quinta-feira, 1 de julho de 2010

Alberto Pinto Coelho, presidente da ALMG, será o vice de Antonio Anastasia


Candidatura construída

Apoiado por 54 dos 58 deputados que integram a base de apoio governista em sete anos de mandato tucano, Pinto Coelho tem grandes chances de ser o próximo a disputar o Liberdade.

A indicação de Alberto Pinto Coelho (PP) para compor a chapa majoritária do governador Antonio Anastasia (PSDB) não foi surpresa para ninguém. O deputado e presidente da Assembleia vem construindo há meses sua candidatura a vice-governador do estado, cargo cobiçadíssimo, já que Anastasia, apesar de disputar sua primeira eleição, não poderá concorrer em 2014, pois assumiu em abril deste ano o lugar de Aécio Neves, que se desincompatibilizou para disputar uma vaga ao Senado. Ou seja, se Anastasia for eleito, o vice-governador tem grandes chances de ser o próximo candidato ao Palácio da Liberdade

Aos 65 anos, Pinto Coelho, que exerce seu quarto mandato como deputado estadual, primeiro cargo eletivo que ocupou, venceu a queda de braço com os Democratas, que também pleiteavam a indicação, apesar de filiado a um partido bem menor e com número reduzido de prefeituras em comparação com o DEM. O grande trunfo de Alberto, reconhecido por Anastasia e também por Aécio, na entrevista de ontem, durante o anúncio de seu nome, foi a ampla coligação que conseguiu formar em torno de sua indicação.

O deputado tem o apoio de 54 dos 58 deputados que integram a base de apoio governista nestes sete anos de mandato de Aécio e Anastasia. Isso representa nada menos que 70% de toda a composição da Assembleia (77 deputados), na qual a maioria dos integrantes disputa mais um mandato. Junto com os parlamentares vem uma força cobiçada, para não dizer fundamental, em todas as disputas eleitorais: os prefeitos. A conta de Aécio Neves é que os deputados que apoiam a indicação de Alberto Pinto Coelho têm ao seu lado cerca de 600 dos 853 prefeitos mineiros e representam 2/3 de todos os deputados federais e estaduais que vão disputar a reeleição e fazem parte formal ouinformalmente da chapa tucana.

Considerados cabos eleitorais de primeira linha, o apoio dos prefeitos é importante para enfrentar o principal adversário de Anastasia, o senador Hélio Costa, que, além de filiado ao PMDB, um dos partidos mais capilarizados do país, com um número grande de administrações municipais, deverá contar em sua campanha com um aliado de peso como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

BOM TRÂNSITO – Além desse apoio, Pinto Coelho tem bom trânsito entre os parlamentares, já foi líder de governo de Itamar Franco (PPS) na Assembleia Legislativa e também de Aécio Neves, que trabalhou efetivamente para torná-lo vice de Anastasia, contrariando o DEM mineiro, aliado de primeira hora do ex-governador, inclusive na disputa perdida para José Serra como candidato a presidente da República.

“A escolha foi uma solução natural. O presidente Alberto se articulou politicamente com diversos partidos, se articulou com vários deputados, tem um perfil adequado para o cargo, foi votado em quase todos os municípios mineiros, tem uma larga experiência legislativa, foi líder dos governos Aécio e Itamar e é muito respeitado”, resume Anastasia. Aécio Neves também destacou a convergência que levou a escolha do presidente da Assembléia para o cargo. “Foi uma decisão natural. Como não é possível chegar a mais de um nome como candidato a vice, escolhemos o nome de maior convergência, o do deputado Alberto Pinto Coelho. Quero ressaltar a naturalidade com que essa aliança foi construída, além de termos mais de 2/3 de todos os candidatos a deputados estaduais e federais que vão disputar essa chapa. Calculamos que teremos mais de 600 prefeitos ao nosso lado nesta caminhada”.
Fonte: Estado de Minas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Governo intervém na empresa, sucateada na gestão de Hélio Costa


Com problemas de atraso nas entregas, franquias feitas sem licitação, vagas sem funcionários e submetida à concorrência de multinacionais de carga expressa, empresa passará por reestruturação.

