sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Fhemig participa do Congresso Brasileiro de Oftalmologia


O Banco de Olhos do Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, participa do XXXV Congresso Brasileiro de Oftalmologia, que será realizado no ExpoMinas, de segunda (24) a quinta-feira (27). Trata-se do maior evento da Oftalmologia Brasileira e a expectativa é de 7 mil participantes de todo o país e do exterior.

A equipe do Banco de Olhos participa da programação científica, ministrando palestras e participando de mesas-redondas, além de coordenar um curso específico sobre banco de olhos. O evento contará ainda, durante os quatro dias, com um estande para divulgar as informações sobre o trabalho realizado pelo Banco de Olhos da Fundação.

O Banco de Olhos do Hospital João XXIII é reconhecido nacionalmente pelo bom controle de qualidade e quantidade dos tecidos oculares doados para transplante. Trata-se de um banco de olhos público, com estrutura física e equipamentos financiados pelo Governo do Estado, incluindo o primeiro microscópio especular para banco de olhos instalado em Minas Gerais.

Leia mais na integra: Agência Minas

Escola mineira concorre a Prêmio Nacional em Gestão Escolar


A Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, é uma das seis escolas no país finalistas que concorrem ao Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Destaque Brasil (ano base 2008). A informação foi divulgada nessa quinta-feira (20), pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O objetivo do prêmio é estimular e apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação escolar, assim como incentivar o processo de melhoria contínua das escolas.

Hoje é dia de festa na escola, segundo a diretora Mônica Flores de Carvalho Ribeiro. “Toda a comunidade escolar se reuniu no pátio da escola para comemorar e as crianças choraram de emoção. Até soltamos foguetes”, disse. Para ela, os fatores que mais contribuíram foram a gestão compartilhada e o comprometimento de toda a equipe.

A escola conta com 1230 alunos do Ensino Fundamental e participa de vários projetos da Secretaria de Estado de Educação (SEE), como o Escola de Tempo Integral, projeto que tem como objetivo elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, reduzir a possibilidade de reprovação e promover o atendimento do aluno com defasagem de aprendizagem, visando à ampliação do universo de experiências artísticas, culturais e esportivas, com extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar. Participa, também, dos projetos Escola Referência, Formação Inicial para o Trabalho (FIT), Projeto de Desenvolvimento Profissional (PDP), além de contar com Grupos de Desenvolvimento Profissionais do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (GDPeas).

Leia mais na integra: Agência Minas

Turismo promove roteiro histórico para receptivos mineiros


Que tal acrescentar um toque diferente às visitas dos turistas nas cidades históricas de Minas? É para apresentar novas possibilidades visando à diversificação dos roteiros turísticos mineiros, que a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais promovem, de sexta-feira (21) até domingo (23), uma viagem de reconhecimento em Diamantina e no Serro para oito agências de receptivo do Estado.

Durante os três dias de viagem, os receptivos conhecerão parte do Cardápio de Roteiros, desenvolvido pela Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais para que, vivenciando detalhadamente os novos produtos, passem a agregá-los aos roteiros tradicionalmente comercializados. “Para vender bem um destino turístico, o agente de turismo precisa, em primeiro lugar, conhecer profundamente todos os produtos turísticos que este destino oferece. Com esta iniciativa, estamos fortalecendo as nossas ações de incentivo à comercialização do produto Minas Gerais”, explica a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond.

A viagem de reconhecimento a Diamantina e ao Serro conta com a participação de oito agências de receptivo integrantes do Projeto Minas Recebe: Arm Turismo, Andarilho da Luz, Primotour, Desvendar.com, Safari Viagens, Trilhas de Minas, Houston Turismo e Caminhos Reais. O Projeto Minas Recebe, desenvolvido pela Setur-MG, trabalha 65 receptivos para incentivá-las a criarem roteiros inovadores e se qualificarem para garantir atendimento de qualidade ao turista.

Leia mais na integra: Agência Minas

Polo de Excelência Bovina mostra ações na Expogenética 2009


O Centro de Inteligência em Genética Bovina (CIGB), ação do Polo de Excelência em Genética Bovina, do Governo de Minas , entrará em funcionamento em 60 dias. A informação foi divulgada, nessa quinta-feira (20), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, na primeira reunião do Comitê Gestor – composto por 21 instituições, entidades e secretarias de Estado - dentro da 2ª Expogenética. Já o Plano de Negócios do polo, documento orientador das ações, estará concluído na primeira quinzena de novembro

Desenvolvido em ambiente virtual, o CIGB vai reunir informações estratégicas geradas pelas instituições de pesquisa, agentes do setor e organismos nacionais e internacionais. O centro vai ainda: captar, organizar e gerir informações técnicas, científicas, econômicas e sociais de interesse da cadeia produtiva da genética bovina

A idéia, segundo a gerente executiva do Polo de Excelência em Genética Bovina, professora Beatriz Cordenonsi, é concentrar num único espaço virtual todas as informações relativas à genética bovina. “Existe muito de genética bovina hoje na rede, mas as os conteúdos não são disponibilizados da forma que pretendemos, ou seja, fazer a genética deixar de ser vista como algo acessível apenas à elite”, explica. Outro ponto considerado essencial ao Centro de Inteligência é a interatividade com especialistas, criadores e demais interessados no assunto.


Leia mais na integra: Agência Minas

Minas abre caminho para exportação de banana prata-anã



A banana prata-anã, que lidera a produção de frutas no Norte de Minas, está ganhando espaço nas mesas dos ingleses com seu sabor discreto, o aspecto – que não se altera mesmo depois que a fruta permanece muito tempo na despensa –, e a sua alta qualidade alimentícia. Essas informações foram apresentadas pelo presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Dirceu Colares, durante encontro na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para avaliação do cenário atual da fruticultura mineira.

De acordo com o empresário, desde o primeiro semestre de 2008 a cooperativa Coprata, também conhecida como Companhia da Fruta, de Montes Claros, fornece cerca de 100 caixas da banana prata-anã, por semana, a uma processadora de São Paulo, que inclui o produto em diversas saladas destinadas à exportação. O produto segue de avião por Cumbica até a Inglaterra, para ser entregue na rede de supermercados Mark & Spencer.
Segundo Colares, somente a prata-anã pode atender a um projeto desse tipo.

Ao contrário da caturra (ou nanica) tradicionalmente vendida para o mercado externo, a prata-anã não tem seu aspecto alterado depois de ser descascada e fatiada para compor os pratos. “Uma de suas principais características é a manutenção da cor branca durante todo o tempo em que a salada fica exposta. Assim a fruta ajuda a tornar o prato atraente, e isso pode ser decisivo para a escolha do consumidor europeu, que tem alto nível de exigências”, explicou.

