sábado, 25 de julho de 2009

Vice-governador visita Centro Educacional no Sul de Minas

O vice-governador Antonio Augusto Anastasia esteve em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, neste sábado (25). Juntamente com o prefeito José Joaquim Afonso, o deputado federal Bilac Pinto e o deputado estadual Thiago Ulisses, Anastasia visitou o galpão da empresa Delphi, a nova ponte da cidade, sobre o rio Sapucaí, e o Centro Educacional Professora Maria José Rosa.
“O governador Aécio Neves me incumbiu de viajar por todo o Estado para fazer visitas, inaugurações e verificar as reivindicações das Prefeituras do interior, ver como o Governo de Minas pode ajudar os municípios”, disse o vice-governador.

Na opinião de Anastasia, uma cidade como Conceição dos Ouros, que congrega em seu nome dois valores tão importantes para os mineiros, a religiosidade e o ouro, que lembra nossa colonização, “não poderia deixar de ser agradável e progressista”.

O prefeito José Joaquim Afonso agradeceu a presença do vice-governador e dos parlamentares no município em discurso no Centro Educacional. “Conceição dos Ouros está crescendo porque tem o apoio do Governo do Estado,da Assembléia Estadual e da Câmara”, afirmou.


Matéria publicada: Agência Minas

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Epamig alerta para controle de doenças em fruteiras


Aproveitar o inverno para prevenir as doenças em árvores frutíferas (fruteiras) de clima temperado, com defensivos agrícolas alternativos, é a recomendação do pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig), Vicente Luiz de Carvalho. A técnica é simples e de baixo custo.

Segundo o pesquisador, durante o inverno, normalmente, as fruteiras de clima temperado entram em repouso vegetativo. Nesse período, ocorre queda total das folhas e toda a estrutura das plantas fica bem exposta, sendo o momento ideal para se realizar as podas. Esse é também o momento de tomar as primeiras medidas de controle das doenças, o "tratamento de inverno". "Essa prática é simples e eficiente. Escrevemos a Circular Técnica para resgatar a importância dessa prática agrícola", explica.

O controle alternativo reduz o uso de agroquímicos ou mesmo evita o seu uso. "A maioria dos fruticultores, não só do Sul de Minas, mas também do Sul do Brasil, usam essa prática", confirma o pesquisador. Defensivos agrícolas alternativos são menos tóxicos e não agridem o meio ambiente ou o homem."Nos últimos anos, cresceu o grau de exigência dos consumidores quanto à qualidade final do produto, portanto, é necessário pesquisar e indicar o uso de produtos alternativos", orienta.


Leia mais na integra: Agência Minas

Estudantes italianos em intercâmbio em Minas vão estudar energia de biomassa


Aprendizado é o combustível que move os 15 estudantes italianos do Politecnico di Torino (Polito) que chegaram nesta quinta-feira (23) em Belo Horizonte para um curso na área de energia de biomassa. Como contrapartida do Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, coordenado pela Subsecretaria de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) Minas Gerais compartilha com esses alunos a expertise em um campo de conhecimento estratégico e bem desenvolvido no Estado.

Em cerimônia realizada no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) o grupo recebeu as boas-vindas. “Esses jovens fazem parte de um projeto pioneiro no Brasil para troca de conhecimento e terão acesso à expertise do Estado na área de biomassa. Mais que uma oportunidade para troca de experiências, o Programa é uma iniciativa que reforça os laços entre Minas Gerais e Piemonte”, enfatizou o subsecretário de Assuntos Internacionais, Luiz Antônio Athayde.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Portugal, apresentou aos jovens os projetos do Governo de Minas para o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de inovação bem como as políticas para o incremento do uso da biomassa como fonte de energia no Estado. “Existem hoje três Arranjos Produtivos Locais (APLs) no setor: Etanol, no Triângulo Mineiro, Biodiesel e Óleos Vegetais, no Norte de Minas, e Biomassa e Carvão Vegetal, na região Central. O trabalho é implantado com base em três pilares: rede laboratorial e de tecnologia e inovação e núcleos de inteligência competitiva”, explicou.

Nas palavras do presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais, Giacomo Regaldo, o Programa permitirá aos jovens experimentar o real ambiente de negócios e de estudos em um país estrangeiro. “Em um mundo de intensa troca de conhecimentos, profissionais qualificados e cosmopolitas são cada vez mais demandados pelo mercado. Em Minas Gerais, os estudantes vão encontrar uma fonte de excelência”, acredita.

Expectativas

Em sua primeira viagem ao Brasil, Paolo Carletto, estudante de Engenharia Química em Polito, espera que o aprendizado adquirido aqui seja um diferencial no futuro, quando chegar ao mercado de trabalho. “A área de biomassa vem ganhando destaque na Itália e o país tem interesse em aperfeiçoar o setor, tendo em vista que tais fontes de energia são menos poluentes que certos combustíveis utilizados atualmente. Certamente esse conhecimento será importante”, afirma.

Seu colega Italo Doberdo, do mesmo curso, também está entusiasmado com a capacitação. “É um novo mundo, tanto pelo campo de estudo quanto pela cultura de Minas Gerais”, revela. Segundo o professor-tutor Bensaid Samir, os alunos estão muito curiosos e motivados pela possibilidade de aprofundarem seus conhecimentos e também por conhecer Minas Gerais. “Eles deverão voltar à Itália com novos pensamentos e idéias”.
Agenda

O curso compreende quatro módulos, a serem ministrados pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Viçosa (UFV) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O primeiro contempla visitas técnicas a instituições diretamente inseridas na cadeia produtiva do biocombustível, biotecnologia e similares, como a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto de Ciências Agrárias. No campus da Unimontes, em Janaúba, no Norte de Minas, serão realizadas visitas a quatro laboratórios de análise e pesquisa.

Como parte do programa, os jovens conhecerão, ainda, as instalações da Fiat, V&M do Brasil, Petrobras e Sada Bio-Energia. Também foram planejadas experimentações nos laboratórios de análise de combustíveis da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec).

