sábado, 6 de junho de 2009

Aécio garante que partido chegará unido nas eleições em 2010

Aécio Neves defende revisão do Código Ambiental

Aécio Neves e José Serra participam, no Paraná, de encontro do PSDB sobre agricultura e agronegócio

Os governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, e José Serra, de São Paulo, participaram nesta sexta-feira, dia 5 em Foz do Iguaçu (PR), da segunda reunião temática do PSDB, desta vez para discutir agricultura e agronegócio, setor que emprega cerca de 26 milhões de pessoas no País, o que representa 30% da população economicamente ativa.
Segundo Aécio, se bem tratado e planejado, o setor poderá fazer o diferencial do Brasil com relação aos demais países.
Os dois governadores também falaram de política e ressaltaram que o PSDB chegará unido às eleições de 2010, com um candidato com densidade, com apoio das bases, com uma aliança sólida em torno de seu nome e com um projeto para o País.
Leia cobertura completa no blog do PSDB/MG

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Hemominas de Frutal realiza Primeira Caminhada Ecológica


 A Fundação Hemominas de Frutal, por intermédio de seu Núcleo Ambiental, promove neste sábado (6), a partir das 8h, a “I Caminhada Ecológica”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. 

O Núcleo Ambiental da unidade da Hemominas em parceria com a prefeitura daquela cidade e a Secretária Municipal do Meio Ambiente organizaram o evento, com o objetivo de conscientizar funcionários da Hemominas, convidados e a população em geral sobre a importância da preservação do meio ambiente. 

Os participantes vão se concentrar na praça da Matriz, próxima à Hemominas, onde uma equipe da Corpus Academia vai realizar um alongamento. Depois de aquecidos, os participantes vão percorrer um trajeto de cerca de cinco quilômetros até o Parque dos lagos Lêda Campos Borges. A caminhada pelas ruas principais da cidade tem como finalidade chamar a atenção de todos para a ação. 

Na opinião de Ildo Luíz Carrilho de Castro, responsável pela unidade da Hemominas, a ação quer apoiar a causa ambiental. “Queremos divulgar o nosso trabalho e a nossa preocupação com o meio ambiente”, afirma. Segundo Nanci do Nascimento Souza, responsável pelo Núcleo Ambiental da unidade, a intenção é de que a caminhada seja realizada todos os anos. 

Leia mais na integra: Minas On-line

Vice-governador instala o Núcleo de Gestão das Copas


Minas Gerais dá mais um passo rumo à Copa do Mundo 2014. Nesta sexta-feira (5), às 15h, o vice-governador Antonio Augusto Anastasia instala o Núcleo de Gestão das Copas, que será responsável por ultimar os preparativos para que Belo Horizonte receba de braços abertos turistas e torcedores mineiros que assistirão aos jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014. O Núcleo de Gestão das Copas será instalado na sede da Vice-Governadoria – rua da Bahia, 1.600, prédio do BDMG, 9º andar, bairro Lourdes.

 

Presidido pelo vice-governador, o Núcleo de Gestão das Copas é formado pelos secretários de Esportes e da Juventude, Gustavo Correa; Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; Turismo, Érica Drumond; Transportes e Obras Públicas, Fuad Norman; além do presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Paulo Paiva, e do coordenador executivo do Programa Estado para Resultados, Tadeu Barreto.


Leia mais na integra: Agência Minas

 

quinta-feira, 4 de junho de 2009

De bem com as tucanas

Em encontro que comemorou os 10 anos do PSDB Mulher, Aécio é saudado pelas tucanas como a principal estrela do partido. Ele não deixou por menos e fez forte discurso de oposição a Lula

Brasília – Na comemoração dos 10 anos do PSDB Mulher, o governador Aécio Neves roubou a cena. Principal atração do ato, que não contou com as participações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador de São Paulo, José Serra, foi alvo de cobiça das tucanas e recebeu saudações efusivas como pré-candidato ao Palácio do Planalto.

