuido eu”.
Jota Dangelo, médico, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais

quarta-feira, 11 de março de 2009

Mais ricos do mundo ficam menos ricos; Gates volta ao topo



Reuters/Brasil Online
Por Claudia Parsons
NOVA YORK (Reuters) - O fundador da Microsoft, Bill Gates, é novamente a pessoa mais rica do mundo, superando o investidor Warren Buffet, segundo lista divulgada na quarta-feira pela revista Forbes. O levantamento mostra que a crise global eliminou 2 trilhões de dólares das maiores fortunas do planeta.
O número de bilionários no mundo caiu em um terço no ano passado, ficando em 793. A maior debandada foi de russos, indianos e turcos.
Gates, que no ano passado tinha a terceira maior fortuna do mundo (58 bilhões de dólares), voltou a ser o mais rico, mesmo tendo visto seu patrimônio encolher para 40 bilhões.
Buffet, cuja fortuna diminuiu de 62 para 37 bilhões de dólares, ficou em segundo lugar, à frente do magnata mexicano das telecomunicações Carlos Slim, que decaiu de 60 para 35 bilhões.
Juntos, os três maiores bilionários amargaram perdas de 68 bilhões de dólares durante o período de um ano até 13 de fevereiro, quando a Forbes fechou sua lista anual.


Matemática Sem Susto VI

Olá pessoal, a primeira aula de geometria analítica foi ótima hein, deu para aprender passo a passo os tópicos.
Podemos seguir então para a 2º aula.
http://www.youtube.com/watch?v=W8WyRwrtG5E

Recebi algumas duvidas por email, até mais que esperava, mas fiquem tranquilos que responderei a todos.

Prefeito Marcio Lacerda conversa com o Blog do Reinaldinho


Acompanhando hoje junto com o governador Aécio Neves o lançamento do projeto Linha Azul, o prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda concedeu uma breve "entrevista" para o Blog do Reinaldinho.

O prefeito nos parabenizou pelo Blog, disse que não está tendo muito tempo para acompanhar mas o pouco que viu gostou da iniciativa. "Um blog democrático que informa, ensina e critica", Lacerda acrescentou ainda a importância da internet na vida das pessoas.

Sobre o Lançamento do projeto Linha Azul, comentou que o projeto vai garantir a ampliação do abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aumentando a oferta de água com a interligação dos sistemas produtores do Rio das Velhas, em Nova Lima, ao da bacia do Rio Paraopeba, composto de Rio Manso, em Brumadinho, Serra Azul, em Juatuba, e Vargem das Flores, em Betim. Disse ainda é de grande importância para a Belo Horizonte e é assim que quer levar seu governo, junto com o governador Aécio Neves.