O segundo e o terceiro módulos, “Carvão Vegetal e Etanol” e “Biodiesel, Motores e Transformação de Biomassa” respectivamente, serão ofertados pela UFMG. Além das aulas, os estudantes poderão realizar experimentos, compreendendo melhor o processo de produção. Na UFV, o grupo participa do quarto e último módulo do curso: “Biotecnologia e Carvão Vegetal”. As tecnologias e processos da produção de carvão vegetal em viveiros e plantio de floresta energética finalizam a última semana de aulas.

Durante a capacitação, os jovens terão a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com doutores na área de energia de biomassa e diversos técnicos e experters mineiros. O grupo retorna a Turim em 22 de agosto.

Histórico

Em suas duas primeiras edições, o programa Jovens Mineiros enviou, no total, 40 estudantes de Design à região de Piemonte, na Itália, onde se localiza a província de Turim, que possui Acordo de Irmandade com Minas Gerais desde 1993. Os estudantes participaram de capacitação oferecida pelo Polito, preparada especialmente para atender aos alunos brasileiros.

Vinte estudantes universitários da área de Tecnologia da Informação (TI) partiram para Cingapura no último dia 19 de julho, acompanhados pelo professor tutor Edgar Afonso Lamounier Júnior, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Eles integram o grupo da terceira edição do Programa.
Fonte: Minas em pauta

Inverno em Minas atrai turistas e taxa de ocupação nos principais destino turísticos chega a 100% nos finais de semana


Levantamento realizado pelo Governo Aécio Neves por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em alguns dos principais destinos indutores mineiros, municípios que são trabalhados dentro da política pública do setor para se tornarem padrão de qualidade para o turista nacional e internacional, apontou grande movimentação de turistas nas férias de julho.

A taxa de ocupação nos estabelecimentos de hospedagem alcançou a média de 70% na primeira quinzena do mês, com picos de 100% nos finais de semana. A tendência é aumentar ainda mais até o final do mês, com lotação de hotéis e pousadas de diversas cidades em todo o Estado.

A superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur, Jussara Rocha, avalia que o bom desempenho pode ser explicado por uma série de fatores, além das férias escolares.

“Mantemos uma política bem definida de promoção e divulgação de Minas para os mercados nacional e internacional, o que certamente contribuiu para aumentar o interesse do turista de conhecer os atrativos oferecidos no Estado. Também incentivamos a formatação de novos roteiros e a inserção dos mesmos nas grandes operadoras de turismo do país, num processo de diversificação da oferta turística mineira.”

Para a superintendente, a crise econômica e o risco de contaminação pelo H1N1 são outros fatores que diminuíram o interesse pelas viagens internacionais, refletindo no aumento do fluxo do turismo interno.

Taxas de ocupação

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Ouro Preto, na região Central de Minas, o município está alcançando taxa de ocupação próxima a 100% nos estabelecimentos de hospedagem, nos finais de semana de julho. De segunda a quarta-feira, este percentual estabiliza em 50%. O pico na movimentação começa na quarta-feira (70%) chegando perto da lotação nos finais de semana. Com base nestes números, estima-se que 75 mil turistas deverão se hospedar na cidade até o início de agosto. Além disso, 150 mil visitantes passarão em Ouro Preto neste período em excursões de curta duração.

Sul de Minas

O distrito de Monte Verde, em Camanducaia, foi eleito o melhor destino de inverno do país com 44% dos votos em eleição do site Viaje Aqui, promovida pelo Guia Quatro Rodas. A localidade conta com 174 hotéis e pousadas e, fazendo jus à fama, tem reservas esgotadas nos cem estabelecimentos mais tradicionais até o dia 2 de agosto.

A maioria dos municípios espera fechar o mês para consolidar os números de julho de 2009 para compará-los com julho de 2008, mas a Secretaria Municipal de Turismo de Camanducaia estima aumento de pelo menos 15% no número de turistas em julho deste ano comparado com o mesmo mês de 2008.

Neste mês, em função da alta temporada, Monte Verde que nos finais de semana recebe mais turistas de São Paulo, muda um pouco o perfil – continua recebendo turistas paulistas, mas também de Minas, do Distrito Federal e até de Pernambuco.

A taxa de ocupação dos meios de hospedagem em Tiradentes, na região do Campo das Vertentes, está chegando a 90%, de quarta-feira a domingo, neste mês de julho. De segunda a quarta-eira, a taxa é de 60%. A tendência é de manter estes números até o final de julho. No começo de agosto haverá possível queda, com nova alta na taxa de ocupação devido ao Festival de Gastronomia de Tiradentes, que acontecerá de 15 a 24 de agosto.

São Lourenço, no Sul do Estado, teve taxa de ocupação que variou de 70 a 85% nos finais de semana de julho. Os números foram apurados pelo Serviço Autônomo de Turismo de São Lourenço (Servtur), que consegue medir a quantidade de turistas devido ao controle para entrada nos dois principais atrativos, que são o Parque das Águas e o Trem das Águas.

A expectativa para a última semana de julho é ainda melhor. Os hotéis de São Lourenço deverão atingir 95% de ocupação. Muitos já não têm mais vagas para o período. O município espera receber 56 mil turistas até o dia 2 de agosto.

Em Poços de Caldas, também no Sul de Minas, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura registrou taxa de ocupação de 95% nos estabelecimentos de hospedagem no período de 9 a 12 de julho por causa do feriado, em São Paulo. A taxa média de ocupação deve ficar em 80% até o final de julho. A maioria dos visitantes é do interior de São Paulo.

A tendência é de ocupação menor na primeira semana de agosto, com novo pico no período de 15 a 23 de agosto, quando acontecerá a Festa UAI – um dos principais eventos do calendário de Poços de Caldas, que atrai milhares visitantes. Com base na atual taxa de ocupação e número de leitos, a cidade deverá receber 130 mil turistas até o início de agosto.

Araxá e Cipó
Em Araxá, no Alto Paranaíba, a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico prevê taxa de ocupação média de 68,45% nos 15 principais hotéis da cidade durante o mês de julho. Resultado igual ao apurado em julho de 2008. O Grande Hotel de Araxá, o mais tradicional estabelecimento do município, entretanto, deverá manter a ocupação média de 95% que vem registrando desde o dia 2 de julho até o final deste mês.

A Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Santana do Riacho, na região Central, onde o principal atrativo é o Parque Nacional da Serra do Cipó, informou que tradicionalmente a maior movimentação de turistas na região é registrada na segunda quinzena de julho. A ocupação média dos meios de hospedagem nos dias úteis, esta semana, já subiu para 35% e deve alcançar 100% entre sexta-feira e domingo. Na primeira quinzena de julho, houve lotação todos os sábados, com taxa de ocupação mais baixa nos dias úteis.


Fonte: Minas em pauta

Ipem divulga balanço da fiscalização dos produtos juninos


A gerência de Metrologia para Produtos Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais (Ipem/MG) divulgou o balanço dos exames quantitativos realizados em produtos juninos, no período de 25 de maio a 14 de julho. Os testes foram realizados no laboratório de pré-medidos, em Contagem. A ação de fiscalização teve como objetivo defender o consumidor contra possíveis erros na quantidade de produtos juninos – bastante consumidos nessa época do ano.

Segundo a gerente de Metrologia para Produtos Pré-Medidos, Ângela Cadette, 60 lotes de produtos foram coletados, totalizando 890 unidades examinadas. Desses, 56 foram aprovados e quatro reprovados, na média, por apresentar peso menor que a indicada na embalagem. Um produto também foi reprovado no critério individual. As amostras devem ser aprovadas tanto no critério individual, quanto em relação à média percentual. No caso de reprovação, a empresa tem um prazo de dez dias para apresentação de defesa junto ao Ipem/MG. Após esse período, há uma análise jurídica e administrativa para aplicação de penalidade administrativa.

Entre os produtos analisados estão: milho de pipoca, canjica branca e amarela, amendoim, rapadura, cachaça, pé-de-moleque, leite de coco e coco ralado. Ângela explica que a fiscalização dos produtos pré-medidos (aqueles embalados e pesados longe da vista do consumidor) acontece de maneira rotineira durante todo o ano. Caso o consumidor desconfie de alguma irregularidade no produto, a denúncia pode ser feita na Ouvidoria do Ipem Minas pelo telefone 0800 335335 ou pelo e-mail ouvidoria@ipem.mg.gov.br



Matéria publicada: Agência Minas

BDMG-Instrumental apresenta Vagner Faria nesta quarta-feira


O próximo show dos vencedores da 9ª edição do Prêmio BDMG-Instrumental será do contrabaixista Vagner Faria, no Teatro da Biblioteca – praça da Liberdade, 21, nesta quarta-feira (29), às 20h. Ingressos: R$ 2, com renda revertida para o projeto social “Raio de Luz”.

Vagner Faria (contrabaixo) será acompanhado pelos músicos Aulus Mourão (piano); Bernardo Rodrigues (piano, participação especial); Edvaldo Ilzo (bateria) e Renato Saldanha (guitarra e violão).

Além do show em Belo Horizonte, o músico também se apresentará em São Paulo, no projeto “Instrumental Sesc Brasil”, resultado de parceria firmada entre o BDMG Cultural e o Sesc São Paulo. E no final do ano, juntamente com os vencedores de 2009, irá a Ipatinga participar de um show no Teatro do Centro Cultural Usiminas.

Sobre sua apresentação na 9ª edição do BDMG-Instrumental, o crítico e jornalista José Domingos Raffaelli escreveu: “O baixista Vagner Faria não fez por menos, à frente de um excelente quarteto completado por Aulus Mourão (piano), Renato Saldanha (violão) e o extraordinário baterista Edvaldo Ilzo... O conjunto mostrou sua perfeita integração musical em performances interpretando as composições “Além do Olhar”, cujo desempenho incorporou um correto e preciso jogo de dinâmica, oferecendo uma série de acentuações e inflexões sugestivas, e “Quase sem ar”, peça ritmicamente fascinante em constante ebulição realçando a unidade do quarteto, a interação eloqüente e o entendimento entre baixo e violão, com um solo modelar do pianista Aulus Mourão e atuação soberba de Edvaldo Ilzo; seu engenhoso e surpreendente final foi agraciado pela citação de “Jesus, Alegria dos Homens”, de Bach. O arranjo magistral de Vagner Faria para o medley de Milton Nascimento embolando “Viola Violar” e “Cravo e Canela” iniciou com uma surpreendente e engenhosa abertura de free jazz, ou jazz de vanguarda, exposta em uníssono irrepreensível de piano-violão, coroando a ótima apresentação do quarteto.”


Leia mais na integra: Agência Minas

Produções alemãs chegam às telas do Cine Humberto Mauro


A mostra O Mundo de Tati, no Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes, será exibida até neste domingo (26), com produções de um dos maiores cineastas franceses, Jacques Tati. Na segunda-feira (27), a França dá lugar ao cinema alemão com a mostra Um Toque de Lubitsch. Com entrada franca, os cinéfilos vão assistir, até o dia 6 de agosto, cinco filmes do cineasta Ernest Lubitsch, realizados na primeira metade do século XX.

Os filmes ficaram conhecidos pela mistura de ironia, malícia e sofisticação. Em 1912, Lubischt começou a carreira de ator de teatro, mas logo depois descobriu a arte de fazer cinema e isso será mostrado nos filmes: Não Quero Ser um Homem, de 1918; A Princesa das Ostras, de 1919; Sumurun, de 1920; Ana Bolena, de 1920, e Gatinha Selvagem (1921). E ainda sobre a fase alemã do cineasta, a mostra traz o documentário Ernst Lubitsch em Berlim, de 2002, de Robert Fischer.

Já a fase americana de Lubitsch está representada pela sofisticada comédia Ninotchka (1939), com Greta Garbo, e pela obra-prima A Loja da Esquina (1940). Em ambos, é possível conferir o estilo único e original que o cineasta imprimia em relação a temas polêmicos, seja no sexo ou na política, o que deu margem para a expressão The Lubitsch Touch (Um Toque de Lubitsch).