Leia mais na integra:Agência Minas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aécio Neves é homenageado no Ceará

Imperdível: Repentista faz homenagem ao governador Aécio Neves.

Cresce 10% número de internautas brasileiros

Do JC Online

O número de pessoas que acessaram a internet em casa ou no trabalho no Brasil cresceu 10% em apenas um mês, quando comparado julho a junho.

Segundo pesquisa do Ibope/Nielsen divulgada esta quinta-feira (20), em julho, mês de férias escolares, foram 36, 4 milhões de pessoas enquanto no mês anterior esse número foi de 33,2 milhões.
Quando somados todos os locais de acesso, como lan houses, o número de internautas no Brasil alcança a marca de 64,8 milhões de pessoas.E é também cada vez maior o tempo que os brasileiros passam na internet. Em julho, os internautas do País passaram em média 71 horas e 30 minutos, incluindo o tempo com aplicativos.
Já o período dedicado somente à navegação em páginasf oi de 48 horas e 26 minutos. Os brasileiros continuam campeões em tempo de conexão - em segundo, vêm os Estados Unidos, com 67 horas e 33 minutos.

Aécio participa no Ceará de inauguração de usina eólica

FORTALEZA (20/08/09) - O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (20), em Beberibe (CE), da inauguração de usina do Parque Eólico de Praias de Parajuru, projeto implantado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a IMPSA, empresa argentina, líder latino-americana em energias renováveis.
O empreendimento, localizado a 103 km de Fortaleza, é o primeiro das três usinas que serão instaladas pelo grupo no Ceará, totalizando investimento de R$ 550 milhões. Durante a solenidade, o governador ressaltou que a Cemig vai continuar investindo em energias alternativas inclusive em Minas Gerais. “Para nós, mineiros, é um privilégio muito grande podermos construir essa parceria.
E continuaremos a fazer outras parcerias em outras partes do Brasil. A Cemig, que tem 90% da sua energia limpa, agora pretende ampliar esse percentual. E a experiência eólica para nós é muito importante e acho que outros parques serão construídos, não apenas aqui no Ceará, mas até mesmo em Minas, porque estamos fazendo uma pesquisa grande dos potenciais também das nossas montanhas”, declarou Aécio Neves, em entrevista, durante a inauguração da usina no Ceará.
Leia mais: Agência Minas

Depois de 20 anos preso, homem é inocentado com teste de DNA


Após 20 anos preso por engano, um exame de DNA ajudou a inocentar um homem nos Estados Unidos, que havia sido condenado por estupro e assassinato.
Hoje com 39 anos, o norte-americano é a terceira pessoa a ser inocentada e libertada no país nos últimos três anos, com base neste tipo de teste.
A acusação
Quando tinha 20 anos, ele foi condenado a 50 anos de prisão pelo estupro e assassinato de uma operária. O corpo da mulher foi encontrado despido na fábrica onde ela trabalhava sozinha durante a noite, em 1986.

Provas e amostras de DNA colhidas na cena do crime ainda estavam guardadas e, com o auxílio de novas tecnologias, foi possível determinar que não havia maneira do norte-americano preso tê-lo cometido.

Seus advogados não deram detalhes sobre o que ele vai fazer agora, mas a imprensa do Estado de Connecticut, onde ocorreu o caso, especula que ele deve entrar com um processo para pedir uma indenização.
A promotoria de Connecticut disse que vai reabrir as investigações sobre o caso.

Aécio Neves em encontro no CE

O governador Aécio Neves é a atração nacional no encontro dos tucanos cearenses hoje, no Interior

O governador de Minas Gerais e pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, é a atração do 5º encontro regional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Estado, "Ceará em Debate", em Horizonte.
Depois de quatro edições, nos municípios de Iguatu, Itapipoca, Russas e Crato, o evento de hoje será o primeiro que haverá uma liderança tucana de âmbito nacional. Tais encontros têm se caracterizado como oportunidades da agremiação local tentar se autoafirmar para a disputa eleitoral em 2010, a fim de buscar o apoio formal do governador Cid Gomes (PSB) no próximo ano.
Tal exemplo se insere nos constantes pedidos de lideranças tucanas do Interior por uma candidatura do senador Tasso Jereissati ao Governo do Estado no próximo pleito, cujas solicitações estão sendo sistematicamente descartadas por Tasso.

Uberaba e Juiz de Fora ganham unidades do Minas Fácil


As cidades de Uberaba e Juiz de Fora vão ganhar, nos dias 21 e 24 de agosto, respectivamente, unidades do Minas Fácil, programa do Governo do Estado que tem como meta a abertura de empresas no prazo máximo de oito dias. De janeiro a junho de 2009, foram abertas 950 empresas em Uberaba e, em Juiz de Fora, 1.832 empresas.

Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a inauguração da 26ª unidade do programa será nesta sexta-feira (21), às 10h, na avenida Maria Carmelita Castro Cunha, 235, Vila Olímpica, onde já funciona o escritório regional da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg). Deverão estar presentes a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Raphael Guimarães; o presidente da Jucemg, Ayres Mascarenhas; e o prefeito Anderson Adauto.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a 27ª unidade Minas Fácil será inaugurada na segunda-feira (24), às 11h, no Hotel Constantino, rua Santo Antônio, 765, no centro da cidade. A unidade MF estará funcionando no escritório regional da Jucemg, rua São Sebastião, 713, também no centro. Além da secretária Renata Vilhena, estarão presentes o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso; o presidente da Jucemg, Ayres Mascarenhas; e o prefeito Custódio Mattos.
Leia mais na integra: Agência Minas

Exportação de carne suína cresce 67% em Minas Gerais


A receita das exportações mineiras de carne suína, no período de janeiro a julho, aumentou quase 67%. O valor alcançado com a comercialização do produto no exterior foi de US$ 61,4 milhões, na comparação com a cifra de US$ 36,8 milhões do mesmo período de 2008, informa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com a Superintendência de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que analisou os dados, foi expressivo também o aumento do volume embarcado, superior a 62% em relação à quantidade registrada no acumulado de janeiro a julho do ano passado. Foram 27,7 mil toneladas, contra 17,1 mil toneladas no mesmo período de 2008

Para o superintendente João Ricardo Albanez, O período de restrição, de um ano e meio, terminou no primeiro semestre de 2008. Albanez observa que, após a reabertura do mercado russo para o Brasil, o embargo foi mantido para os Estados Unidos e o espaço que os norte-americanos perderam temporariamente foi ocupado, em parte, inclusive pelo produto das granjas mineiras, sendo a Rússia o maior comprador. Aquele país adquiriu, de janeiro a julho deste ano, cerca de 20,4 mil toneladas, ou quase 74% do volume total exportado por Minas, gerando 90% da receita obtida pelo Estado com a comercialização da carne suína no mercado internacional.


