sábado, 1 de agosto de 2009

Roth: ‘Perder a liderança não é natural’


Visivelmente insatisfeito com o desempenho do Atlético-MG na partida contra o Flamengo, nesta quinta-feira, no Maracanã, o técnico Celso Roth não poupou os jogadores de críticas, mas também procurou passar tranquilidade. O placar de 3 a 1, de virada, resultou na perda da liderança para o Palmeiras. Os paulistas têm 31 pontos, três a mais que o Galo.

- Perder a liderança não é natural, mas nós sabíamos que poderia acontecer. A gente vem desempenhando um bom papel, perdemos duas seguidas, mas não muda o nosso planejamento – ressaltou.

O técnico consegue enxergar algo de positivo no atual momento atleticano. Para ele, as derrotas para Goiás e Flamengo levam à análise do potencial psicológico da equipe.

- Nós chegamos, conseguimos uma sequência de vitórias e bons resultados e não tivemos tempo para saber como seria a reação dos jogadores num momento de dificuldade. Perdermos para o Barueri e agora para Goiás e Flamengo. Precisamos fazer o mapeamento do grupo que a gente tem – comentou.


Leia mais na integra: Portal Globo.com

Exposição retrata novo complexo cultural da capital


A exemplo de muitas cidades importantes do mundo, Belo Horizonte ganha novos espaços culturais originados da reutilização de prédios históricos, especialmente adaptados às novas funções, criando um dos maiores conjuntos integrados de cultura do país: o Circuito Cultural Praça da Liberdade. Para mostrar ao público como serão esses espaços o governador Aécio Neves abrirá, nesta segunda-feira (3), às 15h, a exposição Praça da Liberdade: Circuito Cultural – Arte e Conhecimento. A mostra - instalada no centro da Alameda Travessia, na Praça da Liberdade - estará aberta para visitação até o dia 09/09, diariamente, das 9h às 17h, com entrada franca.

Nos próximos 30 dias, quem passar pela Praça da Liberdade poderá acompanhar de perto todos os detalhes do projeto do Circuito Cultural Praça da Liberdade implantado pelo Governo de Minas em parceria com a iniciativa privada. Em um pavilhão de 70 metros de comprimento, os mineiros conhecerão o novo complexo cultural que dará nova vida ao imponente conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade. O circuito cultural reunirá arte, ciência, cultura popular e entretenimento em museus, centros de memória, salas de exposição e de espetáculos, espaços para oficinas e cursos, além de cafeterias, restaurantes e lojas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Epamig comemora 35 anos de atividades na próxima semana


A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) celebra, no próximo dia 6 (quinta-feira), 35 anos de atividade. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) , a empresa trabalha desde 1974 para criar e levar tecnologias ao produtor rural, garantindo, assim, produtos com qualidade, sendo referência nacional em diversas áreas de pesquisa.

As comemorações dos 35 anos de atividade acontecem durante a próxima semana. Na segunda-feira (3), às 15h, no auditório da sede da Epamig, no bairro Cidade Nova, em Belo Horizonte, será realizado um culto ecumênico. No dia 5, quarta-feira, será realizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, uma edição especial do Café com Saúde, com participação de pesquisadores da empresa que falarão sobre os benefícios do café para a saúde, além de outras informações sobre projetos desenvolvidos no órgão.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo adia retorno das aulas da rede estadual de ensino


O Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A, juntamente com representantes da rede de educação de Minas Gerais (Secretaria de Estado de Educação, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais-Sinepe, UFMG, UEMG, Sindicato dos Professores de Minas Gerais), definiu pelo adiamento do retorno às aulas pelo período de uma semana. O retorno às aulas fica agendado para o próximo dia 10 de agosto. Para a rede estadual a decisão é uma diretiva, já para a rede particular e municipal vale como orientação ficando, a decisão, a cargo de cada município e cada instituição particular. O município de Belo Horizonte informou que a orientação será acatada pela rede municipal e o Sinepe também informou que irá seguir a orientação, porém vale salientar que cada escola particular tem autonomia por sua decisão.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Antônio Jorge de Souza, o adiamento do retorno às aulas não tem relação com o perfil epidemiológico da Influenza A no Estado, pois este não sofreu nenhuma mudança significativa. “O adiamento foi definido para que a próxima semana seja direcionada à capacitação dos professores e profissionais que lidam diretamente com os alunos, uma vez que muitos destes profissionais ainda se encontravam de férias”.
Leia mais na integra: Agência Minas

Governador Aécio Neves recebe o presidente Lula


O governador Aécio Neves recebeu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na base aérea da Aeronáutica, na Pampulha, nesta sexta-feira (31).
Lula veio a Belo Horizonte para participar da formatura de alunos do Plano Setorial de Qualificação.

Fonte: Agência Minas
O governador Aécio Neves recebeu o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na base aérea da Aeronáutica, na Pampulha, nesta sexta-feira (31).
Lula veio a Belo Horizonte para participar da formatura de alunos do Plano Setorial de Qualificação.

Fonte: Agência Minas

sexta-feira, 31 de julho de 2009

BH tem o inverno mais quente da história

Em pleno inverno, uma cena de verão. A agente administrativo Daniela Brandão Fernandes, de 38 anos, saiu um pouco de seu habitual caminho, na quinta-feira à tarde, para molhar os pés na água da fonte da Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte.