Reinaldinho e o Prefeito Marcio Lacerda

Aécio Neves e Marcio Lacerda acompanham início de obras da Linha Azul

BELO HORIZONTE (11/03/09) - O governador Aécio Neves acompanhou, nesta quarta-feira (11), o início das obras da Linha Azul, projeto da Copasa para investimento de R$ 160 milhões em obras de modernização do sistema integrado de abastecimento de água. Os investimentos vão beneficiar direta e indiretamente cerca de 5 milhões de pessoas. O governador visitou o canteiro de obras no bairro Vera Cruz, onde as tubulações da Copasa já começam a ser colocadas. A Linha Azul vai garantir a ampliação do abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aumentando a oferta de água com a interligação dos sistemas produtores do Rio das Velhas, em Nova Lima, ao da bacia do Rio Paraopeba, composto de Rio Manso, em Brumadinho, Serra Azul, em Juatuba, e Vargem das Flores, em Betim. “Essa não é uma obra como se fazia no passado, para corrigir problemas, sanar defeitos ou problemas no abastecimento de água, por exemplo. É uma obra que vem de um planejamento da Copasa para daqui a dez anos. Focada, inclusive, para o Vetor Norte da cidade, região que será, em razão da Cidade Administrativa, cada vez com maior índice demográfico. Estamos preparando aquela região para ter abastecimento de água adequado”, disse Aécio Neves, em entrevista. Benefícios Ao promover a interligação desses grandes sistemas produtores da RMBH, a Copasa vai ganhar mais flexibilidade operacional, podendo transferir água tratada de uma região para outra, garantindo a manutenção do abastecimento em casos emergenciais, sobretudo em áreas delicadas como, por exemplo, a região hospitalar de Belo Horizonte. As obras vão também permitir que as cidades de Lagoa Santa, Vespasiano e São José da Lapa e a região do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, possam ser abastecidas pelo sistema integrado. De forma geral, toda a população das cidades atendidas pela Companhia na Região Metropolitana será beneficiada. “Temos dois sistemas de abastecimento em Belo Horizonte. O objetivo desta obra é interligar os dois para que não haja qualquer tipo de intermitência de abastecimento de qualquer parte da cidade. Então, é uma obra, do ponto de vista técnico, absolutamente estratégica”, afirmou Aécio Neves. Outro benefício dessa obra é que, depois de concluída, as grandes paralisações dos sistemas produtores terão menos impacto na rotina das pessoas e a recuperação do abastecimento se dará de forma muito mais rápida, uma vez que haverá compensação na distribuição da água. Em volume, isso significa que o sistema Rio das Velhas poderá transferir até 198,7 bilhões de litros/dia de água tratada para a área abastecida pelo sistema integrado da bacia do Paraopeba e este poderá transferir até 190 bilhões de litros/dia para a área atendida pelo sistema Rio das Velhas. “Essa é uma obra extremamente importante, uma obra para o futuro. E a Copasa tem marcado essa sua fase não só como a empresa de saneamento do Brasil de melhor desempenho, de melhor rentabilidade, mas uma empresa de vanguarda tecnológica. O que estamos fazendo aqui em Belo Horizonte, utilizando inclusive nessa obra, não existe em qualquer outra parte do Brasil. É algo que precisa ser ressaltado, porque a Copasa, além da qualidade dos serviços que presta, é a empresa mais avançada do ponto de vista tecnológico, sendo inclusive referência para outras empresas de saneamento dos principais centros do Brasil”, afirmou Aécio Neves.

Nosso Pesar


O Blog do Reinaldinho deixa aqui os sentimentos pela passagem de Orcanda Rocha Andrade Patrús, dermatologista, aposentada do Departamento de Clínica Médica e ex-aluna da Faculdade de Medicina da UFMG (Turma de 1966), membra da Academia Mineira de Medicina desde 1992.
Nascida em 16 de fevereiro de 1941, em Juiz de Fora, deixa os filhos Agostinho Patrús Filho que é Secretário de Desenvolvimento Social do Governo de Minas, Breno Andrade Patrús e Lucas Andrade Patrús.

O Governador Aécio Neves compareceu ao velório para também deixar o seu pesar ao nosso amigo Secretário Agostinho Patrús Filho e família.

terça-feira, 10 de março de 2009

Matemática Sem Susto V Geometria Analítica


Olá pessoal da matemática, apartir de hoje vamos falar um pouco sobre a matemática para o ensino médio.

A primeira matéria de uma séria que quero mostrar é a geometria analítica, essencial para qualquer concurso publico.

Preste atenção que o professor é bom e o material é ótimo.

Bom estudo.
Dúvidas: reinaldinhomatematica@gmail.com ou postem aqui no blog mesmo.


Aécio Neves Faz Aniversário.








Hoje é aniversário de Aécio Neves, governador de Minas Gerais.
No dia 10 de março do ano de 1960, estava nascendo um Estadista pollitico que com o seu jeito mineiro vem conquistando o Brasil e o Mundo.
Parabéns Aécio e que Deus lhe abençoe sempre.

Aécio Neves defende concentração de voos diretos no aeroporto de Confins

Governador enviou ao ministro Nelson Jobim, documento que reforça posição contrária do Estado ao retorno de voos para o Aeroporto da Pampulha; Anac estuda liberação de voos de longo alcance no aeroporto central









O governador Aécio Neves encaminhou nesta quinta-feira (05/03), ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, documento com argumentos técnicos que apontam o impacto negativo para o Estado de Minas Gerais, caso a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorize o retorno de voos diretos do Aeroporto da Pampulha para outras capitais, descumprindo o acordo que prevê a inclusão dos aeroportos regionais nas rotas das empresas aéreas.
"Essa é uma questão de segurança, ambiental, e tecnicamente muito clara. Preparei um arrazoado que está sendo encaminhado oficialmente ao ministro Jobim, demonstrando a imprudência que seria a transferência de novos voos para o Aeroporto da Pampulha. A transferência que fizemos para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, é uma decisão estratégica visando o desenvolvimento do Estado, o incremento das atividades econômicas em Minas. Espero que prevaleça o equilíbrio e a responsabilidade de todos agentes envolvidos nessa questão", afirmou Aécio Neves, em entrevista, após encontro com o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal.
Leia a reportagem na íntegra: http://www.psdb-mg.org.br/partido/materia.aspx?id=433302

segunda-feira, 9 de março de 2009

Zezé Perrella se irrita e afirma que declaração de Ronaldo foi estúpida


Ronaldinho "fenómeno", disse ontem no Domingão do Faustão que era magro porquê passava fome.