Leia mais na integra: Agência Minas

Vale da Eletrônica amplia apoio às incubadoras de empresas

A vencedora da concorrência para reforma do condomínio de empresas e construção da sede do Programa Municipal de Incubação Avançada de Empresas de Base Tecnológica (Prointec), de Santa Rita do Sapucaí, no Sul do Estado, é a Construtora Vieira Costa Engenharia e Serviços, de Poços de Caldas. A obra deverá ser iniciada em 1º de setembro e, de acordo com o cronograma da Prefeitura Municipal, o empreendimento será entregue no segundo semestre de 2010.

Considerado referência nacional em empreendedorismo, produção e exportação de eletroeletrônicos, Santa Rita do Sapucaí se prepara para incrementar ainda mais o ambiente de inovação, com a parceria do Governo de Minas.

A construção de dois mil metros quadrados custará R$ 6,3 milhões, sendo R$ 2,5 milhões da contrapartida do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). A obra terá também recursos da prefeitura local. O novo espaço será incorporado ao Condomínio Municipal de Empresas Ruy Brandão, onde funcionarão também a Incubadora de Empresas Sinhá Moreira e a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio.


Leia mais na integra: Agência Minas

Indústria têxtil anuncia investimento em Paraopeba


Para dar continuidade à adequação e expansão de sua unidade industrial, a Tear Têxtil Indústria e Comércio Ltda. firmou, nesta quarta-feira (19), protocolo de intenções com o Governo de Minas para realizar um investimento da ordem de R$ 36,494 milhões. R$ 15 milhões da aplicação serão oriundos de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e os recursos restantes são próprios da empresa.

Conforme o protocolo assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Barroso, e os diretores da empresa José Eugênio da Fonseca e José Canuto de Oliveira, o término do processo de expansão da Tear, iniciado em outubro do ano passado, está previsto para ocorrer em 2011.

O projeto contempla aportes para obras, aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, visando ao aumento da capacidade de produção para 22,5 milhões de metros lineares/ano no final da implantação. A empresa, que está se transferindo de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para o município de Paraopeba, na região Central de Minas Gerais, produz atualmente cerca de 1,650 milhão de metros de tecidos por mês, sendo 45% índigos e 55% de outros tecidos como tricoline, viscose e sarjas. O faturamento previsto é da ordem de R$110 milhões para o ano de 2010 e o mesmo valor para 2011 em diante.


Leia mais na integra: Agência Minas

Qualidade das águas em Minas Gerais mantém estabilidade


O Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) avaliou, nesta quarta-feira (19), os resultados do Mapa da Qualidade das Águas de Minas Gerais relativos ao primeiro trimestre de 2009, no período chuvoso

De acordo com os dados apresentados, no primeiro trimestre de 2009 predominou a condição do Índice de Qualidade das Águas (IQA) Médio, resultado que vem sendo observado desde o início do monitoramento em 1997. Houve uma ligeira elevação no IQA Médio que no primeiro trimestre de 2008 apresentou uma frequência de 42,5% para 48,6% no mesmo período em 2009. O IQA é o indicador que avalia a frequência de ocorrência de contaminação dos cursos d’água em decorrência de matéria orgânica e fecal, sólidos e nutrientes. O IQA Ruim caiu de 42,2% no primeiro trimestre de 2008 para 41,4%, no mesmo período em 2009. Também diminuiu a frequência de IQA Muito Ruim de 1,3% para 0,6%. Já o IQA Bom caiu de 6,2% para 5,2%.


Leia mais na integra: Agência Minas

Cresce em Minas número de empregos formais


Puxado pelos segmentos calçadista (5,01%), administração pública (4,87%), educacional (4,55%), construção civil (4,03%), produção de alimentos e bebidas (3,57%) e de serviços médicos e odontológicos (3,45%), o comportamento do emprego formal em Minas Gerais, no acumulado de 2009, até julho, registra expansão de 2,44%. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (18), em Brasília, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o crescimento é resultado da criação de 83.429 postos de trabalho com carteira assinada durante o ano.

Os números registram o acumulado de 1.165.804 admissões contra 1.082.375 desligamentos até o sétimo mês de 2009 em Minas. Em valores percentuais, o saldo positivo (2,44%) representa o melhor resultado dos estados da região Sudeste, sendo São Paulo o segundo colocado com aumento de 1,83%. Somente em julho, Minas Gerais computou a criação de 2.983 empregos formais.


Leia mais na integra: Minas em pauta

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Madrasta é suspeita de espancar criança até a morte em BH

Uma criança foi encontrada morta com sinais de espancamento na tarde desta quarta-feira no bairro Belmonte, na Região Nordeste de Belo Horizonte.
O corpo de Éder Lucas Lopes Rodrigues, de 5 anos, foi encontrado por um agente de saúde que visita a casa da família, que fica no beco da Alegria. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado, mas ao chegar no local constatou que a criança estava morta. A principal suspeita do homicídio é a madrasta de Éder.
Militares do 16º Batalhão foram chamados e localizaram Eriene dos Santos, que foi conduzida para o Departamento de Investigações da Polícia Civil. Vizinhos da família ficaram exaltados e ameaçaram linchar a suspeita.
O pai da criança, Milton Rodrigues dos Santos, também foi levado para prestar depoimento. O corpo da criança foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte.
Assista ao vídeo aqui

(Colaborou Otavio Oliveira/Portal Uai)

Band terá que indenizar Xuxa em R$ 4,1 milhões


A Band terá que indenizar a apresentadora Xuxa Meneghel, por ter veiculado no programa "Atualíssima", em março do ano passado, fotos da apresentadora nua tiradas há mais de 20 anos.
A indenização será de R$ 4,1 milhões, segundo decisão do Superior Tribunal de Justiça, divulgada nesta quarta-feira. R$ 4 milhões se referem a danos materiais e R$ 100 mil, a danos morais.
Em depoimento na 48ª Vara Cível do Rio de Janeiro, Xuxa disse que fez as fotos aos 18 anos, no início da carreira, para uma revista de adultos e não para serem expostas na televisão.
O juiz entendeu que o fato de a apresentadora ter feito as imagens espontaneamente não pode deixá-la refém da exposição pública por toda a vida.


Anastasia divulga projeto de modernização do Mineirão


Um projeto moderno e arrojado para o Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão –, onde serão realizados os jogos da Copa de 2014, foi divulgado nesta quarta-feira (19) pelo vice-governador Antonio Augusto Anastasia, em Belo Horizonte.

