sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A ideia é usar a democracia para acabar com ela

Este gesto de continuísta de Uribe mostra como é rala a democracia na América Latina. A ideia é usar a democracia para acabar com ela. “Ah, mas o referendo passou honestamente na Colômbia”.

Sim, tudo bem, mas como explicar que na ultima hora cinco deputados de oposição, que se passaram para os uribistas, será que ‘la hubo tambiem el mensalon?’ Uma reeleição tudo bem, para manter uma política que dá certo, aprovada pela população. Mas não é para criar ditaduras light.

ASSISTA O VIDEO COM ARNALDO JABOR: AQUI

Parque Estadual do Rio Doce organiza o 1° Campeonato Mineiro de Canoagem


Nesta sexta-feira (4), terá início no Parque Estadual do Rio Doce (PERD), o 1° Campeonato Mineiro de Canoagem, realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pelo produtor Nivaldo Siqueira e Consultores Associados, junto à Associação Valadarense de Canoagem (Avaca) e Federação Mineira de Canoagem (FMC). A competição também tem o apoio das Prefeituras dos municípios de Marliéria e Timóteo, do Instituto Sebastián Cuattrin e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O evento contará com a participação de aproximadamente 60 canoístas do Estado, das cidades de Governador Valadares, Aimorés, Juiz de Fora, e também de outros estados do Brasil, tais como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Os competidores disputarão provas em duas modalidades: velocidade e maratona, sendo diversas categorias: Máster, Sênior e Cadete, e também Turismo, Surf, Duck, 4.5, K1, K2 e Duplo Convencional. A participação nas provas valerá pontos na formação do ranking oficial de competições nacionais e internacionais e na convocação das seleções mineiras de canoagem.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Unimontes realiza III Encontro de Ciências da Religião


Até o dia 10 de setembro, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá as inscrições para as atividades do III Encontro de Ciências da Religião, programado para os dias 19 a 22 de outubro, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, em Montes Claros. Com o tema central “Fé e Sertão: a ausculta da experiência religiosa no Norte de Minas”, a edição vem sendo organizada conjuntamente pela coordenação do curso de Ciências da Religião e pelo departamento de Filosofia, ambos vinculados ao Centro de Ciências Humanas (CCH).

Na programação, além dos minicursos, mesas redondas e palestras, serão apresentados trabalhos científicos com a participação de professores, acadêmicos, líderes de movimentos populares e representantes de grupos religiosos de Montes Claros e das regiões na área de abrangência da Unimontes.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Poços de Caldas realiza Sinfonia das Águas – secretária de Turismo se reúne com representantes Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais


A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, assiste na noite desta sexta-feira (4) a Sinfonia das Águas, em Poços de Caldas, onde também reúne-se com representantes dos 13 municípios que integram a Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais, no Sul de Minas. A Sinfonia das Águas é um dos maiores espetáculos musicais ao ar livre de Minas Gerais.

Segundo Érica Drumond, Poços de Caldas é um dos destinos prioritários para o turismo de Minas Gerais. “A cidade tem papel fundamental na política pública do turismo mineiro, pois, está entre os 11 destinos indutores que terão padrão de qualidade para receber e distribuir o fluxo de turistas nacionais. Poços de Caldas também é referência no segmento do turismo de bem-estar, um dos mais requisitados nos dias atuais”, diz a secretária.

Poços de Caldas integra a Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais, juntamente com os municípios de Andradas, Bandeira do Sul, Cabo Verde, Caconde (SP), Caldas, Congonhal, Ipuiúna, Machado, Poço Fundo, Santa Rita de Caldas, Senador José Bento.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Secretaria de Educação de Minas publica calendário do segundo semestre mudanças


A Secretaria de Estado de Educação (SEE) publicou aviso orientando diretores das superintendências regionais de ensino e das escolas estaduais sobre a reorganização do calendário escolar para o 2º semestre de 2009. O novo calendário se deve ao adiamento do retorno às aulas nas escolas da rede estadual de ensino por recomendação do Comitê Estadual de Enfrentamento de Influenza A (H1N1). A reorganização preservou os 200 dias letivos com carga horária mínima de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e de 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio. Leia o aviso na íntegra no site da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (http://www.educacao.mg.gov.br/).

A orientação prevê três situações: a grande maioria das escolas que adiou as aulas por uma semana, as instituições de ensino que precisaram interromper o calendário por até dez dias letivos e as escolas que tiveram interrupção do calendário em período superior a dez dias.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Alunos do Poupança Jovem atuam com agentes no enfrentamento contra a gripe suína


Alunos beneficiados pelo Programa Poupança Jovem e o Grupo de Teatro Saúde em Cena encontraram uma maneira diferente para levar informação sobre a Influenza A (H1N1) à população de Belo Horizonte. Nesta sexta-feira (4), a partir das 14 horas, quem passar pela Estação Central do Metrô vai assistir a uma apresentação teatral, receber material informativo e, ainda, tirar dúvidas sobre a epidemia. A ideia é sensibilizar as pessoas, alertar para a importância da prevenção e, ao mesmo tempo, envolver jovens dos programas sociais do Governo de Minas na luta contra a Influenza A.

A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedese). Formado por funcionários voluntários da SES, o grupo Saúde em Cena apresenta, desde 2007, peças sobre os mais variados temas, como dengue, tabagismo, qualidade no ambiente de trabalho.

Haverá, também, uma oficina teatral na qual serão trabalhadas técnicas de expressão corporal, voz, improvisação e, ao final, o grupo apresentará um esquete sobre Influenza A para que os jovens participantes possam multiplicá-lo como ferramenta de mobilização social nas escolas, bairros e espaços de convivência.



Leia mais na integra: Minas em pauta

Minas realiza rastreamento para detectar câncer de mama


Com o objetivo de diagnosticar precocemente possíveis casos de câncer de mama e diminuir a taxa de mortalidade pela doença em Minas, será realizado, até dezembro, um trabalho de rastreamento do câncer de mama. Para isso, o exame de mamografia será realizado de forma ilimitada por todos os prestadores de serviço do Estado. O recurso para pagamento dos exames será fornecido pelo governo federal.

A meta é fazer mamografia em 60% das mulheres com idade de 50 a 69 anos e que estejam saudáveis, sem nódulo, sem dor e sem sintomas da doença. Para alcançar esse objetivo devem ser realizadas mamografias em 724 mil mulheres.

A faixa etária escolhida deve-se ao fato de que esse perfil registra o maior índice da doença. No entanto, todas as mulheres com idade a partir de 40 anos também poderão participar. Para realização dos exames, existem em Minas 159 serviços de mamografia em 64 municípios. Em 2008 foram realizados 227.836 mamografias no Estado.



