sexta-feira, 25 de junho de 2010

PDT em reunião no Palácio Mangabeiras confirma apoio à candidatura de Antonio Anastasia


A direção estadual do PDT decidiu apoiar a candidatura do governador Antonio Anastasia ao governo de Minas. O anúncio foi durante um encontro no Palácio das Mangabeiras, nesta quinta-feira(24/06), com participação dos membros da executiva nacional do PDT. Participaram da reunião além do governador Antonio Anastasia, o ex-governador Aécio Neves e o secretário-geral da executiva nacional do PSDB, Rodrigo de Castro.
Participaram da coletiva o ex-governador Aécio Neves, o governador Antonio Anastasia e o prefeito de Nova Serrana e presidente do PDT/MG, Paulo César Freitas, que falou em nome da executiva estadual

Vox Populi: Antonio Anastasia reduz diferença para Hélio Costa em 10 pontos


Vox Populi: diferença de Hélio Costa para Anastasia cai 10 pontos

A pré-candidatura de Antonio Anastasia (PSDB) ao governo de Minas Gerais demonstra força e continua em ascensão. Pesquisa divulgada pelo Instituto Vox Populi nesta quinta-feira (24/06) mostra que ele reduziu em 10 pontos percentuais a diferença para Hélio Costa (PMDB). Em maio, a diferença era de 28 pontos percentuais e, agora, caiu para apenas 18 pontos. O levantamento revela que Anastasia subiu seis pontos em relação à pesquisa de maio – de 17% para 23% –, enquanto Costa perdeu quatro pontos – de 45% para 41%.

Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor manifesta sua preferência sem a apresentação de uma lista de candidatos, os dois aparecem empatados com 6% das citações.

O desempenho de Anastasia é ainda mais relevante quando se constata que ele é desconhecido por 41% dos eleitores mineiros, enquanto Hélio Costa já é conhecido por mais de 90%. Ou seja, o pré-candidato tucano tem grande potencial de crescimento.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de junho, com 2.000 entrevistados, em 125 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais obras em Belo Horizonte visando a Copa do Mundo de 2014


O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, comemorou a continuidade da parceria entre o Governo do Estado, Prefeitura de Belo Horizonte e o Governo Federal, que está permitindo a realização de importantes obras em Belo Horizonte visando a Copa do Mundo de 2014, além da melhoria na qualidade de vida da população da Região Metropolitana. Para Aécio Neves, essa parceria foi construída ao longo dos últimos sete anos e que permanece na administração do governador Antonio Anastasia. (Ouça entrevista coletiva)

Nesta quarta-feira, dia 23, o Governo do Estado, a prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério das Cidades assinaram a ordem de serviço para o início das obras de construção do viaduto entre as avenidas Antonio Carlos e Abraão Caram, na região da Pampulha, e da expansão do Boulevard Arrudas, entre a Rua Carijós e Avenida Barbacena.

Para o ex-governador Aécio Neves, essa parceria está mudando a cidade. “É preciso ressaltar que com a continuidade dessa parceria, iniciada há alguns anos, permite construir e planejar a nova BH. Estão sendo assinados atos concretos de investimentos que estão mudando a nossa cidade. Esse planejamento permite que Minas possa comemorar algo inédito, com 20 % dos empregos gerados no Brasil em Minas Gerais. Uma contribuição extraordinária”, ressalta o ex-governador, que acredita que as prioridades claramente estabelecidas buscando o desenvolvimento do estado são responsáveis por esta mudança.

O governador Antonio Anastasia acredita que a força dessa parceria e o planejamento feito pelo Governo do Estado e pela Prefeitura têm permitido a garantia de mais recursos para a realização de obras com ajuda do Governo Federal. Ele lembra que as intervenções que serão realizadas visando a Copa do Mundo de 2014 ficarão como um legado para a população. “Vamos fazer uma grande infraestrutura, que vai permanecer para dar mais conforto e mobilidade para o morador da Região Metropolitana”. (Ouça pronunciamento)


Candidata à Presidência Dilma Rouseff adapta sua fala para se aproximar de eleitores das mais diversas regiões do país

Discurso em março, nos 35 anos do Jockey Club de São Paulo
Entrevista em Abril, Já pré - candidata

Entrevista em maio à Rádio Super Condá, de Chapecó(SC)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Antonio Anastasia reduz ICMS do setor têxtil e alíquota cai para 7%


Minas reduz para 7% ICMS de setor têxtil

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB) anunciou ontem a redução de 12% para 7% do ICMS no setor têxtil para operações intermediárias, ou seja, entre contribuintes. A redução deverá ser publicada no “Diário Oficial do Estado” até amanhã. O governador é candidato à reeleição e tem feito anúncios pontuais de alívio tributário desde que assumiu, em 30 de março.

Ainda ontem, Anastasia afirmou também que a alíquota do tributo para o galão de 20 litros de água mineral cairá de 18% para 7%. No mês passado, o governador reduziu de 25% para 22% o ICMS sobre o etanol, aumentando contudo a tributação sobre a gasolina de 25% para 27,5%.

O principal objetivo do anúncio de ontem foi o de evitar a perda de empresas para Estados vizinhos, todos com alíquota menor. Em São Paulo, o ICMS têxtil caiu de 12% para 7% em março. No Rio de Janeiro, a cobrança não passa de 2,5%. O governo mineiro começou a reagir à guerra fiscal no fim do ano passado, quando o então governador Aécio Neves (PSDB) reduziu o ICMS para empresas de todos os setores, com exceção do automotivo, desde que instaladas na Zona da Mata.

Anastasia não divulgou qual será o impacto das reduções na arrecadação estadual, mas nem o setor têxtil e nem o de água mineral são grandes arrecadadores. Mais da metade da receita tributária do Estado é proveniente de quatro setores: siderúrgico, combustíveis, telefonia e energia elétrica. Outros 30% são oriundos dos ramos de cimento, transportes, extração mineral, automotivo, bebidas, remédios e cigarro.