Serviço:

Evento: Um toque de Lubitsch

Data: 27 de julho a 6 de agosto

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, Centro)
Entrada gratuita

Informações: (31) 3236-7400


Matéria publicada: Agência Minas

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Destinos turísticos mineiros têm mês de julho movimentado


Levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) em alguns dos principais destinos indutores mineiros, municípios que são trabalhados dentro da política pública do setor para se tornarem padrão de qualidade para o turista nacional e internacional, apontou grande movimentação de turistas nas férias de julho. A taxa de ocupação nos estabelecimentos de hospedagem alcançou a média de 70% na primeira quinzena do mês, com picos de 100% nos finais de semana. A tendência é aumentar ainda mais até o final do mês, com lotação de hotéis e pousadas de diversas cidades em todo o Estado.

A superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur, Jussara Rocha, avalia que o bom desempenho pode ser explicado por uma série de fatores, além das férias escolares. “Mantemos uma política bem definida de promoção e divulgação de Minas para os mercados nacional e internacional, o que certamente contribuiu para aumentar o interesse do turista de conhecer os atrativos oferecidos no Estado. Também incentivamos a formatação de novos roteiros e a inserção dos mesmos nas grandes operadoras de turismo do país, num processo de diversificação da oferta turística mineira.”

Para a superintendente, a crise econômica e o risco de contaminação pelo H1N1 são outros fatores que diminuíram o interesse pelas viagens internacionais, refletindo no aumento do fluxo do turismo interno.



Leia mais na integra: Agência Minas

Educação ambiental: Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, promoverá encontro para observação de pássaros d


O Governo Aécio Neves por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza no próximo domingo (26) o 2º Avistavis, no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O encontro começa às 7h e será uma oportunidade para os participantes observarem os pássaros da Unidade de Conservação (UC), aprenderem sobre as espécies e presenciarem momentos únicos. O evento tem a parceria do grupo de observadores de aves de Belo Horizonte, a Ecoavis.

De acordo com o gerente do Parque, Edmar Monteiro, biólogos e demais profissionais da Ecoavis vão trabalhar como guias no passeio, promovendo uma interação maior do participante com a UC e um melhor aproveitamento do passeio. “Eles conhecem as técnicas de observação e ao longo do passeio darão as devidas informações sobre os pássaros que aparecerem”, explica Monteiro. Para ele, a presença dos guias é de suma importância para aqueles que têm interesse em aprender sobre as espécies e costumes dos pássaros da região.

A prática do “birdwatching”, como é denominada a observação de pássaros, é útil na prestação de serviços à ciência, quando realizada por profissionais. Como hobby, é uma boa forma de relaxamento e de praticar exercícios, pois enquanto observa, o “birdwatcher” também caminha e adquire resistência física.

Essa é a segunda edição do Avistavis. A primeira aconteceu no dia 31 de maio deste ano. Segundo monteiro, o evento entrou para o calendário do Parque. A cada bimestre acontecerá uma edição. “Cada época do ano as espécies que aparecem são diferentes e acontecendo o ano inteiro o Avistavis possibilita o conhecimento de um maior número de aves”, explica.

Além de levar binóculos e câmeras para participar do encontro, os participantes são orientados a utilizar sapatos fechados e roupas de cores discretas. O passeio é gratuito e as vagas limitadas a 30 pessoas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone do Parque Estadual da Serra do Rola Moça: (31) 3386-8498.
Fonte: Minas em Pauta

SES adota ações de Comunicação para combater a Influenza A


O Governo de Minas, a partir do momento em foi constatada a ocorrência de casos da Influenza A (Gripe Suína) no estado, definiu uma série de estratégias de Comunicação Social. O objetivo é manter a população informada acerca dos cuidados e das medidas a serem adotados, de forma a evitar a contaminação e a propagação do vírus H1N1 no território mineiro.

Entre as estratégias adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) , na fase 1, previstas no Plano Estadual de Enfrentamento da Ameaça da Influenza A/H1N1 (Gripe Suína), destacam-se a produção de peças publicitárias/SES-MG; a reprodução de peças publicitárias/MS; a reconstituição da rede de mobilização social nos moldes do que se idealizou para o combate à Dengue; a contratação de serviços técnicos especializados na busca ativa a possíveis portadores do vírus H1N1, em locais estratégicos principalmente em aeroportos; a implantação de serviços de busca ativa para detectar precocemente casos suspeitos em passageiros vindos do exterior; além da ampliação do serviço de telefonia Disque Epidemiologia (0800 283 2255), para atendimento à população com a finalidade de informá-la, orientá-la e captar casos suspeitos com vistas à adoção de medidas de controle.



Leia mais na integra: Agência Minas

Atriz Duse Naccarati morre aos 76 anos

Atriz morreu de insuficiência respiratória nesta quinta-feira (23).Segundo amigo, ela deu entrada no hospital nesta madrugada.


A atriz Duse Naccarati, de 76 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (23) por insuficiência respiratória

A atriz faleceu por volta das 9h.

Segundo um amigo, Duse foi internada no Hospital Ipanema Plus, na Zona Sul da cidade, durante a madrugada desta quinta.

A atriz participou de diversas novelas, entre elas "Negócio da China", onde interpretou a personagem Tia Saudade.
Matéria publicada: Portal Globo.com

Utramig recebe inscrição para curso técnico e licenciatura


A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), em Belo Horizonte, ainda tem algumas vagas para os cursos de instrumentação cirúrgica, turno da noite, e patologia clínica, turno da tarde. Os interessados devem ligar para (31) 3263-7544 e procurar a secretaria da Instituição, na avenida Afonso Pena, nº 3.400, bairro Cruzeiro, das 8h às 20h.

Em Nova Lima, também há vagas para os curso de informática, turnos da manhã e tarde, eletrônica e instrumentação cirúrgica, turno da manhã, e segurança do trabalho, manhã. As inscrições devem ser feitas na secretaria da unidade - rua 32, nº 36, bairro Oswaldo Barbosa Pena -, de 7h as 13h e de 15h as 22h. Telefone: (31) 3542.5647.