Mas não se sentiu aliviada: “O dia está muito quente. Se tivesse outra roupa entraria debaixo dessa fonte agora”. Segundo a meteorologista Ádima Raia, apesar de alguns termômetros de rua terem registrado até 32 graus, a temperatura máxima oficial na cidade, de acordo com a meteorologia, foi de 30,6 graus. “Parte desses termômetros estão em locais não ideais para a medição e ainda sofrem com infiltrações”, explicou.


Céu claro, temperaturas elevadas e dias quentes são características típicas dos meses de verão, em BH, mas estão se tornando constantes durante o inverno. Os termômetros têm marcado até seis graus acima do normal. Desde 1912, quando a temperatura começou a ser medida em Belo Horizonte, não havia médias tão altas nesta época do ano. Historicamente, o normal em julho, na capital, é a marca de 25 graus. Este ano, a média tem sido de 30 graus e o inverno ainda está longe de acabar. A previsão é de que agosto seja ainda mais quente. Quinta-feira, os termômetros marcaram 31 graus, maior temperatura registrada nesta época do ano na cidade. A umidade relativa do ar na capital foi de 20%.


Na quinta-feira, a média foi de 30,6 graus, com a umidade relativa do ar caindo para 19%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice inferior a 30% é considerado preocupante; entre 20% e 30% indica estado de atenção; entre 12% a 20%, de alerta; abaixo de 12%, alerta máximo. Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios. Além da Região Central da Minas, o Norte, o Nordeste, o Oeste e o Triângulo registraram temperaturas acima dos 30 graus e a umidade relativa do ar variou de 15% a 22%. De acordo com o meteorologista do MG Tempo/Cemig/PUC Minas Ruibran dos Reis, as altas temperaturas são resultado de uma massa de ar frio e seco que está sobre o estado e não há previsão de chuva para os próximos dias. “Esta temperatura acima da média não está relacionada a nenhum fenômeno, e sim ao aquecimento global. Desde as décadas de 1950 e 1960, verificamos que as temperaturas vêm aumentando significativamente”, explicou.


Além de Minas , a massa de ar quente e seca está atuando no Distrito Federal e em Goiás. “Hoje e amanhã, a temperatura deve diminuir pouco, girando entre 27 e 28 graus, mas domingo o calor deve voltar”, disse Ruibran Reis. O vigia Paulo César Moreira, de 41, aproveitou o dia de folga para resolver problemas pessoais, mas teve que recorrer à fonte da Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, para se refrescar. “Fui obrigado a entrar na praça para passar um pouco de água no rosto e, assim, amenizar o calor.


O sol está cada vez mais forte e, se pudesse, não sairia de casa durante o dia", disse. Já o ambulante Gerson Lago, de 38, comemora o calor. Somente na manhã de quinta-feira ele vendeu quase todo o estoque de picolés para o dia. "A gente aproveita este clima para faturar mais. Geralmente, o inverno era um mês de bolso vazio", brinca.


Fonte: Portal Uai




Capital recebe autoridades de segurança pública do país


A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) recebe, nos dias 4 e 5 de agosto de 2009, os secretários de Estado de Defesa Social, Segurança Pública, Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária, comandantes-gerais das Polícias Militares e chefes de Polícias Civis das 27 unidades federativas do País, em Belo Horizonte, para a 31ª Reunião Ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) e a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). Esta é a primeira vez que os membros do Consesp e Consej reúnem-se para discutir políticas públicas na área de segurança.

A cerimônia de abertura oficial acontece na terça-feira (4), às 9h, no Dayrell Minas Hotel. Em seguida, o secretário de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, fará uma apresentação sobre o modelo de Gestão Integrada do Sistema de Defesa Social de Minas Gerais.


Leia mais na integra: Agência Minas

Vice-governador Anastasia reafirma compromissos do Estado

Embora ainda seja necessário manter cautela frente às dificuldades econômicas, os principais compromissos do Governo de Minas serão mantidos em 2010, conforme esclareceu, na manhã desta quinta-feira (30), o vice-governador Antonio Augusto Anastasia, em reunião com a diretoria da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio).
“Nosso primeiro compromisso é não atrasar o pagamento dos servidores e pagar a gratificação natalina até o dia 10 de dezembro de cada ano”, garantiu, lembrando o efeito positivo que essas medidas têm sobre o comércio.
Anastasia também ressaltou que o Governo “continuará investindo naquilo que é uma responsabilidade fundamental do poder público, a infra-estrutura”.
Conforme explicou aos empresários, a infra-estrutura a qual se referia vai além das obras rodoviárias, pois inclui saneamento básico, construção de postos de saúde, reformas e ampliações de escolas, construção de postos policiais e instalações de assistência social, ou seja, a infra-estrutura social.
Leia mais em Agência Minas

Prazo para regularização do uso da água vai até sexta-feira – consumidores que fazem captação subterrânea devem procurar o Instituto Mineiro de Gestão


Será encerrado, nesta sexta-feira (31), o prazo para quem deseja efetuar o registro do uso da água. O registro foi instituído pelo Governo Aécio Neves por meio do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), dentro da “Campanha de Regularização do Uso da Água em Minas Gerais – Água: Faça o uso legal”, com a função de conceder uma regularização temporária.

Devem se registrar todos os usuários de água, exceto os já regularizados formalmente, com outorga ou certificado de uso insignificante, e os que fazem uso exclusivo de água distribuída por concessionárias, como Copasa e serviços municipais de abastecimento (SAAE).

