sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tropeços do PT: “Do ‘Dilmasia’ na cara de Hélio Costa em Minas à fraude da foto de Norma Bengell, passando pelas agendas canceladas de última hora

De tropeço em tropeço
A campanha de Dilma Rousseff tem tudo demais, e a de José Serra parece ter tudo de menos, quando se trata de alianças, palanques, tempo de propaganda na TV e equipes de jornalismo, de agenda, de internet. Mas o resultado é que a campanha de Dilma também tem errado muito mais. Digamos que proporcionalmente mais: quanto mais gente e parafernália, maior a chance de erros.
Afora o ataque ao Mercosul, equivocado sob vários ângulos, Serra tem errado pouco. Já Dilma já tem uma bojuda coleção de “tropeços verbais, agenda errática, coordenação inchada e mau uso da estrutura de internet”, como disse o jornalista Ricardo Kotscho, ex-assessor de Lula em campanhas e no governo. Logo, insuspeito.
Trpo. Como se um dissesse para Dilma usar rosa, o outro exigisse azul; um a empurrasse para o Ceará, o outro puxasse para Santa Catarina; um quisesse um site programático, o outro estimulasse a troca de figurinhas da militância.
Por enquanto, até pode. As candidaturas ainda não foram oficializadas e, afinal, a Copa do Mundo vem aí. A fase da campanha, portanto, é de aprendizagem e aquecimento. Mas não vai ser sempre assim.
Em campanhas muito polarizadas, em que se fala até em definição no primeiro turno, os candidatos e candidatas têm não apenas de acertar, firmar diferenças a seu favor e conquistar confiança mas principalmente não errar.
Dilma tem Lula e o vento a favor, mas a campanha tem de ajudar, não atrapalhar, e cabe a ela fazer o resto, ou o principal. Campanhas são cada vez mais sofisticadas e científicas, mas também cometem erros (como se vê) e não fazem milagre. Não tem santo nem pesquisa que substitua ou reinvente Sua Excelência, o(a) candidato(a).

“A política em Minas é feita com base no entendimento, no convencimento com as ideias. Aécio governou da forma mais republicana possível"


Anastasia diz que não punirá aliados pró-Dilma

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (PSDB), afirmou ontem que o estado não vai retaliar prefeitos aliados queaderirem à “Dilmasia” - voto no próprio Anastasia para o governo e na candidata petista, Dilma Rousseff, para a Presidência, no lugar do tucano José Serra. De acordo com o governador, o estado é “republicano” e opositores não são “inimigos”, mas “adversários eventualmente”.

Essa decisão vale apenas para os partidos aliados, pois a direção do PSDB alerta que prefeitos da legenda que não apoiarem Serra serão expulsos do partido.

- A política em Minas Gerais é feita sempre com base no entendimento, no convencimento com as ideias. O (ex) governador Aécio Neves ao longo destes sete anos governou Minas da forma mais republicana possível. E é claro então que é difícil falar em retaliação. Há sempre o convencimento, mostrar quem é melhor, e esse será nosso esforço – afirmou o governador.

Anastasia citou o caso da prefeita petista Maria José Haueisen, de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, que elogiou Aécio em visita recente à cidade, quando ainda era governador. “Dilmasia” é uma referência ao fenômeno que ficou conhecido como “Lulécio”, quando o eleitorado mineiro votou no petista Luiz Inácio Lula da Silva para presidente e no tucano Aécio Neves para governador, em 2006.

- Esse é um fantasma devidamente exorcizado. O PSDB tem uma norma definida: é José Serra para presidente, Anastasia para governador e Aécio para o Senado. Aqueles prefeitos que se sentirem desconfortáveis, estão à vontade para procurar outra filiação partidária. Seremos extremamente rigorosos com isso - disse o presidente do diretório estadual tucano, deputado federal Narcio Rodrigues.

Aécio visita Anastasia na sede do governo

A posição é a mesma de Aécio Neves, que ontem fez sua primeira visita a Anastasia na sede do governo depois de deixar o cargo.

- No caso do PSDB, não há hipótese de, seja prefeito, vereador ou militante, não estar apoiando a candidatura de José Serra ou a candidatura de Antonio Anastasia. Prefeito do PSDB não vai apoiar ninguém, nenhum outro candidato, que não seja do PSDB. Essa hipótese não existe - afirmou o ex-governador de Minas.



