sábado, 11 de julho de 2009

REINALDINHO NA TV ASSEMBLÉIA

TASSO MANDA AÉCIO SE PREPARAR PARA SER CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2010

Por: Luciano Augusto


O senador Tasso Jereissati confessou que não acredita mais na candidatura do governador José Serra à presidência da República em 2010.
Segundo revelou a revista Veja, Tasso acredita que o candidato do PSDB ao Planalto deve ser o governador mineiro Aécio Neves.
Aliados de Serra divergem de Tasso e afirma que o governador de São Paulo deve concorrer a presidente mesmo não demonstrando entusiasmo com essa candidatura. Leia mais sobre esse assunto em matéria da Veja.
Fonte: Cearáagora

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Trecho da Linha Verde na capital terá mais duas passarelas


- A avenida Cristiano Machado, trecho da Linha Verde em Belo Horizonte, principal acesso à parte norte da Região Metropolitana e às regiões Nordeste e Venda Nova, vai ter mais duas passarelas para pedestres. Elas serão erguidas próximas ao complexo de viadutos do anel rodoviário, atendendo solicitação das comunidades locais. As passarelas vão ligar os bairros Primeiro de Maio, Suzana, Palmares, Maria Virgínia e São Paulo.

A homologação do processo licitatório já foi publicada no Minas Gerais – órgão oficial dos Poderes do Estado. A vencedora da licitação é a Construtora Visor e as obras começam no próximo mês, com previsão de conclusão até dezembro, conforme cronograma do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG). As duas passarelas terão a mesma concepção arquitetônica das demais já instaladas na avenida Cristiano Machado, em estrutura metálica e serão investidos cerca de R$ 5,2 milhões, recursos integrais do Governo de Minas.

A líder comunitária da região, Léa Lúcia Andrade, considerou importante a instalação das passarelas, “devido ao intenso movimento de veículos leves e pesados no trecho e pessoas, que, com a passarela elas poderão atravessar com tranquilidade”.

Nos locais de travessia de pedestres estão instalados semáforos, uma fórmula encontrada, em caráter provisório, para proporcionar maior segurança para as pessoas.

Para o diretor-geral do DER/MG, José Elcio Santos Monteze, ao determinar a instalação das duas alternativas de travessia solicitadas pelas comunidades, “o governador Aécio Neves demonstra que, mais do que executar obras, ele quer atender os anseios da população e que as realizações de seu governo serão sempre voltadas para os interesses das comunidades”.


Matéria publicada: Agência Minas

SES acompanha possíveis casos de Gripe A no Estado




Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (Gripe Suína), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa:

1. Minas Gerais tem hoje, até o momento, 282 casos suspeitos e 134 casos confirmados de Influenza A. Há 215 descartados.

2. Minas tem hoje 4 pacientes em isolamento hospitalar, sendo 3 no Hospital das Clínicas (HC) e 1 no Hospital Eduardo de Menezes:

- No Hospital das Clínicas (HC) são os seguintes casos:

- Paciente de 27 anos, internado desde o dia 29 de junho, e com diagnóstico confirmado para Influenza A (H1N1). Permanece clinicamente estável, ainda com quadro respiratório gravíssimo e respirando com a ajuda de aparelhos.

- Paciente de 56 anos, internada nessa quinta-feira (9) à tarde. Ela apresenta febre e dispnéia, sintomas da pneumonia já diagnosticada.

- Um bebê de seis meses, do sexo feminino, proveniente de Belo Horizonte, internado nessa quinta-feira (9) à noite. Ela apresenta insuficiência respiratória e respira com a ajuda de aparelhos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Centro Minas Design promove capacitação em gestão




A gestão eficiente de um negócio, aliada a ferramentas de inovação tecnológica, possibilita, além da geração de lucro, a permanência de uma empresa no mercado competitivo. Com a intenção de aprimorar os conhecimentos em design e de empreendedorismo, o Centro Minas Design (CMD) e o Sebrae-MG, vão dar continuidade ao I Ciclo de Capacitação para Designers, na terça-feira (14), de 9h às 17h, com a palestra Planejamento Estratégico, no CMD.

O ciclo, que ainda vai contar com mais quatro oficinas, uma vez por mês, com aulas práticas e técnicas, visa aumentar a extensão e qualidade dos negócios de novos empresários. A palestra “Planejamento Estratégico para Empresas de Design”, com o prof. Dr. Bruno Henrique Fernandes, vai trabalhar questões da elaboração estratégica e a importância da determinação dos objetivos ou metas de um empreendimento.

De acordo com a gestora do CMD, Enil Brescia, uma das ações do centro é capacitar profissionais de design, sendo em gestão para negócios ou em outras ferramentas, pois o que falta é conhecimento e só assim será possível que micro e pequenos escritórios consigam competir no mercado e evidenciar a qualidade do design mineiro. “Cada vez mais designers estão montando sua empresa. Questões como gestão são pouco aprofundadas durante a graduação. Assim, o CMD e o Sebrae-MG querem dar esta oportunidade para os profissionais mineiros. A estratégia de uma empresa é muito mais importante que desenhar um produto ou uma marca. A capacitação é algo que deve ser induzido e é, também, de importância nacional e econômica”, afirmou Brescia.