Entusiasmado com o apoio recebido, Aécio fez um discurso inflamado. Atacou deficiências do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pregou unidade do partido para a eleição de 2010. Encontrou brecha até para, em entrevistas aos jornalistas, fazer uma previsão otimista sobre o desempenho eleitoral da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

A chegada e a saída do governador do evento foram tumultuadas. Com as tucanas disputando um abraço, um beijo e até mesmo um pedaço de Aécio, ele demorou 15 minutos para dar 10 passos. Cada movimento era acompanhado por um flash de máquina fotográfica.

As mulheres diminuíram os espaços com os cotovelos, nem os seguranças do evento que escoltaram o governador conseguiram segurar o ímpeto feminino. Sobrou também para o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), geralmente mais tímido, distribuir autógrafos e posar para fotos.

Minas reduz criminalidade a níveis de uma década atrás





O governador Aécio Neves destacou, nesta quinta-feira, 4, a redução dos indicadores da criminalidade no Estado aos níveis de dez anos atrás. Os novos números divulgados, nesta quinta, pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e Fundação João Pinheiro (FJP), mostram que o índice de ocorrência de crimes violentos - homicídios, roubos, assaltos e estupros – verificado em Minas no ano passado é menor do que o registrado em 2000.

“Voltamos aos patamares da década passada. Temos, no ano de 2009, os indicadores dos crimes violentos de 1999 e 2000, de dez anos atrás. Esse era nosso objetivo. Assumimos o governo, em 2003, com indicadores de criminalidade muito altos e estamos chegando, em 2009, com os indicadores de 1999”, afirmou o governador, em entrevista, durante abertura oficial da Superagro, no Expominas.
Leia na íntegra: Agência Minas

Mulheres vítimas de violência ganham Centro Integrado de Atendimento

As mulheres mineiras vítimas de violência contarão, a partir desta sexta-feira (05/06), com o Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (CIM), resultado de uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam), Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil e Policia Militar.
Pioneiro no Brasil, o Centro dará suporte à mulher vítima de toda forma de negligência, exploração, crueldade, violência e opressão. Vai reunir em um mesmo espaço físico todos os serviços de atendimento à mulher, com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. A sede do CIM será no prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na Avenida Olegário Maciel, 600 – Centro, em Belo Horizonte.
No CIM vai funcionar a primeira vara especializada em violência doméstica de Minas. Serão duas varas judiciais com competência exclusiva para julgar os casos previstos na Lei Maria da Penha, uma delegacia da mulher, funcionando 24 horas, e um posto do Instituto Médico Legal (IML). Com isso, a mulher que sofrer agressões físicas poderá fazer ocorrência e exame de corpo de delito em um mesmo lugar.
Serviço:Inauguração do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIM)
Local: Avenida Olegário Maciel, 600, Centro
Data: 05/06 às 10h
Informações: Assessoria de Comunicação da Sedese
Contato: (31) 3348-4202/ 4425

Aécio Neves participa da abertura da Semana do Meio Ambiente

O governador Aécio Neves participa, nesta sexta-feira (05/06), da abertura da Semana do Meio Ambiente, que tem neste ano o tema “resíduos sólidos”. Durante a solenidade, serão assinados projetos e termos de cooperação que avançam no tratamento e na destinação dos resíduos sólidos e em políticas de preservação ambiental.

Durante o evento, no Palácio da Liberdade, integrantes do Projeto Manuelzão, desenvolvimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entregarão ao governador o relatório da última Expedição do Rio das Velhas.


Evento: Abertura da Semana do Meio Ambiente
Local: Palácio da Liberdade
Data: 05/06Horário: 11 horas

Fapemig lança edital de apoio ao Programa Biota Minas


Nesta sexta-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, será divulgado, em solenidade no Palácio da Liberdade, às 11h, o edital 14/2009 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) de "Apoio ao Desenvolvimento de Pesquisas e a Estruturação do Biota Minas". O objetivo é o mapeamento da fauna e flora mineira, que contará com recursos de R$1 milhão.

