sábado, 13 de junho de 2009

Ala de Aécio Neves não teme o crescimento de José Serra

Vantagem do tucano José Serra (PSDB) nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República não assusta ala do PSDB que apoia o nome do governador Aécio Neves. Os aliados mineiros defendem que Aécio tem terreno para crescer e conta com maior capacidade de aglutinação.
Para o presidente do partido em Uberaba, Luiz Cláudio Souza Campos, a pesquisa é um critério de avaliação dos pré-candidatos, mas não o único ponto em questão. Segundo ele, é necessário ter perfil para aglutinar as forças políticas do país e compor aliança forte para a disputa pela cadeira máxima do Executivo.

Campos também pondera que pesquisas refletem dados de momento, enquanto a política é dinâmica. De acordo com o tucano, tanto Serra quanto Aécio está preparado para eleição do próximo ano e o partido chegará unido a 2010. Porém, acredita que o governador de Minas tem mais terreno para crescer à medida que avança na pré-campanha.

Conforme pesquisa divulgada pelo Ibope, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a corrida presidencial com 20 pontos de vantagem sobre a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). O tucano tem 38%, contra 18% da pré-candidata do presidente Lula.

Em outro cenário, com o governador de Minas Aécio Neves (PSDB) no lugar de Serra, Ciro aparece com 22% e Dilma, com 21%, tecnicamente empatados. O tucano registra 12%, enquanto Heloísa Helena, 11%. Segundo a consulta, o pré-candidato mais conhecido é Serra, por 31% dos eleitores. Já Dilma é bem conhecida por somente 9%.
Fonte Jmonline

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Minas confirma mais um caso de Influenza A


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que de acordo com laudo laboratorial realizado pela FIOCRUZ e liberado nesta sexta-feira (12), o caso da paciente de 11 anos, internada no Hospital das Clínicas, desde 08 de junho, apresentou resultado positivo para Influenza A. Portanto, Minas Gerais tem hoje, até o momento, 15 casos suspeitos e 05 casos confirmados de Influenza A. Há 61 descartados.

A respeito do caso confirmado, criança do sexo feminino, o boletim médico informou que ela encontra-se assintomática. A equipe do HC avaliará se o isolamento será hospitalar ou domiciliar. De acordo com protocolos clínicos, por se tratar de menor de 12 anos, o período de quarentena é de 14 dias após início dos sintomas, que neste caso, se manifestaram no dia 08 de junho.

A paciente mora na Flórida (EUA), chegou ao Brasil no dia 07 de junho para uma visita a familiares na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No dia seguinte apresentou sintomas como febre alta, dor de garganta e espirros. Ela foi internada, pois o primeiro serviço de saúde procurado pela família foi o Hospital das Clínicas. A criança não teve contato com casos confirmados anteriormente. Todas as pessoas que tiveram contato com a paciente vêm sendo acompanhados.

Existem cinco novos casos suspeitos:

Paciente adulto, 24 anos, com chegada em Minas Gerais em 09 de junho procedente de Miami. Em 09 de junho iniciou com febre, dor de garganta e tosse. Conduta: isolamento domiciliar. Coleta de material biológico efetuada.

Paciente adulto, 45 anos, contato com casos confirmados. Iniciou no dia 09 de junho com quadro de febre (39º), tosse, cefaléia, dor no corpo e ocular. Conduta: Isolamento domiciliar, coleta de material programada.

Criança, 04 anos, contato dos casos confirmados nesta quinta- feira (11). Iniciou o dia 06 de junho com tosse, febre relatada no dia 09 de junho. Conduta: Isolamento domiciliar, coleta de material biológico programada.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Governador define liberação de empréstimo no BID



O governador Aécio Neves participa, nesta sexta-feira (12), em Washington (EUA), de reunião técnica no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para definir detalhes da liberação do empréstimo de US$ 260 milhões ao Governo de Minas.


A operação foi autorizada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em maio. O BID é parceiro do Estado em programas de infra-estrutura viária, de eletrificação rural, telefonia celular e também apóia iniciativas de gestão administrativa e do turismo de negócios.