Leia mais na integra: Agência Minas

Jovens buscam novas oportunidades com curso do CMRR


Sonhos, expectativas e busca por um futuro melhor. Essas eram as expectativas de mais 600 candidatos que foram nessa quinta-feira (9) ao Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) para disputar uma das 70 vagas do processo de seleção do Curso Técnico em Meio Ambiente com ênfase em Gestão de Resíduos. O curso, dividido em duas turmas de 35 alunos, é uma parceria inédita entre o CMRR, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE).

O curso técnico substitui o de Qualificação em Gestão e Negócio de Resíduos que era realizado no CMRR e tinha carga horária 340 horas. No técnico a carga horária foi expandida para 1.300 horas e os alunos terão a oportunidade de se especializar na gestão de resíduos de postos de combustíveis, construção civil, hospitalar e comercial, além de ter aulas sobre valor econômico, reciclagem de papel, metal, plástico e responsabilidade social.

Para Reginaldo Martins, 31 anos, “o curso é muito importante para desenvolver uma consciência ambiental ampla. Decidir participar do processo, porque trabalho na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), onde desenvolvo um trabalho sobre reciclagem”, concluiu. Já Juliana Gonçalves, de 18 anos, atribui o alto número de concorrentes, quase nove candidatos por vaga, a uma conscientização sobre o meio ambiente.“O número de candidatos estava muito elevado, mas isso é um reflexo da qualidade do curso e do foco em meio ambiente. Antigamente as pessoas não pensavam sobre assunto, mas hoje buscam mais uma conduta ecologicamente correta e muitos demonstram interesse em trabalhar na área”.


Leia mais na integra: Agência Minas

Estado qualifica 830 professores de educação física


Professores da rede estadual de ensino serão qualificados para desenvolver atividades esportivas diferenciadas, além do trabalho com dança, jogos e brincadeiras. De 14 a 16 de julho, será realizado o primeiro módulo em 2009 da qualificação de professores de educação física que atuam no Projeto Escola de Tempo Integral. Participam 830 professores de educação física dos pólos de Belo Horizonte, Montes Claros, Coronel Fabriciano e Passos.

O trabalho é uma parceria entre as secretarias de Estado de Educação (SEE) e de Esportes e da Juventude (Seej), dentro do Programa de Aprimoramento do Esporte Escolar, na Escola de Tempo Integral. Em 2008, 1.300 professores de educação física foram qualificados.

Na capital, a capacitação será na PUC Minas; em Montes Claros, na Unimontes. Em Coronel Fabriciano, na Unileste, e em Passos, na Fesp.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Jovens concluem cursos oferecidos pelo Servas e CMRR




Um grupo de 60 jovens recebeu certificados de conclusão nos cursos de Gestão e Negócios de Resíduos e outros 36 se formaram no curso de Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores, nessa quarta-feira (8), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Esses dois cursos, gratuitos, oferecidos pelo Governo de Minas e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) já qualificaram cerca de 400 jovens. Eles recebem uniforme, alimentação, transporte e material didático.

O Curso de Qualificação em Gestão e Negócios qualifica jovens, com enfoque nos princípios na redução da geração, reciclagem e reutilização nas áreas da construção civil, saúde (hospitais, clínicas, farmácias), postos de combustíveis e atividades comerciais em geral.

“Agora sempre que converso com alguém falo sobre a importância do reaproveitamento de resíduos. Na minha escola já fizemos até um abaixo-assinado pela implantação da coleta seletiva e conseguimos. Não adianta só querer mudar o mundo, tem que divulgar o que aprendemos” reforça a aluna Taiza Menezes de Oliveira. O pai, Valdivino Rodrigues de Oliveira, que sempre a incentivou, garante que o conhecimento da filha é aplicado em casa, “onde a gente vive de olho, agora que temos conhecimento de que o desperdício não pode mais fazer parte da nossa vida.”

A MinasPetro, parceira do curso desde 2007, contrata alunos do CMRR e pretende estender essas contratações a partir do próximo ano, quando o curso passa a ser técnico “Temos na Minaspetro um funcionário que foi aluno do CMRR, continuou os estudos e hoje está inclusive desenvolvendo um trabalho de coleta de água da caixa separadora para nós. O CMRR foi a base de tudo.”

Leia mais na integra: Agência Minas

Protocolo de Manchester é tema de curso na Escola de Saúde


A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP/MG)está sediando o curso de capacitação de profissionais da região macro centro para o Protocolo de Manchester. A atividade será realizada de junho a dezembro e terá mais de dez municípios contemplados, capacitando cerca de cinco mil alunos. “O Protocolo de Manchester é uma forma de linguagem única nas portas de urgência que classifica o risco do paciente definindo o tempo alvo para o atendimento clínico”, explica a docente do curso Cíntia Alcântara de Carvalho.