O governo mineiro estima que há 7 mil empresas do ramo têxtil no Estado. Já a produção de água mineral em galão reúne 58 empresas. O setor de confecções ainda não saiu da depressão econômica no Estado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), a produção física em Minas Gerais caiu 11% em 2009. Entre abril do ano passado e este ano, a queda foi de 3,7%.


Fonte: Cesar Felicio – Valor Econômico

Quarta Erudita recebe inovação da música de câmara


O projeto Quarta Erudita, da Fundação Clóvis Salgado (FCS), recebe nesta quarta-feira (23), na Série Instrumental, o METALmorfose, composto por quatro integrantes da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. No programa estão composições de Jean-François Michel, Johann Sebastian Bach, Gioacchino Rossini, Scott Joplin, Dave Brubeck, John Lennon e Paul McCartney e Ernesto Nazareth Arr. O Quarta Erudita começa às 19h30, na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. Os ingressos custam: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia entrada conforme a lei).

O quarteto METALmorfose foi criado com a intenção de promover uma inovadora experiência de música de câmara. Foi pensando nisso que, Érico Fonseca, Marlon Humphreys, Wagner Mayer e Renato Lisboa, membros da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, decidiram se aventurar e criar o quarteto de metais. A formação inclui 2 trompetes, 1 trombone tenor e 1 trombone baixo.

As possibilidades de criações existentes em decorrência da união desses instrumentos fazem com que haja uma variação única de estilos. Desde a música renascentista a instrumentos de sopro, passando pelo barroco, transcrições e adaptações de compositores clássicos e românticos, peças originais compostas nos séculos XX e XXI até o Jazz e a MPB.

Érico Fonseca - trompete

Nasceu em Nova Friburgo, RJ, começou a estudar música na Sociedade Musical Campesina Friburguense com os professores Uldemberg Fernandes e Vinicius Lugon. Em 1999 foi escolhido como o 1º trompete da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, sob a regência de Yeruham Scharowsky. No mesmo ano foi laureado com uma bolsa de estudos no Conservatório de Fribourg (Suíça) na classe de Jean-François Michel, obtendo Bacharelado e Licenciatura em trompete em 2003 e um Diploma de Virtuosidade em 2005. Atualmente, Érico é assistente chefe de naipe de trompetes na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Marlon Humphreys - trompete

Sua formação musical aconteceu com o professor Gilberto Siqueira (Trompete-Solo da Osesp) e em 2000 foi vencedor do Prêmio Weril. Marlon foi laureado com uma bolsa de estudos pela Vitae e teve a oportunidade de aperfeiçoar-se em Chicago com o professor e trompetista da Chicago Symphony Orchestra, Mark Ridenour e o legendário Aldoph Herseth. No Japão atuou como membro fundador da Hyogo Performing Arts Center Orchestra por duas temporadas como Trompete-Solo e participou do renomado Pacific Music Festival. Atualmente faz parte do grupo de artistas internacionais que formam a World Orchestra for Peace (Orquestra Mundial pela Paz) a convite de Valery Gergiev.

Wagner Mayer - trombone tenor

Começou a estudar trombone com o professor Paulo Lacerda, no Centro de Formação Artística, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Wagner atuou como membro efetivo da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais desde 1990 e como 1º Trombone desde 1995. Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em 1192, o que garantiu o convite para solar com a Ospa e com a Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Entre 1999 e 2003, fez apresentações pelo Brasil, Japão e Europa com a banda mineira de pop rock, Skank.

Renato Lisboa - trombone baixo

É Mestre em música (perfomance) pela Escola de Música da UFMG, onde se graduou no instrumento. Renato é especialista em Música Brasileira pela Escola de Música da UEMG e membro do quinteto de metais Itaratã e do quarteto de trombones Trombominas. Foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Escola de Música da UFMG e atuou como solista à frente da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica dessa instituição. Atualmente é professor de trombone na Escola de Música da UEMG.

Serviço:

Evento: Quarta Erudita

Data: 23/06/2010

Horário: 19h30

Local: Sala Juvenal Dias no Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, nº 1537, Centro, Belo Horizonte)

Valor: R$ 8,00 e R$ 4,00 (meia entrada conforme a lei)

Informações: (31) 3236-7400

Governo de Minas entrega mais 384 casas em três regiões do Estado


O Governo de Minas entrega, entre os dias 24 e 30 de junho, mais 384 casas construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG). Elas beneficiam igual número de famílias com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos e resulta do investimento de R$ 10,29 milhões feito em sete municípios de três regiões do Estado.

Os maiores conjuntos dessa série de inaugurações são o Conjunto Habitacional Alessandra Vicintin, com 80 unidades, em Bocaiúva, no Norte de Minas, e o Conjunto Habitacional Ouro Fino, com 95 casas, em Riacho dos Machados, também no Norte do Estado. Ainda na região, também serão liberadas as chaves das 30 casas do Conjunto José Pedro da Fonseca, em Fruta de Leite. As 384 famílias beneficiadas moram nas três cidades do Norte de Minas, bem como em Cruzeiro da Fortaleza, no Alto Paranaíba; Lambari, Ilicínea e Divisa Nova, no Sul de Minas.

Em Fruta de Leite, o conjunto será entregue no dia 26 de junho, às 10 horas; em Riacho dos Machados, dia 27, às 11 horas; e em Bocaiúva, o conjunto será entregue no dia 30 de junho, às 15 horas. Em todas essas solenidades comparecerá o presidente da Cohab/MG, Mauro Brito.

Norte

O Governo de Minas já investiu pelo Programa Lares Geraes – Habitação Popular, o total de R$ 53,5 milhões na construção de 2.662 casas, das quais 2.482 já terão sido entregues neste sábado (26) e domingo (27) e no dia 30 de junho.

Durante as obras executadas na região pela Cohab/MG, foram gerados aproximadamente 3.300 empregos diretos e indiretos e um total de aproximadamente R$ 12,6 milhões em salários e renda indireta. Apenas neste ano, a Cohab/MG já entregou no Norte de Minas 150 casas, sendo 50 casas em cada um destes municípios: Porteirinha, Patis e São João do Paraíso.