O registro pode ser realizado por meio do preenchimento de um formulário simples, gratuito, e que pode ser protocolado nas Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams), com a Polícia Militar de Meio Ambiente, em unidades do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e em algumas entidades parceiras, como prefeituras e sindicatos. O documento também pode ser preenchido online no site www.igam.mg.gov.br. Em caso de dúvidas os parceiros que recebem o registro podem orientar quanto ao preenchimento do formulário.


Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Aécio Neves negocia com ministro novo limite de endividamento

BRASÍLIA
O governador Aécio Neves se reuniu com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (28), em Brasília, para finalizar os entendimentos que permitirão ampliar o limite de endividamento do Estado de Minas Gerais.
A medida permitirá que o Governo de Minas contrate operações de crédito junto ao Banco Mundial (Bird) e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), compensando a queda da arrecadação do Estado, provocada pela crise econômica internacional e garantido os R$ 11 bilhões de investimentos previsto no Orçamento do Estado para este ano. “O ministro me garantiu que o novo limite de Minas Gerais será definido.
Já temos entendimentos avançados com o Banco Mundial e com o BID, alguma coisa em torno de R$ 1 bilhão, e a nossa intenção é contratar ainda este ano para que esses recursos estejam disponíveis ainda no primeiro trimestre do ano que vem. Isso nos permitirá superar uma queda de arrecadação muito expressiva que o Estado de Minas teve”, explicou o governador, em entrevista após reunião com o ministro.
Leia Mais: Agência Minas

Governo Aécio Neves estuda transporte para a Cidade Administrativa

O governador Aécio Neves se reuniu nesta terça-feira (28), no Palácio das Mangabeiras, com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman,, e com o presidente da BHTrans, Ramon César, para discutir o transporte coletivo que será oferecido ao servidor público até a Cidade Administrativa - complexo que está sendo construído no bairro Serra Verde, na região Norte da cidade, e que irá reunir toda a administração estadual a partir do próximo ano.
“A grande preocupação do governador, e isso está sendo o alvo do nosso trabalho, é criar a melhor condição para o servidor público. A atenção maior era para saber como o servidor público vai se deslocar para lá. Esse é o foco.
Em cima disso, estão sendo construídas as soluções. A BHTrans cuida da maior parte porque a maioria usa ônibus urbanos. Já a Secretaria de Obras cuida do transporte metropolitano, onde um número bem menor usará este tipo de ônibus”, explicou o secretário Fuad Noman. Segundo o prefeito Marcio Lacerda, a BHTrans criará linhas especiais para atender o servidor, levando em conta uma pesquisa já feita pelo Governo do Estado, identificando as regiões da cidade em que moram os funcionários.
“A prefeitura, em comum acordo com as concessionárias de ônibus, vai fazer um rearranjo das linhas de ônibus. A partir da Estação do BHBus do Barreiro, será criada uma linha para a Cidade Administrativa. Será feita uma integração grande de linhas também nas estações (de metrô) São Gabriel e Vilarinho. Além disso, vão ser criadas várias linhas expressas do centro para a Cidade Administrativa, utilizando a Antônio Carlos, a Cristiano Machado, a Pedro II e a Catalão”, detalhou Lacerda.
O prefeito também detalhou que, a partir da região da Savassi, será criada uma linha executiva, com ar-condicionado, para atender os servidores da região Centro-Sul. Para aqueles que moram em outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Secretaria de Transportes está estudando as mudanças necessárias para garantir melhor atendimento. Vilarinho O Governo do Estado está realizando uma licitação para a contratação de uma empresa que irá operar uma linha especial entre a Estação Vilarinho e a Cidade Administrativa. Neste caso, não haverá custo para o servidor.
“Os funcionários vão ter um cartão que serve para o ônibus e serve para entrar na Cidade Administrativa. É um modelo absolutamente tranqüilo. Não tem grande dificuldade. É um cartão normal, de identificação do servidor que passa no ônibus e passa na entrada da Cidade Administrativa”, explicou o secretário. Marcio Lacerda acredita que o metrô será uma boa opção para o servidor já que atualmente, pela manhã, no sentido Centro-Venda Nova, ele fica ocioso e, pela tarde, no sentido contrário. Para as outras linhas especiais, o valor da tarifa ainda não foi decidido.
Segundo o prefeito, a legislação permite que a prefeitura adote um preço diferenciado, mas ele explicou que está garantida a integração com os cartões já existentes. Fluxo Lacerda explicou que a mudança da administração do Estado para a Cidade Administrativa causará impacto importante no centro de Belo Horizonte já que, pelos estudos realizados, apenas 26% dos 16.000 servidores precisarão passar pelo centro e pela região Centro-Sul da cidade.
Os estudos também indicam que os servidores gastarão entre dez minutos e uma hora e vinte até a Cidade Administrativa, dependendo do local de origem. Partindo do centro de Belo Horizonte, o tempo médio estimado é de 40 minutos, no horário de pico.
Fonte: Agência Minas

terça-feira, 28 de julho de 2009

Aécio Neves diz que prévias devem ser feitas 'sem traumas'

BRASÍLIA - O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) disse hoje que a realização de prévias no PSDB para definir o candidato do partido à presidência da República nas eleições de 2010 deverá ser feita "sem traumas", quando chegar o momento.
"Quando chegar o momento, haverá, sem traumas e sem resistências, uma consulta à base sobre qual a melhor proposta do partido a ser levada às eleições."
Aécio comentou que está fazendo visitas a alguns Estados para participar do processo de recadastramento dos filiados ao PSDB, com a aprovação do Diretório Nacional.