O Protocolo de Manchester permite melhor organização da rede de assistência, com a classificação dos atendimentos, que são divididos em cinco níveis de cores. A cor vermelha (emergente) tem atendimento imediato; Laranja (muito urgente) prevê atendimento em dez minutos; amarela (urgente), 60 minutos; verde (pouco urgente), 120 minutos e a azul (não urgente), 240 minutos. “É importante que haja a consciência de que os pacientes com maior risco de morte devem ser atendidos primeiro”, avalia a docente.

O conteúdo programático integra teoria e prática, envolvendo temas como a importância da dor e revisão de casos clínicos. O objetivo é fazer com que médicos e enfermeiros da rede assistencial que trabalham nos pontos de atenção da atenção primária, unidades de pronto atendimento e hospitais que atendam casos de urgência e emergência melhorem a assistência ao usuário.

A iniciativa é uma parceria entre a ESP/MG, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Grupo Brasileiro de Classificação de Risco, com objetivo de capacitar os profissionais da Rede Assistencial de Saúde para a abordagem rápida e adequada junto aos usuários que procuram as unidades em situações de “urgência”, além de problematizar os casos vivenciados durante o atendimento das urgências nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).



Matéria publicada: Agência Minas

Ciclo de palestras comemora o Dia do Engenheiro Florestal


Será realizada na próxima segunda-feira (13) um ciclo de palestras em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal, promovido pela Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais (SMEF), com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Governo de Minas. O evento será na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), na avenida Álvares Cabral, 1.600, 6º andar, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, com entrada gratuita, mediante inscrição pelo telefone (31) 3337-4515.

As atividades acontecem das 17h30 às 23h, com o tema “Desenvolvimento Florestal Sustentável”. As palestras irão abordar assuntos como reflorestamento e contribuição da silvicultura para o desenvolvimento, e serão seguidas de debates. Outro destaque será a homenagem aos 65 anos do Parque Estadual do Rio Doce, primeira unidade de conservação estadual criada em Minas Gerais, em 1944. O encerramento do evento ocorrerá com presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho.

O diretor de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do IEF, Eduardo Martins, será um dos palestrantes. Ele apresentará o tema ‘Reflorestamento e Reposição Florestal em Minas Gerais’. Segundo o diretor, serão discutidas questões sobre como o reflorestamento é utilizado para atender aos mecanismos legais de reposição florestal. “Aqueles que consomem as florestas, que utilizam madeira como forma comercial ou para obtenção de energia, são obrigados, por lei, a cumprirem a reposição florestal”, explica Eduardo Martins.


Leia mais na integra: Agência Minas

Prorrogadas as inscrições no Cadastro de Produtor Rural


Foi adiado para 31 de julho o prazo para que os produtores rurais de Minas Gerais - com inscrições terminadas em 1, 2, 3 e 4 - inscrevam-se no novo Cadastro de Produtor Rural pessoa física, um sistema informatizado e que irá modernizar e simplificar as obrigações fiscais e os serviços prestados pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) a esse segmento da economia mineira e nacional.

Para os produtores pessoa física com inscrições terminadas em 5, 6 e 7, o prazo termina no último dia útil de agosto; para inscrições com finais 8, 9 e 0, no último dia útil de setembro. O cadastro está disponibilizado no site da SEF/MG, devendo os interessados acessar o Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (Siare), dentro dos prazos estabelecidos pela SEF/MG.

No que diz respeito ao Produtor Rural pessoa jurídica, atualmente inscrito no Cadastro de Produtor Rural (não informatizado), a Secretaria lembra que esse deverá se inscrever no Cadastro de Contribuintes do ICMS até o último dia útil do mês de setembro deste ano. A inscrição também é direta no Siare.


Leia mais na integra: Agência Minas

Região Metropolitana da capital terá mapeamento em 3D


A Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) vai ganhar novo mapeamento, todo em 3D. Isso só será possível devido ao “Mapeamento Básico do Vetor Norte da RMBH”, realizado pelo Governo de Minas. Com metodologia inovadora, o projeto de pesquisa, desenvolvido em 2008 pelo Instituto de Geociências Aplicadas (IGA), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), vai fazer o planejamento cartográfico na escala de 1 por 10 mil, o que significa que 1 centímetro no mapa corresponde a 10 mil centímetros na realidade. O último mapeamento é de 1977 com escala de 1 por 25 mil e não houve nenhuma atualização. A área correspondia a apenas 14 municípios, hoje são 34. Para conseguir este resultado é preciso gerar ortofoto volumétrica, ou seja, imagem fotográfica retificada para remover qualquer distorção e deslocamentos do relevo.

