sábado, 5 de abril de 2014

Ato Cívico no Palácio da Liberdade marca Transmissão do Cargo de Governador

Cerca de 4 mil convidados, entre eles personalidades do meio político, empresarial, institucional e artístico, acompanharam no Palácio da Liberdade, nesta sexta-feira (04/04), a cerimônia de transmissão de cargo ao governador Alberto Pinto Coelho.

A movimentação na Praça da Liberdade foi intensa desde o início da manhã, com a presença de populares, grupos artísticos, jornalistas e militares, que foram ao local para se despedir do governador Antonio Anastasia e saudar o novo chefe do Executivo mineiro, Alberto Pinto Coelho.

Após a solenidade de posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Alberto Pinto Coelho, o 46º Governador do Estado, chegou ao Palácio da Liberdade, por volta de 12h, escoltado por um piquete do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes.

Acompanhado da esposa, Célia Pinto Coelho, ele entrou pela Alameda Central da Praça da Liberdade, onde foi recebido por honras militares, e, em seguida, passou em revista pela tropa formada em sua homenagem.

Aplausos e Prestígio

Alberto Pinto Coelho caminhou pela Alameda Central da Praça em direção ao Palácio, ao som de canções populares cantadas pelo coral Arte Miúda de Diamantina.

Ele perpassou por um cortejo de bandeiras dos 853 municípios mineiros e, em seguida, prestou reverência à bandeira de Minas Gerais. Durante o trajeto, populares, homens e mulheres, demonstraram seu carinho ao governador recém-empossado com muitos aplausos.

Passando pelas alas dos Dragões da Inconfidência, Alberto Pinto Coelho chegou ao Palácio da Liberdade, sendo recebido pelo governador Antonio Anastasia na porta principal do prédio e, juntos, se deslocaram para a sacada do salão dourado.

Nos jardins do Palácio da Liberdade, em frente à entrada principal da sede histórica do Governo de Minas, políticos e personalidades que prestigiavam o evento aguardavam os pronunciamentos. Nem a chuva fina que caía atrapalhava a festa.

Canção da América

Após a chegada dos dois governadores à sacada do Palácio, acompanhados do senador Aécio Neves e do governador de Goiás (Estado natal de Alberto), Marconi Perillo, houve a execução do Hino Nacional pela Orquestra Sinfônica da Polícia Militar.

Em seguida, Antonio Anastasia pronunciou o discurso de despedida do cargo e procedeu a entrega do Grande Colar da Inconfidência, símbolo maior de honraria do Estado de Minas Gerais, ao governador Alberto Pinto Coelho, sendo ambos muito aplaudidos pelo público presente.

Ao final da cerimônia, Alberto Pinto Coelho fez seu primeiro discurso como governador do Estado. Em seguida, acompanhou o governador Anastasia até os portões do Palácio da Liberdade, onde os dois se despediram, ao som de “Canção da América”, clássico de autoria de Milton Nascimento e Fernando Brant. O governador Alberto retornou ao Palácio da Liberdade, onde recebeu cumprimentos dos presentes.

Exemplo de Competência

Entre os convidados, empresários e presidentes de entidades falaram sobre o legado do governo Anastasia e a expectativa da administração Alberto Pinto Coelho, que ficará à frente do Governo de Minas até 31 de dezembro deste ano.

“O governo Anastasia foi exemplar, quer dizer, Minas está dando um exemplo de competência política, administrativa, e a continuidade do Alberto garante isso. Com certeza, a expectativa sobre a nova administração é a melhor possível, porque sabemos que a dignidade e a competência demonstradas pelo Anastasia e pelo Aécio vai continuar de maneira até a aprimorá-la com o Alberto”, disse o proprietário e fundador da Suggar, o empresário Lúcio Costa.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, também saldou o governador empossado. “O Alberto Pinto Coelho, que sempre foi um grande companheiro de Aécio e Anastasia, com certeza fará uma grande administração dentro das possibilidades de quem tem um governo de oito meses. Mas é claro que as expectativas são sempre positivas”, garantiu. 

Já o presidente da Cenibra, Paulo Brant, disse que a entrada do governador Alberto Pinto Coelho representa uma continuidade de um processo que já dura mais de 11 anos e que tem recolocado Minas no caminho do progresso.