Leia mais na integra: Agência Minas

Aécio Neves une até adversários em homenagem na Bahia


Aécio Neves: "O Brasil está cansado desse radicalismo que coloca talvez os dois
atores principais da cena política brasileira do jeito que disputaram as
eleições nos últimos anos. PT e PSDB, cada um em um canto do ringue"






Homenagem com sabor de campanha eleitoral. O governador Aécio Neves (PSDB) conseguiu o que parecia impossível ontem ao receber o título de cidadão baiano na Assembleia Legislativa da Bahia. Reuniu, no mesmo lugar, dois candidatos ao governo da Bahia, o senador Paulo Souto (DEM) e o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), além de boa parte do grupo carlista, inimigo histórico do ministro, como o deputado federal ACM Neto (DEM) e o pai, senador Antonio Carlos Magalhães Júnior (DEM). Antes da solenidade, Aécio foi recebido no Palácio de Ondina pelo governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição. Além de ACM Júnior, os outros dois senadores da Bahia, César Borges (PR) e João Durval (PDT), que fazem parte da base do governo Lula, também compareceram.

A visita mostrou a capacidade de aglutinação do governador mineiro, que disputa com o governador de São Paulo, José Serra, a indicação para ser o candidato do PSDB à Presidência da República no ano que vem. O tom suprapartidário começou já na iniciativa de conceder o título de cidadão honorário a Aécio. A proposta foi assinada por três líderes partidários, Elmar Nascimento (PR), Leur Lomanto Jr. (PMDB) e Paulo Azi (DEM). Estavam lá, entre outros, o ex-ministro da Defesa Waldir Pires e o ex-prefeito de Salvador Antonio Imbassahy, presidente do PSDB baiano.

O discurso foi de candidato. Aécio lembrou os avanços dos governos Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, mas pontuou os desafios que ainda restam ser enfrentados pelo próximo presidente, entre eles a desigualdade social. “Não seremos capazes de construir um país mais justo e mais igual apenas e tão somente com políticas de transferência de renda. Devemos, é claro, fazê-lo e nos orgulhamos, nós, do PSDB, ao lado dos nossos aliados, de tê-las iniciado. Mas o alcance da equidade nos exige muito mais que isso”, disse Aécio.

Em entrevista, o governador pregou a convergência política. “O Brasil está cansado desse radicalismo que coloca talvez os dois atores principais da cena política brasileira do jeito que disputaram as eleições nos últimos anos. PT e PSDB, cada um em um canto do ringue. Quem perde as eleições se coloca de forma radical nas oposições e questões que são de Estado, reformas que são importantes para o Brasil, e não para esse ou aquele governo, são sucessivamente adiadas”, afirmou.

Descentralização O governador foi ovacionado quando criticou a centralização das decisões em Brasília, sem levar em conta as diferentes demandas regionais. “Precisamos de um projeto que liberte das amarras não apenas o Brasil do Centro-Sul, mas principalmente o Brasil do Norte e do Nordeste. Precisamos de um projeto que permita, de forma descentralizada, que cada região possa transformar suas vocações e suas competências em efetiva riqueza, distribuída de forma equânime, democrática e, portanto, socialmente justa e pacífica”, afirmou.

A solenidade teve seus momentos de descontração. Pouco antes do discurso de Aécio, o deputado Elmar Nascimento comparou o governador ao Rio São Francisco, que corre de Minas em direção à Bahia. “Conhecido como rio da integração nacional e que não permite que a serra separe a Bahia de Minas e do Brasil”, disse ele, arrancando risos da plateia. O deputado se referia à Serra do Espinhaço, mas a declaração foi interpretada como uma alusão ao governador paulista.

Carreta atropela e mata no Anel Rodoviário

Uma carreta passou por cima de um homem na manhã desta sexta-feira no Anel Rodoviáro, km 8, Bairro das Indústrias, na Região do Barreiro. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, um amigo da vítima contou que os dois estavam em um bar bebendo quando foram atravessar a rodovia.

O homem não teria visto a carreta e foi atingido pelas rodas traseiras, que esmagaram todo o corpo.O nome dele, que teria 25 a 30 anos, não foi informado. O motorista da carreta não foi localizado e, ainda conforme a polícia, é provável que ele não tenha visto o acidente.

Fonte: Portal Uai.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Gripe suíne: Copasa mantém afastameto de gestante até o final de setembro


As empregadas gestantes da Copasa ficarão de licença do trabalho por mais 30 dias, de 1º a 30 de setembro. Inicialmente, elas haviam sido afastadas por 15 dias. A medida é uma prevenção a possíveis contágios pela Influenza A (H1N1), conhecida como “gripe suína”.

Mais uma vez, a Companhia demonstra que sua política de responsabilidade social envolve muita preocupação com seus empregados e se antecipa a possíveis problemas para garantir o bem-estar de todos. A medida não acarretará nenhum prejuízo nos vencimentos e benefícios das mesmas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as gestantes são mais vulneráveis ao vírus influenza A (H1N1) devido à baixa em seu sistema imunológico, fazendo parte do grupo de risco. A Copasa decidiu afastá-las, para evitar qualquer possibilidade de contágio.


Fonte: Minas em pauta

Instituto Mineiro de Agropecuária implementa selo que vai garantir qualidade da produção de morangos no Sul de Minas


Quinze produtores de morangos firmaram uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a utilização de um selo de rastreabilidade. Além de maior controle de qualidade e garantia de produto dentro dos padrões permitidos de resíduos, os produtores agregam valor à sua produção e aumentam sua lucratividade. A iniciativa inédita vai proporcionar mais confiabilidade aos morangos produzidos no Sul de Minas.

O selo, criado por duas empresas privadas do setor agrícola no município de Pouso Alegre junto com os produtores da região, é afixado nas embalagens de morangos que vão para comercialização e cada produtor tem um código, que é inserido em um espaço destinado para isso. Com o código em mãos, o consumidor acessa o site www.sisfrut.com.br, insere o número e tem acesso a diversas informações sobre o morango que comprou como fotos da propriedade e da plantação, tipos de insumos usados e quando usados, o número do receituário agronômico, dentre outros. Esses dados são abastecidos pelo engenheiro agrônomo responsável de cada propriedade.

Outros benefícios que o selo de rastreabilidade traz são a organização da classe produtora, segurança de consumir morangos produzidos com alta qualidade, respeitando a legislação do uso de agrotóxicos e o meio ambiente, acompanhamento detalhado das entregas e do histórico de compras. Também é possível ter acesso à cópia das análises de resíduos feitos nos morangos, no qual é possível ver o tipo de resíduo presente e se a quantidade está dentro do permitido na legislação.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Atenção primária é tema de Oficinas Microrregionais


Tutores e técnicos das Gerências Regionais de Saúde (GRS) se reuniram, nessa quarta-feira (2), último dia das Oficinas Microrregionais do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde (PDAPS) da região macro Leste. Os profissionais estão repassando aos facilitadores os conhecimentos adquiridos na Oficina IV do Plano Diretor, realizada na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em agosto deste ano.