Tá certo, quem quer polemizar siga em frente eu vejo por outro lado, logo abaixo vou postar o link do Youtube onde Ronaldinho fala isso, mas podem perceber que ele não fala que passava fome no Cruzeiro, ele disse que na época era magro porquê passava fome.

Acredito que ele se referia quando ele chegou ao Cruzeiro vindo do Rio de Janeiro e o Cruzeiro abriu as portas do mundo para ele.

Tá certo, que existe uma ingratidão enorme que Ronaldinho comete com o Cruzeiro, há isso sim, nas suas entrevistas Cruzeiro parece nunca ter estado em seu currículo e ainda tem a cara de pau de declarar amor eterno ao Flamengo.

Ronaldinho não cuspa no prato que comeu, espero que hoje no programa do Galvão Bueno na Sportv ele esclareça esse fato, mesmo assim continuo torcendo por ele.

Leia a carta do presidente do Cruzeiro em resposta a atitude do Ronaldinho.

Elevador despenca do 12º andar no Centro de BH


09/03/2009 16h16
Segundo os bombeiros, 10 pessoas ficaram feridas, algumas com suspeitas de fraturas
FERNANDA PENNA / otempo.com.br
Dez pessoas ficaram feridas depois que um elevador de um prédio despencou do 12º andar na tarde desta segunda-feira (9) na rua Carijós, na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte.
O Corpo de Bombeiros informou que algumas vítimas foram socorridas com suspeita de fraturas. Elas disseram que pegaram o elevador no 12º andar do prédio. Segundo eles, o elevador ficou um tempo parado, depois desceu mais um pouco, parou novamente e, em seguida, despencou até o fundo do poço. Os feridos foram encaminhados ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, e segundo a informações da unidade, ninguém corre risco de morte.
Ainda não há informações sobre a causa da queda, mas superlotação foi descartada, já que o elevador tinha capacidade para 15 pessoas e no momento tinham 10. A perícia investiga se houve falha no equipamento. Todos os elevadores do edifício foram interditados.

MPF aciona Rede Record e TV Gazeta por ofensas a religiões afro




Por Thaís Naldoni/Redação Portal IMPRENSA


Na última quinta-feira (05), o Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) ajuizou ação civil pública, na qual consta um pedido de liminar para que as TVs Record e Gazeta não tenham mais em suas grades programas que possam ofender as religiões de matriz africana. Em caso de descumprimento da decisão judicial, o Ministério Público pede a aplicação de multa diária de R$ 10 mil.
A ação pede, ainda, que tanto a Rede Record quanto a TV Gazeta sejam condenadas a pagar indenização por danos morais coletivos, no valor de R$ 13,6 milhões, no caso da emissora de Edir Macedo, e R$ 2,4 milhões no da Gazeta, o que corresponde ao valor de 1% do faturamento das emissoras. O valor seria revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.
Segundo informa o site do Ministério Público Federal, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Adriana da Silva Fernandes, autora da ação, afirma que alguns programas veiculados pelas duas emissoras usam de palavras ofensivas contras tais religiões, com adjetivos tais quais "encosto", demônios, "espíritos imundos" e "feitiçaria", sempre intercalados com o vocábulo "macumba".
Em abril do ano passado, ainda segundo o MPF, o Ministério das Comunicações aplicou multa de R$ 1.012,32 para cada emissora por ofensas às religiões afro, fato que não teria cessado as discriminações praticadas.
No texto da ação, o Ministério Público diz que o respeito aos valores éticos e sociais da pessoas e da família devem ser levados em consideração e que não existe "liberdade de comunicação absoluta", devendo esta estar em compasso com outros direitos do cidadão. "O abuso praticado pelas rés contraria a dignidade da pessoa humana,(...) bem como os próprios objetivos de construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", disse.
De acordo com a procuradora, as emissoras são responsáveis por tais ofensas, a partir do momento que assinam contrato com produtoras independentes. "A Record e a Gazeta são responsáveis pelas ofensas às religiões de matriz africana desferidas reiteradamente pelos programas religiosos veiculados em sua grade de programação", finalizou.
A reportagem do Portal IMPRENSA entrou em contato com Rede Record e TV Gazeta. A Record não tem posição oficial sobre o tema, visto que o departamento jurídico ainda avalia a ação.
Já a assessoria de TV Gazeta, em comunicado, afirma que embora a emissora ainda não tenha sido notificada, reintera sua posição plural, democrática e não discriminatória. Abaixo, leia na íntegra o comunicado.
"A TV Gazeta, emissora da Fundação Cásper Líbero, informa que até o momento seu Departamento Jurídico não foi notificado sobre a Ação Civil Pública do Ministério Público Federal divulgada pelo órgão à imprensa nesta sexta-feira, dia 6 de março de 2009. Desta forma, não há ainda como comentar o assunto e o mérito jurídico.
De qualquer forma, a TV Gazeta considera fundamental ratificar sua posição plural, democrática e não discriminatória, que é claramente refletida em sua programação, aberta à participação de todos os segmentos da sociedade."
Clique aqui e veja a íntegra da ação.