“Uma das características do governo Aécio, do governo Anastasia e, certamente, do governo Alberto Pinto Coelho é o respeito à meritocracia, o espírito público. Então, esse sentimento, eu tenho a absoluta convicção de que vai continuar e levando Minas cada vez mais para o rumo do desenvolvimento”, afirmou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões, aposta na manutenção do bom relacionamento da entidade com o Governo de Minas.

“O vice-governador, que agora se empossa, é um homem sempre muito simpático, vivido na vida política, sabe compreender as diversas demandas. Temos um bom relacionamento, muito afável, e esperamos que ele tenha uma obra de continuidade nos projetos desse mesmo governo, do qual ele fez parte por tanto tempo. Temos certeza que teremos um diálogo aberto, e possibilidade de sempre estar conversando sobre as nossas reivindicações”, disse.

Fonte: Agência Minas

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Encontro Marca último dia de Anastasia no Cargo de Governador

O último dia de Antonio Anastasia no cargo de governador de Minas Gerais foi marcado por muita emoção. Para agradecer ao governador pelo esforço, nesta quinta-feira (03/04), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, diversas pessoas de vários setores da sociedade, servidores públicos, políticos e profissionais liberais estiveram na sede do Governo de Minas para cumprimentar Antonio Anastasia, que emocionado, agradeceu a todos a colaboração nas realizações feitas no Estado.

“Não podia deixar de fazer o agradecimento. É natural, porque, no meu caso, não é só um mandato, agora de governador. São quase 12 anos de trabalho no Estado, começados com o governador Aécio, primeiro como secretário e, depois, vice-governador e, agora, como governador, de um trabalho imenso realizado por tantos e tantos que estão aqui e outros tantos que não estão. Sempre fui recebido dessa maneira, com carinho e estima.

Fico com poucas palavras nesse momento. Eu, que sempre falo muito, fico, de fato, um pouco lacônico, porque a emoção não deixa falar muito. Portanto, quero agradecer a todos e dizer que é um trabalho muito bonito. Minas Gerais hoje tem um grande reconhecimento, tenho viajado muito pelo país e, felizmente, a imagem de Minas é a melhor possível. Tenho certeza que, ao deixar o governo, vou continuar estando com vocês em outras circunstâncias, momentos e missões”, afirmou Antonio Anastasia.

Fonte: Agência Minas

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Governo de Minas Amplia Acesso Gratuito ao Ensino Superior em todo o Estado

O Governo de Minas dá mais um passo na concretização de uma das mais importantes ações para a expansão do ensino superior público e gratuito no Estado. 

O governador Antonio Anastasia assinou, nesta quinta-feira (03/04), decretos que formalizam e definem cronograma para a incorporação de fundações vinculadas à Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Serão estadualizadas as fundações de Ensino Superior de Passos; Educacional Funedi, de Divinópolis; e a Educacional FEIT, de Ituiutaba.

A primeira fase desta iniciativa foi realizada em 30 de novembro do ano passado, em Ibirité. A principal consequência deste ato será a gratuidade do ensino para os alunos de todas estas fundações. Concluído todo o processo, a Uemg se transformará na terceira maior universidade do Estado, beneficiando cerca de 18 mil alunos em todas as suas unidades.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), está sendo criada toda infraestrutura para assegurar comodidade e condições adequadas de aprendizagem para os novos alunos que estão chegando à Uemg.

Já foram estadualizadas a Fundação Helena Antipoff, de Ibirité; a Fundação Educacional Campanha da Princesa, de Campanha; a Fundação Fafile, de Carangola, e a Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha (Fevale), de Diamantina.


Mais Cursos

A Uemg possuía 32 cursos de graduação antes do processo de estadualização, onde alguns são oferecidos exclusivamente em algumas unidades e outros são comuns a duas ou mais unidades, tanto na capital quanto no interior.

A primeira etapa de estadualização, que conta com a absorção dos cursos superiores da Fundação Helena Antipoff, propiciou um aumento de 20 novos cursos para a Uemg, totalizando 52 cursos superiores. Concluído o processo de estadualização, depois da efetivação da segunda etapa, serão absorvidos mais 60 novos cursos, atingindo o número de 112 cursos.

Fonte: Agência Minas

Anastasia Fala sobre sua Gestão e Agradece o Apoio dos Mineiros


Depois de quatro anos à frente do Governo de Minas, Antonio Anastasia deixa, nesta sexta-feira (04/04), o cargo de governador do Estado. Em seu lugar assume o vice-governador Alberto Pinto Coelho que, desde 2011, o tem acompanhado no planejamento e na condução dos programas desenvolvidos em todo o Estado, e conduzirá, até o final do ano, os projetos implementados nas diversas regiões de Minas.