As Oficinas Microrregionais estão beneficiando mais de 400 facilitadores, por meio de discussões referentes à programação local e municipal das ações, que facilitam a organização de uma agenda operacional para cada realidade das unidades de atenção primária. A atividade abrange a GRS de Governador Valadares, que integra quatro microrregiões, e a GRS de Coronel Fabriciano, com mais três microrregiões.

A coordenadora local da macro Leste, Rita Ana Lima da Silva, ressalta o objetivo dessas oficinas. “O intuito é aperfeiçoar os instrumentos de trabalho em um modelo onde a porta de entrada do usuário é a Atenção Primária, independente da dimensão geográfica, populacional ou técnica do município” .


Matéria publicada: Agência Minas

Governo Aécio Neves está com inscrições abertas para a 2ª Edição do Programa Comunicador do Futuro que este terá como tema o Meio Ambiente


A segunda edição do Prêmio Comunicador do Futuro, uma iniciativa do Governo Aécio Neves, está mobilizando professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social de todo o Estado. Com o tema “Água, fonte inesgotável?”, as inscrições foram abertas em agosto e o site http://www.premiocomunicadordofuturo.com.br/ já recebeu centenas de acessos, além de também contar com vários interessados já inscritos.

Mesmo com Belo Horizonte concentrando o maior número de faculdades, até o momento, cerca de dois terços das inscrições já realizadas são de acadêmicos que estudam em municípios do interior. Para o coordenador dos trabalhos do Prêmio, Américo Antunes, o fato de a primeira edição ter tido quatro premiados de faculdades do interior incentivou, ainda mais, a participação de estudantes de todas as regiões do Estado, que querem colocar em prática suas habilidades e ainda ter a oportunidade de ser premiado. Os três primeiros lugares das categorias texto jornalístico, peça publicitária e ensaio fotográfico receberão entre R$ 2 mil e R$ 5 mil e os trabalhos dos primeiros colocados também serão publicados em jornais.



Leia mais na integra: Minas em pauta

exposição Praça da Liberdade: Circuito Cultural – Arte e Conhecimento já recebe 31 mil visitantes


A exposição Praça da Liberdade: Circuito Cultural – Arte e Conhecimento, instalada no centro da Alameda Travessia, na Praça da Liberdade, já recebeu mais de 33 mil visitantes até o dia 31 de agosto. Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer a mostra tem até o próximo dia 9 de setembro. Com entrada franca, a visitação acontece diariamente das 9h às 20h.

Instalada em um pavilhão de 70 metros de comprimento, a exposição apresenta os detalhes do projeto do Circuito Cultural Praça da Liberdade implantado pelo Governo Aécio Neves em parceria com a iniciativa privada. O complexo cultural dará nova vida ao imponente conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade. O circuito cultural reunirá arte, ciência, cultura popular e entretenimento em museus, centros de memória, salas de exposição e de espetáculos, espaços para oficinas e cursos, além de cafeterias, restaurantes e lojas.

Na entrada da exposição, os visitantes podem apreciar fotos, vídeos e textos que contam a história da Praça da Liberdade, palco de grandes momentos políticos e culturais de Minas e um dos lugares-símbolo mais queridos de Belo Horizonte. Na mesma sala também é possível uma viagem ao mundo para conhecer exemplos de intervenções em prédios tombados que foram requalificados e cujos novos conteúdos convivem de forma harmoniosa com a arquitetura histórica, como o Museu do Louvre, Museu Reina Sofia, a Tate Modern ou a Pinacoteca de São Paulo.



Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Eduardo Costa Itatiaia

Distrito de Muriaé é destaque na produção de hortaliças


Pontão da Água Limpa, em Itamuri, distrito de Muriaé, nos limites com os municípios de Vieiras e Eugenópolis, na Zona da Mata, é conhecido pela bela paisagem, nascentes e áreas preservadas. Mas além da beleza, outro fator de natureza econômica chama a atenção: o plantio de hortaliças. A atividade beneficia diretamente 30 famílias de pequenos produtores rurais que residem na comunidade. O apoio vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Muriaé.

A empresa pública mineira é responsável por auxiliar os produtores, levando novas tecnologias e orientando no cultivo das folhas. Também elabora projetos para os agricultores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, parceiro da Emater-MG, desde 2008 o programa disponibilizou R$ 60 mil para os horticultores locais.


Leia mais na integra: Agência Minas

IGAM prorroga até final do mês prazo para cadastramento de empreendimento que lançam efluentes na Bacia do Ribeirão da Mata


O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) estendeu até o dia 30 de setembro de 2009 o prazo para o cadastramento de empreendimentos que lançam efluentes nos cursos d´água da bacia do Ribeirão da Mata. A exigência da outorga para lançamento recai sobre todas as atividades que possuem Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF) e Licenciamento Ambiental.

A prorrogação foi anunciada em reunião extraordinária do Subcomitê da Bacia do Ribeirão da Mata realizada, nesta terça-feira (1º), em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Segundo a diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do Igam, Marília Carvalho de Melo, a Portaria que estabelece o novo prazo será publicada ainda esta semana no diário oficial do Estado. O prazo original fixado pela Portaria Igam nº 029, de 04 de agosto de 2009, terminou no dia 31 de agosto.

A diretora do Igam informa que o cadastro de lançamento de efluentes realizado na bacia do Ribeirão da Mata é a primeira ação para implementação da outorga para esse tipo de intervenção. “O trabalho será feito de forma gradativa no Estado, consolidando os critérios de análises estabelecidos”, afirma Melo. Até o final do prazo para o cadastramento, o Instituto irá manter o diálogo com os setores interessados para ajustar os detalhes necessários.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Monumento Natural Estadual Peter Lund se prepara para elaboração do Diagnóstico Participativo de Unidade de Conservação


O Governo Aécio Neves por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Monumento Natural Estadual Peter Lund, realizou segunda (31) e terça-feira (1º) evento para elaboração do Diagnóstico Participativo de Unidade de Conservação (Dipuc) com os povoados de Cuba e Onça (município de Codisburgo, na região Central do Estado), situados no entorno do Monumento.

O encontro aconteceu no povoado do Onça. Durante esta quarta (2) e quinta-feira (3), o Diagnóstico acontecerá com os colaboradores das atividades turísticas da Gruta do Maquiné, envolvendo servidores da Fundação Maquinetur, restaurantes e comerciantes nos estandes de artesanato. Nestes dias, o encontro será realizado na Gruta.

De acordo com a técnica ambiental da Gerência de Gestão de Áreas Protegidas, Infaide Patrícia do Espírito Santo, o Dipuc é uma metodologia participativa que tem como objetivo levantar e analisar informações sobre a Unidade de Conservação (UC) e seu entorno, como a presença de cursos d’água, ocorrência de espécies de fauna e flora e áreas com necessidade de cercamento. O levantamento tem o objetivo de dar suporte ao planejamento da administração da Unidade. Além disso, prepara as equipes para uma gestão participativa em parceria com as comunidades de entorno.