Local: Sede do BID em Washington Dia: 12/06/2009 Horário: 16 horas (17 horas - horário de Brasília)




Matéria publicada: Agência Minas

Aécio Neves encerra pregão da Bolsa de Nova York


TEXTO ORIGINAL
The Honorable Aécio Neves da Cunha, Governor, Minas Gerais StateAécio Neves was sworn in as Governor of Minas Gerais State on January 1, 2003. Prior to becoming Governor, Neves served four terms (sixteen years) in the Brazilian Parliament, where he was a leader in Brazil’s Social Democracy Party (PSDB). Prior to joining Parliament, Neves served in a number of government posts, including as Private Secretary to the Governor of Minas Gerais. Neves is a graduate of Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, where he studied economics.
TRADUÇÃO GOOGLE
O Honorável Aécio Neves da Cunha, Governador, Estado de Minas Gerais Aécio Neves foi empossado como governador do Estado de Minas Gerais, em 1 º de janeiro de 2003. Antes de se tornar governador, Neves serviu quatro mandatos (dezesseis anos) no Parlamento brasileiro, onde ele foi um líder no Brasil do Partido Social Democracia (PSDB). Antes de entrar no Parlamento, Neves serviu em vários cargos de governo, inclusive como Secretário Particular do Governador de Minas Gerais. Neves é uma graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde estudou economia.
TEXTO ORIGINAL
CEMIG- Companhia Energética de Minas Gerais Companhia Energética de Minas Gerais is one of Brazil’s largest and most profitable electricity concession holders. The Company operates in 15 Brazilian states and in Chile providing distribution, generation and transmission of electricity and natural gas distribution. Cemig holds some of the largest concessions in Brazil - the concession of Cemig Distribuição covers the state of Minas Gerais, which is as large as France or Texas. Cemig is the largest electricity distribution company and the third largest power generation and power transmission group.
TRADUÇÃO GOOGLE
CEMIG-Companhia Energética de Minas Gerais Companhia Energética de Minas Gerais é uma das maiores do Brasil e mais rentáveis às empresas concessionárias de electricidade. A Companhia opera em 15 estados brasileiros e no Chile proporcionando distribuição, geração e transmissão de electricidade e de distribuição de gás natural. Cemig detém alguns dos maiores concessões no Brasil - a concessão da Cemig Distribuição abrange o estado de Minas Gerais, que é tão grande como a França ou Texas. Cemig é a maior empresa de distribuição de electricidade e o terceiro maior de energia eléctrica e de transmissão grupo.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Alberto Pinto Coelho participa da Festa de Corpus Christi


O governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, participa nesta quinta-feira (11), no Mineirão, em Belo Horizonte, da Festa de Corpus Christi - 13ª Torcida de Deus. A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e celebrada conjuntamente pelos bispos auxiliares Dom Aloísio Vitral e Dom Joaquim Mol e padres de toda a Arquidiocese. A expectativa de público é de 70 mil pessoas. Evento: Festa de Corpus Christi - 13ª Torcida de Deus. Local: Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão Data: 11/06/2009 Horário: 16 horas


Matéria publicada: Agência Minas

terça-feira, 9 de junho de 2009

Disputa eleitoral para 2010, Aécio continua muito bem


SUCESSÃO 2010

A pesquisa ibope divulgada hoje dia 09/06 mostra ao meu ver um grande equilíbrio na disputa para 2010, o Governador Aécio Neves por nunca ter disputado uma eleição majoritária Nacional vem muito bem colocado, em se tratando da exposição midiática que vem tendo a Ministra e levando em conta que o governador José Serra já disputou uma eleição presidencial e que Ciro Gomes já disse apoiar o candidato do PSDB se este for o governador de Minas, Aécio pode se sentir privilegiado com sua colocação na pesquisa.

Nela, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recebeu 38 por cento das intenções de voto, contra 18 por cento dados à ministra Dilma Rousseff (PT). Nessa lista, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), aparece com 12 por cento e a vereadora Heloísa Helena (PSOL), com 11 por cento.

Não é possível fazer comparações porque esta é a primeira pesquisa do ano com possíveis candidatos.

O levantamento mostrou, ainda, que o nível de conhecimento sobre a pré-candidata do governo ainda é baixo e que o potencial de crescimento de todos os possíveis postulantes é alto principalmente o do governador Aécio Neves.

Quando o governador de Minas, Aécio Neves, substitui Serra na sondagem, Ciro e Dilma protagonizam empate técnico, com 22 por cento e 21 por cento, respectivamente. Nesse cenário, Aécio fica com 12 por cento das intenções de votos.

O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 29 de maio de 1o de junho em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Aécio Neves conseguiu colocar uma pulga, ou melhor dizendo um monte de pulgas atrás das orelhas dos "adversários".