No último programa Palavra do Governador, Anastasia deixa uma mensagem de despedida otimista e cheia de gratidão a toda a população mineira, além de fazer um balanço dos resultados alcançados por sua gestão em áreas estratégicas como saúde, educação, segurança e infraestrutura.

“Este é um trabalho coletivo, de toda a sociedade mineira. Agradeço especialmente aos 20 milhões de mineiros, que trabalham de modo integrado pelo desenvolvimento do Estado. À minha equipe de Governo e a todos os servidores públicos que se desdobraram tanto ao longo de tantos anos. Essa dedicação e esse empenho nos permitiram, ao longo de quatro anos, apresentar resultados tão expressivos para Minas”, destaca.

Segundo Anastasia, orgulho é uma palavra que define bem seu sentimento ao avaliar o legado deixado por sua gestão aos mineiros. “Deixo o Governo não só com a cabeça erguida pelo comportamento ético e íntegro desta gestão, mas, sobretudo, com a consciência tranquila pelos bons resultados que alcançamos em todas as áreas de ação do Governo”, pontua.

Graças à capacidade de planejamento do corpo técnico do Governo de Minas, o Estado conseguiu amenizar os impactos da crise financeira que afetou o Brasil e o mundo a partir de 2008. Isso permitiu manter a qualidade dos serviços públicos e a manutenção dos investimentos previstos. Segundo lembra o governador, Minas Gerais conseguiu avançar em diversas áreas, dando respostas concretas às demandas da população.

Avanços em Educação, Saúde e Segurança

“Na educação, por exemplo, Minas pode se orgulhar de ter conseguido, por duas edições consecutivas, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o primeiro lugar no Brasil. Da mesma forma, desde que fomos o primeiro estado a colocar as crianças com seis anos na escola, avançamos muito através de programas como o Reinventando o Ensino Médio e o Poupança Jovem”, ressalta Anastasia, lembrando ainda da valorização dos professores com aumentos expressivos da folha de pagamento da Educação e a recuperação de escolas estaduais.

“Acho que a educação talvez seja o principal legado de nosso Governo, não só em razão dos seus indicadores objetivos, mas pelo capital humano que gera, que é fundamental para o futuro de Minas Gerais”, acrescenta.

Para o governador, na área da Saúde os dados também são muito positivos, lembrando que, nos últimos anos, Minas aumentou substancialmente os investimentos nesse setor, criando e ampliando programas que estão assistindo desde os nascituros até os idosos.

Ele cita como exemplos o Programa Mães de Minas, que garante o cuidado com a gestante e o bebê, e as cerca de 600 unidades do Farmácia de Minas implantadas em todas as regiões do Estado, levando para mais perto do cidadão o acesso aos remédios de uso controlado de forma gratuita.

Outros destaques são as dezenas de Unidades Básicas de Saúde concluídas e a rede de transporte em saúde, que estão dando mais dignidade àqueles que precisam de atendimento médico em momentos de dificuldades.

“O próprio governo federal apontou Minas como a melhor saúde do Sudeste e a quarta melhor do Brasil. Recentemente, o IBGE colocou Minas como o segundo Estado que mais investe em saúde em relação ao seu orçamento. O caminho atual que estamos trilhando é um bom caminho”, observa Anastasia.

Na Defesa Social, o governador recorda o levantamento do Ministério da Justiça, que aponta Minas como o estado que mais investe no setor, proporcionalmente ao seu orçamento. "Fizemos um esforço imenso nesses últimos anos. Multiplicamos por três o número de vagas no Sistema Penitenciário, aumentamos os efetivos da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Guarda Penitenciária e do Corpo de Bombeiros. Nunca houve tanto investimentos em equipamentos, veículos e novas tecnologias para as nossas forças públicas”, afirma Anastasia.

Infraestrutura para Gerar Empregos

Na infraestrutura, o Estado também deu saltos importantes, com programas como o ProMG, que se destaca como referência na manutenção e conservação das estradas estaduais, e o Proacesso, em fase de conclusão, que levará ligação asfáltica a 100% das cidades mineiras.
Em outra frente, o Caminhos de Minas foi lançado para conectar regiões e cidades importantes e já conta com 60 obras em andamento e outras centenas de projetos em execução.