De acordo com a coordenadora do projeto, a engenheira cartógrafa e doutora em fotogrametria do IGA, Cláudia Saltarelli, a ortofoto volumétrica é formada por fotografias aéreas retificadas com informações sobre relevo e edificações. “É necessário corrigir as deformações do filme referentes à refração atmosférica e imperfeições da lente da câmera com modelos matemáticos”, informa. O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), vai mapear uma área de 23 mil km². No ano passado, o secretário Alberto Portugal assinou termo de outorga para liberação de recursos na ordem de R$ 760 mil.

Segundo Saltarelli, com este material será possível identificar nascentes, tipo de vegetação, loteamento, arruamento, estudo de transportes viários e ferroviários, áreas para implantação de aterros sanitários, uso e ocupação do solo, rede de drenagem e prevenir acidentes com resíduos industriais. “Trata-se de uma ferramenta essencial para o planejamento das ações de governo”, afirma. Ela explica que para fazer uma obra na estrada, por exemplo, é necessário desapropriar, verificar as edificações e para onde vai o loteamento. “Com essas imagens fica mais fácil tomar decisões. O mais importante é conscientizar os governos para criação de uma política cartográfica para o Estado. Assim, poderemos evitar o desperdício”, destaca.


Leia mais na integra: Agência Minas

Vice-governador se torna cidadão honorário Leopoldinense


Em sessão solene na Câmara Municipal de Leopoldina, na Zona da Mata, nesta sexta-feira (10), às 20h, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia recebe o Título de Cidadão Honorário do município. A autoria da homenagem é da vereadora Lourdes Beatriz Junqueira Ferraz, por meio de projeto aprovado pela Câmara Municipal de Leopoldina. Antes da homenagem, Anastasia visita a Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina, às 16h, e, em seguida, o vice-governador ministrará palestra sobre Gestão Pública nas Faculdades Unificadas Doctum, no auditório da instituição.

Serviço:

Evento: Visita à Cooperativa dos Produtores de Leite de Leopoldina

Local: Rodovia BR-116, km 773
Data: 10/07/2009

Horário: 16h

Evento: Palestra sobre Gestão Pública nas Faculdades Unificadas Doctum

Local: Avenida Getúlio Vargas, nº 615, Centro

Data: 10/07/2009

Horário: 19h

Evento: Outorga do Título de Cidadão Honorário de Leopoldina

Local: Avenida Getúlio Vargas, nº 565, Centro

Data: 10/07/2009

Horário: 20h15
Matéria publicada: Agência Minas

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Moradores do IAPI comemoram duplicação da Antônio Carlos


Tombado pela Prefeitura de Belo Horizonte como um bem patrimonial do município, por sua importância histórica, social e arquitetônica, o conjunto habitacional IAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários), no bairro São Cristovão, localizado na avenida Antonio Carlos, já sente os benefícios da duplicação da avenida.

Animados com a valorização do conjunto arquitetônico em função da duplicação da avenida e pelo fato da edificação estar inserida na Área de Diretrizes Especiais (ADE) da Lagoinha, os moradores já se mobilizam para garantir a pintura das fachadas, com o apoio do poder municipal. A obra está sendo realizada pelo Governo Aécio Neves em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e envolve investimentos da ordem de R$ 250 milhões.

“Com a duplicação da avenida, a tendência é melhorar cada vez mais a região, uma vez que vai permitir a mudança de zoneamento da área e possibilitar a instalação de uma série de empreendimentos como vem ocorrendo com a Linha Verde. Conheci o projeto básico e percebi que a avenida vai ficar mais bonita, receber tratamento paisagístico e nova iluminação. Dessa forma, a região vai atrair interesse das pessoas em investir por aqui e melhorar a qualidade de vida. Por isso estamos batalhando para a revitalização de todo o conjunto de prédios do IAPI”, disse Flávia Maria Silveira, uma das síndicas do Conjunto. Ela esclarece que a pintura e as reformas necessárias são obras muito caras e que os moradores não têm como bancar sozinhos o custo do investimento.

“Com a duplicação da avenida, a tendência é melhorar cada vez mais a região, uma vez que vai permitir a mudança de zoneamento da área e possibilitar a instalação de uma série de empreendimentos como vem ocorrendo com a Linha Verde. Conheci o projeto básico e percebi que a avenida vai ficar mais bonita, receber tratamento paisagístico e nova iluminação. Dessa forma, a região vai atrair interesse das pessoas em investir por aqui e melhorar a qualidade de vida. Por isso estamos batalhando para a revitalização de todo o conjunto de prédios do IAPI”, disse Flávia Maria Silveira, uma das síndicas do Conjunto. Ela esclarece que a pintura e as reformas necessárias são obras muito caras e que os moradores não têm como bancar sozinhos o custo do investimento.