Justiça social: programa habitacional do Governo Aécio Neves dá prioridade a mulheres


A lavradora aposentada Terezinha Maria de Jesus Carvalho, 73 anos, moradora do município de São José do Alegre, no Sul de Minas, integra a estatística das mulheres arrimo de família – condição que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem crescido no Brasil. Viúva há muitos anos, ela desde então tornou-se a principal responsável pelo sustento da família, tendo criado cinco filhos que lhe deram dez netos.

Apesar das dificuldades, dona Terezinha tem agora um bom motivo para comemorar. A exemplo de centenas de mães de família já atendidas pelo Programa Lares Geraes Habitação Popular, do Governo Aécio Neves , ela recebeu as chaves de sua casa própria, uma das 30 moradias do Conjunto Habitacional Estiva, entregue na semana passada, na cidade do Sul de Minas.

O conjunto foi construído pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), propiciando a mulheres como dona Terezinha o direito de adquirir uma casa própria, pela qual não terá de pagar aluguel e onde poderá descansar e curtir os netos pequenos. Com uma vantagem: será vizinha da neta Marilza, 27 anos.

Prioridade

Desde janeiro de 2009, a Cohab já entregou 1.572 novas moradias aos seus proprietários – famílias com renda de até três salários mínimos – em 27 municípios mineiros. Do total de mutuários contemplados pelo Programa Lares Geraes Habitação Popular nesse período, cerca de 50% são mulheres arrimo de família. Na seleção dos candidatos à casa própria, feita em parceria com os municípios, elas recebem pontuação maior que a de todos os demais.

A prioridade dada às mulheres foi instituída na Cohab- MG pela Resolução Estadual nº 294/2007, que serviu de base para a formulação dos critérios de seleção dos candidatos ao Programa. Desde o início da aplicação da medida, 10.801 mulheres – ou seja, 56,4 % do total de mutuários – assinaram contrato com a Cohab como titulares do financiamento de suas casas.

Manual criado em 2007, passou a orientar os municípios sobre como aplicar a medida. Ele foi reeditado em 2008 e manteve a prioridade para as mulheres arrimo ou chefes de família, mediante a maior pontuação em relação aos demais critérios e ainda no quesito estado civil. São também contemplados com pontuação especial os idosos, os residentes há mais tempo no município e os portadores de deficiência física.

Maioria

Em Bom Sucesso, região Centro-Oeste, dos 93 proprietários de casas no Conjunto Habitacional Irmã Domitila, inaugurado dia 10 de julho, 42% são mulheres arrimo de família. Entre elas está Mirtis Cristina dos Santos, agente comunitária de saúde, atualmente afastada do emprego por motivo de doença. Vivendo até então de favor em imóvel da família, ocupou a casa nº 170, da Rua B, que divide com uma irmã e uma sobrinha. “Estou muito contente e não vejo a hora de entrar lá”, alegra-se ela.

Com renda mensal de um salário mínimo, Mirtis é responsável pelas despesas da casa, mas acha que vai ser possível pagar a prestação da nova moradia. Deficiente física, precisando de muletas para deslocar-se, ela diz que conseguiu uma casa-padrão, já que não é cadeirante. “Acho que mesmo assim está muito bom, estou fazendo uma série de cirurgias a tenho fé que vou ficar boa para não precisar mais de nenhum aparelho”, argumenta.

Dentre as 80 famílias que comemoravam no dia 8 de junho de 2009 em Capinópolis, no Triângulo Mineiro, a realização do sonho da casa própria estava a de Clediana Afonso de Lucena Oliveira, 31 anos, casada com Neilton Afonso de Oliveira e mãe de Marlon, 6, e de Miriele, 13. A família de Clediana mora de aluguel há cinco anos e vinha pagando mensalmente R$ 200. “Não tem sido fácil. Agora eu estou feliz porque vou investir em uma coisa que é minha”, afirma ela.

Com 74% de mulheres titulares de financiamento, Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, é o primeiro dentre municípios mineiros que apresentaram este ano os maiores percentuais de mulheres proprietárias da casa própria. Seguem-se Campos Altos, no Alto Paranaíba, com 66%; Pirapora, no Norte de Minas, com 64%; São Gonçalo do Abaeté, região Noroeste, com 63%; e Campo Florido, no Triângulo Mineiro, com 61,7%


Fonte: Minas em pauta

Hemominas de Ituiutaba realiza coleta de sangue noturna


A Fundação Hemominas de Ituiutaba promove coleta de sangue, nesta quarta-feira (29), das 17h às 20h, no Núcleo Regional daquela cidade, na avenida 5A, sem número, bairro Progresso, entre as ruas 108 e 40

A coleta noturna é tradicional em Ituiutaba e acontece toda última quarta-feira do mês. A previsão é de que 50 candidatos compareçam na unidade para se cadastrarem e se tornarem doadores de sangue.

Para ser doador, é preciso ter boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenha tido hepatite após os 10 anos de idade e que não tenha doença de chagas. Outros critérios serão avaliados pelo médico durante a triagem clínica. O candidato também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.

Mais informações: Fundação Hemominas (31) 3280-7440 e 3280-7455; Núcleo Regional de Ituiutaba (34) 3261-3555.
Matéria publicada: Agência Minas

Universidade Estadual de Montes Claros oferece Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), oferece neste semestre o Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas. São 11 vagas e as inscrições poderão ser feitas nos dias 3 e 4 de agosto, no Departamento de Artes, no prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

O curso de mestrado interinstitucional é aberto, prioritariamente, aos professores do Departamento de Artes, dos cursos de Artes/Teatro, Artes Visuais e Música ministrados na instituição. Também podem se inscrever servidores técnico-administrativos da universidade que tenham graduação nessas áreas. Os candidatos deverão apresentar anteprojetos nas seguintes linhas de pesquisa: teatro, dança, ópera, circo, performance e outras formas artísticas.

