terça-feira, 29 de abril de 2014

Aécio Neves: Pesquisa CNT mostra que o PSDB está no Caminho Certo

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do partido à Presidência da República, recebeu com otimismo e serenidade o resultado da última pesquisa CNT/MDA divulgada, nesta terça-feira (29/04). Segundo o levantamento, Aécio foi o que mais cresceu em relação à última pesquisa, passando de 17% para 21,6% na estimulada.

“É claro que você crescendo em uma pesquisa deve receber isso como algo positivo, mas não é o que modifica a nossa estratégia. Cada vez mais, vamos dizer o que pretendemos fazer para encerrarmos esse ciclo e iniciarmos outro ciclo de maior eficiência, de maior crescimento do Brasil. Portanto, estou extremamente confiante, como estava antes, de que estamos no caminho certo e que, ao longo do tempo, vamos ter a oportunidade de dizer ao maior número de brasileiros que é melhor encerrar o que está aí e começar uma nova fase”, afirmou Aécio em entrevista em São Paulo, após palestra para empresários.

A pesquisa também mostra crescimento expressivo do senador Aécio Neves no levantamento espontâneo, aquele em que os entrevistados escolhem um nome sem uma lista com nome dos pré-candidatos.

Nessa amostra, o presidente do PSDB subiu de 5,6% para 9,3% e supera inclusive o ex-presidente Lula, que aparece com apenas 6,5%.

O levantamento revelou ainda que aumentou também a rejeição ao nome de Dilma Rousseff – o número de entrevistados que “não votaria de jeito nenhum” na petista foi de 37,3% a 43,1%. É a maior rejeição entre os três pré-candidatos incluídos no levantamento.

Para Aécio, o dado reflete o descontentamento dos brasileiros com o governo da petista. “A percepção, que para mim é mais clara e mais relevante, é de que há um cansaço em relação a tudo isso que está aí e o sentimento crescente de mudança. Eu acho que é natural que ao longo do tempo a partir do momento em que os candidatos de oposição vierem a ser mais conhecidos, há uma tendência natural de uma migração de votos que estavam próximos ao governo para esses candidatos”, afirmou.

A pesquisa confirma ainda que a oposição, liderada por Aécio, está no caminho certo ao defender a instalação da CPI da Petrobras: 91% dos brasileiros que conhecem as denúncias apoiam as investigações.

Pelo menos 66% consideram que Dilma é responsável pelo prejuízo registrado pela Petrobras na operação de compra da Refinaria de Pasadena nos Estados Unidos.

“É uma demanda da sociedade brasileira que quer saber como a maior empresa, patrimônio de todos os brasileiros, vem sendo gerida ao longo do tempo. As denúncias são extremamente graves e se sucedem em várias áreas, não se trata de um caso eventual. Portanto, tenho muita confiança de que teremos se possível ainda essa semana, o cumprimento da determinação do Supremo Tribunal Federal que, a meu ver, seria até desnecessário, com o presidente do Senado oficiando aos líderes partidários. Esse é o próximo passo que vamos cobrar hoje, para que eles possam fazer as indicações e imediatamente a CPI ser instaurada”, cobrou o presidente do PSDB.


Fonte: Portal PSDB MG

segunda-feira, 28 de abril de 2014

“Etanol: até quando?”, por Aécio Neves

Pare para pensar: quantas vezes, nos últimos tempos, você passou num posto de combustíveis e abasteceu seu carro flex com etanol? Se você considera apenas o bolso, e é natural que seja assim, é provável que pouquíssimas vezes não tenha enchido o tanque com gasolina. Não é um contrassenso num país como o Brasil?

A mais verde e amarela das tecnologias alternativas, muito menos poluente e danosa ao ambiente e à saúde das pessoas, e uma das mais eficazes opções à queima do combustível fóssil, vive crise sem precedentes no país.

Tenho andado muito pelo interior do Brasil e visto de perto o vigor da nossa agropecuária e a dedicação dos nossos produtores. Por tudo isso, é contraditória a gravidade da crise por que passa a nossa produção de álcool.

Nos últimos anos, mais de 40 usinas fecharam. Outras estão em processo de recuperação judicial ou enfrentam graves dificuldades. Milhares de pessoas já perderam o emprego.

Trata-se de situação completamente distinta da que se projetava poucos anos atrás. Até então o Brasil estava fadado a ser a maior potência mundial de energia renovável.


Caminhávamos para ser a vanguarda da sustentabilidade, exemplo em um mundo em busca de fontes não fósseis, limpas e mitigadoras do aquecimento global pela redução das emissões de CO2.

Descarrilamos, contudo.

Não foi obra do acaso. Não foi barbeiragem de produtores, nem irresponsabilidade de investidores. Não foi mera consequência da mudança de ventos na economia global.

Foi, isso sim, produto de equívocos cometidos por uma gestão que está matando o etanol brasileiro. É um estrago de grandes proporções, que se espalha por longa cadeia de produção que envolve 2,5 milhões de trabalhadores e centenas de municípios do país.

Sem perspectivas de melhora, as usinas não investem, o mercado não reage e o Brasil chega ao ponto de importar etanol dos EUA -e com desoneração tributária concedida pelo governo federal. Como pode?

Os produtores não precisam de muito, mas têm nos faltado o básico. Basta que o governo não atrapalhe, como tem feito, defina uma política de longo prazo para o setor energético e reestabeleça condições mínimas de competitividade: equilíbrio na formação de preços, tributos adequados e algum amparo na forma de linhas de crédito que realmente funcionem.

Não é algo tão complicado, mas é tudo o que o governo petista não faz. Há uma crise de confiança instalada no país. As vítimas vão caindo pelo caminho - e são cada vez mais numerosas.

É o futuro do Brasil que está sendo sabotado. No caso do etanol, é toda uma experiência de mais de 40 anos que está sendo jogada no lixo pela vanguarda do atraso.

*Aécio Neves é senador por Minas Gerais e presidente nacional do PSDB
**Coluna publicada na Folha de S. Paulo – 28-04-2014