Esses empreendimentos fazem parte do Lares Geraes – Habitação Popular, que tem um total de 25.049 casas entre entregues, concluídas e em construção. O programa é realizado desde meados de 2005 e já investiu mais de R$ 566 milhões em habitação de interesse social, que atende a famílias com renda de um a três salários mínimos.

A casa

As casas construídas pela Cohab/MG têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta perfazendo um total de 36,27 m² de área construída em um terreno que tem, no mínimo, 200 m². As famílias atendidas são formadas por quatro pessoas e têm, em sua maioria, renda de um salário mínimo. Para as pessoas com deficiência atendidas pelo Lares Geraes, a Cohab/MG constrói casa especial, com 51 m², adaptada ao acesso e locomoção do cadeirante.

Benefícios

Além de pagar por uma casa construída dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) metade do custo da construção, o mutuário da Cohab/MG que tem renda de 1 salário mínimo, não gasta na prestação mais que 20% do salário mínimo. A Cohab/MG calcula o valor da prestação levando em consideração fatores socioeconômicos, como a renda e o tamanho da família. Além disso, aquele que paga as suas prestações em dia faz jus ao Bônus de Pontualidade, como uma forma de redistribuir renda e incentivar o pagamento das prestações e contribuir para a continuidade do Programa Lares Geraes – Habitação Popular.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Prefeito lê manifesto de apoio de 58 prefeitos do PR a Antonio Anastasia



Angelo Roncalli, prefeito de São Gonçalo do Pará, lê o manifesto de apoio dos 58 prefeitos do PR ao governador Antonio Anastasia

Censura do PT volta a atacar em São Bernardo e agride Danilo Gentili, repórter do CQC

Danilo Gentili diz que foi agredido por guardas em gravação do "CQC"

DE SÃO PAULO

Atualizado às 20h41.

Publicidade
O repórter Danilo Gentili disse ter sido agredido por guardas municipais de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo na tarde desta terça-feira (22), durante gravação de uma reportagem para o quadro "Proteste Já", do "CQC" (Band).

Segundo Gentili, ele estava em um espaço público quando ele e sua equipe foram abordados por cinco guardas municipais, que quiseram prendê-los, além de tê-los agredido com empurrões e socos.

"Eles me deram soco na cara", afirmou o repórter à Folha. "Foi uma agressão gratuita e covarde. Tinham cinco em cima de mim."

Gentili disse que os guardas quiseram algemá-lo e chegaram a dar voz de prisão à equipe, alegando desacato. No Twitter, ele escreveu: "12 viaturas pra me prender! Parabens a toda guarda civil de SBC pela competência!"

Risco para alunos

A equipe gravava reportagem sobre uma escola que funciona ao lado de uma área que corre risco de desabamento.

O repórter diz que ele ouviu pais, alunos, um engenheiro civil e o dono de um estacionamento que fica ao lado do local. Eles também conversaram com a diretora, que deu entrevista de dentro da escola, com a equipe posicionada do lado de fora.

A agressão teria ocorrido quando Gentili e a equipe já se preparavam para deixar o local.

Segundo ele, pais de alunos que assistiram à cena chamaram a Polícia Militar, que apaziguou os guardas e levou a equipe da Band para a delegacia do 3º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, onde eles registraram um boletim de ocorrência.

Outro lado

A Secretaria de Comunicação da prefeitura afirmou em nota que Danilo Gentili foi detido "depois de desacatar a dois oficiais da corporação" no Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação).

"A ordem de prisão foi dada após Gentili ofender, inclusive com palavras de baixo calão, aos GCMs", diz a nota, que nega ainda que tenha sido utilizado "qualquer meio violento contra o humorista".

Fonte: Folha.com

Prefeitos do PR-MG se rebelam e fazem manifesto por Anastasia



PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Publicidade
A crise no PR de Minas ganhou nesta terça-feira maior amplitude com o manifesto de apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia (PSDB) assinado por 58 dos 72 prefeitos da sigla. A maioria da bancada federal da sigla, formada por sete deputados, já havia declarado apoio ao tucano.

Os prefeitos são contrários à orientação da direção estadual do partido, que defende apoio à candidatura do senador Hélio Costa (PMDB). Eles entregaram o manifesto a Anastasia na residência oficial do governador, em Belo Horizonte.

Com essa atitude, os prefeitos pressionam para que a direção do partido ceda e recue na intenção de encaminhar a votação pela aliança formal com o PMDB, tanto na chapa majoritária quanto na proporcional (para deputado federal e estadual).

Presidido pelo empresário Clésio Andrade, o PR-MG aprovou ontem a diretriz que será dada na convenção que o partido realizará no próximo domingo. Contemplou apenas a aliança com Costa e com o PMDB, excluindo a opção de aliança com o PSDB.

Mesmo se Clésio for derrotado, hipótese que ele não considera, o partido não caminharia oficialmente com Anastasia porque essa opção não existe.

A situação do PR-MG é de idas e vindas. O próprio Clésio Andrade assinou nota do partido no começo do mês aceitando que os deputados do PR fizessem coligação proporcional com o PSDB e ficasse neutro em relação à disputa majoritária entre Costa e Anastasia. A bancada federal, se aproveitando dessa situação, começou a negociar apoio formal à reeleição do governador.

O empresário recuou dias depois, negando ter havido pressões de Brasília. Mas ele disse à Folha que o ex-ministro Alfredo Nascimento, presidente nacional do PR, sempre foi defensor da candidatura de Costa. Nascimento e Costa foram ministros no governo Lula.

A convenção do PR está marcada para domingo. Clésio pretende conversar com os prefeitos para mudar a posição deles. Os prefeitos mantêm a posição nacional do partido de apoiar a petista Dilma Rousseff para presidente, mas em Minas disseram que apoiarão Anastasia e a candidatura ao Senado do ex-governador Aécio Neves (PSDB).