O objetivo, segundo o governador, é criar uma infraestrutura adequada, do ponto de vista econômico e logístico, que faça de Minas Gerais referência para atração de novos negócios, a fim de que sejam gerados mais empregos e renda.

“Agência internacionais, como a Standard & Poor's e a Moody's, já reconheceram a boa governança de Minas Gerais e nos deram, portanto, o atestado de competência. Também conseguimos, nos últimos anos, atrair empresas de perfil diferenciado, nas áreas de locomotivas, helicópteros, caminhões, tecnologia, produtos médicos e até semicondutores, com a primeira fábrica dessa natureza na América Latina. Diversificamos bastante”, frisa o governador.

O Grande Legado da Eficiência

Como bem lembra Anastasia, todos esses avanços só foram possíveis porque Minas Gerais adotou, nos últimos anos, um modelo de gestão que valoriza o planejamento, a eficiência e a atuação dos servidores públicos por meio de metas e indicadores de desempenho.

O objetivo principal, segundo ele, é gerar resultados para a população, gastando menos com o Estado e mais com a sociedade, elevando a qualidade de serviços públicos – uma meta desafiadora, mas que se tornou o norte de todas as ações da administração estadual.

“Deixo o Governo com o reconhecimento de Minas Gerais como um estado que tem o melhor planejamento e a melhor gestão pública do Brasil. Essa tarefa começou com o governo Aécio Neves e eu lhe dei a continuidade através dos programas do Choque de Gestão. Minas é hoje considerada um exemplo não só no país, mas internacionalmente”, comemora o governador.

Antonio Anastasia lembra, por fim, que visitou centenas de municípios ao longo desses anos, tendo sido sempre recebido de maneira afetuosa pelos mineiros de todas as regiões. "Só posso agradecer a todos, à população de nosso Estado e aos nossos servidores públicos. Tenho certeza de que o vice-governador Alberto Pinto Coelho dará sequência ao trabalho que realizamos em Minas por todos esses anos”, conclui Anastasia.

Fonte: Agência Minas

Vídeo Convite de Xico Graziano #aeciodigital

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Aécio Critica Manobra para Impedir CPI da Petrobras

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou, na noite desta terça-feira (1/04), em plenário, manobra da base do governo do PT para tentar inviabilizar no Senado a instalação da CPI da Petrobras. Aécio Neves lamentou que o governo atue para impedir as investigações por meio de manobras, enquanto não apresenta explicações para as graves denúncias trazidas a público.

O requerimento de instalação da CPI da Petrobras já reúne as assinaturas necessárias de senadores e busca investigar as denúncias de um rombo de US$ 1,2 bilhão nas contas da estatal, causado pela compra da refinaria de Pasadena (EUA); os US$ 20 bilhões investidos na construção da refinaria Abreu e Lima, após previsão inicial de US$ 2 bi, em parceria com a Venezuela; denúncias de pagamento de suborno a diretores da empresa para beneficiar a companhia holandesa SBM; e a colocação em alto-mar de plataformas que ofereciam risco aos funcionários da Petrobras.


Abaixo, trechos da fala do senador Aécio Neves:

Oposição
“Não foi a oposição que resolveu, de repente, investigar um governo adversário. As denúncias que levam a esse requerimentos e as assinaturas necessárias surgiram por ações de muitos, inclusive servidores da própria Petrobras, por denúncias na empresa que causam indignidade à sociedade brasileira. O que a oposição faz é cumprir suas prerrogativas. Estamos falando da essência do Parlamento”.

Ameaças
“A imprensa noticia ação de pressão sobre determinados parlamentares que o assinaram. Uma ação terrorista: ‘vamos investigar ações nos estados dos adversários eventuais da presidente da República’. Que fiquem muito à vontade”.

Falta de Respostas
“Mas o que mais me chama atenção. Nenhuma palavra, nenhuma voz de nenhuma liderança do governo para dizer ‘não, Pasadena foi um ótimo negócio para a Petrobras e para o Brasil. Não, o orçamento da Abreu e Lima está sendo cumprido integralmente. Não houve qualquer tipo de desvio em relação às empresas holandesas’. Não há nenhuma voz da base do governo para defender as ações da Petrobras ou aquilo que foi lá realizado”.