Leia mais na integra: Agência Minas

SES acompanha possíveis casos de Gripe A no Estado




Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (Gripe Suína), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas gerais (SES)informa:

1. Minas Gerais tem hoje, até o momento, 261 casos suspeitos e 133 casos confirmados de Influenza A. Há 214 descartados

2. Minas tem hoje 3 pacientes em isolamento hospitalar, sendo 1 no Hospital das Clínicas (HC) e 2 no Hospital Eduardo de Menezes:

No Hospital das Clínicas (HC) há apenas 1 paciente internado:
- Trata-se do paciente de 27 anos, proveniente de Belo Horizonte e internado desde o dia 29 de junho. Ele apresentou piora no quadro respiratório e neste momento seu estado é gravíssimo. O paciente ainda respira com a ajuda de aparelhos.

- Teve alta na tarde dessa terça-feira (7) a mulher de 26 anos, proveniente da Alemanha. Após reavaliação constatou-se que ela não apresentava critérios clínicos e epidemiológicos que justificassem a continuidade da internação. Será monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde em domicílio.


No Hospital Eduardo de Menezes há 02 pacientes:


- Um paciente de 52 anos que está internado desde o dia 6 de julho, está assintomático e o exame está em andamento. A alta está prevista para 11 de julho.


- Uma paciente de 50 anos foi internada no dia 6 de julho, está assintomática, aguardando o resultado do exame.A alta está prevista para 10 de julho.




Leia mais na integra: Agência Minas

Casa de Passagem acolhe adolescentes em Teófilo Otoni


Adolescentes de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, que vivem na rua vão contar, a partir desta sexta-feira (10), com um serviço específico de acolhimento. O Governo de Minas e a Prefeitura do município vão inaugurar a Casa de Passagem que presta acolhimento institucional de curta duração (no máximo 90 dias) e desenvolve, especialmente, ações para o retorno desses jovens à família de origem.

A instituição vai acolher adolescentes de 12 a 18 anos, que vivem na rua em situação emergencial. Todos serão atendidos por uma equipe de psicólogos, educadores e assistentes sociais.

“A idéia é também resgatar a auto-estima, a autonomia, autoconhecimento, afetividade e a ética para promover o melhor desenvolvimento pessoal e social dos acolhidos”, afirmou a coordenadora Especial de Política Pró-Criança e Adolescente, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Fernanda Martins.
Leia mais na integra: Agência Minas

Fapemig divulga resultado do Edital de Aquisição de Livros


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) publicou, em seu site, a relação dos contemplados pelo edital de Aquisição de Livros Técnicos e Científicos para Pós-Graduação. Nessa edição, foram 24 propostas recebidas, quatro a mais que no ano anterior, e 20 aprovadas, que receberão, no total, R$ 2 milhões. Os projetos beneficiários pertencem a instituições de diversas regiões do Estado. Entre elas, estão a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a Universidade Federal de Juiz de Fora, a Universidade Federal de Uberlândia e a Universidade Federal de Lavras.

Parte do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas, lançado em 2005, o edital tem por objetivo apoiar a compra de títulos adotados em cursos de pós-graduação stricto sensu regularmente oferecidos por instituições sediadas em Minas Gerais e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dessa forma, a Fundação espera contribuir para elevar a qualidade dos cursos e aumentar o número de pesquisadores no Estado, meta que integra sua política de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico. A lista de propostas não aprovadas também pode ser consultada no site da Fapemig.

Outras informações pelo e-mail ci@fapemig.br


Matéria publicada: AgênciaMinas

Torneios leiteiros promovem aumento de produtividade


Comunidades rurais do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, estão promovendo torneios leiteiros como forma de difundir tecnologias, possibilitar troca de experiência entre participantes, integrar os moradores e valorizar a pecuária local. O apoio vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e outros parceiros. A realização fica por conta da prefeitura municipal e comissões organizadoras, compostas de membros eleitos pelas comunidades.

Os próximos torneios estão previstos para as seguintes localidades: 9 a 12 de julho, em Monte Verde; 16 a 19 de julho, em Palmital; 23 a 26 de julho, em Torreões; e 30 de julho a 2 de agosto, em Filgueiras. Durante os dias do evento, são medidas as quantidades de leite produzidos por cada animal concorrente.

O extensionista da Emater-MG em Juiz de Fora, José Renato Santana, explica que o torneio leiteiro já é uma tradição na área rural do município. “O de Pirapetinga, por exemplo, que ocorreu de 18 a 21 de junho, acontece há 26 anos”, afirma. Segundo Santana, o torneio mostra ao produtor que o uso de tecnologias podem tornar o rebanho bovino mais produtivo. “Quando os eventos começaram a ser realizados, a produtividade era de nove a dez quilos de leite de vaca ao dia. Hoje conseguimos uma média de 19 quilos ao dia”, informa.