Fonte: O Globo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Artigo de César Maia explica a estratégia do PT de controle da mídia, educação e sindicatos


POR QUE O PT QUER CONTROLAR A MÍDIA, A EDUCAÇÃO, PARTIDOS, SINDICATOS, FAMÍLIA!

1. Depois do “decreto” sobre direitos humanos, onde Lula, Dilma e o PT foram pegos em flagrante, muitos se perguntaram por que num decreto tratar de aborto, restrição à liberdade de imprensa, empoderar mais os sindicatos, centralizar normas de educação, submeter os partidos políticos, etc. A questão nada tem a ver com excessos do ministro que a ministra da casa civil e o presidente descuidadamente assinaram.

2. É, na verdade, muito mais grave, pois tem base conceitual. Desde Marx que se vem estudando as questões relativas ao “Estado a serviço da burguesia” e os sistemas derivados da base econômica, os quais se agruparam no que ele chamou de “superestrutura”. Aí estão a Igreja, Educação, Imprensa…

3. Durante a Guerra Fria, no pós-guerra, na medida em que os governos, de ambos os lados, buscavam internamente o máximo consenso na defesa de sua visão ideológica, alguns autores entenderam que o conceito de Estado deveria ser mais abrangente, incluindo toda a chamada “superestrutura”. Alguns deles, e o exemplo mais expressivo foi o filósofo Louis Althusser, reconceituram o Estado dessa nova forma.

4. Os jovens políticos de esquerda formados nessa geração, com influência althusseriana (final dos anos 60 e anos 70), uma vez no poder, 30 anos depois, trataram de trazer abertamente tais funções para o Estado, usando-as para reforçar seu controle sobre a sociedade, num Estado Total de pensamento único. É isso que tenta fazer o PT no poder. E o “decreto” não foi um excesso isolado, mas faz parte de um projeto. Portanto, muito, muito mais grave. Afinal, o que faz Chávez? Pilhados a tempo, fingiram recuar. Na verdade ganham tempo, pensando no próximo governo, que imaginam controlar.

5. No caderno “Sabato” do jornal Estado de SP (17), Silviano Santiago escreve em seu artigo: “Louis Althusser, filósofo marxista, retrabalhou a noção clássica de aparelho de Estado (governo, administração, exército, tribunais) para somar a ela os chamados ‘Aparelhos Ideológicos do Estado’, (família, escola, mídia, sindicato e sistema político nacional).


Política Ambiental: Rio das Velhas tem longo trecho recuperado graças às ações iniciadas na gestão Aécio em parceria com Projeto Manuelzão da UFMG


O maior afluente do Rio São Francisco, o Rio das Velhas, começa a apresentar melhoria na qualidade das águas, isso é comprovado pela volta dos peixes ao rio, que dá sinais de rejuvenescimento. Em dez anos, os peixes que subiam cerca de 200 km na bacia desde o Rio São Francisco agora são identificados ao longo de 580 km, já bem mais próximos as áreas consideradas mais degradadas, que ficam na região metropolitana de Belo Horizonte. Essa foi uma das constatações feitas pela Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do Projeto Manuelzão, na “Expedição Rio das Velhas 2009: encontros de um povo com sua bacia”.

Um outro índice que comprova a qualidade da água do Velhas é o parâmetro “Demanda Bioquímica de Oxigênio” (DBO). O estudo é feito pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e mede a quantidade de material orgânico presente na água.

Os dados mostram uma melhora significativa na média de DBO no Rio das Velhas, diminuindo de 15,25 miligramas por litro, em 2003, para 7,6 em 2009. Quanto menor o índice, melhor a qualidade dos corpos de água. A diminuição da DBO e o aumento do oxigênio nos rios é um importante fator para a manutenção e reprodução da fauna aquática.

Este resultado está ligado ao Projeto Estruturador Meta 2010, criada na gestão Aécio Neves e uma iniciativa que reúne governo do Estado, a maioria das 26 prefeituras municipais que fazem parte da bacia do Velhas em seu trecho metropolitano, a sociedade civil organizada e a população em geral. O principal objetivo é elevar a qualidade das águas de “Classe III” para “Classe II”, que prevê a destinação ao abastecimento doméstico após tratamento convencional, às atividades de lazer, entre elas, nado e mergulho, à irrigação de hortaliças e a criação de peixes.