“Acreditamos que o Mineirão, ao final de 2012, quando ficará pronta a obra, será candidato fortíssimo, naturalmente, para receber aqui os principais espetáculos da Copa do Mundo de 2014; atendemos todos os requisitos da Fifa para sediar a abertura ou final.

O estádio estará colocado como, se não o melhor, junto com os melhores do Brasil”, afirmou Anastasia. O vice-governador preside Núcleo de Gestão das Copas criado pelo Governo de Minas para planejar e executar ações com objetivo de preparar a capital para sediar jogos da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014.

Confira alguns pontos do projeto:
Capacidade: 69.950 espectadores, além de 44 camarotes

Estacionamento: 4.725 vagas, sendo 3.500 vagas cobertas e 1.225 descobertas

Gramado: rebaixado em 3,5 metros para garantir a visibilidade do torcedor

Fachada: está assegurada a preservação da fachada do estádio

Imprensa: acesso exclusivo e modernização da área de trabalhoLagoa da

Pampulha: será revitalizada para a Copa das Confederações 2013.

Segurança: sistema de vigilância vídeodigital e sistema de ingressos eletrônico

Polo de Excelência em Florestas ganha adesão da Embrapa e Epamig


A Embrapa Florestas e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) são os mais novos integrantes do Comitê Gestor do Polo de Excelência em Floretas. O termo de adesão foi assinado nesta terça-feira (18), em Belo Horizonte, na presença dos secretários de Estado Alberto Duque Portugal, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Gilman Viana, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pela Embrapa Florestas assinou o chefe geral Helton Damin da Silva e o pesquisador Antonio Belotte, e pela Epamig, o presidente Baldonedo Napoleão.
A reunião do Comitê Gestor foi aberta pelo gerente executivo do polo, Antonio de Pádua Nacif. Criado em 2008, a exemplo das demais ações semelhantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Polo de Excelência em Florestas, trabalha pela consolidação da liderança desse segmento econômico. Também estão em funcionamento em Minas Gerais os pólos de café, leite, mineração e metalurgia e o de recursos hídricos. Em fase de estruturação está o Polo de Excelência em Gestão Ambiental.
Nacif fez um balanço de todos os projetos desenvolvidos pelo polo, entre eles o Centro de Inteligência e a Biblioteca Virtual, que receberá 11 mil trabalhos desenvolvidos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de florestas. A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Sectes, Déa Fonseca, sugeriu que todos os centros de inteligência sejam conectados e integrados ao Observatório de Ciência e Tecnologia, a ser lançado nos próximos dias pelo projeto estruturador Rede de Inovação Tecnológica (RIT), gerenciado pelo secretário-adjunto de C, T& Ensino Superior, Evaldo Vilela.

Leia mais na integra: Portal Sectes

Gripe suína: resíduos de pacientes suspeitos ou confirmados de ter a doença podem ser encaminhados para aterros sanitários


Segundo orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os resíduos de pacientes suspeitos ou confirmados com Influenza A podem ser encaminhados para aterros sanitários. De acordo com a Resolução RDC/Anvisa nº 306, de 07 de dezembro de 2004, deve ser observada apenas a forma de acondicionamento e de envio.
A resolução, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, determina que o lixo produzido por estes pacientes deve ser enquadrado na categoria A4. Os materiais utilizados devem ser acondicionados, em saco branco leitoso, substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos uma vez a cada 24 horas e identificados pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos. Os sacos devem ser colocados em recipientes de material lavável, resistente à ruptura e vazamentos, com tampa com sistema de abertura sem contato manual e resistente a tombamentos.

A coordenadora da Comissão Estadual de Controle de Infecção da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Nádia Aparecida Dutra, explica que a transmissão da doença se faz por meio do contato e das gotículas eliminadas por tosse ou espirro. “Em uma folha de papel ou tecido o vírus sobrevive de 8 a 12 horas e em superfícies rígidas até 48 horas. Os mesmos procedimentos indicados para os resíduos hospitalares podem ser tomados com os resíduos domésticos”, afirma.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Governo Aécio Neves realiza 4º Festa do Feijão e comemora colheita em Paiva, na Zona da Mata


Concurso de pratos típicos de feijão, apresentação de grupo folclórico e feijoada coletiva são algumas das atrações da 4º Festa do Feijão, de Paiva, na Zona da Mata. O evento será nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, no Clube Municipal. O objetivo é comemorar a colheita do feijão e, por meio de concurso de pratos típicos, valorizar as receitas preparadas pelas mulheres da terra. A realização é da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e Prefeitura de Paiva.

O município de Paiva tem quase 100% da economia concentrada na pecuária leiteira, mas o plantio de feijão tem se firmado como mais um meio encontrado pelos agricultores para diversificar a renda. “O feijão é uma boa opção. Uso para consumo próprio e vendo o excedente”, afirma o produtor José Milton Marques.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Aluna do Curso de Design de Produto da Universidade do Estado de Minas Gerais tem trabalho premiado


A luminária Flor, peça produzida pela aluna Bruna Trotta, do 8º período do Curso de Design de Produto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que recentemente venceu o X House&Gift Design, obteve também o primeiro lugar na categoria estudante do Prêmio Craft Design.

Dos 200 inscritos, que participaram do espaço Objeto 10 na 15ª Craft Design, foram selecionados 15 para a fase seguinte, dos quais saíram os três premiados da categoria estudante, entre eles a também aluna da UEMG Déborah Cristina Araújo da Silva, que cursa o 6º período de Design de Produto.

A divulgação do resultado aconteceu na abertura da 15ª Craft Design, evento que aconteceu em São Paulo, e contou, neste ano, com 125 expositores com produtos de designers autorais e também de empresas.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Aécio destaca parceria na capacitação de gestores


O governador Aécio Neves foi empossado, nesta terça-feira (18), como membro honorário do Conselho Consultivo Internacional da Fundação Dom Cabral (FDC). Em visita ao campus da instituição na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, ele também participou da inauguração do novo prédio da Fundação que irá abrigar o Centro de Desenvolvimento do Conhecimento em Gestão, onde serão oferecidos novos cursos e pesquisas. Durante a solenidade, Aécio Neves destacou a importância da parceria da Fundação com o Governo de Minas na capacitação de executivos que hoje atuam na administração pública.
“A Fundação Dom Cabral talvez seja hoje a mais visível marca, fora do Brasil, da modernidade de Minas, dos investimentos em inovação e em novas técnicas de gestão. Tê-la sediada em Minas Gerais, para nós, é extremamente importante, porque além da qualificação de gestores privados, que ela vem fazendo ao longo dos anos com extremo reconhecimento, ela nos permite, ao Governo de Minas, uma parceria de altíssima qualidade também na formação de gestores públicos. No ano passado, foram cerca de 400 gestores aqui qualificados pela Fundação Dom Cabral e este ano mais de 700 gestores aqui também estão sendo qualificados”, explicou.

Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Governo Aécio Neves entrega a PM 276 novas viaturas para patrulhamento

Disney registra morte de três funcionários em acidentes em menos de dois meses


O governo dos Estados Unidos vai investigar três mortes por acidente de trabalho ocorridas num intervalo de sete semanas no complexo Walt Disney World, na Flórida. Um investigador compareceu ao parque desta terça-feira para dar início aos trabalhos de investigação que devem durar seis meses.

Nessa segunda-feira, um dublê de 30 anos morreu durante ensaio de um espetáculo baseado nas aventuras de "Indiana Jones". Ele teria escorregado e batido a cabeça em uma parede. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. Por conta do acidente, o show desta terça-feira foi cancelado.

Na última semana, um dublê de 47 anos morreu durante a apresentação de um show inspirado em "Piratas do Caribe". Ele também sofreu uma queda, bateu com a cabeça e permaneceu internado por quatro dias até morrer.

Já no dia 5 de julho, o motorista de um monotrilho (um tipo de trem usado para o transporte de funcionários no parque) de 21 anos morreu após outro monotrilho bater de frente no que conduzia.

Dirigentes de sindicatos trabalhistas levantaram a polêmica de que os funcionários do parque estariam sobrecarregados. Eles afirmam que a Disney não fez contratações extras neste verão, mantendo estável o quadro de funcionários apesar do aumento significativo de visitantes.
COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Inscrições para vestibular da UFMG começam nesta quarta-feira

Mais vagas, novos cursos e mudanças nas provas de habilidade. Essas são as novidades do Vestibular 2010 da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que abre nesta quarta-feira suas inscrições. De acordo com a instituição, o prazo vai até 8 de setembro, devendo o procedimento ser feito exclusivamente pela internet, no site http://www.ufmg.br/copeve/, no qual estão disponíveis ainda as informações sobre como quitar a inscrição no valor de R$ 130.

A coordenadora-geral da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), Vera Resende, destaca que este ano não serão considerados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estando em estudos a possibilidade de aproveitamento no concurso de 2011. Nessa edição, a universidade oferece 10 novos cursos – antropologia, biomedicina, ciências socioambientais, controladoria e finanças, dança, engenharia de sistemas, museologia, relações econômicas internacionais, tecnologia em radiologia e diagnóstico por imagem e química tecnológica. Em alguns dos já existentes, o número de vagas foi ampliado em relação ao concurso anterior – o de comunicação social ampliou a oferta de 100 para 120 vagas; o curso de farmácia passou de 132 para 212 vagas e filosofia de 45 para 85. O curso de geografia também teve aumento: totalizando 120 cadeiras. A UFMG oferece, desta vez, 6,6 mil vagas, distribuídas em 75 cursos – o que representa aumento de 650 vagas em relação ao Vestibular 2009.

Do total de vagas, 240 são para o câmpus de Montes Claros, no Norte de Minas, e as demais (6.360) para Belo Horizonte. As provas da primeira etapa vão ser aplicadas em 29 de novembro, ocorrendo a segunda no período de 4 a 11 de janeiro de 2010. Vera explica que as provas de habilidade para os cursos de música, teatro, artes visuais, design e design de moda serão realizadas apenas na segunda etapa do vestibular, e não nas duas, como ocorria anteriormente.

Leia na íntegra no poral Uai

Estudo relaciona ronco alto a maior chance de morte


Um estudo da universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, relacionou sintomas como ronco alto e sono difícil a uma menor expectativa de vida.Em qualquer idade, indivíduos que apresentam sérias dificuldades para respirar durante o sono têm 50% a mais de chances de morrer antes que alguém da mesma idade que não sofre das mesmas condições.

Entre homens de 40 a 70 anos, o aumento do risco é ainda maior: esses sintomas podem indicar o dobro de chances de uma morte prematura para a mesma faixa de idade, afirmaram os pesquisadores.O estudo, publicado na revista científica online Public Library of Science (PLoS), de acesso gratuito, acompanhou mais de 6,4 mil homens e mulheres durante oito anos.

Estudos anteriores já apontavam uma relação entre o ronco alto, principal evidência das chamadas apneia e hipopneia – o fechamento total ou parcial das vias respiratórias durante o sono, respectivamente –, e a redução da expectativa de vida, sobretudo por razões cardíacas.Essa é o primeiro grande estudo a estabelecer esta conexão. Segundo os pesquisadores, um em cada quatro homens e uma em cada dez mulheres têm problemas para respirar quando dormem, em casos que na maioria das vezes não são diagnosticados.Além de roncar alto, indivíduos afetados por estes problemas podem também se engasgar durante o sono e apresentar sonolência no dia seguinte.

Complicações O bloqueio das vias respiratórias normalmente ocorre por conta do relaxamento da musculatura do palato superior, mas, em alguns casos, pode estar ligado a razões de anatomia."Essas interrupções reduzem o nível de oxigênio no sangue e, como resultado, os indivíduos afetados são regulamente despertados de seu sono profundo à medida que se debatem para respirar", afirmaram os pesquisadores.A pesquisa observou um aumento na prevalência de hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares em indivíduos com apneia moderada ou grave.
Os pesquisadores notaram ainda uma maior associação entre mortes e doenças da artéria coronária entre os homens que participaram da pesquisa.Para o coordenador do estudo, Naresh Punjabi, o tema é "sério" e requer mais pesquisas para explorar a relação entre as doenças do coração e os problemas de sono."Essas conclusões sugerem a realização de testes clínicos para avaliar se um tratamento pode reduzir o elevado risco de morte que parece estar associado a esta disfunção comum", afirmou.O tratamento de apneia inclui mudanças no estilo de vida, como a perda de peso – já que o excesso de gordura ao redor do pescoço favorece o bloqueio das vias respiratórias na região – e a interrupção do fumo.

Dependendo da gravidade das condições, as soluções indicadas podem variar de um aparelho para mudar a posição da mandíbula e permitir a passagem do ar até a utilização de uma máquina para bombear ar na região do palato, e até operação.

Especialistas debatem reinserção de crianças adolescentes abrigados


Especialistas em políticas públicas para crianças e adolescentes de Minas se reúnem, nesta terça-feira (18), em Belo Horizonte, para participar do encontro para debater os resultados do Projeto De volta Para Casa. Durante a reunião também será apresentada a Pesquisa de Abrigos do Estado de Minas Gerais, lançada em junho deste ano, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).