Estarão presentes o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, e o presidente da Fapemig, Mario Neto Borges. No evento, também será lançado o livro "Diagnóstico do Conhecimento sobre a Biodiversidade no Estado de Minas Gerais - Subsídio ao Programa Biota Minas".

Com esse edital, será garantido financiamento para atividades de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação sobre a biodiversidade em Minas Gerais, consolidando a implantação do Programa Biota Minas, coordenado pela Sectes, com parceria da Fundação Biodiversitas e financiamento da Fapemig.


Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Concessionária distribui sementes de árvores na MG-050


Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Concessionária Nascentes das Gerais, responsável pela administração do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, entregará, nesta sexta-feira (5), 30 mil sementes de Ipê e Aroeira aos motoristas que passarem pelas seis praças de pedágio localizadas ao longo dos 371 quilômetros das vias. O usuário também receberá dicas para cultivar a semente, o que renderá uma muda que poderá ser plantada dentro de pouco tempo. Haverá também a entrega de panfletos para estimular a adoção de atitudes que estimulem a sustentabilidade do planeta, a preocupação com a natureza e a responsabilidade ambiental. 

A Concessionária Nascentes das Gerais realiza no seu dia a dia diversas atividades a favor da natureza, conforme determina o seu Plano de Gestão Ambiental (PGA). Nesse contexto, estão as campanhas contra queimadas e animais na pista; a recuperação de áreas degradadas ao longo da estrada; a manutenção de latões de coleta seletiva em todas as áreas de Atendimento ao Usuário; campanhas educativas constantes e a inclusão do tema nos Cursos de Educação para o Trânsito em escolas localizadas no entorno da MG-050. 

Do ponto de vista da engenharia, a Concessionária Nascentes das Gerais utiliza uma moderna técnica no pavimento da MG-050: o tratamento superficial duplo com polímero, que permite maior aderência do pneu ao asfalto e contribui com a redução de poluentes, tendo em vista que há uma diminuição considerável de gás carbônico. “O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma oportunidade para todos refletirmos a respeito da sustentabilidade do planeta. É a atitude de todos nós que preservará o mundo para as gerações futuras”, disse o diretor executivo da Concessionária Nascentes das Gerais, José Roberto Ometto.

Matéria publicada: Agência Minas

Defesa Civil de Minas presta socorro ao Piauí e Maranhão


A convite da Secretaria Nacional de Defesa Civil, o secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG), tenente-coronel Alexandre Lucas Alves, juntamente com representantes de outros seis estados brasileiros, compõem o grupo permanente de Apoio a Respostas e Assistência Humanitária, criado para dar suporte aos estados assolados por desastres. Durante cinco dias, o secretário esteve em Cocal, no Piauí, implantando o Sistema de Comando em Operações (SCO).

A viagem foi definida após reunião em Brasília, no dia 27 de maio, que estruturou uma equipe de força-tarefa formada por 14 militares e civis das Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal. O grupo, dividido em duplas, teve o objetivo de apoiar as ações de socorro e de assistência à população atingida pelas enchentes em sete estados do Norte e Nordeste do país.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fundação João Pinheiro lança edital para vestibular 2010


 A Fundação João Pinheiro (FJP) publicou nesta quarta-feira (3) o edital nº 003/2009, com as regras para o Concurso Público Vestibular/2010 para o Curso de Administração Pública, mantido pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho. As inscrições serão feitas exclusivamente via internet no período de 17 de agosto a 30 de setembro/2009, com a taxa para se inscrever sendo de R$ 110. 

Único curso universitário no país orientado para a formação de profissionais que integrarão, após graduados, uma carreira específica de Estado, o Curso Superior de Administração Pública (CSAP) é estratégico para a modernização do serviço público estadual, formando profissionais que irão atuar nas áreas de gestão governamental e de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. Reconhecido pelo MEC em 1994, o curso conquistou o 1º lugar nacional na área de Administração no conceito ENADE 2006 e tem cinco estrelas no Guia do Estudante Abril. 

