quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Laboratório de análises de resíduos do IMA atua no monitoramento de agrotóxicos

Para auxiliar o monitoramento de agrotóxicos que está sendo feito nas culturas de morango e tomates no estado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) conta com o Laboratório de Análise de Resíduos e Agrotóxicos (Lara) para identificar os níveis de resíduos nos produtos.
O Lara analisa hortifrutícolas de propriedades rurais, para verificar se os níveis residuais de agrotóxicos estão dentro dos Limites Máximos de Resíduos (LMR) e se os produtos utilizados são autorizados para as culturas analisadas, segundo a legislação estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para o Projeto de Alimento Seguro (PAS) do IMA, o Lara analisou até julho, 54 amostras contendo morangos e tomates e o resultado mostrou que 81,5% estavam conformes, 5,5% estavam utilizando produtos não indicados para a cultura e 13% estavam fora do padrão quanto ao limite máximo de resíduos. Nessas propriedades não conformes, que somam 18,5% serão feitas ações de orientação e capacitação para adequar o seu uso conforme as normas vigentes.O Lara vai analisar até dezembro, 160 amostras no total.


Leia mais na integra: Portal agricultura.mg.gov

Nenhum comentário:

Postar um comentário