Leia mais na integra: socialmg.gov

Governo de Minas oferece qualificação em resíduo eletroeletrônico


Estão abertas até o dia 21 de agosto as inscrições para o Curso de Qualificação em Montagem, Manutenção e Recondicionamento de Computadores promovido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em parceria com o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), com o patrocínio da Microsoft. Podem participar jovens de 16 a 29 anos, com o Ensino Médio completo ou que estejam cursando escolas públicas estaduais e municipais de Belo Horizonte. As aulas são gratuitas, de segunda a quinta, e acontecem na sede do CMRR, no bairro Esplanada, na região Leste de Belo Horizonte. No total, serão oferecidas 40 vagas, sendo 20 no turno da manhã e 20 à tarde.

O curso, que terá início no dia 31 de agosto, tem carga horária total de 196 horas. “No curso os alunos aprendem a trabalhar com hardware, enquanto efetivamente recondicionam máquinas consideradas obsoletas, aprendendo também noções de meio ambiente e sobre os riscos desses resíduos se mal geridos”, informa Susane Meyer, consultora do Projeto 3RsPCs – Resíduos Eletroeletrônicos. Para as aulas, os alunos receberão vale-transporte, material didático e alimentação. O processo seletivo ocorrerá no dia 25 de agosto, com provas de português, matemática e informática.


Leia mais na integra: Agência Minas

Triângulo Mineiro vai desenvolver etanol de segunda geração

Cerca de R$ 1 milhão serão investidos no município de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, para a instalação de uma Unidade Básica de Apoio à Pesquisa (Ubap) voltada ao desenvolvimento de etanol de segunda geração. Essa decisão foi anunciada nesta segunda-feira (17), em Belo Horizonte, na sede da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), onde representantes das instituições envolvidas no projeto e lideranças políticas se reuniram para discutir alguns aspectos

Do volume total de recursos para implantação da Ubap, R$ 800 mil virão de emenda parlamentar, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, enquanto R$ 200 mil virão da contrapartida do Governo de Minas, dentro da lógica de investir na produção de conhecimento visando ao desenvolvimento das diversas regiões do estado.

O Triângulo Mineiro concentra parte da produção mineira de etanol com uma quantidade crescente de novas usinas, além da instalação da Dow Química em Santa Vitória, município que faz divisa com Ituiutaba. A instalação da Unidade Básica de Apoio à Pesquisa terá a coordenação do APL de Biocombustível e a parceria das universidades federais de Uberlândia (UFU) e Viçosa (UFV), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Minas Gerais (Siamig/Sindaçúcar), do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Prefeitura de Ituiutaba, Instituto Euvaldo Lodi - IEL/Fiemg e a empresa Dow Química.


Leia mais na integra: Agência Minas

Fundação João Pinheiro abre inscrições para vestibular


A Fundação João Pinheiro (FJP) abriu nesta segunda-feira (17), as inscrições para o concurso vestibular 2010 - Curso de Administração Pública (CSAP), oferecido pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho. O prazo de inscrição vai até 30 de setembro e o Edital Nº 003/2009 está disponível no endereço http://www.eg.fjp.mg.gov.br/. Para 2010 serão oferecidas 80 vagas (40 em cada semestre letivo). As provas serão realizadas em Belo Horizonte, em duas etapas (08 de novembro e 20 de dezembro de 2009) e as inscrições, disponíveis exclusivamente pela internet (www.fundep.br/concursos), custam R$ 110,00.

CSAP

Único curso universitário no país orientado para a formação de profissionais que seguirão, após graduados, uma carreira específica de Estado, o Curso de Administração Pública é estratégico para a modernização do serviço público estadual, formando profissionais que irão atuar nas áreas de gestão governamental e de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas. Reconhecido pelo Ministério da Educação em 1994, o curso conquistou o 1º lugar nacional na área de Administração no conceito Enade 2006 e tem cinco estrelas no Guia do Estudante Abril.


Leia mais na integra: Agência Minas

Fundação Estadual do Meio Ambiente vai implementar plano de emergência ambiental no Sul de Minas


A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam)realiza, nesta quarta-feira (19), às 9h, em Pouso Alegre, o primeiro encontro para a discussão de assuntos ligados à implementação do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) Sul de Minas. O Plano consiste em incentivar a criação de meios de colaboração mútua no caso de emergências ambientais entre as empresas do Sul de Minas que fazem uso, armazenam ou transportam produtos considerados perigosos para o meio ambiente.

De acordo com o gerente de Emergência Ambiental, Eduardo Bacelar, as empresas serão convidadas a firmarem um acordo entre si, em que se disponibilizam a cooperar mutuamente quando ocorrerem acidentes rodoviários nos trechos que cruzam a BR-381, entre Três Corações e Extrema, e a BR-459, entre Poços de Caldas e Itajubá e acidentes ambientais dentro de suas empresas. “Resolvemos buscar aliados nessa região porque os trechos são muito sinuosos e mais propícios de acontecer acidentes e tombamentos”, afirma o gerente.


Leia mais na integra: Minas em pauta

poetas rappers Ice Band e Wanderson Novato se apresentam no Terça Poéticas no Palácio das Artes


No próximo Terças Poéticas, dia 18 de agosto, às 18h30, o palco montado nos Jardins Internos do Palácio das Artes recebe pela primeira vez os poetas rappers Ice Band e Wanderson Novato, selecionados pelo edital Terças Poéticas 2009. Junto com o grupo Os sobreviventes, eles fazem uma homenagem aos poetas Juninho Bboy e Duke. Todos estão convidados a participar de mais um show de poesia gratuita no Palácio das Artes.

Hudson Carlos de Oliveira, mais conhecido como o rapper Ice Band, promove e difunde o hip hop em Minas Gerais e é idealizador do projeto Os Sobreviventes, criado em 2006 com crianças e adolescentes em situação de risco no Aglomerado Serra. Com um DJ convidado, Ice Band fará intervenções sonoras entre a narração dos poemas; neste cenário, os artistas se alternam e promovem diálogos sobre temas como direitos humanos, violência, arte, cultura e cidadania. A participação do poeta Wanderson Nogueira vai enriquecer ainda mais essa edição do Terças Poéticas: ele interpretará textos próprios e inéditos que fazem da poesia uma bandeira de denúncia social.

O Terças Poéticas é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC)em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e Suplemento Literário, com apoio cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. A próxima edição acontece dia 25 de agosto, com a presença de Fabrício Marques em homenagem a Antônio Ramos Rosa, por João Ventura.
Leia mais na integra: Minas em pauta

Unimontes realiza 1º Seminário de Pesquisa e Artes Traçando Metas, Desbravando Caminhos


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promove, de 17 e 19 de agosto, o 1º Seminário de Pesquisa e Artes “Traçando Metas, Desbravando Caminhos”, como forma de divulgar a produção científica no âmbito dos cursos de Artes Visuais, Música e de Teatro oferecidos na instituição.