REINALDINHO

Combate à pobreza terá novos convênios no Norte de Minas



O Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR), do Governo de Minas em parceria com o Banco Mundial, vai garantir a assinatura de 119 novos convênios, nesta quarta-feira (10), às 14h, em Montes Claros, Norte de Minas. Serão beneficiadas 5,4 mil famílias de 55 municípios da região, totalizando R$ 4,3 milhões em investimentos.
No acumulado 2006/2008 o PCPR/MG financiou 1.416 subprojetos produtivos, sociais e de infra-estrutura, em comunidades rurais e urbanas organizadas em grupos de interesses comuns, trabalhadores e pequenos produtores rurais, artesãos, associações, contemplando 81,4 mil famílias das regiões Norte e Nordeste de Minas, com recursos de R$ 71 milhões.
Em junho de 2009, estão previstas assinaturas de outros 200 convênios que vão totalizar 1.616 subprojetos, beneficiando 79 mil famílias com recursos de R$89,4 milhões. As próximas assinaturas de convênios serão realizadas nos dias 18 de junho, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e 25, em Itambacuri, no Leste do Estado.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Governo apresenta plano para combater trabalho infantil



Doze de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. A data é uma forma de protestar contra a injustiça em que se encontram meninos e meninas, trabalhando por longas jornadas e, muitas vezes, em condições perigosas. 
Em Minas Gerais, cerca de 300 mil crianças se encontram nessa situação. Para reverter esse quadro, uma série de ações e programas do Governo de Minas contribui para mudar essa realidade. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), entre 2006 e 2007, cerca de 80 mil crianças foram tiradas do trabalho infantil no Estado.
Para o fortalecimento dessas ações, o Governo apresenta, nesta quarta-feira (10), às 14h, durante entrevista coletiva, o Plano Estadual de Erradicação de Trabalho Infantil, que prevê, sobretudo, ações de articulação, mobilização e prevenção para reduzir o índice do trabalho infantil em Minas Gerais.
Participam da coletiva o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Agostinho Patrús Filho, a coordenadora Especial de Política Pró-Criança e Adolescente (Cepcad) e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Fernanda Martins, a conselheira tutelar, Regina Helena Cunha, o professor e pesquisador da Fundação João Pinheiro, Bruno Lazarotti, e a coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Elvira Cosendey.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Emater-MG recebe inscrições para a Semana da Família Rural


UBERLÂNDIA (09/06/09) - Estão abertas até o próximo dia 22 as inscrições para a 21ª Semana da Família Rural, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, que tem como objetivo proporcionar aos agricultores familiares qualificação e aperfeiçoamento do conhecimento técnico e administrativo. Ao todo são 845 vagas distribuídas em 31 cursos oferecidos como: artesanatos diversos, avicultura, bovinocultura, apicultura, jardinagem, piscicultura, processamento de alimentos, dentre outros. 

A Semana da Família Rural será realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, de 8 a 11 de julho, e tem a parceria do Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), da Prefeitura de Uberlândia, Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, antiga Escola Agrotécnica de Uberlândia. 

O instituto oferecerá também 200 vagas para hospedagem em alojamento, para as pessoas residentes fora da cidade, sendo 100 para homens e 100 para mulheres. As inscrições podem ser feitas somente nos escritórios locais da Emater-MG de Uberlândia e região. Informações: (34) 3236-0122.