“Ao contrário. As justificativas, quando chegam aos nossos ouvidos, são absolutamente contraditórias. O ex-presidente da Petrobras, atual secretário de Planejamento do governo do PT da Bahia diz que foi um ótimo negócio, que atendeu às circunstâncias de mercado daquele momento. A presidente do Conselho da Petrobras naquele momento [a presidente Dilma Rousseff] diz que não teria tomado essa decisão que já haviam sido inclusive publicadas em balanços da parceira Astra um ano antes”.

Gleisi Hoffmann
“Eu perguntarei à senadora Gleisi Hoffman se por acaso definíssemos investigar apenas Pasadena, que é o assunto que está nas ruas, nas escolas, nas universidades, sendo discutido por toda a população brasileira, teríamos a assinatura da senadora, já que o argumento aqui trazido é de termos apresentado quatro denúncias? Claro que não.”

BNDES
“Se a base do governo acha que tem denúncias que devam ser apuradas, que apresente seus requerimentos, como me parece já se prepara um sobre a Alstom. Certamente, terão a lisura de incluir em relação a esta empresa os contratos com a Petrobras, a Eletrobras, os contratos feitos com a CBTU para os metrôs de Belo Horizonte, de Porto Alegre, Brasília, dentre outros. Querem investigar o setor elétrico, que o façam, se acham que é um fato determinado para isso. Se querem investigar os portos, que apresentem requerimentos. Vamos incluir os portos brasileiros, os portos cubanos, os financiamentos do BNDES. Será que não seria a grande oportunidade para abrirmos esta caixa-preta dos financiamentos secretos do BNDES para países amigos?”

Fato Determinado
“Há um fato determinado. Denúncias de extrema gravidade na Petrobras, seja na aquisição da refinaria de Pasadena com prejuízos de mais de US$ 1,2 bilhão para os brasileiros, seja em relação às refinarias, em especial Abreu e Lima, orçada em US$ 2 bilhões e que já gastou US$ 18 bilhões, seja em relação às denúncias de propinas pagas por empresa holandesa a servidores da Petrobras, ou as plataformas colocadas no mar sem os equipamentos de segurança necessários.”

Fonte: Portal PSDB MG 

Aécio Neves: "Turismo Perde Oportunidades"


O aparelhamento partidário das empresas e ministérios é uma das ações mais prejudiciais ao desenvolvimento do país, disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG) a cerca de 1,2 empresários e profissionais do setor de turismo reunidos nesta terça-feira (01/04), em São Paulo, durante o Fórum Panrotas 2014, considerado o principal evento de debates do setor.

Um dia depois de reunir mais de 500 lideranças empresariais em São Paulo, o presidente do PSDB fez palestra para representantes do setor de turismo. Aécio Neves afirmou que o turismo brasileiro vem perdendo oportunidades devido à falta de planejamento e gestão eficiente do governo federal, a exemplo de outras áreas fundamentais para o desenvolvimento do país.

“O ministério tem sido loteado e ocupado sucessivamente por indicações de pessoas que não têm qualquer familiaridade com o setor. Enquanto continuar sendo instrumento de barganha política, nós vamos continuar com crescimento pífio, e isso é ruim para todo mundo”, disse o presidente do PSDB.

Muito aplaudido pelos presentes, Aécio Neves citou o fraco crescimento do número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil como exemplo de oportunidades perdidas.

“Ao longo dos últimos 10 anos, desde a criação do Ministério do Turismo, o turismo de estrangeiros cresceu de 5,3 milhões para 5,6 milhões. Isso é absolutamente nada!”, disse o tucano.

Desarticulação
Aécio Neves também criticou a falta de articulação da área do turismo com órgãos responsáveis pela elaboração de estratégias de desenvolvimento do Brasil.

“Se o turismo não for compreendido como atividade econômica de excelência, e os responsáveis pela área do turismo não tiverem assento em grandes fóruns de decisão de estratégia governamental, o efeito será pífio”, afirmou.

Reivindicações
Durante o fórum, Aécio Neves recebeu documento com reivindicações de empresários do setor, como a regulamentação de contratações temporárias para eventos sazonais.

“A meu ver se justifica que possa haver especificamente para o setor do turismo, dada a sazonalidade de alguns eventos uma flexibilização na legislação trabalhista para que possam haver contratações temporárias em função dessa sazonalidade. É muito melhor isso do que a informalidade, que não protege o trabalhador e coloca em risco o próprio empregador”, disse Aécio Neves.

Fonte: Portal PSDB MG