O evento é organizado pelo Departamento de Artes, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), e prevê a realização de palestras, mesas redondas, debates e oficinas temáticas nas salas e auditório do prédio 2, do campus-sede. Participarão professores e acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior, além de gestores culturais da área de abrangência da Unimontes.

De acordo com a chefe do Departamento de Artes, professora Maria Elvira Romero Christoff, “o seminário deve ser analisado como um espaço para a reflexão, articulação e elaboração de novas propostas para a produção científica no universo das artes”. Ela destaca, também, a possibilidade de discussão das pesquisas já desenvolvidas sobre o assunto.

Ainda na programação, estão previstas exposições na forma de painéis e apresentações orais de trabalhos científicos. Além dos professores da Unimontes, o seminário vai reunir os professores convidados Luiz Ricardo Silva Queiroz (Universidade Federal da Paraíba), Marta Tupinambá UIhôa e Sicília Calado (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e Denise Coutinho (da Universidade Federa da Bahia).



Matéria publicada: Minas em pauta

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Africano é preso ao tentar embarcar com drogas em Confins

Um estrangeiro foi preso com drogas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta segunda-feira. O suspeito, que é de Gana, na África, levava a droga escondida em toalhas e pijama.De acordo com a Polícia Federal, o estrangeiro tem 63 anos, apresentou um passaporte alemão e diz morar na Inglaterra. A autenticidade do documento ainda não foi verificada.
Ele foi preso em flagrante quando tentava embarcar em um vôo para Portugal. Funcionários da TAP desconfiaram do suspeito, que estava nervoso e suando muito ao fazer um procedimento de rotina da empresa, e chamaram a PF. O ganense estava com excesso de bagagem e teve que pagar a mais pelo volume. Após a realização de laudo preliminar foi constatado que as gomas utilizadas nas toalhas têm resíduos de cocaína.
Apenas uma das toalhas apresentava 61% de droga. O preso foi encaminhado para a Superintendência Regional da Polícia Federal no início da noite desta segunda. Serão realizados testes no material apreendidos em poder do estrangeiro para verificar a quantidade de cocaína.
O estrangeiro será encaminhado para a Penitenciária Nelson Hungria, que fica em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.Rota do tráfico Agentes da Polícia Federal afirmaram que o Aeroporto de Confins pode ter virado uma rota de tráfico de drogas até a Europa. O africano preso nesta segunda-feira já havia passado outras vezes por Belo Horizonte com o mesmo destino.O caso será investigado pela polícia e a Superintendência vai ampliar a segurança no terminal para tentar capturar outros criminosos.
(Otavio Oliveira/Portal Uai, Priscila Robini/Portal Uai, Thiago Ventura/Portal Uai e Daniela Vargas/TV Alterosa)

Policial é morto durante suposta tentativa de assalto no bairro Nova Suissa

LARISSA NUNES, DANIEL SILVEIRA E RAPHAEL RAMOS
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Um cabo da Polícia Militar (PM) de 43 anos morreu após ser baleado durante uma suposta tentativa de assalto no bairro Nova Suissa, região Oeste de Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira. Ele foi morto na porta da casa onde morava e um dos suspeitos teria sido executado por policiais militares durante a fuga.

De acordo com a PM, informações de possíveis testemunhas apontam que o militar chegava em casa quando foi abordado por dois homens que teriam anunciado o assalto. O militar teria reagido e foi baleado no peito e na virilha. Ele não resistiu e morreu no local. Ao fugirem a pé, os dois suspeitos levaram a arma do policial.

Uma viatura que passava próximo ao local foi comunicada e imediatamente iniciou rastreamento pelas ruas do bairro. A operação para localizar os suspeitos mobilizou mais de 30 viaturas da PM, além de um helicóptero.

Os militares teriam identificado os suspeitos houve uma troca de tiros. Um deles foi atingido e morreu ao dar entrada no Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. Até a publicação desta reportagem ele não havia sido identificado.

Próximo ao local onde o suspeito foi baleado os militares encontraram uma arma, que seria a do policial morto, além de um capacete que pertenceria ao outro suspeito que conseguiu fugir.
Segundo a PM, o cabo estaria na corporação há 25 anos e fazia um curso para se tornar sargento. Ele foi morto quando retornava das aulas. Vizinhos contaram que ele era um homem tranquilo e morava no local há cerca de seis meses.
O imóvel seria fruto de uma herança e estaria sendo invadido. Por este motivo o policial teria decidido se mudar para lá.

Record e Globo Travam Duelo no Horário Nobre

alguns dias a rede globo vem dando grande espaço em seu horário nobre para apresentar denuncias contra a Rede Record e a Igreja Universal do Reino de Deus.
São reportagens que mostram fieis fazendo doações de grandes quantias em dinheiro para a igreja e o dinheiro sendo usado para comprar emissoras pelo pais.
A Rede Record contra ataca e vai buscar em 1950, a compra do terreno da Rede Globo em São Paulo, mostrando documentos supostamente fraudados com assinaturas segundo a Record, montadas.
Agora apouco enquanto o Jornal Nacional mostrava novamente denuncias contra a Record, o Jornal da Record mostrava denuncias contra a Rede Globo, o detalhe é que foi no mesmo minuto.
A Record atribuiu a perseguição da Globo, a estatísticas que mostram o quanto a Globo caiu em audiência nos últimos anos e a Record Subiu.
Quem estará com a verdade?
Espero cenas dos próximos capítulos.

Governo Aécio Neves entrega Brinquedotecas a hospitais


O governador Aécio Neves participou, nesta segunda-feira (17/08), no Palácio da Liberdade, do lançamento da Brinquedoteca Móvel, projeto inédito desenvolvido em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) para beneficiar crianças e adolescentes pacientes de 120 hospitais públicos e filantrópicos da rede Pro-Hosp e da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). A Brinquedoteca Móvel é formada por dois grandes cubos sobrepostos e articulados, equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos e outros brinquedos, além de livros, lápis, jogos, DVDs, TVs, MP4 e fones de ouvidos.