Clésio tenta emplacar seu nome como suplente na chapa ao Senado do ex-prefeito Fernando Pimentel (PT). Pimentel foi alijado da disputa estadual por imposição do PT nacional, que obrigou os petistas a apoiarem Costa.

Fonte: Folha.com

Antonio Anastasia autoriza obras de ampliação do abastecimento de água e esgoto sanitário em Ribeirão das Neves


O governadorAntonio Anastasia autorizou, nesta segunda-feira (21), em Ribeirão das Neves, a realização de obras nas áreas de infraestrutura, saúde e esportes no município, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Durante a solenidade, foi assinado convênio entre a Copasa e a prefeitura para a ampliação do sistema de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O governador também autorizou a liberação de recursos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para duplicação da LGM-806, que liga Ribeirão das Neves à Linha Verde. Ao todo serão investidos no município R$ 66 milhões.

Em seu pronunciamento, o governador ressaltou a importância dos investimentos realizados no município que apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado. Segundo ele, Ribeirão das Neves foi o primeiro município mineiro a receber o Poupança Jovem e o Travessia, dois grandes programas sociais desenvolvidos pelo Governo Aécio Neves. Os investimentos foram responsáveis pela reversão de indicadores como a evasão escolar que diminuiu 30%.

“Nosso objetivo é cumprir compromissos. Neves foi o primeiro município de Minas a receber o Poupança Jovem. Exatamente, pelas necessidades deste município a primeira turma foi aqui formada. Vamos nos lembrar sempre da emoção daqueles alunos mostrando seu cheque de R$ 3 mil depois de cursado três anos do ensino médio. Para isso, reformamos quase todas as escolas estaduais. A melhor notícia é que a evasão escolar no ensino médio em Neves caiu mais de 30%, é um indicador fenomenal para o problema social”, destacou Antonio Anastasia.

Saneamento básico

A parceria entre a Copasa e a prefeitura permitirá a ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no município, por meio da incorporação ao patrimônio da Copasa dos ativos que compõem, atualmente, o acervo do sistema público municipal, decorrentes de obras de água e esgoto já executadas. Para essas obras de infraestrutura, serão repassados R$ 15,27 milhões pela Copasa. A contrapartida do município é de R$ 7,45 milhões totalizando R$ 22,72 milhões.

O governador autorizou também assinatura de convênio entre a Copasa e a prefeitura para a realização de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, no valor de R$ 20,6 milhões. A Copasa também já está realizando obras no município nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário no valor de R$ 116,42 milhões. Os serviços estão em andamento nos bairros Veneza, Justinópolis, Liberdade, entre outros. Segundo o governador, os investimentos foram fundamentais para mudar o perfil social do município e melhorar a qualidade de vida da população nos últimos sete anos.

“Tínhamos grandes deficiências na infraestrutura, nas escolas, no saneamento, nos empregos, nos acessos. Essa realidade acontecia, é verdade. Mesmo assim, Neves cresceu e, hoje, o município tem mais de 350 mil habitantes. De fato, percebemos, que tínhamos de modificar a realidade aqui em Neves. De que adianta termos uma capital de Estado, Belo Horizonte, com grandes obras, bonita, recebendo as pessoas, trazendo investimentos, se ao seu lado uma cidade importante, populosa, com gente trabalhadora, com gente boa, estava naquele sofrimento e no sentido de abandono”, disse o governador.

Mais saúde

Para a área de saúde, o governador assinou liberação R$ 1,13 milhão para aquisição de equipamentos e materiais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Justinópolis. A unidade está em fase de conclusão com recursos de R$ 5,17 milhões do Governo do Estado. Para a UPA, ainda serão autorizados mais R$ 1,68 milhões para custeio anual da unidade.

Antonio Anastasia também anunciou as obras de ampliação do Hospital São Judas Tadeu, no valor de R$ 8 milhões, e a criação da UPA do bairro Veneza, no valor de R$ 3 milhões. O governador autorizou, ainda, a assinatura de convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Prefeitura de Ribeirão das Neves, para a realização de obras do Programa Viva Vida no Hospital Maçônico São João Batista (Hospital do Câncer) de Justinópolis, no valor de R$ 1,6 milhão.

Duplicação da rodovia LMG 806

Para melhorar o acesso de Ribeirão das Neves a Belo Horizonte e ao Vetor Norte da Região Metropolitana, o governador anunciou a retomada da obra de duplicação, melhoramento, pavimentação e restauração da rodovia LMG 806, que liga o município à Linha Verde (Rodovia MG-010). Para 2010, já estão autorizados R$ 10 milhões e foi efetivada a contratação das obras. Toda a obra de duplicação da rodovia está orçada em R$ 31,5 milhões.

Na área dos Esportes, o governador autorizou a celebração de convênio entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) e a prefeitura para a realização de obras de intervenções em campos de futebol e construção de quadras poliesportivas no valor de R$ 4,64 milhões.

O prefeito de Ribeirão das Neves, Walace Ventura, destacou que os investimentos do Governo de Minas mudaram a realidade do município e atendeu antigas reivindicações da população. “Se tivesse de usar duas palavras para resumir este encontro, essas palavras seriam ditas como justiça social”, disse o prefeito.

Desde 2003, cerca de R$ 13 milhões já foram investidos em Ribeirão das Neves em programas como Pro-Hosp,Saúde em Casa, além de diversos convênios assinados com o município. Cerca de R$ 56 milhões foram investidos, nesse período, em obras voltadas para melhorias da segurança, saúde e qualidade de vida.

Antonio Anastasia inaugura túnel de acesso à Cidade Administrativa


O governadorAntonio Anastasia entregou, nesta segunda-feira (21), as obras do novo acesso à Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Com 640 metros de extensão, a nova entrada inclui uma pista marginal à MG-010, no sentido Aeroporto Internacional e um túnel de 156 metros de comprimento por 21 metros de largura, construído sob a rodovia MG-010, composto por três faixas para veículos de passeio, uma faixa para ônibus, ciclovia, passeio lateral e faixa de segurança. O investimento foi de R$ 65,89 milhões.