Leia mais na integra:Minas em Pauta

Jaboticatubas recebem quarteto Trombonias em projeto de música de câmara do Governo Aécio Neves


Nos dias 5 e 6 de setembro as cidades de Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Conceição do Mato Dentro, na região Central, recebem o quarteto Trombonias, em mais uma viagem do projeto de interiorização da Fundação Clóvis Salgado (FCS). Música de câmara de qualidade, em duas apresentações gratuitas. Haydn, Scheidt e Gagliardi, são alguns dos expressivos nomes da música erudita que encantará o público que for prestigiar os músicos. Em julho e agosto, o grupo já percorreu outras sete cidades do interior mineiro.

Trombonias

Formado em 1989 pelo então naipe de trombones da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), o Trombonias se apresentou em todas as conceituadas casas de concerto de Belo Horizonte, bem como do interior do Estado. Consta também em seu currículo, concertos realizados no Teatro da Paz, em Belém do Pará, no Teatro Cláudio Santoro, em Brasília. Recentemente reformulado é igualmente composto pelo atual naipe de trombones da Osmg. O Trombonias retorna ao público com a mesma proposta, de divulgar a música instrumental para essa formação. Seu repertório consta de obras originais para quarteto de trombones – repertório tradicional, adaptações, transcrições e arranjo.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Região do semiárido de Minas será comtemplada com recursos para projetos culturais


Artistas e gestores culturais dos 86 municípios do semiárido mineiro se mobilizaram para o primeiro edital de Microprojetos Mais Cultura do Estado de Minas Gerais. Ao todo, foram apresentadas 278 propostas de projetos culturais a serem desenvolvidos na região. A ação destinará mais de R$ 937 mil, somente em Minas Gerais, contemplando projetos com valor médio de R$ 10,8 mil, sendo que cada um receberá de um a 30 salários mínimos.

A iniciativa é do Ministério da Cultura (MinC), no âmbito do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), e aSecretaria de Estado de Cultura (SEC) para fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.


Matéria publicada: Minas em pauta

Rafael Zavagli apresenta Sobre duas ou três paisagens no Palácio das Artes


Reflexões sobre a pintura e sobre as paisagens que surgem a partir da relação entre o espaço habitado pelo homem e os elementos que permeiam este ambiente. Estas são algumas das reações que Rafael Zavagli quer provocar com a sua exposição ‘Sobre duas ou três paisagens’, que fica aberta ao público de 5 a 27 de setembro, na Galeria Arlinda Correa Lima, Palácio das Artes, em Belo Horizonte. A entrada é franca.


A mostra foi selecionada pelo Edital Artes Visuais 2009-2010 da Fundação Clóvis Salgado e apresenta uma série de pinturas recentes de Rafael Zavagli. No dia 24 de setembro, às 19h, no Teatro João Ceschiatti, o artista recebe o público para um bate-papo e o lançamento do catálogo da exposição, também com entrada franca.


A mostra pode ser vista às segundas, de 18h às 21h: de terça a sábado, de 9h30 às 21h e aos domingos, de 16h às 21h.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Aécio anuncia Estação do Conhecimento em Diamantina


O governador Aécio Neves definiu nesta terça-feira (1º), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, em reunião com o diretor-superintendente da Fundação Vale do Rio Doce, Silvio Vaz de Almeida, e com a secretária de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, a implantação de uma Estação do Conhecimento na cidade de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha.

Desenvolvido em parceria entre o Governo de Minas e a Fundação, o projeto oferecerá cursos profissionalizantes e atividades culturais e físicas a 1.500 jovens, de 7 a 19 anos, de 23 municípios do Médio Jequitinhonha. O investimento previsto é de R$ 10 milhões, custeado pela Fundação Vale do Rio Doce.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Oposição Sem Posição

Aécio Neves na Isto É



A revista Isto É desta semana apresenta uma comparação entre os estilos e a linha de trabalho dos dois governadores do PSDB que disputarão as prévias do partido para a escolha do candidato oficial dos tucanos.No texto, foi destacada a capacidade que Aécio tem de fazer alianças, agregar e emocionar.
Veja aqui alguns trechos selecionados da matéria:

"Na última pesquisa do Instituto Vox Populi, com três graus de avaliação positiva e três negativas, o governador de Minas tem 92% de aprovação"
"Em nove Estados, Minas tem a população mais satisfeita com o governo."
"Entre os mineiros, 29% acham a gestão Aécio ótima (...) Não há alcance social maior do que gastar bem o dinheiro público, diz Aécio.""Com R$ 11 bilhões em investimentos neste ano, Aécio levou saneamento e água potável a municípios com índices de pobreza semelhantes aos dos mais pobres do Nordeste.
Até o final do próximo ano, completará a ligação por asfalto entre todos os 853 municípios do Estado. Quando assumiu, 229 só tinham estradas de terra. Metade já está pronta e, em alguns casos, as rodovias chegam a 100 quilômetros.""Em novembro, inaugura o Centro Administrativo, que reunirá, num moderno complexo em uma área nova da cidade, as secretarias e órgãos do governo estadual, atualmente dispersos por dezenas de prédios antigos. Haverá uma economia anual de R$ 55 milhões em aluguéis.
Acabou com biênios (aumentos automáticos de 5%), quinquênios (10% a cada cinco anos), trintários (um aumento aos 30 anos de serviço) e apostilamento (a incorporação ao salário das gratificações de chefia). No lugar disso, criou um sistema de metas, como taxas de redução da desnutrição ou de aprovação de alunos, que, quando cumpridas, rendem um salário anual a mais ao funcionário envolvido no projeto."
"Mas são duas as joias da gestão em Minas: o trabalho na segurança pública e na educação. (...) segundo acompanhamento da Fundação João Pinheiro, os índices de violência regrediram para o patamar de dez anos atrás.""Na educação os resultados positivos se multiplicam. Em 2004, foi o primeiro Estado do País a abrir vagas para crianças de seis anos. Em 2006, 42% dos alunos do ensino fundamental liam e escreviam adequadamente para a sua idade.
Em 2009, o índice pulou para 74% e o governo estima chegar aos 100% no próximo ano - nenhum governo estadual tem essa marca. Nas nove séries do ciclo básico, os alunos das escolas públicas de Minas estão entre os três melhores do País."

Fonte Blog Aecioblog

Hemominas promove cadastro de doadores de medula óssea


Todas as quartas-feiras do mês de setembro, dias 2, 9, 16, 23 e 30, a unidade da Fundação Hemominas de Sete Lagoas realiza cadastro de doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). As ações vão acontecer das 8h às 12h, na sede da Fundação, na avenida Dr. Renato Azeredo, nº 3.170, bairro Dante Lanza. A expectativa da Fundação é de que 100 cidadãos sejam cadastrados durante este mês.