Leia mais na integra: Agência Minas

Aécio sanciona lei para viabilizar Minas nas Olimpíadas



O governador Aécio Neves sancionou a Lei 18.184, nesta quarta-feira (3), que define normas para viabilizar a eventual realização de jogos das Olimpíadas de 2016 em cidades mineiras, caso o Brasil seja escolhido para sediar a competição internacional. Pelas normas propostas, o Governo de Minas estabelecerá parceria com União e municípios para garantir obras de infra-estrutura necessárias à realização do evento e à acomodação de atletas e turistas. Poderão ser construídos novos ginásios e modernizadas instalações desportivas já existentes no Estado.
A Lei prevê reforço da segurança pública e ações para facilitar o trânsito de pessoas e veículos nas cidades onde os jogos se realizarem. O Governo de Minas ficará responsável ainda pela adoção de medidas, como incentivo fiscal, para estimular a participação da iniciativa privada nos eventos olímpicos. Também serão ampliados os serviços públicos de saúde para atender a população, atletas e ao Comitê Olímpico.
O Governo mineiro desenvolverá programas e projetos para assegurar o aproveitamento das instalações dos Jogos Olímpicos em benefício da comunidade, após o encerramento da competição. Nas construções e instalações destinadas às Olimpíadas serão observadas as regras de acessibilidade e funcionalidade para pessoas com deficiências.
Qualidade ambiental
A Lei prevê também a elaboração de um programa ambiental integrado das Olimpíadas de 2016. O objetivo é condicionar a implantação de instalações e a realização de atividades potencialmente causadoras de alteração no meio ambiente à prévia elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e de Relatórios de Impacto Ambiental (Rima).
Matéria publicada: Portal Minas On-line

terça-feira, 2 de junho de 2009

Governador recebe o ministro do Trabalho, Carlos Luppi


O governador Aécio Neves se reuniu, nesta terça-feira (2), no Palácio das Mangabeiras, com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi. Também esteve presente, o secretário extraordinário de Reforma Agrária, Manuel Costa.


Aécio Neves anuncia entrega da Antônio Carlos para março


- O governador Aécio Neves anunciou, nesta terça-feira (2), o cronograma para conclusão da última etapa do alargamento da avenida Antônio Carlos, principal via de acesso à região da Pampulha e Venda Nova, Zona Norte de Belo Horizonte.

 Durante visita ao canteiro de obras, ele afirmou que no final de março do ano que vem 100% do alargamento da avenida estará concluído e pronto para atender à população.

 O Governo de Minasassumiu a obra em janeiro deste ano e autorizou investimentos nesse trecho que somam R$ 190 milhões. Outros R$ 60 milhões estão sendo destinados pela Prefeitura da capital. 
Ele esteve acompanhado do vice-governador Antonio Augusto Anastasiae do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda.

 “Acreditamos que já em outubro estaremos inaugurando esse viaduto da rua Operários, onde estamos agora. Em dezembro mais dois viadutos e, em 28 de março – já estou aqui ao lado do prefeito marcando a data, ao lado do consórcio responsável pela obra – todo esse complexo, em torno de 2,5 quilômetros estará pronto, com seus viadutos também inaugurados”, afirmou o governador, em entrevista. 

Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Projeto TEIA, do Governo Aécio Neves, é citado pelos executivos da Google como modelo a ser seguido no Brasil e no mundo

Em seis meses, fórum virtual já conta com 920 membros cadastrados para prestar serviços na área de tecnologia


O Projeto TEIA –Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação Aplicados, uma das importantes ações de inclusão digital do Governo de Minas, foi reconhecido por executivos da Google como uma das iniciativas mais completas na área de tecnologia. O vice-presidente mundial da empresa, Vint Cerf, considerado o pai da internet, e o diretor-geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, participaram, nesta segunda-feira (01/06), da solenidade de assinatura de parceria inédita da empresa norte-americana com o governador de Minas, Aécio Neves, que vai dar acesso a um conjunto de softwares oferecidos pela empresa, via Internet, a todos os 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores das escolas da rede pública estadual.