Licenciatura Plena

A Utramig está com inscrições abertas para o preenchimento de vagas do curso de licnciatura plena em biologia, física, matemática e química, na sede em Belo Horizonte.


Leia mais na integra: Agência Minas

Palácio da Liberdade recebe visitantes neste domingo


Se você quer conhecer a história política de Minas Gerais não deve perder a visita guiada ao Palácio da Liberdade, neste domingo (26). A visita começa às 8h30, quando o público pode acompanhar a apresentação da Banda da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), na Praça da Liberdade.

A partir das 9h, tem início a apresentação do regimento que cuida da segurança do Complexo de Palácios (Liberdade e Despachos) na já tradicional solenidade da Troca de Guarda (seguindo o modelo da guarda britânica no Palácio de Buckingham, na Inglaterra) e o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Em seguida, o tour é aberto ao público que, em grupos de 15 visitantes, percorre os 30 principais cômodos do Palácio. A visitação segue, até as 13h, obedecendo ao roteiro feito por técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

A abertura do Palácio da Liberdade é sempre no último domingo de cada mês. No primeiro semestre deste ano, a sede do Governo de Minas recebeu, em média, 720 pessoas por dia de visita. No ano passado, seis mil visitantes puderam apreciar a beleza e a arquitetura do Palácio.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fapemig apresenta projeto de divulgação científica na SBPC


Pesquisadores e estudantes de todo o país participaram da 61ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 12 e 17 de julho, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus. Além das apresentações de trabalhos e debates sobre temas variados, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os programas de instituições diversas na feira ExpoT&C

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) apresentou, em seu estande, as linhas de apoio, principais programas e ações, além do projeto Minas Faz Ciência, de divulgação científica para o público em geral. Ao todo, foram distribuídos 2.300 exemplares da revista Minas Faz Ciência e mais de 5 mil folders com detalhes sobre a atuação da agência de fomento mineira.

A reunião da SBPC, um dos eventos mais tradicionais da área, é realizada anualmente. Em 2009, a organização do evento calcula que cerca de 13 mil pessoas participaram das atividades, que incluem também a SBPC Jovem, segmento da reunião voltado aos estudantes dos ensinos fundamental e médio. Outras notícias sobre o balanço do evento podem ser encontradas no endereço http://www.sbpcnet.org.br/site/home/.

Oeste de Minas conhece tecnologias para o setor leiteiro


Tecnologias para o setor leiteiro serão apresentadas em Dia de Campo que será realizado no dia 31 de julho, na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (Epamig) em Felixlândia, na região Central do Estado. Em seis estações de campo os participantes conhecerão: Produção de gado leiteiro F1; Manejo reprodutivo e sanitário de vacas leiteiras; Ordenha e qualidade de leite de vacas mestiças; Alimentação de vacas leiteiras; Opções de cruzamentos para vacas leiteiras; Produção de carnes com bovinos leiteiros.

Os participantes também saberão mais sobre o desempenho do município na produção de leite, pesquisas sobre o setor leiteiro, extensão rural e a organização da produção leiteira, além de legislação para este setor.

Segundo o pesquisador da Epamig, José Reinaldo Ruas, o objetivo do evento é divulgar tecnologias e melhorar a qualidade do leite produzido nas propriedades. “Apresentaremos o sistema de produção de Leite com Gado F1 e todo o manejo de criação dos mesmos, no qual estão incorporadas as tecnologias desenvolvidas pela Epamig de sistema de alimentação, cruzamentos, manejo de ordenha entre outras”, explica.

O evento integra o 1º Circuito Minas Leite, programa estadual da cadeia produtiva do leite, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Epamig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A inscrição é gratuita e pode ser realizada através do e-mail: fefx@epamig.br. Informações: (31) 3773-1980 ou (38) 3753-1346. As vagas são limitadas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Cresce colocação de trabalhadores com mais de 50 anos


O número de pessoas acima de 50 anos que conseguiram colocação no mercado, por meio dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), cresceu 6,62 % no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2008. Foram 2.204 colocados, ante 2.067. Outro dado interessante é o de pessoas nessa faixa etária que se candidataram a uma vaga. São 16.012 inscritos de janeiro a junho deste ano, contra 11.974 nos mesmos meses do ano anterior: percentual 33% superior

Para a coordenadora do Sine Floresta, Mônica Duarte, a falta de qualificação dos mais jovens pode ser um dos motivos de algumas empresas optarem por profissionais mais experientes. “Muitas empresas buscam pessoas com mais idade em razão da experiência. Existe a demanda por esses profissionais e eles têm experiência,” avalia.

O pedreiro Jeci dos Reis, 60 anos, é um dos profissionais que conseguiram colocação por meio do Sine. “Trabalhava por conta própria e resolvi procurar emprego com carteira assinada. Fui a um posto do Sine e tudo foi muito rápido. Se tem a vaga, a empresa contrata mesmo. Antigamente tinha discriminação pela idade, mas hoje isso diminuiu muito, uns 40%”, arrisca.

Jeci deixa um recado para os trabalhadores que têm receio de procurar emprego, em razão da idade. “Essas pessoas têm que ir em frente porque, com certeza, tem muita vaga no mercado”.

Sine

Os postos do Sine prestam serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. Em Minas Gerais, são 108 postos de atendimento, coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). Além de intermediar mão-de-obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.


Leia mais na integra: Agência Minas

Palácio das Artes recebe inscrição para bailarino trainee


O Ballet Jovem do Palácio das Artes está recebendo currículos de bailarinos, com idade entre 15 e 25 anos, que estejam interessados em fazer parte do elenco como trainee. No site da Fundação Clóvis Salgado (FCS) estão disponíveis o edital completo e o formulário, que deve ser entregue na secretaria do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (avenida Afonso Pena, 1537, Centro) de segunda a sexta-feira, de 10h às 18h.

De julho a agosto de 2009, a direção do Ballet entrará em contato com os selecionados para agendar a sua participação nas atividades diárias do grupo. Os bailarinos escolhidos poderão participar das apresentações do Ballet, com o objetivo de proporcionar-lhes aperfeiçoamento profissional. Nesse período, os dançarinos convidados serão avaliados por profissionais que trabalham com o grupo e os candidatos selecionados farão uma entrevista na Diretoria do Ballet Jovem. Os futuros bailarinos trainees passarão trimestralmente por uma avaliação, que visa acompanhar o seu desenvolvimento e progresso de acordo com os objetivos do grupo, podendo o bailarino vir a ser bolsista.