O transplante de medula óssea é um gesto extremamente importante e pode representar a continuidade de vida para pacientes que tem doenças que afetam as células do sangue. A compatibilidade para a doação de medula óssea é de 25% para pessoas da mesma família e, de 1 para 100 mil entre pessoas não aparentadas

A Fundação Hemominas participa, desde 2000, do Cadastro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional do Câncer (Inca), por meio de suas unidades no Estado. Hoje, Minas Gerais possui 190 mil candidatos à doação de medula óssea inscritos no Redome.


Leia mais na integra: Agência Minas

ESP-MG reabre inscrições para Seminário Saúde Coletiva


Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) reabre as inscrições para o Seminário Saúde Coletiva que, neste ano, discute o tema "Redes: Educação, Pesquisa e Atenção à Saúde no SUS". As inscrições vão até o dia 11 de setembro e devem ser realizadas pelo site www.esp.mg.gov.br.

O seminário acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro, em Belo Horizonte, e visa conhecer algumas das redes de educação, pesquisa e serviços existentes no Brasil e provocar a reflexão crítica sobre a articulação ou ausência dela na realidade do Saúde Coletiva e do SUS.

Na ocasião, será lançado o 1º Prêmio de Experiências Exitosas em Saúde Coletiva, com relatos de experiências de trabalhadores da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como aqueles que trabalham em instituições de ensino, pesquisa e extensão.


Matéria publicada: Agência Minas

Projeto Mão na Massa do Governo Aécio Neves abre 255 vagas para cursos profissionalizantes


O projeto de capacitação de jovens, Mão na Massa, do Governo Aécio Neves coordenado pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) em parceria com o Centro Universitário Uni-BH, está oferecendo 255 vagas para cursos profissionalizantes. São nove áreas: auxiliar de eletricista- 60 horas/aula; auxiliar de padeiro- 30 horas/aula; técnicas de camareira e arrumador- 25 horas/aula; garçom- 25 horas/aula; recepcionista- 25 horas/aula; técnica de processamento de vegetais (produção de geléias, compotas, doces de corte e cremosos)- 40 horas/aula; introdução à informática- 60 horas/aula; jovem empreendedor- 45 horas/aula; e cuidador de idosos- 56 horas/aula.

A previsão é que as aulas comecem na próxima semana, nos laboratórios do UNI-BH, no Campos Estoril na avenida Mário Werneck, 1685, no bairro Estoril, em Belo Horizonte. Os cursos acontecerão sempre no período da tarde e serão dados por alunos dos cursos de eventos, ciência da computação, engenharia elétrica e de alimentos, fisioterapia e administração, sob a supervisão dos professores das respectivas áreas da instituição de ensino. Os jovens beneficiados recebem lanche.

Os interessados em se inscrever em um dos cursos deverão entrar em contato com a Diretoria de Qualificação da Coordenadoria Especial da Juventude pelo telefone (31) 3349-2851 ou enviar e-mail para dirq@juventude.mg.gov.br.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Unimontes passará a ter acesso ao porta de periódicos da Capes


O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, participa nesta terça-feira (1º), em Brasília/DF, da solenidade de assinatura do termo de compromisso entre a instituição e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, para acesso ao Portal de Periódicos.

A celebração da parceria, que contará com a presença do presidente da Capes, professor Jorge Guimarães, vai permitir que os professores, acadêmicos e servidores técnico-administrativos da Unimontes, por meio de um cadastro, tenham acesso gratuito e imediato a pelo menos 12 mil pesquisas nacionais e estrangeiras, em especial, as mais atuais, que estão publicadas no Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br).

Na avaliação do professor Paulo César de Almeida, o acesso ao portal de periódicos da Capes vem sendo almejado há algum tempo pela comunidade acadêmica e, além de todos os aspectos positivos que representa, “permitirá a maior divulgação das produções científicas e suas aplicações na melhoria dos cursos de graduação e de pós-graduação Stricto sensu”.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Terças poéticas no Palácio das Artes – poeta mineira Brenda Mars faz homenagem a Philadelpho Menezes


Terça-feira é dia de poesia gratuita no Palácio das Artes. O palco montado nos Jardins Internos receberá, no dia 1º de setembro, às 18h30, a poeta mineira Brenda Mars em homenagem a Philadelpho Menezes. O projeto Terças Poéticas ainda receberá participações especiais dos poetas Clevane Pessoa, Neuza Ladeira, Tânia Diniz, Lívia Tucci, Jovino Machado, Marco Llobus, da bailarina Dani Alves, da musicista e atriz Iara kelly, e da cantora Lívia Tucci.

Brenda Mars vai lançar o livro Poesia sonora: história e desdobramentos de uma vanguarda poética é fruto de dissertação do mestrado defendida na UFMG, em 2007. A poeta finaliza sua participação no Terças Poéticas com uma apresentação performática e recital de Ritual da Mulher Poliglota, poema de Brenda publicado no livro Letras de Babel 4, de 2008.

O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) em parceria com a Fundação Clóvis Salgado (FCS) e Suplemento Literário, com apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. O projeto recebe na próxima edição, no dia 08 de setembro, a poeta Beth Fleury em homenagem a Laís Corrêa de Araújo.



Leia mais na integra: Minas em pauta

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba recebe até 23 de setembro propostas para projetos e programa financiados pelo Governo de Minas


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH Piracicaba) recebe até o dia 23 de setembro propostas de projetos e programas que podem ser financiados pelo Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). Os interessados devem enviar uma cópia impressa e uma digital das propostas para o Comitê, situado na rua Santa Lucia, 291, Bairro Aclimação, em João Monlevade, na região Central do Estado.

O presidente do Comitê, Luiz Antônio dos Santos, esclarece que os projetos e programas com atuação na região serão aprovados, inicialmente, pelo CBH Piracicaba, que fará uma avaliação de pertinência dos projetos em relação às ações priorizadas para a bacia. Após a aprovação do Comitê, os projetos selecionados deverão ser encaminhados à Secretaria Executiva do Fhidro, noInstituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), para avaliação técnica e aprovação.

Podem concorrer aos recursos do Fhidro, pessoas jurídicas, concessionárias de serviços públicos municipais, consórcios intermunicipais que prestem serviços de saneamento, agências de bacias hidrográficas e entidades privadas dedicadas ao meio ambiente. Também podem ser beneficiados consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas, associações de usuários de recursos hídricos, organizações técnicas de ensino e pesquisa e organizações não-governamentais.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Produção de manga é destaque em Minas – fruta é lider nas exportações


A manga foi a principal fruta exportada por Minas Gerais, no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Julho teve destaque com aumento de 290% no volume comercializado, que alcançou 204,2 toneladas, na comparação com o embarque de 52,3 toneladas, no mesmo mês de 2008. Já a receita aumentou 214%, em julho, alcançando US$ 295 mil, na comparação com a cifra de US$ 94 mil registrada no sétimo mês do ano passado.

Os números foram analisados pela Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), com base em dados do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com Márcia Aparecida de Paiva Silva, assessora técnica da superintendência, a receita obtida pelo Estado com as exportações de manga, entre janeiro e julho deste ano, também obteve valor expressivo. “Foram alcançados US$ 697 mil, ou 44% mais que no mesmo período do ano passado, quando a cifra foi de US$ 483 mil.