A Brinquedoteca Móvel, segundo o governador, foi criada dentro de um amplo projeto do Governo de Minas que tem por meta melhorar o atendimento nos hospitais públicos do Estado. Ele afirmou que o equipamento poderá ajudar ainda mais no processo de cura dos jovens pacientes já que as atividades lúdicas, brincadeiras e o riso são adotados como terapia complementar em muitos hospitais. De acordo com o governador, o projeto se consolidou em razão da adesão de famílias mineiras e de empresas privadas que contribuíram para a aquisição dos equipamentos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Crescem denúncias de crimes contra crianças e adolescentes


O Disque Diretos Humanos (0800-311119), serviço gratuito e sigiloso do Governo de Minas, registrou um aumento nos últimos sete meses, de cerca de 25% no número de denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, em comparação ao ano anterior. Até julho de 2008, 1.635 ligações foram feitas, contra 2.052 no mesmo período de 2009.

O serviço, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), atende qualquer tipo de violação dos direitos humanos. O principal veículo que divulga o serviço à população mineira é a Campanha Proteja Nossas Crianças, coordenada pela Sedese e pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Para o subsecretário de Direitos Humanos, João Batista de Oliveira, o aumento das denúncias mostra a conscientização da sociedade em relação à proteção das crianças. “Hoje as pessoas se sentem responsáveis não somente por seus filhos, mas por todas as crianças. A sociedade está mais acolhedora”, explicou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Hemominas promove encontros para formar multiplicadores


Com o objetivo de atualizar conhecimentos, trocar experiências, promover integração e formar multiplicadores, a Fundação Hemominas, por intermédio do Hemocentro Regional de Pouso Alegre, realiza, nesta quinta-feira (20), o 1º Encontro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde e 1º Encontro das Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas do Sul de Minas.

Entre os temas a serem abordados estão: Legislação e posição atual do PGRSS na região e Atuação da Fundação Hemominas no plano de gerenciamento de resíduos.

O evento será no auditório da Faculdade de Medicina da Univas (avenida Alfredo Custódio de Paula, 320, Centro), das 13h30 às 18h - com a participação de representantes da Hemominas, das Agências Transfusionais e Assistências Hemoterápicas do Hemocentro Regional de Pouso Alegre, autoridades da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, profissionais de saúde que atuam em Comissões de Resíduos de Hospitais e Vigilância Sanitária Estadual.

Mais informações: Fundação Hemominas (31) 3280-7440 e 3280-7455; Hemocentro Regional de Pouso Alegre (35) 3422-9277.

Matéria publicada: Agência Minas

Projeto Circulação chega a 23 cidades mineiras em agosto


Em agosto, o projeto Circulação, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC) e pela Fundação Clóvis Salgado (FCS) volta a percorrer diversas cidades do interior de Minas. Desta vez, entre os dias 21 e 30 de agosto, serão mais de 20 cidades presenteadas com apresentações gratuitas de seis grupos de câmera: Capitólio, São Roque de Minas, Pimenta, Carmo do Cajuru, Tocantis, Guarani, São João Nepomuceno, Mar de Espanha, Bicas, Mercês, São Firmino, Paula Cândido, Curvelo, Corinto, Morro da Garça, Paraopeba, Abre Campo, Manhumirim, Mutum, Lajinha, São José do Goiabal, São Domingos do Prata e Nova Era.

O projeto, que tem como objetivo popularizar as mais diversas formas de arte e democratizar o acesso de todos os mineiros à música erudita de qualidade, tem apoio das prefeituras locais e patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para as viagens dos grupos de câmera. Os corpos artísticos da Fundação (Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Cia. de Dança Palácio das Artes e Coral Lírico de Minas Gerais) e exposições de artes visuais também integram este projeto.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo Aécio concluiu a primeira etapa dos pregões para a contratação de equipamentos e serviços para a Cidade Administrativa


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) concluiu a primeira etapa dos pregões para a contratação de equipamentos e serviços para a Cidade Administrativa. Concluídas as licitações, os contratos serão assinados para a aquisição de mobiliário e divisórias, link de voz, link de dados, fretamento, sala de atendimentos de emergência, lixeiras e equipamentos de copa que atenderão aos servidores da administração direta do Estado, totalizando R$ 110 milhões. Esse montante representa uma economia de R$ 58 milhões (35%) se comparados com os preços identificados no mercado e usados como referência nas licitações. A economia ocorreu durante os processos de licitação pública, realizados por meio de leilões (pregões presenciais).

“A economia na contratação dos serviços varia de 7% a 63%. Em todos os casos, tínhamos um preço de referência e nos pregões conseguimos serviços com preços mais baixos. Isso gerou uma redução média de 35%, o que equivale a R$ 58 milhões”, explicou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Governo inaugura obra do Proacesso e conjunto habitacional


O Governo de Minas entregou, neste sábado (15), mais uma obra do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso). O vice-governador Antonio Augusto Anastasia esteve em Rio Vermelho, na região Central do Estado, para a solenidade de inauguração do trecho que liga o município a Materlândia, no Leste de Minas. A duração da obra de melhoramento e pavimentação dos 26,26 quilômetros foi de 480 dias e teve investimento de R$ 16.915.587,81.

“Essa infraestrutura é fundamental, não é luxo, não é segurança tão somente. É qualidade de vida e, mais do que isso, é oportunidade. No momento em que se asfalta, tornamos o município mais atrativo para empresas. Por isso também, colocamos telefonia celular em 440 municípios que não tinham, estamos reformando as escolas estaduais, estamos colocando Unidades Básicas de Saúde por todo o Estado. Neste ano foram 1.900 em Minas Gerais”, disse Anastasia. Segundo ele, tudo isso foi possível pelo trabalho feito em 2003 sob a inspiração e liderança do governador Aécio Neves de muito planejamento, sempre em parceria com os prefeitos, com os vereadores e em harmonia com os deputados.


Leia mais na integra: Agência Minas

Corpo de Maria Beatriz Moreira de Moraes é enterrado em Belo Horizonte


Familiares, amigos e colegas de trabalho compareceram ontem à tarde ao cemitério do Bonfim, região Noroeste de Belo Horizonte, para prestar as últimas homenagens a advogada Maria Beatriz Moreira de Moraes, 32.
Maria Beatriz morreu na última quinta-feira quando realizava um passeio de quadriciclo nos arredores da base de Cerro Catedral, em Bariloche, na Argentina.
Ela teria perdido o controle do quadriciclo quando passou por um desnível em uma trilha. A turista, que passava férias com amigas, chegou a ser atendida por uma equipe médica na base, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.
Um primo da vítima, João Luiz Moraes, 42, presente ao velório, definiu a advogada como uma mulher de garra, determinada e que perseguia os seus objetivos. "Uma pessoa amena, alegre e sempre disposta a ajudar. Estudiosa e trabalhadora. Vai deixar saudades", disse. Ele informou que a família aguarda o resultado das investigações sobre a tragédia.
Fonte: Jornal O Tempo