Ballet Jovem O Ballet Jovem Palácio das Artes foi criado com o propósito de preencher um espaço vazio existente entre a formação e a inserção de bailarinos no mercado. Um corpo de dança jovem formado por dançarinos com idade entre 15 e 25 anos que são preparados para atuarem em companhias e grupos profissionais já estabelecidos no mercado brasileiro.



Leia mais na integra: Agência Minas

Primeiro semestre tem receita de R$ 10,17 bilhões em ICMS


Para atenuar os efeitos da crise econômica e financeira e seus reflexos sobre a arrecadação estadual, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) adotou uma série de medidas a partir de novembro do ano passado. Ao mesmo tempo em que prorrogou prazo para recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e de benefícios fiscais que reduzem esse imposto nas vendas à construção civil, no transporte de passageiros, nos produtos hospitalares, produtos lácteos, cesta básica e outros, o Estado intensificou o controle sobre o trânsito de mercadorias e o combate à sonegação. Dessa forma, foi possível fechar o primeiro semestre deste ano com uma receita total de ICMS da ordem de R$ 10,17 bilhões, frente a R$ 10,41 bilhões registrados em 2008.

Os números foram apresentados nesta terça-feira (21) pelo secretário de Estado de Fazenda, Simão Cirineu Dias, que fez uma avaliação do desempenho da arrecadação em Minas, mostrando que, em decorrência das peculiaridades de sua economia, o Estado sentiu mais de perto os efeitos da crise econômica e financeira internacional. “Grande fornecedor de bens intermediários, a exemplo de produtos siderúrgicos, o Estado registrou uma perda considerável de arrecadação, mas mantém a expectativa de reversão do quadro com a retomada do crescimento”, afirmou o secretário.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Vice-governador lança o programa ProJovem Urbano


O vice-governador Antonio Augusto Anastasia lançou oficialmente, nesta terça-feira (21), o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano, em reunião com cerca de 70 prefeitos mineiros, no auditório do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte. Desenvolvido em uma parceira entre a União e Estado, e com apoio dos municípios, o objetivo do Programa é a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental. O programa tem duração de 18 a 20 meses.

O ProJovem Urbano tem a finalidade de executar ações integradas que propiciem aos jovens brasileiros a elevação do grau de escolaridade, visando à conclusão do Ensino Fundamental, qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com práticas de solidariedade, exercício da cidadania e intervenção na realidade local.

“Esse é um projeto de cunho social muito importante, na medida em que permite uma oportunidade de retorno aos estudos daqueles jovens que, por diversos motivos, se ausentaram da sala de aula. Agora, há um estímulo para que eles voltem aos estudos”, disse o vice-governador.

Segundo ele, a participação dos municípios é fundamental na execução do ProJovem Urbano, já que cada cidade tem suas características e peculiaridades. “Caberá aos municípios, juntamente com o Instituto de Governança Social, que é vinculado ao Estado, a execução do Programa na esfera municipal, ou seja, a realização das aulas, os cursos de qualificação, o estímulo e a identificação dos professores. Esses projetos de caráter social têm vários desdobramentos a favor da inclusão social, diminuição da violência e participação cidadã; por isso são tão positivos”, explicou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Paulo Abi-Ackel é o primeiro convidado do "Olho Vivo" da Juventude Tucana

O programa contou com a participação de cerca de 30 filiados que fizeram 15 perguntas ao presidente dos tucanos mineiros; o objetivo é criar um canal entre os jovens que militam no Partido e as lideranças tucanas

O presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado federal Paulo Abi-Ackel, foi o convidado de estréia do programa "Olho Vivo", projeto do Secretariado da Juventude do PSDB/MG que tem como objetivo criar um canal entre os jovens que militam no Partido e as lideranças tucanas. O formato é o de uma entrevista, a exemplo do programa Roda Viva, que vai ao ar às segundas-feiras pela TV Cultura/Rede Minas, onde os filiados - que ficam em círculo com o convidado ao centro - fazem perguntas, tendo a ajuda de um mediador.

O primeiro programa aconteceu nessa segunda-feira à noite, dia 20, na sede do PSDB/MG, em Belo Horizonte, e contou com a participação de cerca de 30 filiados que fizeram 15 perguntas ao presidente dos tucanos mineiros. Os assuntos abordados foram prévias, projetos em andamento no Diretório Estadual, maior participação da Juventude nos rumos do Partido, sucessão mineira, além, é claro, da trajetória política de Paulo Abi-Ackel, que começou na década de 80, justamente com a fundação da JDS - Juventude Democrática Social. Esse movimento de jovens atuava no antigo PDS, partido do governo na época, mas que defendia as eleições diretas para presidente da República e também cobrava representação política para o Distrito Federal, que tinha então governador nomeado e nenhum representante legislativo.
Foram seus companheiros na JDS os deputados tucanos Jutahy Magalhães Jr., da Bahia, e Julio César Redecker, do Rio Grande do Sul, que faleceu há dois anos num acidente de avião, além do deputado Ciro Gomes, do Ceará, entre outros. Neste período, o PSD era o partido do pai de Paulo, o político Ibrahim Abi-Ackel, que foi deputado por diversas legislaturas e ex-ministro da Justiça.

E foi sobre a influência da longa história política de Ibrahim Abi-Ackel uma das perguntas feitas a Paulo. Ele lembrou o primeiro partido de seu pai, o influente PSD mineiro, onde militavam importantes figuras como Tancredo Neves, José Maria Alkmin, Paulo Pinheiro Chagas, Guilhermino de Oliveira e Juscelino Kubitschek. "Minha casa sempre foi palco de reuniões políticas com a participação destas grandes figuras da história brasileira. O PSD foi uma grande escola e hoje o PSDB tem muito deste partido", afirmou.