O processo seletivo constará de cinco etapas. Inicialmente, no dia 10 de agosto, cada candidato deverá apresentar um anteprojeto de pesquisa, sendo submetido, também, à etapa de avaliação temática – “Memorial, Curricular e Ensaio Crítico” – que consiste na apresentação de um texto discursivo sobre a sua vida acadêmica, artística e profissional, acompanhado de cópia do currículo.

No dia 19 de agosto, haverá prova escrita. Na etapa seguinte, acontecerá a prova de interpretação e compreensão de texto em língua estrangeira, marcada para 20 de agosto, quando os candidatos também serão avaliados em entrevista. As atividades serão iniciadas ainda neste semestre.

Mobilização

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Silvia Nietsche, o mestrado interinstitucional em Artes Cênicas foi resultado do esforço dos professores do Departamento de Artes,- vinculado ao Centro de Ciências Humanas. “Os professores se mobilizaram para que fosse estabelecida a parceria com a Universidade Federal da Bahia, com exímio apoio da reitoria da universidade”, destaca.

Ela ressalta, ainda, a importância do mestrado interinstitucional para a qualificação dos professores. “Com certeza, o curso vai agregar valor ao Departamento de Artes da Unimontes, sem sombra de dúvidas proporcionando novos projetos de pesquisa e o avanço das atividades de extensão da Unimontes”, acredita a professora Silvia Nietsche.


Fonte: Minas em pauta

Foi prorrogada até 17 de agosto inscrições para Microprojetos Mais Cultura – uma ação de incentivo cultural voltada para o semi-árido mineiro


Foi prorrogado, até o dia 17 de agosto, o prazo para inscrições no Microprojetos Mais Cultura no Estado de Minas Gerais, uma ação de incentivo cultural voltada para o semi-árido mineiro. O objetivo é fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais dos 86 municípios da região. A ação destinará mais de R$ 937 mil, somente em Minas Gerais, contemplando projetos com valor médio de R$ 10,8 mil para as artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas.

As inscrições serão realizadas mediante entrega da proposta na sede da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) na Superintendência de Interiorização (praça da Liberdade, 317, bairro Funcionários – Belo Horizonte/MG – Cep: 30140-010), de segunda-feira a sexta-feira, de 10h as 17h, ou enviadas pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR). O edital com demais detalhes está disponível nos sites da SEC e http://mais.cultura.gov.br/

Os projetos a serem beneficiados pela ação deverão ter jovens de 17 a 29 anos como protagonistas ou beneficiários, residentes na região. Poderão se inscrever brasileiros natos ou naturalizados com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; também pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.


Fonte: Minas em pauta

Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado inscreve até sexta-feira para curso básico de música


Encerram-se na próxima sexta-feira (31) as inscrições ao processo de seleção em disciplinas isoladas do Curso Básico de Música, ano letivo de 2009, do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar). Os interessados devem comparecer à Secretaria de Cursos do Cefar, no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, Centro), com cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e uma foto 3X4. As inscrições serão gratuitas.

A seleção constará de uma audição e entrevista. As vagas são para as disciplinas: fagote, flauta transversal, oboé, música de câmara (com grupo formado), saxofone, trombone, trompa, trompete e viola de orquestra.

Cefar

O Centro de Formação Artística, fundado em 1986 pela Fundação Clóvis Salgado, oferece cursos básicos, profissionalizantes e de extensão nas áreas de teatro, música e dança. Os alunos do Cefar têm o privilégio de aliar o rigor do aprendizado acadêmico à riqueza da convivência no ambiente cultural do Palácio das Artes. Assim, o estudo acontece num universo de estímulo constante à sensibilidade, criatividade e talento humanos, essenciais ao artista profissional.

Os cursos preenchem a lacuna crescente entre a formação superior, de graduação, nas áreas de teatro, música e dança, e a formação de nível técnico, concomitante ou posterior ao ensino médio regular.

Serviço

Evento: Seleção em Disciplinas Isoladas de Música – Cefar

Local: Secretaria de Cursos do Cefar (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Inscrições até 31 de julho

Horário: 9h às 11h30 / 14h às 18h

Inscrições gratuitas

Informações: 3236 – 7308 / 7307


Fonte: Minas em pauta

CMRR abre a exposição “Arte das Aparas” nesta terça-feira


Expressão corporal e muita criatividade unem a sucata à mais bela forma de expressar a maneira impulsiva de enxergar uma realidade. É dessa forma, que o artista plástico Waldir Sérgio confecciona suas peças que possuem caráter único e que integram a exposição “Artes das Aparas”, que o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) abre nesta terça-feira (28), às 19h.

A exposição mostra esculturas produzidas com sucatas e peças de automóveis. As obras ficarão disponíveis para visitação por três meses, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Nascido em Ouro Preto e residente em Belo Horizonte, Waldir mostrou interesse pelas artes muito jovem começando com esculturas em pedra sabão, passando para a madeira e até chegar ao material que utiliza hoje. Por ser considerado um artista impulsivo, não costuma esboçar uma peça antes de produzi-la; normalmente são feitas no momento em que a idéia surge e as obras são caracterizadas por sua estética expressionista.