Matéria publicada: Agência Minas

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Aécio saiu na frente


Claro que não estamos referindo as pesquisas eleitorais. Nelas, José Serra continua absoluto e Dilma cresceu um pouco. Mas Aécio Neves saiu na frente quando, esta semana, em Brasília, acentuou a necessidade de cada um dos pré-candidatos à presidência da República dizer a que pretendem vir.
Não apresentarem planos de governo, desde já, é óbvio, mas delinearem certas metas básicas, em condições de distingui-los. Melhor dizendo, de marcá-los na memória dos eleitores como os defensores de objetivos definidos para o caso de conquistarem o poder.
Porque até agora se sabia apenas que Serra, Dilma, Aécio, Ciro, Heloísa e outros queriam ocupar o palácio do Planalto, ignorando-se para quê. No máximo, ouvia-se, como ainda se ouve no caso dos outros, que Dilma Rousseff será a continuação do governo do Lula. José Serra levará para a capital federal sua experiência paulista.
Ciro? será a renovação e Heloísa, a revolução.
Pois Aécio, a partir de agora, apresenta metas capazes de diferenciá-lo dos demais, à maneira de Juscelino Kubitschek quando se lançou na campanha apresentando desde o início a proposta de "Energia e Transporte".
O atual governador mineiro lançou sua primeira mensagem fulanizada ao anunciar o aprimoramento da gestão pública como primeira preocupação.
Pode-se simplificar o conceito em uma palavra: eficiência, que significa a aplicação correta dos recursos públicos pelo governo, aprimoramento da máquina administrativa, quem sabe o seu enxugamento. Com o conseqüente prestígio ao funcionalismo estatal.
Dirão seus adversários não ser essa a maior prioridade nacional, e, por isso, ele acoplou uma segunda plataforma, o pleno emprego. Uma decorrência, em seu entender, da programação social do governo Lula.
O bolsa-família deve ser continuado e até ampliado, mas jamais como um fim em si mesmo, ou seja, o assistencialismo deve conduzir à auto-sustentação dos beneficiados.
O bolsa-família, em suas palavras, deve constituir um meio, um trampolim para a preparação do indivíduo para o trabalho. Coisa que pode levar a uma terceira meta, o desenvolvimento econômico apoiado na eficiência e na preparação do trabalhador.
São ideias ainda vagas, mas formam uma tentativa de estrutura de governo que Aécio pretende desenvolver. Pouco, mas muito mais do que se ouve de seus concorrentes.
Carlos Chagas.
Jornal Diário de Marília


Mais três municípios comemoram entrega de casas populares


Luiza Berto, 49 anos, é mãe de sete filhos, que sustenta com o salário de trabalhadora doméstica diarista na pequena cidade de Bom Jesus da Penha, no Sul de Minas. Vivendo de aluguel, pouco sobrava para as despesas com a manutenção da casa, o que fazia ainda mais difícil a vida de Luiza. Mas, desde sábado (6), ela tem um bom motivo para ter esperança. A mãe de família é uma das 12 mulheres, entre 50 novos proprietários, que receberam naquele dia as chaves de suas casas do Conjunto Habitacional Santa Quitéria.
A entrega das chaves foi feita pelo presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab), Teodoro Lamounier, em companhia do secretário de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon de Melo, e outras autoridades que foram recepcionadas pelo prefeito municipal, Adênio Siqueira Danziger. A obra exigiu investimento de R$ 1,5 milhão, compreendendo recursos do Fundo Estadual de Habitação e R$ 150 mil como contrapartida do município em obras de infra-estrutura.
Bom Jesus da Penha é um dos 232 municípios mineiros atendidos até agora pelo programa Lares Geraes – Habitação Popular, que o Governo de Minas vem implementando desde 2005, por intermédio da Cohab. Até agora, foram entregues em todo o Estado 17.758 moradias de interesse social, enquanto outras 2.346 estão em obras e 1.112 já concluídas, prontas para serem entregues nos próximos dias.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Governo garante acesso gratuito na entrega de óculos


Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de óculos recebem atendimento em tempo recorde no Estado. Em pouco mais de 15 minutos, pacientes de Belo Horizonte e região, munidos de receita médica, carteira de identidade e cartão do SUS, recebem gratuitamente os óculos, entregues pela Coordenadoria de Oftalmologia Social, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com sede em Belo Horizonte. Para a demanda que vem do interior, o prazo médio de entrega é uma semana. A Coordenadoria atende, em média, 1.500 pessoas mensalmente da capital e interior.
Com expectativa de entregar cerca de 20 mil óculos somente neste ano, o coordenador do serviço em Minas, Jules Jesus Ayoub, prevê crescimento de 54% no atendimento em comparação a 2008. No ano passado, cerca de 13 mil pessoas, entre crianças e adultos, foram atendidas no Estado. Com investimentos anuais de R$ 850 mil, oriundos do Ministério da Saúde, a Coordenadoria, gerida pela Saúde Estadual, fornece ainda bengalas, doadas aos portadores de deficiência visual quando há indicação médica.As prescrições médicas são adquiridas após consultas em postos de saúde, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em serviços particulares. Os óculos produzidos são em acetato, modelo padrão para perto ou longe, com modelos diferentes conforme o sexo, variando também a cor. Há ainda modelos infantis. Jules Jesus assegura que o produto é de primeira linha, o que garante segurança ao usuário.
De acordo com Ayoub, até 2003 o serviço era feito pelas 13 gerências regionais de saúde. “Perdia-se em preço, com a compra descentralizada, e no custo de manutenção de estoques, dentre outros. Hoje, o serviço está todo centralizado em Belo Horizonte.

Leia mais na integra: Portal Minas On-line