“O projeto é, sem dúvida, o mais emocionante, envolvente e completo que tenho visto desde que começamos a operação do Google do Brasil. Jamais vi um projeto que pudesse envolver de maneira tão inteligente todos os jogadores desse jogo que se chama internet 2.0. Fico muito orgulhoso de poder ver que esse governo conseguiu colocar o círculo virtuoso do empreendedorismo e da sustentabilidade baseado na tecnologia”, afirmou Alexandre Hohagen, durante a solenidade.

O TEIA foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) com o objetivo de atender a necessidade de acesso da sociedade às novas ferramentas da internet e de acompanhar a evolução das tecnologias de informação e comunicação. Funciona como um grande fórum virtual, inspirado nas redes sociais de relacionamento. Mediados e capacitados pelo TEIA, os agentes prestadores de serviços e de consultoria, previamente cadastrados, criam soluções e resolvem dúvidas de usuários para o uso de ferramentas e recursos disponíveis gratuitamente na rede mundial de computadores, como softwares de bancos de dados ou criação de sites. Em seis meses de funcionamento, já conta com 920 membros cadastrados com cerca de 150 demandas de clientes solucionadas integralmente.

Referência

Alexandre Hohagen afirmou que o TEIA pode se tornar referência para outros estados e países. Segundo ele, o projeto utilizará a tecnologia para gerar renda e oportunidade de trabalho.
“Eu jamais vi um projeto tão bem colocado e tão bem envolvente e tenho certeza que não só o pioneirismo no Brasil e nas Américas, mas é um projeto pioneiro no mundo e que eu gostaria muito que o Google levasse como exemplo do que está acontecendo aqui para outros países do mundo. Pelos conceitos dos multiplicadores, do envolvimento com a comunidade, o conceito de se poder utilizar a tecnologia para trazer sustentabilidade”, completou Alexandre Hohagen.

O projeto TEIA ao mesmo tempo em que contribui para a formação de jovens empreendedores capazes de criar soluções utilizando ferramentas gratuitas, também incentiva atividades remuneradas entre os operadores, gerando renda e oportunidade de trabalho para quem está fora do mercado. São potenciais clientes dos agentes do TEIA, pequenas e médias empresas, autarquias, órgãos públicos, instituições de ensino, sindicatos, associações e prefeituras, na realização de projetos na internet.

Os interessados em se tornar membro do projeto, seja agente ou cliente, devem acessar o endereço www.teia.mg.gov.br. Apesar de ter sido criada em Minas para atender usuários dos municípios mineiros, a rede está aberta para internautas de todo o Brasil.

Aécio Neves e Google vão ampliar acesso à internet

O governador Aécio Neves e o vice-presidente mundial da Google, Vint

O governador Aécio Neves, e o diretor-geral da Google para a América Latina, Alexandre Hohagen, assinaram, nesta segunda-feira (1º), no Palácio da Liberdade, parceria inédita no país que levará a todos os 2,5 milhões de alunos e 165 mil professores das escolas da rede pública estadual um conjunto de softwares oferecidos pela empresa, via Internet.

A parceria é mais uma ação do Governo de Minas para promover a inclusão digital dos alunos da rede pública de ensino e marca a entrada do Estado para a segunda geração da internet, a Web 2.0, proporcionando aos internautas mineiros ambiente virtual mais abrangente, dinâmico e interativo. A solenidade contou com a presença de blogueiros e do vice-presidente mundial da Google, Vint Cerf, cientista que inventou o protocolo IP, responsável pela comunicação entre computadores.