Acompanhar a exposição desse artista que transforma sucata em obra de arte é uma ótima oportunidade de refletir sobre a reutilização e reciclagem dos resíduos e conhecer o CMRR, localizado na rua Belém nº 40, bairro Esplanada, em Belo Horizonte.

O CMRR é uma ação concreta do governo de Minas em resposta à necessidade de mudança de hábitos e atitudes para o uso racional dos recursos naturais.

Informações: (31) 3465.1209


Matéria publicada: Agência Minas

Aécio Neves na Canção Nova

O governador Aécio Neves acabou de participar do programa Papo Aberto na rede Canção Nova, o programa é apresentado por Gabriel Chalita e foi transmitido ao vivo de Belo Horizonte MG.


Durante quase uma hora e meia em que Aécio esteve por lá, respondeu várias perguntas, além de bater um bom papo e cantar junto com a dupla Fred e Paulinho.


Aécio falou sobre o que vem avançando em Minas Gerais e quais seus planos para o futuro político, fez questão de resaltar que a presidência da república não pode ser encarada por ninguém como opção política mas sim como destino. Disse que continua na vida pública após sair do Governo de Minas e que se sente na obrigação de continuar defendendo Minas.


Muito elogiado pelos participantes do programa via Twiter, o governador brincou que precisa participar mais do Papo Aberto e agradeceu a todos, ficou muito contente com uma mensagem vinda do Mato Grosso, onde uma mãe colocou o nome do filho, de Aécio em homenagem ao governador.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gripe suína: Governo Aécio Neves monta posto de atendimento em Santa Luzia

O Governo Aécio Neves por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) instalou no Posto de Atendimento São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana, uma barraca de lona de 12 metros quadrados, com objetivo de fazer a triagem de pessoas com suspeitas de Influenza A (H1N1).

A barraca conta com a presença de uma equipe multidisciplinar que faz entrevistas e os primeiros exames nos pacientes. Segundo o diretor clínico do posto de atendimento, Fábio José Araújo do Carmo, o objetivo é atender de forma específica cada caso. “A implantação da barraca é para retirar as pessoas supostamente contaminadas de uma área em que os pacientes já estão com a imunidade baixa”, afirma.

A jovem Scarlate Alves Ferreira, de 16 anos, chegou ao posto nessa quinta-feira (23) sentindo dores no corpo. Ela foi encaminhada para a barraca, e imediatamente atendida e medicada. “Estava preocupada com a minha saúde, mas quando cheguei o médico já descartou o vírus da gripe A”, disse.

Segundo o secretário-executivo da Cedec, Tenente Coronel Alexandre Lucas Alves, a ação faz parte das atribuições institucionais da Cedec/MG. “A missão da Defesa Civil é apoiar todos os órgãos do sistema na prevenção dos desastres”, destaca.
Desde terça-feira (21), 11 pessoas foram atendidas emergencialmente na barraca da Defesa Civil do Estado. A estrutura permanecerá no local por tempo indeterminado. Uma equipe da Cedec/MG também acompanha os trabalhos desenvolvidos em Santa Luzia.

Fonte: Minas em pauta

Unimontes Solidária leva apoio comunitário a São João da Lagoa


O projeto “Unimontes Solidária”, está atendendo, neste mês de julho, à população do município de São João da Lagoa,’. Desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros, o projeto envolve uma equipe de 25 acadêmicos de 19 cursos, que atua junto à comunidade desde a segunda-feira (20), com ações nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, esporte e lazer, cultura e cidadania.

Com 4,8 mil habitantes, São João da Lagoa fica distante 67 quilômetros de Montes Claros. Os temas relacionados para o atendimento naquele município fazem parte da demanda apresentada pela própria comunidade, em comum acordo com a equipe da Prefeitura, que oferece a estrutura física e de transporte e alojamento aos acadêmicos.

Além de atender os moradores da área urbana em escolas, praça, postos de saúde, consultórios e creches, os acadêmicos atuam na comunidade rural de São Roberto com a promoção das ruas de lazer, oficinas de artesanato, torneios esportivos, teatro infantil, sala de pintura, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.

Segundo a universitária Cássia Aparecida Cardoso, do sétimo período do curso de Enfermagem e que participa pela primeira vez do projeto, “está sendo possível vivenciar uma riqueza de experiências, que não ajudam apenas na vida acadêmica, mas principalmente na vida pessoal”. Ela acrescenta: “Uma realidade que você precisa sair da sala de aula e conhecer mesmo”.

Já a estudante Janaína Maia e Cruz, do sexto período de curso de Odontologia, também estreante no projeto, destaca que “está aprendendo que o ser humano não é apenas boca”; e deve ser visto pelo profissional de forma integral: sua história, seu meio de vida e sua realidade. “Esta experiência muda minha forma de ver o mundo e com certeza serei uma pessoa melhor, com um olhar mais humanizado”, opinou a futura cirurgiã-dentista. Nesta edição, a acadêmica optou em trabalhar na orientação de crianças na escovação de dentes, ensinando as técnicas de higienização e as diversas formas de prevenção da cárie, como a fluoretação.

Para possibilitar o atendimento a todos os interessados, foram instaladas tendas na praça principal da cidade com a participação dos acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Odontologia, Direito, Serviço Social, Matemática, Letras e Artes.

As crianças, principalmente, comemoram a mudança de rotina em São João da Lagoa, como a estudante Giovanna Gonçalves, de 11 anos. “Ganhei uma escova nova e um creme dental depois que aprendi a fazer a escovação certinha para evitar bactérias. Meus dentes, agora, estão bem cuidados e não vou esquecer o que aprendi”, disse a menina.