De acordo com Márcia Silva, o valor obtido com as exportações de manga no acumulado de janeiro a julho de 2009 também teve aumento na comparação com o movimento, no mesmo período, do conjunto de frutas e derivados de Minas no mercado externo. “A manga respondeu por 41% de uma receita de quase US$ 1,7 milhão”, informa a assessora.



Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Minas já realiza diagnósticos da nova gripe

Gugu fica na frente de Silvio Santos na audiência de domingo


Gugu ficou na frente de Silvio Santos na audiência de domingo. Os dois ex-companheiros de emissora concorreram até às 23h, quando Gugu saiu do ar. A média durante este período foi favorável para a Record, que atingiu 16,4 pontos enquanto o SBT não passou dos 8 pontos.

Em contrapartida, a apresentadora Eliana, que estreou no SBT nesse domingo(30), conquistou a vice-liderança absoluta com média de 9,5 pontos contra 7 pontos do programa da modelo Ana Hickmann, Tudo é Possível, da Record, que anteriormente era apresentado pela própria Eliana.

Aécio anuncia construção de postos de saúde e farmácias

O governador Aécio Neves anunciou, nesta segunda-feira (31), a liberação de R$ 132 milhões para a construção de mais 600 postos de saúde e 100 novas unidades da rede Farmácia de Minas a prefeitos e secretários municipais de todo o Estado.
O anúncio foi feito através do Canal Minas Saúde, uma das maiores redes de televisão corporativas do país, formada por mais de 2.700 pontos de recepção instalados em 3 mil postos de saúde, Gerências Regionais e Centros Viva Vida de atenção à saúde em todo o Estado. Do total de recursos, R$ 120 milhões serão para obras dos novos postos de saúde. Segundo o governador, eles serão bem equipados, representando soluções modernas e definitivas para o trabalho prestado pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).
Minas tem a maior rede de PSF do país, com 3.862 equipes atendendo em 832 cidades mineiras. O número representa uma cobertura de quase 70% da população do Estado. “Hoje, dentro da nossa estratégia, do planejamento para que a saúde de Minas seja cada vez melhor, estamos liberando R$ 120 milhões para que possamos construir cerca de 600 novos postos de saúde em todo Estado”, disse o governador a prefeitos e secretários.
Leia na íntegra: Agência Minas

Atenção do produtor rural é essencial para combater praga


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) alerta os citricultores sobre o aparecimento de Greening em plantações de citros (laranja, limão e tangerina), em Minas Gerais, especialmente no período da seca, que é a época ideal para o diagnóstico da praga.

A doença chega aos pomares por meio de um inseto, o psilídeo, presente em todas as regiões do Brasil, e por intermédio de mudas de citros contaminadas. As árvores afetadas pelo Greening têm como sintoma inicial o surgimento de um ramo ou galho, que se destaca pela cor amarela em contraste com a coloração verde das folhas dos ramos não afetados. As folhas amareladas apresentam coloração pálida, formando manchas assimétricas.

As plantas doentes tendem a derrubar folhas e frutos precocemente, produzem frutos deformados que, apesar de poder ser consumidos, são negociados a preços abaixo do valor de mercado. Quando afeta plantas novas, elas não chegam a produzir frutos.



Leia mais na integra: Agência Minas

Monte Verde receberá recursos para construção de calçadão


A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) recebeu do Ministério do Turismo nesta segunda-feira (31) a confirmação de que já estão sendo empenhados R$ 530 mil para a primeira etapa da construção de um calçadão na avenida Monte Verde, que concentra a maior parte dos atrativos turísticos de Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul do Estado. A vila foi eleita na semana passada, o melhor Destino de Romance do Brasil. A obra do calçadão está orçada em cerca R$ 1,3 milhão, sendo uma parte de recursos do MTur e outra proveniente de Emenda Parlamentar. A previsão é que o restante do dinheiro seja liberado até dezembro de 2009.

O anúncio da obra, feito pelo ministro Luiz Barretto, em Brasília, para o presidente da Associação do Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, Gustavo Arrais, e para a superintendente de Fomento e Desenvolvimento do Turismo da Setur-MG, Jussara Rocha.


Leia mais na integra: Agência Minas

Reunião na Cohab discute déficit habitacional no Triângulo


A Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) sediou, na manhã desta segunda-feira (31), reunião presidida pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Dilzon Melo, da qual participaram deputados, prefeitos, secretários e vereadores do Triângulo Mineiro, além de dirigentes da Caixa Econômica Federal, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da própria Cohab. O objetivo foi discutir uma ação comum para o enfrentamento de déficit habitacional naquela região, agravado pela expansão da indústria sucroalcoleira, tendo por base uma inédita parceria público-privada (PPP) entre empresários, prefeituras, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) Cohab e Caixa Econômica Federal.

A sugestão apresentada contempla a construção de moradias de interesse social nos municípios que sediam usinas de álcool, sendo 80% das casas destinadas aos empregados dessas empresas e os restantes 20% às comunidades locais.


Leia mais na integra: Agência Minas

Começa entrega de Brinquedotecas Móveis em todo o Estado


O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Governo de Minas começaram a entregar as 120 primeiras Brinquedotecas Móveis em cerca de cem municípios do Estado. Nesta terça (1º) e quinta-feira (3), serão entregues em Governador Valadares, no Leste do Estado, e em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, 12 brinquedotecas que serão distribuídas para cidades vizinhas.

O projeto foi lançado no último dia 17 pelo governador Aécio Neves e tem objetivo de contribuir para a recuperação de crianças e adolescentes atendidos em hospitais públicos e filantrópicos.

As brinquedotecas são formadas por dois módulos articulados e sobrepostos, divididos em compartimentos contendo 96 itens como brinquedos, livros, lápis, jogos e DVDs. Possui bandejas para que a criança no leito possa ter apoio para brincar, facilitando também a interação entre elas. O módulo é equipado também com TV, DVD e MP4. Projetada com as dimensões de 0,60 m de profundidade por 1,40 m de altura, permite deslocamento entre os ambientes do hospital.



Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas capacita profissionais paraolímpicos


Cento e vinte atletas portadores de deficiência foram capacitados pela Clínica de Capacitação de Profissionais para o Treinamento de Atletas Paraolímpicos, do programa Minas Paraolímpico da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej). Realizadas na Faculdade de Educação Física do UNI-BH, no Campus Estoril, as aulas encerraram-se nesse sábado (29).

Eles participaram de aulas de fisiologia do exercício, psicologia e oficinas práticas nas modalidades de atletismo, basquete, judô, natação, halterofilismo, tênis de mesa e tênis de quadra. O evento integra projeto aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, com o patrocínio da Arcelor Mittal e apoio da Escola de Educação Física do Centro Universitário UNI-BH.


