De julho a agosto de 2009, a direção do Ballet entrará em contato com os selecionados para agendar a sua participação nas atividades diárias do grupo. Os bailarinos escolhidos poderão participar das apresentações do Ballet, com o objetivo de proporcionar a eles aperfeiçoamento profissional. Neste período, os dançarinos convidados serão avaliados por profissionais que trabalham com o grupo e os candidatos selecionados farão uma entrevista na Diretoria do Ballet Jovem. Os futuros bailarinos trainnes passarão trimestralmente por uma avaliação que visa acompanhar o seu desenvolvimento e progresso de acordo com os objetivos do grupo, podendo o bailarino vir a ser bolsista.
Corpo de dança
O Ballet Jovem Palácio das Artes foi criado com o objetivo de preencher um espaço vazio existente entre a formação e a inserção de um bailarino no mercado. Um corpo de dança jovem formado por bailarinos, com idade entre 15 e 25 anos, que são preparados para atuarem em companhias e grupos profissionais já estabelecidos no mercado brasileiro. Um projeto que valoriza o protagonismo juvenil no setor artístico-cultural mineiro / brasileiro.
Em setembro de 2008, o Ballet Jovem fez sua estréia nacional no Grande Teatro do Palácio das Artes, comemorando um ano de atividades. Em seu repertório, obras do coreógrafo Tíndaro Silvano, bailarino Rodrigo Giése e do holandês Adriaan Luteijn.
Leia mais na integra: Portal Minas On-line