Aécio Neves autoriza pavimentação de acesso a 12 municípios mineiros



Serão investidos R$ 230 milhões para pavimentar 327 km de estradas pelo Programa Proacesso, que já beneficiou 102 municípios de um total de 225; governo e Ministério dos Transportes negociam solução para trechos federais


O governador Aécio Neves autorizou, nesta quinta-feira (05/03), início de obras de pavimentação das estradas de acesso a 12 municípios mineiros dentro do Programa Estadual de Pavimentação de Acessos Rodoviários (Proacesso). Ao todo serão 327 km pavimentados de rodovias localizadas nas regiões Norte de Minas, Rio Doce, Vales do Jequitinhonha e Mucuri com investimentos de R$ 230 milhões. Esse grupo de 12 municípios beneficiados faz parte de um conjunto de 225 municípios de todas as regiões do Estado que ainda contavam com acessos por estradas de terra desde o lançamento do programa, em 2004.

domingo, 8 de março de 2009

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

HISTÓRIA DO DIA
8 DE MARÇO É DA MULHER As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.


A HOMENAGEM DO BLOG.

Mulher Ilsa da Luz Barbosa
Você que busca no dia a dia suaindependência, sua liberdade, suaidentidade própria;
Você que luta profissional e emocionalmente, para ser valorizada e compreendida;
Você que a cada momento tenta ser acompanheira, a amiga, a "rainha do lar";
Você que batalha incansavelmente por seuspróprios direitos e também por um mundomais justo e por uma sociedade semviolências;
Você que resiste aos sarcasmos daquelesque a chamam de, pejorativamente, defeminista liberal e que já ocupa um espaço na fábrica, na escola, na empresa e na política;
Você, eu, nós que temos a capacidade degerar outro ser, temos também o dever degerar alternativas para que a nossa Açãocriadora, realmente ajude outrasmulheres a conquistarema liberdade de Ser...

Ladrões atiram em mulher por vingança

Rangel Faula - TV Alterosa
Ivan Satuf - Portal Uai
O Dia Internacional das Mulheres, celebrado neste domingo, é de dor e revolta para uma família do Bairro Belmonte, região Nordeste de Belo Horizonte. Heloísa da Conceição Hugo Siqueira, de 52 anos, foi assassinada covardemente por dois assaltantes que invadiram uma casa na Rua Anis, no final de noite de sábado. Segundo as testemunhas, os agressores atiraram contra a mulher por vingança, após o marido dela tentar reagir. Os ladrões armados se esconderam em uma lote vago ao lado da casa das vítimas e esperaram o proprietário chegar de carro para rendê-lo ainda no portão. Na casa estavam o filho, a esposa e os pais do dono do imóvel. Os bandidos invadiram a casa em busca de dinheiro, mas, como não encontraram objetos de valor, ameaçaram sequestrar a criança.
LEIA NA ÍNTEGRA:
http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2009/03/08/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=101774/em_noticia_interna.shtml