Leia mais na integra: Agência Minas

Viver em harmonia: Governo Aécio realiza ação comunitária com apoio da Secretaria de Defesa Social em praça de Belo Horizonte


Quem passou neste sábado (29) pela Praça da Lagoa Seca, no Belvedere, região Sul de Belo Horizonte, foi surpreendido pela presença de cães adestrados pulando círculos de fogo, palhaços malabaristas, equilibristas e com a performance da banda de música do Corpo de Bombeiros.

Essas atrações e outros serviços, como o de aferição da pressão arterial e dicas de segurança, passadas por bombeiros e policiais militares, fazem parte de um projeto piloto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O objetivo é valorizar a frequência das pessoas em praças, parques, jardins e ruas da cidade.

“É uma forma de nos apropriarmos dos espaços públicos de um jeito natural e permanente, contribuindo para que eles se tornem ainda mais agradáveis e seguros”, disse o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior.



Leia mais na integra: Minas em pauta

Aécio Neves promoverá Feira de Inovação Tecnológica


Em sua 5ª edição, a Inovatec – Feira de Inovação Tecnológica — se consolida como um dos mais significativos eventos voltados à inovação tecnológica e social do país. Com o tema “Integração para a Inovação – Empresas, ICTs e Governos” a feira, a ser realizada no Expominas, em Belo Horizonte, entre os dias 6 e 9 de outubro de 2009, vai oferecer programas, oficinas e divulgar mecanismos e instrumentos para fomentar e induzir a inovação e o empreendedorismo, além de apresentar vários cases de inovação em produtos e processos.

Nesta edição, a feira traz o conceito colaborativo da Web 2.0 na sua concepção. Por meio do blog da Inovatec (inovatec2009.simi.org.br), pesquisadores, instituições de ensino e pesquisa, empresas, estudantes e interessados vão sugerir palestras e cursos, participando da composição do evento. Segundo o coordenador técnico, Heber Neves, a dinâmica do evento vai criar ambientes para setores econômicos específicos – Biotecnologia, Automotivo, Nanotecnologia, Eletroeletrônico, Software, Leite, Café, Design, Meio Ambiente, Metalúrgico, Energia e outros. “Desta forma, estaremos aproximando os ‘atores de inovação’ – Empresas, ICT e Governos – de um mesmo setor tecnológico”, afirma.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Comitiva de Tapira participa de Encontro do PSDB e ratifica apoio para Anastasia em 2010

Comitiva foi composta pelo prefeito Barroso, vereadores, secretários e assessores

O vice-governador Antônio Augusto Anastasia (PSDB) esteve recentemente em Uberaba para participar do Encontro Regional do PSDB. O evento reuniu comitivas de 40 municípios e serviu para impulsionar a candidatura de Anastasia ao governo de Minas.
O encontro teve como objetivo mostrar a unidade da militância do PSDB e parceiros no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em torno do projeto do partido para 2010, que além de Anastasia para Governador de Minas, ambiciona a candidatura de Aécio Neves à presidência da República.
Com o mote “Somos Aécio, Todos por Anastasia” o evento reuniu vários correligionários, inúmeros prefeitos e diversas lideranças políticas regionais. Entre os presentes estiveram o prefeito Barroso de Tapira, os vereadores Neylson Borges da Silva, Ronaldo Luiz Assunção, Admilson de Lellis Machado e Helarino de Assis Neves, o secretário de Obras Marcos Borges Pontes e os assessores de Comunicação da Prefeitura Municipal Polyana Loureiro e Gleidiçon Rodrigues.
Presentes também estiveram o presidente da juventude do PSDB-MG Reinaldinho, a presidente do PSDB mulher-MG Eliana Piola, o Presidente do DEM-MG deputado federal Carlos Meles, presidente da Rural Minas Celso Cota, deputado federal Narcio Rodrigues entre outros.
Fonte: Jornalaraxá e complemento Blog Reinaldinho

Governo de Minas lança Programa Segundo Tempo 2009


vice-governador Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, vão assinar, nesta segunda-feira (31), às 17 horas, convênio com 170 municípios mineiros para a implantação do Programa Segundo Tempo. O objetivo do programa é democratizar o acesso de crianças às práticas esportivas e de lazer. A solenidade de assinatura será realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.

O Programa Segundo Tempo prevê atendimento a 40 mil estudantes entre 7 e 12 anos em atividades realizadas no contra-turno escolar. A finalidade é colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde, desenvolvimento intelectual e humano, além de assegurar aos jovens o exercício da cidadania.

Idealizado pelo Ministério do Esporte e realizado em Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), o Programa Segundo Tempo visa promover e defender os direitos fundamentais das novas gerações, buscando, com outros atores sociais, governamentais e não-governamentais, uma agenda social para a juventude.

Serviço

Evento: Lançamento do Programa Segundo Tempo

Data: 31/08/2009

Horário: 17 horas

Local: Palácio da Liberdade



Universidade Estadual de Montes Claros debate inovações tecnológicas e ambientais


Os novos desafios da educação diante das inovações tecnológicas e as questões ambientais serão debatidos no 3º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, a ser realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), entre os dias 23 e 25 de setembro, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. A expectativa da coordenação do evento é reunir cerca de dois mil participantes, entre professores, acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação de diversas instituições, servidores técnico-administrativos e convidados.

O tema central para a edição deste ano é “Educação, Tecnologia e Meio Ambiente”. A solenidade oficial de abertura, marcada para o dia 23, às 19h, na quadra 1 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, contará com a participação do vice-governador Antonio Augusto Anastasia, que vai proferir, também, a palestra “Educação e Tecnologia”.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Hemominas de Uberlândia não funciona no dia 1º de setembro


Na próxima terça-feira (1º), a unidade da Fundação Hemominas de Uberlândia não irá funcionar, devido ao feriado municipal em comemoração ao aniversário da cidade. Na quarta-feira (2), a unidade volta a funcionar normalmente e convida a comunidade a comparecer ao Hemocentro Regional para doação voluntária de sangue.

A Hemominas de Uberlândia fica na avenida Levindo de Souza, 1845, bairro Umuarama, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30. Às segundas e quartas-feiras, a unidade também atende no período da tarde, das 15h às 17h.


Leia mais na integra: Agência Minas

domingo, 30 de agosto de 2009

Lula: Bobagem que pode custar caro

VITÓRIO MEDIOLI
JORNAL O TEMPO DIA 30/08/09
A popularidade do presidente Lula pode ter sofrido um golpe sério, empinando a trajetória, há muito tempo ascendente, para o sentido oposto. Entendamos, sempre acima da média de um comum mortal, sempre notável, mas nunca mais a um nível excelso.

O vértice alcançado pode ter sido exatamente na semana anterior à infeliz investida contra Lina Vieira, desafiando-a a apresentar agenda que comprove o encontro com Dilma Rousseff.Se já as declarações da ministra pareciam eivadas de culpa, as de Lula não deixaram muita margem de desconfiança.