E a melhoria da produtividade do leite não acontece somente porque os produtores querem garantir os primeiros lugares na competição. O extensionista José Renato Santana ressalta que o concurso tem também caráter educativo. “Os produtores aprendem ordenhas higiênicas para produzirem um leite de qualidade e prevenir doenças no gado com a utilização da homeopatia. Também conhecem maneiras de melhorar a alimentação das vacas, no período das secas, usando cana, capim e silagens, principalmente, a de milho”, garante o técnico da Emater-MG de Juiz de Fora.


Leia mais na integra: Agência Minas

Anastasia entrega o Prêmio Minas Gerais de Literatura


O vice-governador Antonio Anastasia entregou, nesta quarta-feira (8), na Academia Mineira de Letras, em Belo Horizonte, a segunda edição do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura. Foram premiados o jornalista gaúcho Luís Fernando Veríssimo, pelo conjunto da obra, e os novos talentos da literatura Reni Andrade na categoria Ficção, Eduardo Jorge de Oliveira na categoria Poesia e a universitária Maria Zilda Santos Freitas na categoria Jovem Escritor. Durante a solenidade, o vice-governador ressaltou a importância do reconhecimento a escritores consagrados e o incentivo aos novos talentos.

“É um prêmio muito importante e que dá dimensão cultural ao Estado. Minas Gerais é um estado que na literatura tem uma tradição imensa. Acho importante o Governo do Estado prestigiar a cultura através desses prêmios, que ocorrem não só na literatura, mas também no cinema, nas artes cênicas e também na música com todo esse estímulo para que a cultura, cada vez mais, permaneça como um dos sinônimos de Minas Gerais”, destacou Anastasia.

Luís Fernando Veríssimo, apesar da vasta experiência como escritor, declarou estar surpreso com a homenagem pelo conjunto de sua obra. “É um prêmio muito importante porque eu nem mesmo tinha me dado conta de que tenho uma obra tão extensa, que pode ser vista como um conjunto, mas o grande mérito desse prêmio do Governo de Minas é destacar os novos escritores”, disse.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 7 de julho de 2009

Governo do Estado lança Tele Minas Saúde nesta quarta-feira


O vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, lançam o Tele Minas Saúde, nesta quarta-feira (8), às 14h30, no Minascentro (avenida Augusto de Lima, nº 785 / rua dos Guajajaras, nº 1.022, Centro, Belo Horizonte).

Ao todo, 507 cidades farão parte do projeto, que consiste na realização de teleconsultorias e permite a segunda opinião de profissionais em todas as especialidades médicas, enfermagem, nutrição e odontologia. O resultado é um atendimento com diagnóstico precoce e menor número de encaminhamentos de usuários a outros municípios do Estado.

O custo é de responsabilidade do Governo de Minas, cabendo aos municípios apenas garantir acesso à internet e estimular os profissionais a utilizarem os serviços. Todas as cidades participantes recebem um computador, uma webcam, um kit multimídia, um aparelho de eletrocardiograma digital, uma câmera digital e uma impressora. Além disso, o Governo de Minas arca também com os custos dos plantões dos especialistas.

Desde 2005, em Minas, 179 municípios têm esse serviço para assistência em cardiologia, o que já possibilitou 70% de redução no número de encaminhamentos dessa área.

Serviço

Evento: Lançamento do Programa Tele Minas Saúde

Local: Minascentro, av. Augusto de Lima, nº 785 / rua dos Guajajaras, nº 1.022,

Centro, Belo Horizonte

Data: 08/07/2009
Horário: 14h30


Matéria publicada: Agência Minas

Epamig promove curso de iniciação ao vinho e à degustação


A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove nesta sexta-feira (10) em Lavras, Sul de Minas, o curso ‘Iniciação ao Vinho e à Degustação’, em que os participantes terão a oportunidade de conhecer as principais diferenças entre as variedades de uvas e entre vinhos comuns e finos. O curso abordará a história do vinho; a relação vinho e saúde; conservação; degustação; serviço do vinho; harmonização; variedades de uvas; elaboração de vinhos; leitura dos rótulos; perguntas e respostas; insumos (rolhas e garrafas).

Segundo a enóloga do Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, Marité Dal'Osto, o objetivo desse curso é iniciar as pessoas no mundo do vinho, principalmente com relação ao vinho fino. "O curso faz com que as pessoas tenham condições de avaliar um vinho desde a hora da compra até fazer uma harmonização com alguma refeição", explica.

O curso será realizado no campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Anfiteatro do Geosolos e terá início às 16h. O valor da inscrição é de R$ 50,00. As vagas são limitadas. Informações: (35) 3829-1190 – ctsm@epamig.br.


Leia mais na integra: Agência Minas

IEF implanta projetos para recuperar bacia do rio Doce


O Instituto Estadual de Florestas (IEF) está implantando dois projetos de recuperação ambiental, que serão financiados pelo Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro), na região da bacia do rio Doce. O projeto “Recuperação ambiental de áreas degradadas no município de Governador Valadares” teve início em junho e o “Recuperação dos recursos hídricos da micro-bacia do córrego do baixio, bacia do Rio doce, município de São Geraldo do Baixio” deverá começar em agosto.