Leia mais na integra: Portal PSDB

Copasa faz prevenção e combate a incêndios no Serra Azul


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) desenvolve ações efetivas no que se refere à prevenção e combate a incêndio em suas reservas ambientais. Os incêndios são originados tanto por fenômenos naturais quanto pelo próprio homem, que além de provocar impactos no meio ambiente ameaça a saúde e a vida da população das áreas atingidas, também contribuindo para o aumento do efeito estufa e perdas na qualidade atmosférica local e regional.

Entre as reservas da Copasa está o Sistema Serra Azul (foto) que produz cerca de 1600 litros de água por segundo, o que corresponde a 12% da água que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Portanto, preservar essa área é prioridade para a empresa. Os resultados das ações implementadas já apresentam resultados. De 2007 até esta data, nenhum foco de incêndio atingiu a Reserva Serra Azul.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de brigadistas e supervisores, que monitoram a área 24 horas por dia. A equipe, anualmente, recebe treinamento e faz reciclagem sobre as normas de combate e conta com todas as ferramentas - barco e carretinha com kit básico contendo pás, enxadas, machados, chicotes, rastelos e cilindros costais para jateamento de água a pequenas distâncias -, e ainda, equipamentos básicos de segurança individual (luvas, óculos, botas, cantis e binóculos), além de motocicletas e tanques reservatórios móveis.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas leiloa veículos nesta quarta-feira


Os interessados em adquirir veículos considerados inservíveis para o serviço público estadual poderão arrematar os bens que serão leiloados, nesta quarta-feira (22), pelo Governo de Minas. Coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o leilão vai disponibilizar 175 lotes de veículos, máquinas, bobinas e sucatas de alumínio, além de prensas e tornos, de diversas marcas, modelos e ano de fabricação. O leilão será realizado no Palácio dos Leilões (Via Municipal 5, número 1800 - bairro São Sebastião, Contagem – MG), a partir das 9h.

Os lances iniciais variam de R$ 400 a R$ 12 mil e a previsão de arrecadação do Governo de Minas deverá superar R$ 1 milhão. No último leilão realizado, foram vendidos 134 veículos e o valor arrecadado foi de R$ 1,6 milhão recolhido ao Tesouro do Estado.

Os interessados poderão visitar os bens discriminados nos lotes de números 1 a 147 no pátio da Seplag, nesta terça-feira (21), de 8h as 12h e das 13h às 17h, rua Djezzar Leite, 500, bairro Nova Gameleira – Belo Horizonte. Já a visitação dos bens referentes aos lotes 148 a 175 poderá ser feita na Fábrica de Placas Montese, rua Conde Pereira Carneiro, 400, bairro Gameleira, de 8h as 12h e das 13h às 17h.

Outras informações estão disponíveis no site da Seplag ou na Comissão Permanente de Alienação, pelo telefone (31) 3253-6049.


Matéria publicada: Agência Minas

Duo de piano e trompete é atração do Quarta Erudita


O trompetista Érico Fonseca e o pianista Cristiano Vogas se apresentam nesta quarta-feira (22), em mais uma edição do projeto Quarta Erudita. O espetáculo será oferecido ao público na Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, às 19h30, e os ingressos custam R$5,00. No repertório, obras de Peskin, Gershwin e Villa- Lobos.

Quarta Erudita é um projeto da Fundação Clóvis Salgado (FCS) que privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos. A próxima edição do Quarta Erudita acontece dia 29 de julho com um sexteto de sopro, mais uma variada forma de representação da música lírica. Uma ótima opção de lazer e cultura para quem está em BH no mês das férias.

Érico Fonseca

Érico Fonseca nasceu em Nova Friburgo (RJ) e em 1999 foi escolhido como 1° trompete da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem. No mesmo ano, foi vencedor de um concurso de jovens instrumentistas promovido pelo Departamento Cultural de Fribourg (Suiça). Como prêmio, ele foi estudar no Conservatório de Fribourg, tornando-se bacharel em trompete (2003) e recebendo diploma de Virtuosidade (2005). De 2001 a 2003, Érico apresentou-se com as Orquestras Sinfônicas de Biel e de Berna, e como solista, tocou com a Banda Sinfônica la Concordia, Banda Sinfônica de Fribourg, com a Orquestra Sinfônica de Argaau, Orquestra de Câmara de Praga e outros. Em 2001, foi o segundo colocado no Concurso “Jeunesses Musicales” na Chaux-de-Fonds (Suiça), e em 2003 obteve o primeiro lugar do concurso da “Yamaha Foundation for Europe” na categoria metais e foi finalista do “Yamaha Trumpet Contest” em Berlim, 2004


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 20 de julho de 2009

DER-MG intensifica fiscalização nas rodovias estaduais


O motorista que vai viajar de carro ou grupos que pretendem fretar veículos nas férias de julho devem ficar atentos para evitar contratempos. Além de revisar o carro e respeitar os sinais de trânsito, os viajantes encontrarão mais fiscalização. O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) terá 250 profissionais a postos nas estradas para garantir aos usuários um transporte e um trânsito seguro em 450 operações nas diversas regiões do Estado.

A segurança do usuário do transporte é uma dos principais objetivos da Operação Férias de Julho, iniciada no sábado (18). As ações para o mês de férias estão focadas na segurança devido ao grande fluxo de veículos nas estradas em razão das férias escolares.

Fretamento de Veículos

Quem pretende fretar ônibus ou microônibus para realizar suas viagens deve redobrar a atenção na hora de contratar o serviço, de acordo com o gerente de Fiscalização do DER, Ronaldo Assis Carvalho. “É importante verificar, antes de fretar um veículo, se o mesmo possui a Autorização para Prestação de Serviço de Transporte Fretado Rodoviário Intermunicipal de Pessoas (ATF)”, alertou.

O responsável pela contratação da viagem deverá exigir do proprietário da empresa de transporte contratada, comprovação de seu cadastro junto ao DER/MG. Após confirmação da regularidade do registro, o contratante informará ao proprietário da empresa contratada a relação das pessoas a serem transportadas, com nome e número da carteira de identidade. De posse desta listagem, a empresa emitirá junto ao DER/MG a indispensável autorização de viagem (ATF). Dúvidas poderão ser solucionadas por meio do telefone 118, na RMBH e 0800-2851518 no interior.