“É uma obra não só muito bonita, mas, mais do que isso, é uma obra funcional, que fazia parte desde o início da concepção da Cidade Administrativa. É um túnel, que sob o ponto de vista da engenharia está a 1,5 metro tão somente da pista de rolagem, então isso é um ponto importante”, explicou o governador.

O gerente de obras da Cidade Administrativa, Reinaldo Alves Costa Neto, explicou como o novo acesso vai facilitar a chegada das 20 mil pessoas que passarão pelo local diariamente.

“Quem vinha do centro de Belo Horizonte tinha a obrigação de seguir direto e fazer o retorno no viaduto do bairro Morro Alto. Isso fazia com que o fluxo de tráfego vindo de Belo Horizonte se ajuntasse ao fluxo vindo das cidades circunvizinhas - Pedro Leopoldo, Lagoa Santa, Sete Lagoas – condensando por demais a entrada Norte da Cidade Administrativa. Com essa inauguração, a gente divide em dois terços a entrada da Cidade que se dará pelo túnel e um terço vindo pelo viaduto. É uma solução de tráfego muito importante e que permitirá maior conforto aos usuários do complexo”, detalhou.

Atualmente, 4 mil servidores já trabalham na Cidade Administrativa. Foram transferidos os funcionários da Governadoria, Gabinete Militar, das Secretarias de Estado de Governo, Planejamento e Gestão, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, além do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) e do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). Nesta segunda-feira (21), foram transferidos os servidores da Prodemge.

A transferência dos servidores estaduais para a Cidade Administrativa está sendo feita de maneira gradativa, desde o início de março, quando a nova sede do Governo de Minas foi inaugurada. A previsão é que, entre servidores e visitantes, a Cidade Administrativa receba 20 mil pessoas diariamente, a partir de outubro, quando todos os 16 mil funcionários tiverem sido transferidos.

Com a inauguração do túnel, Reinaldo Alves Costa Neto explicou que todas as estruturas previstas para a Cidade Administrativa estão concluídas. “Após essa inauguração, o túnel de acesso à Cidade Administrativa passa a integrar o sistema viário de Belo Horizonte e essa obra completa a Cidade Administrativa”, explicou.


Serra critica falta de infraestrtutura, 70% dos investimentos são feitos por estados e municípios – denuncia


Serra: país está estrangulado por infraestrutura

‘A soja de Mato Grosso custa até Santos o mesmo que de lá à China. Não é possível. Não tem cabimento’

Em encontro com líderes rurais em Uberaba (MG), o presidenciável José Serra (PSDB) rechaçou ontem as propagandas do governo Lula sobre investimento em infraestrutura. Segundo Serra, 70% das aplicações governamentais no setor são feitas por estados e municípios. O tucano criticou as condições das rodovias.

- A soja de Mato Grosso custa até Paranaguá ou Santos o mesmo que de lá à China. Não é possível. Não tem cabimento.

Estamos estrangulados por infraestrutura, reflexo do baixo investimento governamental, mas também de política errada de concessões de serviços públicos, começando pelas estradas.

O tucano criticou o sistema atual de reforma agrária e a falta de políticas agressivas do governo Lula para derrubar barreiras sanitárias. Serra discursou em palanque e se intitulou o candidato da produção.

Reforçou a importância da agropecuária na consolidação do Plano Real e disse que o Brasil não terá desenvolvimento sem o setor produtivo: – E eu, presidente, seria presidente da produção. Sem isso, o país não vai para a frente.

Para o tucano, o atual sistema de reforma agrária é um problema, porque os assentamentos não conseguem produzir.

- Paga uma nota para desapropriar.

Custa R$ 40 mil, R$ 50 mil, R$ 60 mil por família assentada.

Tem cabimento depois ter que manter com uma cesta básica? Nenhum – argumentou, sem perder a chance de alfinetar o MST. – O MST não faz reforma agrária, é um movimento político com gente que não tem ideia do que acontece no meio rural.

Não pode dar dinheiro público para esses movimentos.

Serra rebateu a política externa de Lula. Disse que a taxa cambial está desfavorável ao agronegócio, e censurou o governo por não ser agressivo na derrubada de barreiras sanitárias ou na defesa do produto nacional: – Não tem política. Nem de defesa comercial, nem de penetração comercial.

Mais cedo, em sabatina do UOL e do jornal “Folha de S. Paulo”, Serra disse que gostaria de fazer, no segundo turno, “tabelinha” com Marina Silva, do PV: – Eu adoraria ser o herdeiro (dos votos do PV), mas a decisão não é minha, é dos eleitores.

Eu até toparia uma tabelinha, mas não acho que a Marina esteja fazendo algum viés, não. Agora, tenho uma proximidade grande com a área ambiental.

Me considero um ambientalista.

Mas não há nenhum tipo de entendimento político.

Serra rasgou elogios ao candidato verde ao governo do Rio, Fernando Gabeira – “é um caso único, tem apoio de todos os candidatos a presidente”. Em duas horas de sabatina, atacou o governo federal e a campanha de Dilma. Sobre privatizações, disse que os rivais fazem terrorismo eleitoral sobre o tema.

- O governo Lula privatizou dois bancos, não reprivatizou nada, e acho que essa questão é mais usada como terrorismo do que como debate. Falar “Serra vai privatizar o Banco do Brasil” é um terrorismo.

O tucano disse apostar as fichas em sua biografia política. E que caberá ao eleitor escolher a partir da história dos candidatos, em crítica velada ao currículo de Dilma na vida pública: – Quem deve dizer isso é o eleitor, que deve julgar a biografia, e não só a biografia familiar.

Mas me refiro à biografia na vida pública, coerência, experiência, o que já sefez.

Serra disse que a escolha do vice ficará para o fim do mês, mas que o assunto não o estressa.