A assessora de Desenvolvimento e Conservação Florestal do IEF, Regina Camargos, informa que o projeto desenvolvido em Governador Valadares tem como proposta executar trabalhos de recuperação de solo e vegetação em parcelas que totalizam 100 hectares. “A prioridade é para áreas de recarga hídrica, de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais e áreas no entorno dessas”, afirma. Essas áreas de atuação estão situadas nas micro-bacias dos córregos Nova América, Brejaúba e Água Limpa, contribuintes do córrego Ferrugem. “Colocar tais projetos em prática é de extrema importância para a região, que é muito degradada, com pouco remanescente de vegetação, o que prejudica a qualidade e a quantidade das águas da região”, completa.

O outro Projeto, que visa à recuperação dos recursos hídricos na bacia do rio Doce, pretende consolidar o processo de conscientização da comunidade e ampliar as práticas de recuperação e conservação de bacias hidrográficas na região. “Para isso serão aplicadas ações voltadas para a educação ambiental e recuperação da cobertura vegetal nativa em APP, áreas de recarga hídrica, a melhoria da capacidade de infiltração do solo e o enriquecimento do lençol freático”, explica Regina.


Leia mais na integra: Agência Minas

Feira de Negócios em Recife promove artesanato mineiro


A arte mineira, com destaque para o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, está sendo representada na 10ª Feira de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Recife (PE), de 3 a 12 de julho. Considerado um dos melhores eventos do segmento no Brasil, deverá promover negócios da ordem de 8 milhões de euros. A expectativa é que cerca de 250 mil visitantes de vários estados brasileiros e do exterior visitem a Feira.

Artesã de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, Rilene Gil Franca participa pela segunda vez do evento. Em 2008, ela esteve presente em estande do Governo de Minas. As vendas foram tão boas, que ela voltou, desta vez, por conta própria. Rilene se juntou a uma colega de Pará de Minas para dividir o estande “Meninas de Minas”. Ela vende peças em fibra de taboa e caixas decoradas com fotos de sua cidade. “As vendas de 2008 foram excelentes. Este ano, já começamos a vender, começamos melhor do que no ano passado, então a expectativa é de que as vendas sejam maiores”, diz.A secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, representando o governador Aécio Neves, e a subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Marilena Chaves, marcaram presença na abertura da Fenearte, com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

“A participação na Feira, possibilitada pelo Governo de Minas, representa um ganho enorme para os artesãos, não só em termos de vendas, mas também de visibilidade”, ressalta Elbe Brandão.


Leia mais na integra: Agência Minas

Quarta Erudita terá recital de violão com músico italiano


O Quarta Erudita do dia 8 de julho recebe o músico italiano Flávio Sala para um recital de violão na sala Juvenal Dias, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, às 19h30. O violinista interpretará canções das obras de Bach, Domeniconi, Nuñes. Considerado um dos maiores violinistas da sua atualidade, o jovem músico já conquistou diversos prêmios pela Europa, como o Violão de Ouro em Alexandria. Os ingressos para o concerto custam R$ 5 (inteira) e R$ 2,50 (meia-entrada, conforme a lei).

Um dos projetos da Fundação Clóvis Salgado, o Quarta Erudita privilegia a música de câmara erudita lírica ou instrumental, contemplando variadas formações instrumentais e estilos distintos. Na próxima edição, dia 15 de julho, o Quarta Erudita apresenta som do piano de Oscar Marcos Tibúrcio. Uma ótima opção de lazer e cultura para quem está em BH no mês das férias.

Flávio Sala

Flavio Sala nasceu em Bojano, província de Campobasso, Itália, em uma família de músicos. Seguindo os passos, completou seus estudos musicais sob a direção de Pasqualino Garzia, diplomando-se com as notas máximas, louvor e menção de honra junto ao Conservatório Lorenzo Perosi de Campobasso.

Fez cursos de aperfeiçoamento na Accademia Chigiana de Siena, ministrados por Oscar Ghiglia, obtendo sempre a bolsa de estudo e o diploma de mérito. Estudou, também, com Alírio Diaz e Paco de Lucia.


Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Governador Aécio Neves recebe ex-presidente Itamar Franco

O governador Aécio Neves se reuniu, nesta segunda-feira, dia 6, no Palácio das Mangabeiras, com o ex-presidente Itamar Franco.
Depois, o governador participou, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, da solenidade de filiação do ex-presidente Itamar ao PPS.