VisitaA pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Ribeiro Queiroz, esteve em São João da Lagoa acompanhando os trabalhos desenvolvidos pela Unimontes. Fez questão de conversar com a comunidade e destacou que o projeto “Unimontes Solidária” oferece ao aluno a oportunidade de colocar em prática o que aprende em sala de aula.

“Diante da realidade local, o acadêmico consegue ampliar seus conhecimentos e, assim, a Universidade cumpre sua maior missão: integrar e promover a inclusão social” observa a professora marina Queiróz. Por sua vez, o prefeito Adélcio Aparecido do Amaral, afirmou que o projeto “é extremamente importante para o município, principalmente por se tratar de uma ação voluntária dos universitários em prol da cidadania”.

O projeto está sendo desenvolvido também em Indaiabira, com o envolvimento de 30 acadêmicos de 19 cursos do campus-sede e do campus de Janaúba.


Fonte: Minas em pauta

Cordisburgo, cidade de Guimarães Rosa, organizará a Semana Roseana – literatura e arte marcam o evento


Em sua XXI edição, a Semana Roseana agita a Cidade de Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa, de 29 de julho a 1º de agosto, com diversas atividades culturais e educativas gratuitas.
Com o tema a Loucura na Obra Roseana, o evento oferece uma programação variada. Estão previstas oficinas de xilogravura, bordado, leitura, teatro, ervas medicinais e história oral; debates e palestras; caminhada eco literária; exposição; lançamento de livros; apresentações de teatro, dança, música e de contadores de história. Criada pela Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa em 1989, e desde o final da década de 1990 a Semana Roseana se realiza graças a uma ação cooperada entre o Museu Casa Guimarães Rosa/Superintendência de Museus/Secretaria de Estado de Cultura e a Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa, e com o apoio da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Cordisburgo.

Este evento, de repercurssão nacional, tem objetivo de promover: divulgação da obra de Guimarães Rosa, favorecendo o conhecimento da literatura por meio de diversas linguagens artísticas. É nesta ocasião que a comunidade estreita e reafirma seus laços com o Museu, e Cordisburgo se projeta como destino atraente para turistas nacionais e internacionais, além de referência para intelectuais, artistas, estudantes e professores.

Informações:

Museu Casa Guimarães Rosa – Telefone: (31) 3715-1425

Associação de Amigos do Museu – Telefone:(31) 3715-1929


Fonte: Minas em pauta

Mostra Artes Visuais no Palácio das Artes termina dia 30


Os visitantes do Palácio das Artes podem admirar gratuitamente a 2ª mostra do Acervo das Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado (FCS). Até quinta-feira (30), os trabalhos de esculturas em couro e em madeira dos artistas Ricardo Carvão Levy, Ananias Elias e Valentim Rosa estão expostos no Espaço Fotográfico do Palácio das Artes, ao lado do Cine Humberto Mauro. A curadoria é do artista plástico mineiro Fernando Pacheco.

Ricardo Carvão Levy

Paranaense, adotou Belo Horizonte para viver e trabalhar. Com escultura em couro, ele desenvolve uma linguagem no campo estético do Construtivismo, mais particularmente no que ele denominou “Tubismo”.

Ananias Elias

Mineiro, fez trabalhos com esculturas em madeira. Desenvolveu sua linguagem pelos caminhos da Arte Popular. Retratou figuras simples, do cotidiano e também de seu imaginário.

Valentim Rosa

Mineiro, também fez trabalhos com esculturas em madeira. É conhecido por deixar traços de sua técnica e habilidade em seus trabalhos.

Serviço Evento: Exposição do Acervo de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado

Local: Espaço Fotográfico do Palácio das Artes

(avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Até quinta-feira – 30 de julho

Entrada franca

Informações: (31)3236-7400




Matéria publicada: Agência Minas

Investimento na produção de pimentão garante vendas


Minas Gerais tem uma área de 93.327 hectares, ocupada por hortaliças, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). O pimentão, uma das culturas que se destacam nesse segmento da produção, tem presença forte na Ceasa, em Contagem. Naquele entreposto foram comercializados, no ano passado, quase 12,2 milhões de quilos da hortaliça, volume que possibilitou uma receita da ordem de R$ 20 milhões.

Os números podem ser igualados e até superados neste ano, porque a entrada de pimentões no entreposto de Contagem vem aumentando desde 2005. No primeiro semestre de 2009 deram entrada mais de 6 milhões de quilos de pimentão, procedentes de 116 municípios mineiros.

O índice crescente da demanda por pimentões tem por base, principalmente, a qualidade do produto. Todos os municípios que se dedicam ao cultivo do pimentão contam com assistência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) para desenvolver os programas de cultivo, que vão do preparo do solo até a colheita. O suporte tecnológico oferecido pela empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e a assistência na parte sanitária dos produtos, garantida pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) possibilitam a oferta de pimentões com as condições de segurança alimentar exigidas pelo mercado interno e pelos compradores internacionais.


Leia mais na integra: Agência Minas

Cefar recebe inscrições para disciplinas isoladas de música


Encerram-se na próxima sexta-feira (31) as inscrições ao processo de seleção em disciplinas isoladas do Curso Básico de Música, ano letivo de 2009, do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar). Os interessados devem comparecer à Secretaria de Cursos do Cefar, no Palácio das Artes(avenida Afonso Pena, 1537, Centro), com cópias da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço e uma foto 3X4. As inscrições serão gratuitas.