Para isso acontecer uma das principais ações é a eliminação do esgoto não tratado no rio, uma das metas do Plano Diretor dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Em janeiro de 2010 foi inaugurado o tratamento secundário da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Onça, o que representa a retirada de cerca de 90% da matéria orgânica presente nas águas, mais precisamente, o tratamento de uma vazão de 3.600l/s.No final do ano passado, o volume de esgoto coletado no Rio das Velhas pela Copasa alcançou 57,33% e a previsão é que este índice suba para 75% até o final de 2010. São 22 ETEs na bacia do rio, 8 em obras e 3 em fase de planejamento.

Poluição Difusa

Paralelo à implantação de grandes empreendimentos em saneamento ambiental, a Copasa realiza importante ação para a Meta 2010. Implantado em 1997, o programa Caça Esgoto é responsável por identificar e retirar o esgoto despejado inadequadamente nas galerias pluviais, nos córregos e nos rios, encaminhando-os para as ETEs. De 2003 a 2008 foram eliminados aproximadamente 550 lançamentos. Atualmente, estão sendo realizados 57 empreendimentos e outros 23 em fase de licitação.

O Caça Esgoto e as operações do Comitê Gestor de Fiscalização Integrada (CGFAI) ligado ao Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) são duas ações governamentais de combate à poluição difusa, (gerada pelo escoamento superficial da água em zonas urbanas e rurais, é dita de origem difusa, uma vez que provém de atividades que depositam poluentes de forma esparsa sobre a área de contribuição da bacia hidrográfica).

Em 2009, o Comitê Gestor de Fiscalização, órgão responsável por promover e planejar o monitoramento da fiscalização ambiental no estado de Minas Gerais, realizou quatro grandes operações integradas na bacia, nas quais foram suspensas as atividades de 37 empreendimentos. Em todas as operações são feitos boletins de ocorrência, autos de infração e os técnicos e policiais fornecem orientações aos empreendedores para buscarem a legalização ambiental.

Navegação

Um outro objetivo da Meta 2010 é a navegação turística no trecho metropolitano do Rio das Velhas. Uma empresa começou em março deste ano a fazer o levantamento batimétrico, os estudos hidrológicos, a definição do canal navegável e dos locais para implantação de terminais de embarque e desembarque de passageiros, além de determinar o impacto ambiental nas áreas de cada terminal projeto. O trecho analisado abrange cerca de 117km da ponte de Sabará até Jaguara Velha e o estudo deve ficar pronto até o final de 2010.

Estas e outras ações que englobam o programa de revitalização do Rio das Velhas, o maior projeto de recuperação de bacia hidrográfica desenvolvido no país, vão ser apresentadas no II Seminário Internacional de Revitalização dos Rios. O evento será realizado em Belo Horizonte e faz parte de um projeto de criação de um movimento internacional pela revitalização de rios. Um dos objetivos é contribuir para o intercâmbio de projetos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta, dando continuidade também nas ações do Projeto Estruturador do Estado de Minas Gerais “Meta 2010”.

O encontro será também uma oportunidade para debater modelos e conceitos diferentes de gestão das águas nas bacias hidrográficas, nas cidades e no campo, com apresentação de novos paradigmas, além de conhecer outras práticas de revitalização de rios no mundo, promover intercâmbio e fomentar novas iniciativas. A inscrição será efetivada após o envio do comprovante de depósito pelo fax (31) 3915-1917 ou pelo e mail: participativo@meioambiente.mg.gov.br.

Janio de Freitas "poderia ser apenas ridículo como feito e perverso com a candidata não fosse, acima de tudo, um golpe sórdido”