Este é o primeiro convênio celebrado pela Google com um estado no Brasil. Por meio dele, todos os professores e alunos das 3.920 escolas estaduais terão acesso ao Google Apps Education Edition, conjunto de softwares que inclui serviços de e-mail, mensageiro digital instantâneo, agendas digitais compartilhadas, editor de textos e planilhas, além de editor de páginas de Web.

“O Governo de Minas, com essa extraordinária parceira com a Google, está dando um passo além. Estamos nos movendo na direção da sociedade, criando condições para que ela possa concretamente descobrir, conhecer e usar as ferramentas da rede. Estamos indo além do uso convencional da rede nas administrações públicas, saindo de uma postura passiva de quem se conforma apenas em oferecer informações, prestar contas, indicar serviços e divulgar resultados. Estamos tratando a internet com o espírito da internet. Criando o novo, testando limites, experimentando alternativas, buscando saídas inovadoras para antigos e renitentes problemas”, afirmou o governador Aecio Neves, em seu pronunciamento.

Veja também:




Cohab-MG participa de reunião sobre programa habitacional


Representantes das Companhias de Habitação (Cohabs) de todo o país estarão reunidos em Brasília, nesta terça-feira feira (2), em encontro convocado pela Associação Brasileira de Cohabs e Órgãos Assemelhados, entidade que congrega companhias de habitação de 21 dentre os 28 estados brasileiros.

Em pauta, a discussão do projeto de lei de conversão da Medida Provisória nº 459, que dispõe sobre o programa Minha Casa Minha Vida, aprovado pela Câmara Federal.

O texto aprovado pela Câmara, que será examinado em seguida pelo Senado, sofreu uma série de emendas propostas pelo relator, deputado Henrique Eduardo Alves (PMBD – RN), entre elas a que reserva R$ 1 bilhão para construção de casas para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos em municípios com até 50 mil habitantes (artigo 19).

Essa é a faixa de atuação prioritária das Cohabs que, no texto original da Medida Provisória, estavam excluídas do programa habitacional do Governo Federal.

Outra mudança importante aprovada pela Câmara dos Deputados refere-se à alocação desses recursos, que será feita “mediante oferta pública às instituições financeiras e aos agentes financeiros, a critério dos Ministérios da Fazenda e das Cidades”.

Valores e limites das subvenções, a remuneração das instituições ou dos agentes financeiros bem como as condições e modalidades de ofertas públicas de cotas de subvenções e sua quantidade, entre outros tópicos, ainda estão sujeitos a regulamentação.

Leia mais na integra : Agência Minas

Lembranças e entusiasmo marcam visita ao Palácio


Cerca de 700 pessoas aproveitaram a manhã deste domingo (31) para visitar o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. 
O tour guiado à sede do Governo de Minas acontece todos os meses, sempre no último domingo, e se tornou um dos mais aguardados passeios turísticos da cidade.
 A programação teve início pontualmente às 8h30 com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no coreto da Praça da Liberdade. 
Às 9h, os músicos retornaram aos jardins do Palácio para a tradicional solenidade da troca de guarda (inspirada na cerimônia inglesa do Palácio de Buckingham) e o hasteamento das bandeiras de Minas Gerais e do Brasil. A bandeira nacional foi erguida por dona Delina Fernandes Pereira, uma senhora de 64 anos, olhos muito azuis e uma história de vida heróica de mulher brasileira.
 Trabalhadora rural da comunidade de Noivas do Cordeiro, em Belo Vale, Campo das Vertentes, ela foi indicada para a homenagem pelo Conselho Estadual da Mulher. 
Dona Delina mostra com orgulho os calos nas mãos e conta que só em sua casa vivem 57 pessoas da família, “mas aos finais de semana, lá moram até 120”.
 Para ela o convite foi uma surpresa.
 “Não acreditei que era possível para uma pessoa da roça receber assim tanto destaque e tanta honra no Palácio da Liberdade. Foi uma emoção e um orgulho muito grande, fora o medo de errar em um evento tão lindo e certinho”, destacou Pereira. 