Combate e prevenção à AIDS é tema de encontro em Minas


Travestis e Transexuais dos estados da região Sudeste vão se reunir em Belo, Horizonte, de 6 a 9 deste mês, para discutir ações de prevenção e combate à AIDS. O IV Encontro de Travestis e Transexuais da Região Sudeste vai ser realizado no SESC Venda Nova (rua Maria Borboleta, s/n, bairro Letícia, Belo Horizonte) e terá a participação de pessoas de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

O evento é promovido pelo Grupo de Apoio aos Soropositivos (Gasp) e tem o apoio do Centro de Referência de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros de Minas Gerais (CRGLBTTT), coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). O objetivo é conscientizar esse público sobre seus direitos e, principalmente, promover o resgate da cidadania.

Durante os quatro dias serão abordados seis temas: saúde, educação direitos humanos, segurança, questões relativas a gênero e as relações de trabalho e emprego. Será a primeira vez que Minas Gerais recebe o evento, que é preparatório para o Encontro Nacional de Travestis e Transexuais que atuam na Luta e Prevenção à AIDS (ENTLAIDS).

O encontro tem o apoio também do Programa Nacional de DST/AIDS e da Coordenação de DST/AIDS. Dezessete palestrantes já confirmaram presença.

Leia mais na integra: Agência Minas

Campanha da Cultura incentiva criação de arquivos públicos


Preservar a memória dos municípios mineiros e disponibilizar para a toda a comunidade registros que ajudam a contar a história de uma época. Estes são os objetivos da Campanha de Sensibilização para Criação de Arquivos Municipais, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG), por meio do Fundo Estadual de Cultura e do Arquivo Público Mineiro (APM). A iniciativa fundamenta-se em duas linhas: apoio direto aos arquivos e apoio com recursos financeiros a projetos de caráter arquivístico. Com a campanha, a secretaria quer mobilizar as administrações municipais para a implantação e revitalização de arquivos municipais.

O movimento segue a orientação do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) que, em Minas, além da parceria da Secretaria de Estado de Cultura, conta com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico. Estes órgãos elaboraram modelos referenciais de documentos básicos necessários para a implantação de arquivos públicos, como prevê a Constituição no artigo 216, parágrafo 2º.

“As prefeituras devem reconhecer que a criação de um arquivo público municipal pode, certamente, ser um marco de modernização na administração. Mas, além de mobilizar as prefeituras, pretendemos envolver toda a comunidade para recolher documentos em favor da preservação da memória e da história de sua cidade”, diz o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant.


Leia mais na integra: Agência Minas

Igreja restaurada pelo Iepha é reaberta em Minas Novas


Totalmente restaurada, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo será reaberta à população do município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, com grande festa na próxima quinta-feira (9). Os trabalhos de restauração civil e de elementos artísticos duraram um ano e meio e foram totalmente realizados com verbas do Governo de Minas Gerais, a partir do orçamento do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O órgão também foi responsável pelo projeto arquitetônico para a restauração, além de acompanhamento e fiscalização de todo o trabalho.

Cerca de R$ 650 mil garantiram obras que visavam à recuperação do madeiramento, dos arcos laterais e do adro, além de estabilização completa da infra-estrutura do prédio, que se encontrava em péssima situação, de acordo com os laudos técnicos realizados para início do trabalho. Outros R$ 370 mil foram investidos na recuperação de elementos artísticos como pinturas decorativas, entalhes e imagens.

De acordo com a gerente de Elementos Artísticos do Iepha, Yukie Watanabe, apesar de apresentar aspecto externo razoável grande parte das peças estava em avançando estado de corrosão por cupins internamente. “Os entalhes estavam praticamente só na casca, assim como os anjos do coroamento, o retábulo e as colunas, que estavam bastante ocas”. O sacrário foi, de acordo com Yukie, o caso mais grave. As peças estavam carbonizadas por dentro.


Leia mais na integra: Agência Minas

Villa-Lobos será homenageado pela Orquestra Sinfônica


Nesta terça-feira (7), a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais recebe convidados muito especiais na primeira apresentação da Série de Concertos no Grande Teatro, no mês de julho. Para reger os músicos, foi escolhido o maestro Cláudio Ribeiro e, para acompanhá-los, o violonista Flavio Sala e a soprano Sylvia Klein. O concerto será realizado às 20h30, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, com ingressos a preços bem especiais: R$ 15 e R$ 10.

No repertório do concerto, obras de Marlos Nobre, Castelnuovo-Tedesco, Respighi e o grande homenageado do ano Heitor Villa-Lobos. A próxima apresentação da Série de Concertos será no dia 16 de julho, com participação do Coral Lírico de Minas Gerais e outros solistas convidados.

Maestros

Um dos três corpos artísticos mantidos pela Fundação Clóvis Salgado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais foi criada em 1976 e, entre os regentes titulares da história da Orquestra, figuram os maestros Wolfang Groth, Sérgio Magnani, Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Aylton Escobar, Holger Kolodziej e Marcelo Ramos. Também regeram a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais personalidades como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Camargo Guarnieri, Roberto Duarte, Carlos Prates, Johannes Homberg, Eugene Kohne e outros célebres convidados. ´


Leia mais na integra: Agência Minas