A candidata Bengell
É difícil saber qual dos dois atos do site de candidata de Dilma Rousseff é mais trapaceiro e repulsivo.
Fazer uma foto do rosto de Norma Bengell nos seus bons tempos passar por foto de Dilma Rousseff “poderia ser apenas ridículo como feito e perverso com a candidata não fosse, acima de tudo, um golpe sórdido”.
Atribuir a confusão fotográfica elaborada, como faz uma nota do site desmascarado, a “interpretação equivocada” de quem quis conhecer as mensagens da candidata, é mistura de desonestidade e desfaçatez.
O propósito da baixeza está evidente no cuidado com que foram escolhidas as duas fotos. A de Norma, com o rosto pequeno, sem atrair atenção minuciosa, sob um pedaço de cartaz em passeata contra a ditadura; a de Dilma, o rosto inteiro, recente, não se sabe quanto.
Mas, nas fotos utilizadas, as duas cabeças exatamente na mesma posição, enviesadas. Os cabelos acima da testa com disposição e corte iguais.
O tempo explicaria a infidelidade dos traços da Dilma candidata aos da outrora Dilma manifestante. Ainda mais sabendo-se que a jovem Dilma foi participativa contra a ditadura.
A nota do site não foi seguida de alguma forma de pronunciamento de Dilma Rousseff sobre o que foi feito em nome de sua candidatura.
Caso não se conheçam providências respeitosas com o eleitor, o seu recém-nascido site não é dos que mereçam nem um mínimo de confiança para ser ainda visitado.
Uma situação interessante para a candidata que ambiciona fazer da internet, a exemplo do feito por Barack Obama, um recurso eleitoral eficaz.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Enquanto o PT mineiro não se entende, palanque de Dilma fica indefinido e PMDB parte para o ataque para formalizar novas alianças

Palanque de Dilma em Minas estremece
Enquanto PT não se decide, PMDB de Costa já negocia chapa com PDT e PCdoB
Cansado de esperar um desfecho na disputa interna no PT de Minas, o PMDB partiu para as negociações sobre a chapa no estado.
Os peemedebistas acreditam que, fechando uma aliança ampla em torno do senador Hélio Costa para o governo, o PT não teria outra saída a não ser aderir, com risco de ver esvaziado o palanque da pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff no segundo maior colégio eleitoral do país.
No próximo domingo, os petistas mineiros farão prévias para escolher entre os pré-candidatos Patrus Ananias e Fernando Pimentel. Mas o PMDB decidiu não esperar e já negocia acordos inclusive com aliados históricos dos petistas, como o PCdoB.
O mais assediado pelos peemedebistas mineiros, porém, é o PDT, do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, amigo de Costa.
As cúpulas do PMDB e do PT haviam acertado um prazo de até 9 de maio para a definição do nome petista e uma possível aliança na formação de palanque único para Dilma no estado. Mas o diretório estadual do PT, comandado por aliados do exprefeito de BH Fernando Pimentel, afirma que a decisão sobre a formação de chapa única deve sair somente no encontro estadual do partido, marcado para 21, 22 e 23 de maio.
- Nós não temos prazo. Estamos na campanha, e cada dia é importante – declarou Hélio Costa, após almoço com a direção do PCdoB, ontem. Hélio Costa: PMDB quer entendimentos “suprapartidários” Na semana passada, ele se reuniu com integrantes do diretório estadual do PDT. O senador afirma que essas negociações não têm objetivo de enfraquecer o palanque de Dilma no estado, e sim de ampliar o apoio em torno da petista. Ele disse que o PMDB pretende manter entendimentos “suprapartidários”, mas descartou qualquer possibilidade de coligação com o PSDB. Publicamente, Costa tenta minimizar suposta irritação com a demora do PT.
- Nós temos um lado. Nosso lado é o da ministra Dilma. Através desse tipo de conversação, vamos chegar ao nosso objetivo, que é o objetivo do presidente Lula, que é o objetivo da ministra Dilma, de ter palanque único em Minas – ressaltou.
Para seduzir o PDT, o senador ofereceu, segundo o deputado estadual pedetista Sargento Rodrigues, até espaço na chapa majoritária.
- O ministro Hélio Costa foi muito firme. Tem a vaga de vice, duas de senador e duas de suplência. Disse que o PDT podia escolher – contou o parlamentar, que participou do encontro com o peemedebista.
Nos bastidores, inclusive entre petistas, há a expectativa de que o vencedor das prévias do PT sairia candidato ao Senado, enquanto o derrotado poderia ser candidato a uma vaga na Câmara dos Deputados.
Tanto Pimentel como Patrus, porém, reafirmam que são candidatos a governador.
Em Minas, os pedetistas fazem parte da base aliada do governo comandado há mais de sete anos pelos tucanos – com o ex-governador Aécio Neves e o atual, Antônio Anastasia. E o PSDB quer o PDT na aliança em torno de AnastasiaAécio Neves, além do ex-presidente Itamar Franco (PPS). para a sucessão estadual. Mas a vaga de vice ficará com PP ou DEM, e a chapa deve ter como candidatos ao Senado o próprio
- O PSDB tem interesse (na participação do PDT), mas não ofereceu nada. Não podemos fazer composição onde não tenhamos espaço – observa Rodrigues.