Leia mais na integra: Agência minas

Fifa confirma nas Bahamas e BH comemora

Jackson Romanelli/EM/D.A Press

Multidão festeja na Praça da Pampulha inclusão da capital entre as 12 cidades que vão sediar jogos do Mundial. Vice-governador e prefeito garantem investimentos em obras

Frederico Bottrel

Com um grito de alegria, erguendo bandeirolas em verde e amarelo, a multidão comemorou a escolha de Belo Horizonte como uma das sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Concentradas na Praça da Pampulha, diante da Igreja São Francisco de Assis, um dos cartões-postais da cidade, na tarde de ontem, as cerca de 7 mil pessoas nem quiseram ouvir os nomes das outras 11 cidades anunciadas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Os fogos de artifício e a empolgação popular foram indício da euforia típica do mundial esportivo.


No telão que transmitia o pronunciamento oficial diretamente das Bahamas, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou, em ordem alfabética, as outras cidades brasileiras que receberão a Copa. Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo completaram a lista. Das 17 candidatas que estavam na disputa, ficaram de fora Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco.


A festa em Belo Horizonte começou de manhã, diante do Mineirão, arena que receberá os jogos. O recordista de embaixadinhas Ricardo Silva Neves, de 45 anos, conhecido como Ricardinho das Embaixadinhas, não deixou a bola cair entre as 11h30 e as 15h30, hora do anúncio oficial. Shows do cantor Vander Lee e da banda Pato Fu estavam na programação do palco montado na praça. “Somos naturalmente hospitaleiros, não teremos problema em receber bem”, disse Vander Lee. Aguardando a vez de se apresentar no camarim, a cantora Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, ouviu o anúncio e a comemoração: “Agora vai ser difícil entrar no palco mais animada que o povo! Essa escolha é um orgulho para BH”.

Leia mais para assinantes no EM

domingo, 31 de maio de 2009

Dia Mundial sem Tabaco: fumantes experimentam 1º cigarro antes dos 18 anos


JL com INCA

A OMS (Organização Mundial da Saúde) escolheu o tema "Juventude Livre do Tabaco" para celebração do Dia Mundial sem Tabaco 2008 (31 de maio).

O tabagismo é considerado pela OMS uma doença pediátrica, pois a maioria dos fumantes experimenta seu primeiro cigarro e se torna dependente antes dos 18 anos de idade. Por serem os jovens mais vulneráveis às estratégias de propaganda e marketing, desenvolvidas para captar novos consumidores, o número de novos fumantes nessa faixa etária é preocupante: cerca de 100 mil jovens começam a fumar todos os dias.

Hoje, todos os 192 Estados-Membros da OMS desenvolvem atividades sobre o tema escolhido e fortalecem a necessidade do controle do tabagismo em todo o mundo. Cada membro adapta sua campanha à realidade socioeconômica e cultural de seu país, respeitando a peculiaridade de cada povo.

No Brasil, o Ministério da Saúde, através do INCA (Instituto Nacional de Câncer), coordenador do Programa Nacional de Controle de Tabagismo, divulga e comemora, anualmente, o Dia Mundial sem Tabaco desde a sua criação. As constantes parcerias junto as Secretárias Estaduais e Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Organizações Governamentais e Não-Governamentais, têm proporcionado o desenvolvimento de ações nacionais para sensibilizar e mobilizar a população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais ocasionados pelo tabaco.

O Dia Mundial sem Tabaco oferece uma grande oportunidade para propor reflexões sobre o consumo do tabaco para toda a sociedade brasileira, sobretudo para profissionais de saúde e de educação, formuladores de políticas públicas e legisladores brasileiros.

Pesquisa divulgada no ano passado pela UFRJ e o Inca mostram que o fumo passivo custa cerca de R$ 37 milhões por ano ao Brasil, com os gastos com atendimento médico e com previdência social.
Leia na íntegra: Midiamax