Ele afirmou ainda que até ele tem curiosidade para saber quem será o escolhido: – Também tenho uma enorme curiosidade (sobre o vice), mas até o fim do mês se resolverá.

Essa não tem sido uma questão estressante para mim nem para o PSDB. Como temos o prazo, estamos fazendo uma boa avaliação, que some.

Serra voltou a dizer que Dilma deveria ter pedido desculpas publicamente por causa do suposto dossiê contra os tucanos: – Deveria ter afastado pessoas, pedir desculpas. O que não pode é dizer que o problema é da Receita. O que não pode é também culpar a vítima, o que significa que isso ainda vai continuar.

Acho que ela deveria pedir desculpas, sim. Do tipo: desculpa, nós erramos e estamos tomando as providências.
Fonte: Gisele Barcelos – Flávio Freire – O Globo

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Leonardo Boff critica o maquiavelismo do ‘novo PT’, que abandonou a ética e as reformas estruturais em nome do poder


Solidariedade para com as vítimas do ‘novo’ PT

Passei um fim de semana lendo pela enésima vez O Príncipe de Maquiavel no esforço de entender a atual política da Direção Nacional do PT.

E ai encontrei as fontes que possivelmente estão inspirando o assim chamado “novo PT”, aquele que trocou o poder da vontade de transformar a realidade pela vontade de poder para compor-se com a realidade, notoriamente envenenada com o propósito de perpetuar-se no poder.

Nas palavras do candidato eleito pela convenção do partido em Minas Gerais, Fernando Pimentel e depois invalidado, em nome da aliança com o PMDB: “o PT novo é o PT que faz alianças e convive com a realidade política brasileira, buscando transformá-la… Não somos mais um partido que coloca a ideologia como uma máscara, como óculos escuros para não enxergar a realidade política; operamos com a realidade política do jeito que ela é, para transformá-la”(O Globo 12/6/2010).

Vamos traduzir esse discurso de disfarce. A ideologia básica do PT originário era a ética e as reformas estruturais. O novo PT entende este propósito como uma máscara que não permite enxergar a realidade política do jeito que ela é.

Sabemos como é o jeito da política vigente, montada sobre alianças espúrias, sobre a mercantilização das relações políticas e sobre a rapinagem do dinheiro público.

Pimentel ainda acredita que com as alianças se pretende transformar a realidade, como se para transformar uma gangue de bandidos devesse fazer parte dela. A ética foi enviada ao limbo e em seu lugar entraram os conselhos de Maquiavel.

Este teve um propósito semelhante à Direção do PT: “ir diretamente à verdadeira realidade das coisas e não ater-se a representações imaginárias” (c.XV). Para Maquiavel a verdadeira realidade das coisas é a busca tenaz do poder, as formas de conquistá-lo e de conservá-lo. E ai vale tudo; os fins justificam todos os meios: o perjúrio, o crime e até o bem se ele trouxer vantagens.

As “representações imaginárias” é a ética, o que deve ser. Ela não é posta de lado; até vale desde que favoreça o poder. Caso contrário pode ser atropelada:”não se afastar do bem quando se pode, mas saber usar o mal, se necessário” (c.XVIII).

O importante não é ser bom, mas parecer bom. Não há porquê cumprir a palavra empenhada, se ela se volta contra o príncipe pois “jamais faltarão motivos legítimos para justificar o não cumprimento de algo apalavrado”(c.XVIII).

É entristecedor ler em Pimentel:”nesse processo de renovação, alguns companheiros vão ficar no passado”. Estes, na verdade, são os portadores do futuro porque são fiéis à ética e ao sonho de uma política diferente do jeito como é feita.

A Direção do PT se rendeu a ela, fazendo alianças escandalosas para se perpetuar no poder e assim se atolando no passado. O povo não merece ser defraudado desta forma.

Não é investindo em políticas assistenciais que se possa substituir-lhe a dignidade. Mesmo assim, há tantos nas bases, deputados, prefeitos e vereadores do PT antigo e ético que mantém vivo o sonho e que não abandonam a questão: que Brasil queremos e que ética pública precisamos?

Quero me solidarizar com as vítimas do maquiavelismo do “novo” PT, especialmente em Minas Gerais e no Maranhão. Neste Estado está ocorrendo uma tragédia, bem representada pelo histórico sindicalista Manoel da Conceição, de 75 anos, fundador do PT, torturado e mutilado pela polícia das oligarquias entre as quais estão os Sarneys, sendo obrigado a votar em Roseana Sarney do PMDB.

Em carta aberta ao companheiro Lula, de fazer chorar, escreve “com ternura e amor de um irmão”: “como eleger essas figuras que me mutilaram, torturaram e mataram dezenas de meus mais fiéis companheiros… isso fere de morte a nossa honra e a nossa história”. Mas o projeto de poder não tem o mínimo sentido humanitário: Maquiavel dixit.

Da mesma forma quero me solidarizar com as vítimas de Minas Gerais, com Sandra Starling, com Patrus Ananias, dos melhores ministros do Governo, com Durval Ângelo, paladino dos direitos humanos e de tantos e tantas que estão sofrendo indignados.

Nem tudo vale neste mundo. E se Cristo morreu, foi também para mostrar que nem tudo vale e que para tudo há algum limite, válido também para o PT.

Leonardo Boff junto com Mark Hathaway escreveu o livro The Tao of Liberation. Exploring the Ecology of Transformation, N.Y. 2009


José Serra exige que Dilma peça desculpas por fabricação de dossiê por aloprados do PT


Serra cobra desculpas de Dilma por dossiê e diz que petista é responsável

Candidato tucano à Presidência voltou a atribuir à adversária petista fabricação de documento contra ele, cobrou uma atitude mais categórica do presidente Lula e negou que sua equipe de campanha use a mesma estratégia para atingir adversários

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou que a petista e sua adversária na disputa, Dilma Rousseff, deveria ter pedido desculpas e afastado imediatamente os assessores acusados de envolvimento na montagem de um suposto dossiê contra o tucano.