O que tem que se meter um presidente numa questão como essa? Nada, contudo Lula acredita que seu carisma e sua popularidade o autorizam a rasgar o verbo e até a lei.
Se deu bem na crise do mensalão, quando a confissão de Duda Mendonça, seu marqueteiro, revelava ao mundo o pagamento realizado por Marcos Velário num paraíso fiscal por conta do PT, referente à sua campanha presidencial; uma bolada de 10 milhões de dólares. Parecia naquele momento ter chegado ao fim o mandato presidencial, no Congresso dava-se o presidente como morto e sepultado, mas o ex-operário deu a volta por cima aproveitando-se das brechas de uma oposição confiante e desmobilizada.
Daí em diante Lula e milagre passaram a ser sinônimos. Ele passou a acreditar que isso fosse verdade, dedicando-se à defesa de companheiros e aliados flagrados em seus piores momentos.
Casos escabrosos se seguiram em série, com o povo sempre batendo palma, fosse o seu gesto bom ou ruim, sua colocação oportuna ou lamentável.
Porém, a ex-chefe da Receita Federal Lina Vieira, não propriamente uma desprevenida, tem atributos que a colocam acima das massas incultas e, assim, devolveu a Dilma e a ele, presidente, a tarefa de comprovar uma agenda que possui nas filmagens realizadas nas portarias do Palácio do Planalto algo de irrefutável.
Poucas e singelas palavras acertaram Golias na testa e fizeram vacilar o gigante da popularidade. Mais que isso, abalaram a candidatura de Dilma, que Lula quis porque quis, sem ouvir ninguém, numa outra explosão de questionável infalibilidade.

Dilma, que não apresenta atestado médico para enfrentar uma campanha e se mostra carente de carisma e simpatia, passou a pesar mais que um saco de chumbo nas costas de Lula.A enrascada se criou nos arroubos de onipotência, por livre e espontânea escolha, minando uma popularidade e a candidatura que nasceu de sua costela.

A bobagem de enfrentar Lina pode custar muito.

AÉCIO NEVES DÁ EXEMPLO AO PAÍS


Coxinhas, balas e refrigerantes podem ficar no passado do lanche nas escolas. Um projeto de lei que tramita na Câmara quer obrigar instituições públicas e privadas de ensino infantil e fundamental (até 14 anos) a só vender e oferecer aos alunos "alimentos saudáveis".
O texto não define o que seria proibido e remete a uma regulamentação posterior. Para o Conselho Federal de Nutricionistas, alimentos com muito sal, gordura ou açúcar e, principalmente, industrializados deveriam ser vetados.
Vai nessa linha um projeto de lei de Minas, que deve ser sancionado pelo governador Aécio Neves (PSDB) nesta semana. A proposta também proíbe alimentos com altos teores de calorias e poucos nutrientes.
Leia na íntegra: Midiamax.com


PESQUISA E VOTO

Marcos coimbra
Jornal Estado de Minas 30/08/2009
No debate político, surgem, de vez em quando, teses sobre as eleições que têm cara de verdade, mas que resistem mal ao teste da comprovação. Elas aparecem sabe-se lá o por que e ocupam a atenção por alguns momentos. Como não se sustentam em nada, ficam voando por aí e logo vão embora. Nesta semana, tivemos um exemplo delas. Não é uma tese original, mas não tinha sido ainda aplicada à eleição presidencial de 2010.
Fez, então, seu debute nas discussões sobre o que vai ocorrer na escolha do sucessor de Lula. É uma tese que, no geral, não faz qualquer sentido. Segundo ela, quem lidera as pesquisas a um ano de uma eleição termina por vencê-la. Como? Mas não há dezenas de exemplos que desconfirmam essa regra? Não temos casos e mais casos de candidatos que estavam muitíssimo bem quando faltava um ano para uma eleição e terminaram derrotados? Em todos os estados e grandes cidades, existe pelo menos uma candidatura que passou por esse tipo de sobe e desce.
Quem não se lembra de Paulo Maluf e de tantos outros candidatos de desempenho semelhante? Na verdade, o que vimos nestes dias foi uma versão adaptada da tese. Não que, em toda e qualquer eleição, aconteça de o candidato que lidera as pesquisas a um ano de sua realização terminar ganhando-a. Apenas nas eleições presidenciais. Com essa especificação, a tese fica mais verossímil.
Como são tão poucas as eleições presidenciais que fizemos neste Brasil de hoje, apontar um ou dois exemplos já parece suficiente para considerar demonstrada qualquer tese sobre elas. Na formulação em que circulou, teríamos que Serra vai ganhar a eleição de 2010 por estar hoje na frente nas pesquisas de intenção de voto, como foi o caso de Fernando Henrique em 1998 e de Lula em 2002. Se os dois lideravam as pesquisas em 1997 e em 2001, respectivamente, e venceram no ano seguinte, se deduziria que Serra vai ganhar em 2010, pois lidera em 2009.
Esse é um exemplo dos muitos males que a falta de maior experiência democrática pode trazer a um país. Com apenas cinco eleições, estamos longe de poder falar em regras, pois os casos concretos são sempre poucos. Ninguém consegue diferenciar uma regra de uma simples coincidência. Quem olhar para as nossas eleições à procura de argumentos em favor dessa tese vai ter, no entanto, uma tarefa difícil. Senão, vejamos. Em 1988, a um ano da eleição que Collor venceu, ele mal existia nas pesquisas.
Em dezembro, suas intenções estimuladas de voto eram de 7% e ele estava em sexto lugar. As de Lula, 11%. Como todos lembram, os dois fizeram o segundo turno em 1989. A um ano da eleição seguinte, quem liderava todas as pesquisas era Lula, seguido por Sarney. Ainda em maio de 1994, Lula alcançava 42%, ficando Fernando Henrique com 16%. Quem ganhou aquela eleição no primeiro turno? Indo para 2001, é fato que Lula liderava as pesquisas e que venceu no ano seguinte. Não nos esqueçamos, porém, que Serra tinha, em outubro daquele ano, 6% e estava em quinto lugar. Foi ele quem disputou com Lula o segundo turno.
Quatro anos mais tarde, com Lula na Presidência, era Serra quem liderava. Em dezembro de 2005, Serra tinha 36% e Lula 29%. Um ano depois, Serra nem se candidatou e Lula venceu. Resta 1998, o ano que confirmaria a “regra” de um só caso. Nela, aconteceu de o líder que sempre esteve na frente, depois que foi aprovada a reeleição, vencer, seguido de quem sempre esteve em segundo lugar. Por enquanto, o máximo que podemos dizer é que não temos regras em nossas eleições presidenciais. Já tivemos de tudo: quem liderava um ano antes perder, vencer no primeiro turno, apenas no segundo ou nem ser candidato.
A respeito de 2010, quem tem juízo acompanha prudentemente os acontecimentos. Quem diz que sabe o que vai acontecer apenas explicita o que gostaria que os fatos fossem.