Leia mais na integra: Agência Minas

Cinco mil jovens participam da 4ª Olimpíada do Fica Vivo!


Começa, nesta segunda-feira (20), a 4ª Olimpíada do Fica Vivo! programa de Controle de Homicídios da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) destinado a jovens entre 12 e 24 anos que vivem em situação de risco. Neste primeiro dia da programação, serão realizados os primeiros jogos da etapa classificatória dos Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPC) de Belo Horizonte, nas modalidades futsal e futebol de campo.

A cerimônia de abertura das olimpíadas do Fica Vivo! será no dia 13 de outubro com a presença do secretário de Defesa Social Maurício Campos Júnior, na sede do Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244, bairro Lourdes). No evento, haverá desfiles dos participantes e apresentações culturais. Os vencedores serão premiados com troféus e medalhas em ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar).

Neste ano, cinco mil jovens participarão dos jogos que terão novo formato: três etapas classificatórias e uma fase final. Na primeira, de 20 de a 30 de julho, enfrentam-se os times formados pelos dez Núcleos de Prevenção à Criminalidade (NPCs) de Belo Horizonte. Em agosto, serão as eliminatórias de Betim, Contagem e Ribeirão das Neves. No mês de setembro, as dos Núcleos de Sabará, Santa Luzia e Vespasiano e, de 13 a 17 de outubro, os classificados nas etapas iniciais se enfrentam para decidir o campeonato.



Leia mais na integra: Agência Minas

Segurança alimentar é tema de encontro em Belo Horizonte


Belo Horizonte sedia, nesta semana, o II Congresso Latino-Americano e o XVI Encontro Nacional de Analistas de Alimentos (Enaal), eventos que apresentam as últimas novidades da área e debatem estratégias para disponibilizar alimentos seguros para a população brasileira. A conferência de abertura, realizada nesse domingo (19), no Minascentro, contou com a palestra da diretora do Departamento de Gestão Integrada da Política da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Neila Maria Batista Afonso. Segundo ela,“o desafio do alimento seguro vai além de acesso à alimentação. É um conjunto de ações para prover a dignidade aos seres humanos”.

Os eventos, que seguem até a próxima quinta-feira (23), no Minascentro, são promovidos pela Sociedade Brasileira de Analistas de Alimentos (Sbaal), com organização da Fundação Ezequiel Dias (Funed)/Laboratório Central de Minas Gerais(Funed/Lacen-MG), da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Faculdade de Farmácia da UFMG.





Leia mais na integra: Agência Minas

IMA participa do Seminário Nacional sobre agrotóxicos


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vai representar Minas Gerais no 7º Seminário Nacional sobre Agrotóxicos, de quarta (22) a sexta-feira (24), em Vitória (ES). A programação do evento destaca-se pela discussão de temas como avaliação do uso e do risco de agrotóxicos na produção de alimentos e o uso de equipamentos de proteção individual na aplicação.

Para o gerente de Defesa Vegetal do IMA, o engenheiro agrônomo Nataniel Diniz Nogueira, que também compõe a Comissão Nacional da organização do Seminário, é muito importante a presença do Instituto. “A participação demonstra o interesse e a preocupação do IMA com o tema agrotóxicos e, por isso, devemos fazer todo o esforço possível para manter nossos técnicos atualizados sobre o assunto, a fim de possibilitar maior engajamento nas atividades desenvolvidas”, avalia.

A coordenadora de Educação Sanitária do IMA, Ana Maria Starling, vai debater o tema “Educação Sanitária nas ações de Defesa Agropecuária”. Ela vai apresentar o Projeto para Formação de Agentes de Saúde Agropecuária (Pasa), que tem como objetivo formar agentes capacitados para realizar vacinações importantes e que, neste ano, passou a formar agentes no uso correto de agrotóxicos.

A necessidade de inclusão dessa capacitação no Pasa surgiu a partir do Projeto Alimento Seguro (PAS), que o IMA desenvolve desde o início de 2009. O PAS realiza o monitoramento de resíduos de agrotóxicos no cultivo de morango e tomate e tem o propósito de desenvolver ações para sensibilizar e provocar uma mudança no comportamento dos produtores mineiros sobre a importância do uso racional e consciente dos agrotóxicos. Para reforçar e conscientizar os produtores rurais, já estão sendo realizadas palestras e reuniões com as comunidades.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas apresenta Usina do Trabalho em Uberlândia


Representantes da Subsecretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Governo de Minas estarão em Uberlândia, nesta terça-feira (21), para uma reunião com empresários locais, sindicatos e trabalhadores. O objetivo do encontro é apresentar o Projeto Usina do Trabalho, ação desenvolvida e coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O evento terá início às 8h, na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (ACIUB) – avenida Vasconcelos Costa, 1.500, bairro Martins.

De acordo com a coordenadora do projeto, Lara Valadares, o evento é uma oportunidade de reunir e aproximar os empregadores, trabalhadores e entidades de classe das ações do Usina do Trabalho. “Buscamos, com esse encontro, apresentar as diretrizes, a linha de atuação e os números do projeto no ano de 2008, além de mostrar as possíveis parcerias e o que os empresários de Uberlândia e região podem fazer com o Usina do Trabalho, por meio das Unidades de Atendimento ao Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MG), em 2009. Estudamos a ampliação do projeto e as parcerias são fundamentais”, afirma.

Segundo Lara, com a mobilização junto aos empresários, é possível colocar no mercado de trabalho um número maior de pessoas qualificadas. “Acreditamos que a qualificação profissional é o meio de se conseguir um emprego, desde que seja feito um levantamento do que o mercado necessita e exige. Esse trabalho junto ao empregador irá nos mostrar qual é a demanda por profissional requisitado de cada região do Estado. Assim, podemos oferecer o curso solicitado e adequado a cada localidade, aumentando nossa assertividade e garantindo a empregabilidade do trabalhador mineiro”, explica.


Leia mais na integra: Agência Minas