Durante gravação do programa Roda Viva, da TV Cultura, anteontem, ele novamente atribuiu a Dilma a fabricação do documento. “Não sei se ela (Dilma) tinha (conhecimento), mas ela é responsável”, disse. O programa vai ao ar hoje, a partir das 22h.

Para Serra, o dossiê supostamente encomendado pela equipe da petista é material “requentado”. “Quem não gosta de ouvir fofoca”, respondeu ao ser questionado se os dossiês seriam um mal necessário nas campanhas. “O PT tem divulgado isso há muito tempo em seus blogs”, disse. “Quando se fala em dossiê, é bom que se diga fajuto.”

Ele negou que sua campanha use a mesma estratégia para atingir adversários. Ontem, no intervalo do jogo do Brasil com a Costa do Marfim, que assistiu em uma quadra esportiva na zona leste, Serra foi categórico ao cobrar do governo Lula investigação. “Tinha que ter uma comissão de sindicância, é o mínimo que se espera”, disse. Pouco antes, Geraldo Alckmin, candidato tucano ao governo do Estado, já havia apontado para o Planalto. “O governo federal precisa explicar como é que o sigilo da Receita é quebrado. A sociedade brasileira espera explicações.”

Apesar de os petistas negarem a produção do dossiê, o PSDB insiste em responsabilizar a candidata do PT pelo episódio. “A principal responsabilidade por esse novo dossiê é da candidata Dilma Rousseff. Disso eu não tenho dúvida, assim como o principal responsável pelo dossiê dos aloprados foi o Aloizio Mercadante e como a principal responsabilidade por dossiês em 2002 foi do Ricardo Berzoini”, disse Serra no primeiro comentário público sobre o episódio, no início do mês, logo depois das denúncias publicadas pela revista Veja.

Na época, os tucanos decidiram que partiriam para o contra-ataque. “Vamos para a briga”, disse o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que também é coordenador da campanha de Serra.

Os tucanos tentam colar em Dilma a autoria do documento relembrando o caso do dossiê com gastos do cartão corporativo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e de sua mulher Ruth Cardoso. O documento, que indicaria gastos pessoais irregulares na gestão FHC, teria sido elaborado pela Casa Civil, quando Dilma era ministra.

Privatização. Na entrevista ao Roda Viva, Serra falou também sobre economia, segurança e educação, além de ter defendido a união civil de homossexuais, mas não o casamento, e se posicionado contra a descriminalização da maconha.

Ao abordar a privatização, assunto sensível ao PSDB, o tucano procurou mostrar em que pontos tentará marcar diferenças com as políticas do governo Lula. Questionado se levaria para o resto do País a política de privatização de estradas do Estado de São Paulo, demonstrou considerar a possibilidade. “Mas uma coisa eu garanto: se for feito, vai ser bem feito”, afirmou.

O presidenciável defendeu o modelo para os aeroportos brasileiros e criticou a concessão de empréstimos de bancos públicos para a fusão de empresas privadas, que classificou como o “modelo de privatização” do governo Lula.

Ao responder sobre as tarifas elevadas dos pedágios em São Paulo, atacou os rivais. “Você está apenas retransmitindo o que diz a oposição”, respondeu Serra ao apresentador do programa. “Esse é o trololó petista, que tem muito pouco a falar sobre São Paulo”, completou.

Economia. Serra procurou diminuir a responsabilidade do governo Lula no avanço econômico do País. Para ele, a alta taxa de crescimento no primeiro trimestre de 2010 é resultado da expansão reduzida dos últimos anos. “No ano passado crescemos 0%”, lembrou o ex-governador, para quem há um processo de “desindustrialização” no Brasil.

Citou a indústria da celulose, setor em que, segundo ele, o país exporta matéria-prima para importar o produto final. Indagado sobre de quem é a culpa, disse: “É do atual governo. Mas muitos deles não sabem disso. O presidente Lula não sabe. Ele vai levando”, afirmou.

O presidenciável tucano também atacou o loteamento de cargos no governo federal, comentou sobre a escolha do vice que vai compor a sua chapa e ainda defendeu a ampliação da Lei de Responsabilidade Fiscal para todos os níveis da administração federal (leia texto ao lado).


Fonte: André Mascarenhas, Fausto Macedo - Estado de S.Paulo

Conselho Político é formado e faz sua primeira reunião


Realizada na manhã desta segunda-feira, dia 21, na sede do PSDB/MG, em Belo Horizonte, a primeira reunião do Conselho Político criado para discutir as questões que envolvem a reeleição do governador Antonio Anastasia (PSDB), além da formação das chapas proporcionais e majoritária para as eleições 2010. Estiveram presentes presidentes de partidos e representantes do DEM, PPS, PP, PDT, PR, além do presidente do PSDB, deputado Narcio Rodrigues e do secretário Danilo de Castro.

O Conselho irá se reunir semanalmente e a próxima reunião acontecerá na sexta-feira, dia 25, às 15 horas. “Este colegiado será o fórum para discutir as pendências partidárias e as estratégias de comunicação, entre outros assuntos, como também a escolha do vice e dos suplentes ao Senado. Teremos uma aliança ampla com 14 ou 15 partidos e precisamos dar noção de conjunto, de unidade, até para que não surjam problemas que possam dividir essa base”, informou o deputado Narcio Rodrigues.

Narcio explicou que as primeiras discussões estão centradas na formação das chapas proporcionais – para deputados federais e estaduais. Só depois será discutida a chapa majoritária. “Nosso objetivo é reeditar o `chapão’ e acreditamos em pelo menos seis partidos fazendo parte dele”, afirmou o presidente dos tucanos mineiros.

Na convenção do PSDB, que será realizada no domingo, dia 27, na Assembleia Legislativa, Narcio adiantou que o partido irá apresentar sua chapa completa.


