quinta-feira, 16 de maio de 2013

Complexo da Pampulha Completa 70 Anos

Cartão postal de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha completa 70 anos nesta quinta-feira (16). Inaugurado em 1943, o mais importante complexo arquitetônico, paisagístico e urbanístico da capital mineira foi encomendado pelo então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, a renomados artistas e profissionais da época.
Candido Portinari, Alfredo Ceschiatti, Burle Marx e Oscar Niemeyer estão entre os responsáveis por arquitetar e decorar o cassino (atual Museu de Arte), a Igreja de São Francisco de Assis, o Iate Tênis Clube e a Casa do Baile.
Na esteira do complexo arquitetônico, incorporou-se o Aeroporto da Pampulha, construído antes mesmo da represa, e, mais tarde, o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Fundação Zoobotânica, o Mineirinho e o Mineirão, que passou por uma recente obra de modernização para receber os jogos das copas das Confederações e do Mundo, em 2013 e 2014, respectivamente.
Tombado nas esferas municipal, estadual e federal, o símbolo da capital aguarda análise para receber da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A expectativa é de que toda a documentação seja encaminhada à Unesco em dois anos.
Lagoa será Revitalizada
A Lagoa da Pampulha é outro destaque da região. A orla, com 18 quilômetros de extensão, é um dos cenários preferidos pelos belo-horizontinos para a prática de esportes. Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a bacia hidrográfica da Lagoa da Pampulha será recuperada, com o tratamento e a despoluição. Com as obras, 95% do esgoto que chega à lagoa serão coletados e tratados até dezembro deste ano.
“Vamos deixar a lagoa na classe três, referente a lagos onde se pode praticar esportes náuticos, como pedalinho, barco e caiaque”, destaca o gestor do Programa de Despoluição da Lagoa Pampulha, Valter Vilela.
A nova Estação Elevatória de Esgoto Pampulha, cuja capacidade é para 24 milhões de litros de esgoto por dia, bombeará todo esgoto recebido da margem esquerda da lagoa para a margem direita, de onde será encaminhado para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Ribeirão do Onça.
A estação possibilitou o atendimento, com coleta e interceptação dos esgotos, nos bairros Tijuca, Amendoeiras, Bom Jesus e parte do Xangrilá, de Contagem. Com ela, foi possível desativar quatro antigas elevatórias e reduzir o custo de operação. A Copasa implantou cerca de 12 quilômetros de redes coletoras e interceptoras nas sub-bacias da margem esquerda da lagoa.
Desde 2002, a Copasa já investiu cerca de R$ 430 milhões na região, com destaque para a aplicação de R$ 179 milhões na ETE Ribeirão do Onça, incluindo a implantação do tratamento secundário.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Campanha Proteja Nossas Crianças Completa Cinco Anos

Fonte: Agência Minas

A Campanha Proteja Nossas Crianças, que veio consolidar e ampliar as ações de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Minas Gerais completa cinco anos nesta quarta-feira (15).
De maio de 2008 a maio de 2013, foram mais de 830 blitz em estradas estaduais e federais e 14.742 denúncias de crimes contra crianças e adolescentes registradas por meio do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que recebe e encaminha qualquer tipo de acusação de violação de direitos humanos em todo o Estado. A ligação é gratuita, sigilosa e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
Na avaliação da subsecretária de Direitos Humanos da Sedese, Carmen Rocha, desde sua criação, a campanha tem tido um grande êxito. “O combate à violência contra crianças e adolescentes é uma batalha da qual o governo e sociedade civil não podem abrir mão. Devemos estar sempre atentos, pois a mobilização é permanente e faz toda a diferença para o enfrentamento dessa triste realidade. Esperamos, cada vez mais, que um número maior de pessoas se sensibilize e denuncie. Dessa forma, podemos investir em ações preventivas, de promoção e garantia dos direitos humanos”, destacou Carmen Rocha.

Lançada em maio de 2008, a Campanha Proteja Nossas Crianças é coordenada pela Sedese, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Trata-se de uma das maiores mobilizações já realizadas no país com foco no combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, conta com a parceria das emissoras de TV, rádio e jornais impressos do Estado.
Em 2012, as atividades da campanha foram ampliadas para 3.762 instituições de ensino estaduais. Uma pesquisa, realizada pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), constatou que as escolas são importantíssimas para o combate às violações de Direitos Humanos. Por esse motivo, a ação se torna fundamental ao levar às escolas informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e disponibilizar materiais que ressaltem a importância do combate a crimes dessa natureza.