Sem rumo, sem direção: coordenação da campanha de Dilma teme novos deslizes na internet

Cascas de banana

Sem deixar de reconhecer a importância mobilizadora da internet, petistas envolvidos na campanha de Dilma Rousseff se preocupam com a relativa falta de supervisão sobre a produção de colaboradores que alimentam as redes sociais. Ontem, lia-se no Twitter da candidata: “Tive informações do Ministério da Justiça de que, de maneira alguma, se pretende soltar 20% dos presos do país”. Trata-se de resposta a uma reportagem sobre projeto para monitoramento por tornozeleira eletrônica de detentos libertos.

Há quem questione a opção de escalar a própria Dilma (ainda que outros escrevam, trata-se de seu endereço oficial) para rebater noticiário potencialmente negativo e que nem mesmo está na ordem do dia.


Fonte: Renata de Lo Prete – Folha de São Paulo

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Blog da Dilma tenta explicar mais uma mentira no caso da manipulação da foto da atriz Norma Bengell


Site de Dilma: erro na montagem gerou equívoco

O blog Dilmanaweb divulgou nota neste domingo (25) na qual afirma que uma montagem, publicada na capa do site, em que aparecem as fotos da pré-candidata petista à Presidência e da atrizNorma Bengellparticipando de uma passeata contra a ditadura, gerou uma “interpretação equivocada”.

A foto leva à biografia da ex-ministra chefe da Casa Civil do governo Lula. A montagem traz Dilma Rousseff quando criança à esquerda, Norma Bengell ao centro em passeata contra a censura, e novamente Dilma à direita.

Sob o título “Minha Vida”, a foto leva à biografia da candidata, sob o intertítulo: “Coragem, competência e sensibilidade social: três características muito presentes em toda a vida de Dilma”. Em nenhum momento é citado o nome de Bengell, e a foto continua no ar.

Leia a seguir a nota publicada no site pelos responsáveis:

“O blog Dilmanaweb lamenta profundamente a interpretação equivocada da foto que traz a atriz Norma Bengell participando de uma passeata contra a ditadura.

Jamais houve a intenção de confundir a sua imagem com a de Dilma, o que seria estapafúrdio, ainda mais se tratando de uma figura pública. O que se busca, ali, é ressaltar um momento da vida do país do qual Dilma participou ativamente. Outras fotos do blog fazem referência a esse momento em que os brasileiros foram às ruas pedir o fim da ditadura.

Dilma participou de todas essas lutas. Elas fazem parte de sua vida e da vida de milhões de brasileiros. Lamentamos eventuais mal-entendidos que possam ter ocorrido e tomaremos providências para evitá-los.”


Trapalhada: Blog manipula foto da atriz Normal Benguell simulando participação de Dilma na Passeata dos 100 mil

A página de abertura do site oficial de Dilma Rousseff (http://www.dilmanaweb.com.br/) destaca três fotos alinhadas ao lado do título Minha Vida. Na da esquerda, ela surge sorridente, ainda menina; na da direita, vê-se sua imagem atual. Já na do meio, claro, os leitores concluirão que é novamente a pré-candidata quem aparece, num protesto estudantil dos anos 60. Mas testemunhas da manifestação garantem de pés juntos: a moça na imagem é a atriz Norma Bengell.
(Comentário meu: É Norma Bengel, sim, em foto famosa das manifestações estudantis no Rio em 1968. Ou muito me engano ou a foto é da Passeata dos 100 mil.
A foto original mostra Norma e outras atrizes – Tônia Carrero, Eva Vilma, Odete Lara e Ruth Escobar. Ela foi recortada para mostrar apenas o rosto de Norma. Por que?
Somente os responsáveis pelo site de Dilma é que podem responder.)

