sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Anastasia Fala sobre Aprovação da Lei 100

O governador Antonio Anastasia recebeu, nesta sexta-feira (15), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a presidente da Associação de Professores Públicos de Minas Gerais (APPMG), professora Joana D´Arc Gontijo. 

Acompanhada por 400 servidores da área de educação, ela promoveu ato em defesa da Lei Complementar nº 100, de 2007, que regularizou a situação funcional de 98 mil servidores do Sistema Estadual de Educação.

O ato é em razão de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4876) proposta em novembro de 2012, no Supremo Tribunal Federal (STF), que questiona o artigo 7º da Lei Complementar nº 100, ao regularizar, em termos previdenciários, em função dos cargos que ocupavam à época esses servidores. 

Anastasia falou sobre a importância do reconhecimento do alcance social da Lei 100, não só pelo Supremo Tribunal Federal, mas por toda sociedade mineira.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Anastasia Destaca Avanços da Educação

As aulas já estão de volta na rede estadual de ensino e Minas Gerais tem muitos resultados para comemorar. Em 2012, o Estado conquistou os melhores resultados na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, do Governo Federal. 

Além disso, os resultados do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), divulgados na última semana, comprovam que a comunidade escolar de Minas Gerais tem avançado muito quando o assunto é educação de qualidade. 

Em sete anos – de 2006 a 2012 – o conhecimento em língua portuguesa dos alunos do terceiro ano do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) da rede estadual de ensino praticamente dobrou. 

De acordo com os resultados de 2012, 87,3% dos alunos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização da rede estadual encontram-se no nível recomendável de proficiência em língua portuguesa.

Os resultados fazem parte do esforço de professores, profissionais da educação, pais e alunos da rede estadual de ensino, como destaca no Palavra do Governador desta semana, o governador do Estado, Antonio Anastasia.

Aécio Defende Fortalecimento do PSDB e das Diversas Correntes



Aécio Neves, senador do PSDB-MG e candidato a presidente da República, esteve em São Paulo, semana passada, para encontros com o governador Geraldo Alckmin e com o ex-governador José Serra, em busca da unidade na escolha da nova direção do partido, prevista para maio. 

A informação é da Agência Estado, publicada em 31/01/2010. Hoje o senador é visto como o principal nome da oposição para enfrentar a reeleição da presidente Dilma.

Aécio teve na agenda um almoço com Alckmin e, depois, um café com Serra. O senador defendeu o fortalecimento do PSDB, com a cessão de espaço para os diferentes grupos.

Conforme a reportagem da Agência Estado, no desenho da futura direção do PSDB, Alckmin indicaria o novo secretário-geral do partido, o segundo cargo na estrutura partidária. O deputado Duarte Nogueira foi elogiado por Aécio e Alckmin, na ocasião. 

O grupo de Serra ficaria com a liderança do partido no Senado ou com a vice-presidência, por meio do senador Aloysio Nunes Ferreira.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Oposição Entra em Campo com Aécio



Fonte: Jogo do Poder
Aécio Neves, senador do PSDB e candidato à Presidência da República, deverá ser o escolhido para comandar seu partido em 2013, conforme previsão do cientista político Murillo de Aragão, um dos mais conceituados do país. A análise foi publicada no Blog do Noblat, do qual Aragão é colaborador regular.
Aécio tem como prioridade, neste primeiro momento, “buscar consenso dentro do próprio partido” e “justamente por isso, tem procurado aproximação maior com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin”, ressalta Aragão, presidente da Arko Advice Pesquisas, mestre em ciência política pela Universidade de Brasília, doutor em sociologia e ex-pesquisador associado da Social Science Research Council de Nova York.
O senador conta com apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-senador Tasso Jereissati, do atual presidente nacional do partido, deputado Sérgio Guerra, e da maioria dos governadores, enumera Aragão. O senador mineiro ampliará suas viagens pelo país, dando início à construção de sua candidatura ao Palácio do Planalto nas eleições de 2014. O interesse no apoio de São Paulo é para que o PSDB saia unido dos debates. Atingir o objetivo não será fácil, mas a candidatura só não será Aécio “se ocorrer algum acidente de percurso”.
Aécio terá a construção de seu discurso como foco, a partir de então. Com a palavra, Aragão: “Em 2012, durante seu mandato como senador, Aécio levou para a agenda a discussão de temas importantes envolvendo mineração, setor elétrico e economia. O que também já se observa nas manifestações do senador é a defesa do governo FHC, esquecida pelo PSDB nos últimos dez anos, críticas ao governo Dilma Rousseff na área gerencial e a busca de uma bandeira alternativa para tentar viabilizá-lo eleitoralmente”. O passo seguinte se daria com a busca de aliados entre outros partidos, um dos principais desafios de Aécio Neves.