Fonte: PSDB/MG

domingo, 20 de junho de 2010

Mineiros se despedem do Mineirão ao som do Skank

Banda tocou para público de mais de 30 mil pessoas no Gigante da Pampulha, que ficará fechado para reforma por dois anos

Mais de 30 mil pessoas presenciaram o último suspiro do Mineirão na noite deste sábado, no último evento antes do início da reforma do estádio, que ficará fechado por dois anos. O Gigante da Pampulha tremeu ao som dos sucessos do Skank, que capitaneou a despedida em clima de festa. Com um mega show pra lá de mineiro, a banda aproveitou a ocasião para fazer um balanço dos 20 anos de carreira, em uma apresentação com quase três horas de duração. Além de marcar o fechamento do estádio, o show foi gravado e dará origem a um disco, blu-ray e DVD ao vivo, o quarto DVD da carreira da banda.

A escolha não podia ser mais acertada, afinal não é segredo nenhum o carinho que os integrantes do Skank têm pelo Mineirão, tanto como torcedores quanto como músicos. O grupo já tocou no estádio em diversas ocasiões, vários anos no festival Pop Rock e outras vezes em aberturas de jogos. A última vez que o quarteto tocou no Mineirão foi na despedida do ídolo celeste Sorín, que inclusive estava no show, retribuindo o carinho da banda.

Apesar do evento ser uma megaprodução, a banda conseguiu ter alguns momentos de intimidade com o público. Samuel Rosa não poupou elogios à capital mineira e aos belo horizontinos. ''A gente sai muito de BH, mas BH nunca sai da gente'', disse o vocalista, que também não escondeu a emoção de voltar a tocar no Mineirão.

O repertório foi vasto, mas a escolha das músicas não surpreendeu, misturando baladas com músicas com uma pegada mais roqueira. Em uma enquete na internet, os fãs puderam escolher quais canções queriam ouvir e o grupo não decepcionou ao se concentrar nos grandes hits da carreira, que não são poucos.

Foram cerca de 30 músicas, com destaque para os sucessos da última década, de discos que vieram depois do lançamento do Maquinarama (2000). ''Sutilmente'', ''Um mais um'' e ''Uma canção é pra isso'' foram cantadas em uníssono pelo público. Mas o Mineirão tremeu em músicas como ''Uma partida de futebol'', ''É proibido fumar'' e ''Garota Nacional'', que não só foram hits da banda como quase um hino dos mineiros na década de 90. A participação especial foi por conta de Negra Li, na música ''Eu ainda gosto dela''. A banda também tocou duas músicas inéditas, ''Presença'' e ''De repente'', que foram bem recebidas pelo público.

Dez anos depois de gravar seu épico DVD ao vivo em Ouro Preto, o Skank confirmou que nada mudou em relação à força que a banda tem no cenário musical. Desde então, o grupo de Samuel Rosa continuou com uma produção prolífica e se mantém como o nome mais expressivo do pop rock vindo de Minas Gerais.

Antonio Anastasia e Aécio Neves participaram da convenção do PTB, que oficializou apoio à chapa do PSDB


O governador Antonio Anastasia e o ex-governador Aécio Neves participaram nesse sábado (19/06/2010) da convenção do PTB, que oficializou o apoio do partido à chapa do PSDB para as eleições de 2010. Os dois foram recebidos no hall das bandeiras, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, local onde aconteceu a convenção, por deputados do PTB, os presidentes do PP, PPS, PSB, PSDB e DEM.

Para o governador Aécio Neves, essa parceria com o PTB e outras legendas que o acompanham há oito anos é um sinal de que essa caminhada foi feita com dignidade.

“O PTB participa conosco há oito anos do esforço de reconstrução de Minas, na valorização política do nosso estado, na redução das desigualdades sociais. O êxito do nosso governo reconhecido por mais de 90 % da população é o êxito do PTB”, afirmou Aécio Neves em entrevista durante a convenção. “O PTB é o legítimo representante dos principais avanços que tivemos no Brasil em defesa dos trabalhadores e é a garantia de que o governo Antonio Anastasia será sempre fiel a este extraordinário legado. Estamos extremamente felizes hoje de ter o PTB ao nosso lado e é muito bom terminar uma ação de governo após oito anos com os mesmos companheiros ao nosso lado, sinal de que foi uma caminhada feita com extrema dignidade”, completou Aécio Neves.

Para o ex-governador, o caminho natural é a de que os partidos da sua base de apoio caminhem com o governador Antonio Anastasia, mas a aliança mais expressiva será a da população.
“O que me tranqüiliza é que nós temos uma obra de governo a apresentar à população. É muito fácil lembrarmos como estava Minas e como está a Minas de hoje. Eu creio que aqueles que caminharam conosco nesses últimos anos terão muito mais tranquilidade na sua campanha de continuar conosco, até porque nesses últimos anos atuaram em defesa do governo, atuaram valorizando as ações do governo, participaram desses investimentos do governo. Então acho que o caminho natural de vários desses partidos que estiveram conosco é estar ao lado do professor Anastasia. Estou convencido de que Anastasia terá uma ampla aliança de partidos em seu entorno, mas terá ainda mais expressiva que é a aliança da população mineira em torno desses avanços”, disse o ex-governador Aécio Neves.

O governador Antonio Anastasia, que também participou da convenção do PTB, afirmou que nesses sete anos e meio de governo o PTB esteve sempre firme ao lado do governo, em todos os momentos. O apoio do partido significa que o PSDB terá condições de apresentar uma chapa vitoriosa: “O partido é muito presente em Minas. Vamos trabalhar para fortalecer o PTB e, é claro, a nossa base”.

Point Barreiro

Antes de participar da convenção do PTB, o governador Antonio Anastasia esteve no Barreiro, onde autorizou o início da segunda etapa das obras do Pólo de Integração do Barreiro, o Point Barreiro. O espaço será usado para a promoção da cidadania e inclusão social. Serão oferecidos aos moradores dos 80 bairros da região uma Escola de Tempo Integral, biblioteca comunitária, Centro de Promoção do Trabalho, ginásio poliesportivo, pomar e playground. O Point será construído onde funcionava a antiga Fundação do Bem estar do Menor(Febem), desativada pelo governo em 2006.