Veja a foto original da passeata

Fonte:
Ricardo Boechat - IstoÉ, publicado no Blog do Noblat

Lucia Hippolito: “Mais uma vez, Dilma se deixa envolver em uma informação falsa”

Lucia Hippolito comenta na CBN as trapalhadas do grupo que coordena a Campanha de Dilma

Ouça o comentário
Download

domingo, 25 de abril de 2010

PSDB abre portas para o PMDB

Aproximação. Nárcio Rodrigues não esconde o interesse do PSDB em atrair o PMDB de Minas Gerais


Flávia Martins y Miguel

O presidente do PSDB de Minas, deputado Nárcio Rodrigues, convida o PMDB para que os dois partidos caminhem juntos nas eleições no Estado. Ele afirmou que os problemas internos do PT deixam claro que o palanque único em Minas não vai acontecer. O tucano afirma que há espaço para que tucanos e peemedebistas andem juntos, inclusive, em uma aliança programática.

"O PSDB quer que o PMDB venha conosco nessa disputa. Sob a presidência do deputado Antônio Andrade e a liderança do ministro Hélio Costa, temos espaço para construir uma aliança e ter um governo compartilhado. Nós queremos conversar. Não para poder disseminar a divisão (entre PMDB e PT), que está muito clara", diz.

Mesmo com as dificuldades nas negociações para um acordo entre PT e PMDB em alguns Estados, o que coloca em risco o entendimento das duas siglas em relação ao apoio à candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência, o PSDB mineiro estava evitando assumir que a discórdia entre os aliados do presidente Lula pode estar favorecendo o pré-candidato à reeleição, o governador Antonio Anastasia (PSDB).

No entanto, Nárcio voltou a cutucar os petistas, dando mais uma razão para que o PMDB se aproxime dos tucanos. "O PMDB não entendeu que eles (os petistas) têm um problema interno que, nem quem está lá, consegue resolver. Como vão conseguir pensar em fazer um condomínio de poder com outros? A casa está desarrumada e dividida. No PSDB há um enorme espaço para construirmos juntos. Basta querer", destacou.

Nárcio relembrou que no passado essa aliança não ocorreria por causa de valores éticos diferentes compartilhados pelo PSDB e pelo PMDB, que estava sob a liderança de Newton Cardoso.

Já o deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB) admitiu que é inevitável o favorecimento da candidatura de Anastasia a partir das desavenças internas do PT e do desencontro da base aliada de Lula em Minas. Segundo ele, os eleitores já começam a perceber a solidez das propostas de Anastasia em detrimento do "processo nebuloso" mostrado pela base.

"Isso, sem dúvida, favorece. Eles (a base de Lula) devem chegar a algum tipo de entendimento nos próximos meses. Mas, os problemas internos, para nós, são indiferentes. Estamos muito certos de que o eleitor tem consciência do que foi o governo Aécio Neves e também o que foi o desgoverno do PT em relação a Minas. E temos muitas condições de mostrar que vamos continuar aprimorando com Anastasia", afirmou. O deputado deixou claro que os tucanos aceitam a comparação das gestões com o PT.

Veja mais: Otempo

Ciro avisa que não pretende se empenhar por Dilma


AE - Agência Estado
Prestes a ver o PSB negar-lhe a legenda para disputar a Presidência, o deputado federal Ciro Gomes (CE) sinalizou que não vai trabalhar ostensivamente pela candidatura da petista Dilma Rousseff à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A correligionários, ele avisou que pretende seguir a orientação do PSB - que deverá formalizar o apoio a Dilma em dois dias. Deixou claro, no entanto, que seu empenho na campanha da petista será "muito discreto".

Ciro confidenciou a amigos que pretende viajar para o exterior assim que passar o turbilhão que envolve sua pré-candidatura à Presidência e garante que não será candidato nas eleições de outubro. O deputado disse ainda que vai se "aquietar" e sair da política "por pelo menos um longo tempo". "Vou escrever, vou ler, olhar para os meus filhos e minha mulher", resumiu.

Ao mesmo tempo em que faz "corpo mole" pela eleição de Dilma, o deputado deixa claro que vai se dedicar intensamente a pelo menos três campanhas eleitorais. A promessa é trabalhar com afinco na reeleição de seu irmão Cid Gomes (PSB) ao governo do Ceará, na eleição da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), sua ex-mulher, para Câmara, e na reeleição de seu padrinho político, o senador tucano Tasso Jereissati (CE).