A seleção constará de uma audição e entrevista. As vagas são para as disciplinas: fagote, flauta transversal, oboé, música de câmara (com grupo formado), saxofone, trombone, trompa, trompete e viola de orquestra.

Cefar

O Centro de Formação Artística, fundado em 1986 pela Fundação Clóvis Salgado, oferece cursos básicos, profissionalizantes e de extensão nas áreas de teatro, música e dança. Os alunos do Cefar têm o privilégio de aliar o rigor do aprendizado acadêmico à riqueza da convivência no ambiente cultural do Palácio das Artes. Assim, o estudo acontece num universo de estímulo constante à sensibilidade, criatividade e talento humanos, essenciais ao artista profissional.

Os cursos preenchem a lacuna crescente entre a formação superior, de graduação, nas áreas de teatro, música e dança, e a formação de nível técnico, concomitante ou posterior ao ensino médio regular.

Serviço

Evento: Seleção em Disciplinas Isoladas de Música - Cefar

Local: Secretaria de Cursos do Cefar (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

Inscrições até 31 de julho

Horário: 9h às 11h30 / 14h às 18h

Inscrições gratuitas

Informações: 3236 - 7308 / 7307

Matéria publicada: Agência Minas

domingo, 26 de julho de 2009

Juventude e violência

Os jovens precisam ser vistos de forma respeitosa


Roberto Tross - Coordenador especial da juventude Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude


Em pesquisa recente, o Unicef (braço das Nações Unidas para a infância e a juventude) apresentou dados alarmantes sobre a situação dos jovens brasileiros. Os índices de homicídio nesse segmento da sociedade são tão assustadores que exigem a ampliação urgente das políticas públicas para a juventude. Em Minas, há um esforço concentrado nos últimos sete anos que visa melhorar as condições de vida dos jovens. Para tanto, há uma série de programas que objetivam reduzir a mortalidade juvenil.
São exemplos claros programas como o Fica vivo e Poupança jovem. Para alinhavar e completar todo esse arcabouço de ações, foi criada a Coordenadoria Especial da Juventude, órgão específico de formulação e execução de Políticas Públicas de Juventude (PPJs). Seu trabalho tem possibilitado significativa mudança no olhar da sociedade. Os jovens estão deixando de ser vistos como um problema. Agora, fazem parte da solução. É a lógica do compartilhamento das responsabilidades.
Já foram criados mais de 80 conselhos municipais de juventude em todo o estado. Ou seja, os jovens estão discutindo o futuro de suas cidades e comunidades e criando condições de melhoria para suas próprias vidas. Não bastasse, estão sendo executados, simultaneamente, 11 grandes projetos que envolverão, até o fim de 2010, mais de 140 mil jovens mineiros. São ações relacionadas à formação de novos líderes, meio ambiente, nutrição e gastronomia, sexualidade, qualificação profissional, entre outros. São exemplos os projetos Diálogos da juventude, Chef s do amanhã, A terceira margem do rio, Vocação e Pode crê. Tais projetos têm parceiros importantes como a ONU, a Rede Mineira da Cidadania, a ONG Leão, o Senar Minas e o Grupo Viver. Sem falarmos nas entidades juvenis propriamente ditas, como a Central Única das Favelas (Cufa), OAB Jovem, Fiemg Jovem, Juventudes Partidárias, ongs, entre outros. Todos os projetos estão em plena execução. Porém, o que mais importa é que, na era da informação e da tecnologia, os jovens precisam ser vistos de forma respeitosa para garantir suas especificidades. Para tanto, o aspecto mais importante para que as ações e programas tenham êxito é o respeito às suas manifestações e à sua linguagem. Ou seja, criar condições para que jovens dialoguem com jovens sobre os seus problemas e angústias, felicidades e perspectivas.
Isso só é possível com uma política pública de juventude específica, com recursos próprios e com pessoas que compreendam tais aspectos. Daí a existência da Coordenadoria Especial da Juventude, que trabalha sob a perspectiva do jovem como o protagonista de sua história. Apenas com ações com tais características conseguiremos estancar a chaga da violência e morte prematura que assolam a juventude brasileira e criar uma geração com esperança e brilho suficientes para transformar nossa sociedade.
Os desafios são ainda gigantescos, mas os resultados tendem a surpreender positivamente num futuro próximo.
Fonte: Jornal EM de domingo 26/07/09

Hospital diz que quadro de Massa é estável

Budapeste - Felipe Massa não está entre a vida e a morte após a cirurgia no crânio a que foi submetido sábado depois do grave acidente sofrido no circuito de Hungaroring durante o classificatório para o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, e seu quadro médico é "estável", informou neste domingo o hospital de Budapeste onde o brasileiro foi internado.
Indagado por um jornalista da AFP sobre se Massa estava "entre a vida e a morte", Andrea Nagy, porta-voz do ministério da Defesa, encarregado da administração do hospital militar para onde foi levado o piloto, respondeu: "Não diria isso". Veja fotos do acidente de Felipe Massa"Ele está num estado muito grave, após um ferimento muito grave. Mas seu estado é estável. As 48 primeiras horas são a fase mais crítica" depois de um ferimento como este, destacou Nagy."Fizemos pela manhã uma tomografia computadorizada para avaliar o ferimento no crânio.
O resultado é animador", declarou, por sua vez, o médico-chefe do hospital, Peter Bazso."Os resultados são os esperados depois de tal ferimento", prosseguiu.
Leia mais em Supersports