Governo reestrutura a gestão dos Correios

Sílvio Ribas, de Brasília

Atrasos nas entregas, contratos de franquia sem licitação, milhares de vagas abertas por demissão voluntária e questionamentos jurídicos sobre o alcance de atuação de seus…



Mais 2 boas notícias para os mineiros: crescimento e geração de empregos

Publicado no Hoje em Dia, O Tempo e Estado de Minas - 30/06/2010

1. Minas teve um crescimento espetacular, cresceu mais do que o Brasil
2. Somos o Estado que, proporcionalmente, gerou o maior saldo positivo de empregos no país
Em apenas um mês, 60.873 novos empregos Fonte: Caged – Lei 4.923/65 – Ministério do Trabalho e Emprego – abril/maio 2010
Nos últimos anos, com o Choque de Gestão, Minas conseguiu criar condições que estão ajudando a gerar empregos e a realizar os maiores investimentos sociais da história do Estado.
Com o ProAcesso, Minas construiu mais de 200 novas estradas. Minas também recuperou milhares de quilômetros de estradas estaduais – as MGs –, através do Pro-MG. Mais de 400 cidades que não tinham telefonia celular passaram a contar com esse serviço. E o saneamento básico chegou às pequenas localidades do Estado. Tudo isso melhora a qualidade de vida das nossas famílias e cria condições e infraestrutura para atrair novas empresas e negócios, que vão gerar novos empregos para os mineiros.
Os indicadores sociais do Estado avançam de forma significativa. Além disso, graças ao esforço das diversas administrações, várias das chamadas Metas do Milênio, fixadas pela ONU para 2015, já foram alcançadas.

Diferença de Hélio Costa para Antonio Anastasia cai 10 pontos; confira evolução das pesquisas

Pesquisa do Instituto Vox Populi mostra redução de 10 pontos percentuais na diferença entre Anastasia e Hélio Costa (PMDB).

Relendo o Twitter: lá vem o Patrus descendo a ladeira! Ou, tudo que é ruim pode piorar…


Ao olhar para as eleições de 2010 no horizonte, o ex-ministro Patrus Ananias procurou enxergar longe. Primeiro, mirou o Palácio do Planalto e achou que podia ser presidente da República. Não deu certo, pois o ocupante, Luiz Inácio Lula da Silva, escolheu Dilma Roussef para ser a candidata do partido. Em seguida, o olhar de Patrus divisou o Palácio da Liberdade e ele acreditou que podia ser governador de Minas Gerais. Entretanto, seus companheiros do PT preferiram escolher o adversário Fernando Pimentel nas prévias do partido. Finalmente, Patrus sonhou com uma cadeira de Senador da República, mas o próprio Pimentel já havia ocupado o lugar de candidato.

Depois de perder a indicação para presidente, governador e senador, Patrus declarou a uma rádio de Bocaiúva, sua terra natal, que, com “muito orgulho” vai ser vice de Hélio Costa, esse sim candidato ao governo de Minas. Como o título da comédia, Patrus Ananias, quem diria, acabou em Irajá.

Nesse casos, é bom lembrar a implacável Lei de Murphy: tudo que é ruim pode piorar. Hoje, Patrus diz que tem “muito orgulho” de Hélio Costa. Amanhã, sabe-se lá o que estará dizendo. Será uma tristeza para os militantes petistas de base, que, em 2006, já tiveram que engolir o candidato Nilmário Miranda elogiando em público o aliado Newton Cardoso, de quem havia sido adversário tempos atrás.

No dia 22 de abril de 2010, Patrus escreveu no Twitter que a realização de prévias no PT era “para valer”. Não foi o que se viu, já que o partido escolheu Pimentel como candidato e teve que engolir Hélio Costa, empurrado goela abaixo pela direção nacional do PT. No dia 9 de junho, no mesmo Twitter, Patrus informou que sua intenção era “não disputar nenhum mandato este ano”: “Pretendo continuar militando intensamente nas bases do PT e movimentos sociais”, escreveu o ex-ministro no microblog. Em qual dos dois Patrus você acredita: no do Twitter ou no da vida real?

Fica claro, na verdade, que a indicação para vice de Hélio Costa foi uma espécie de prêmio de consolação para Patrus, cujos admiradores chegam a compará-lo a um santo. Desde já, a biografia do santo passa a estar associada à trajetória diabólica de alguns de seus aliados. No presente, no futuro e, até quem sabe, no dia do Juízo Final, Patrus Ananias terá que explicar como um socialista de convicções profundamente cristãs se juntou com a sua nova turma.

Confira os links no Twitter de @Patrus_Ananias


Governo Anastasia: Ações de incentivo colocam Monte Verde e Poço de Caldas na rota nacional do turismo de inverno

Luxo, esportes e lazer ajudam a conquistar visitantes

Durante a alta temporada, o principal problema das pousadas e pequenos hotéis das regiões que vivem do turismo de inverno, é destacar-se da concorrência. O número de estabelecimentos tem crescido à medida em que destinos como Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, São Joaquim, em Santa Catarina, Monte Verde e Poços de Caldas, em Minas Gerais e Campos do Jordão, em São Paulo, vão consolidando seus perfis e aperfeiçoando seus mecanismos de atrair os visitantes

Gramado, na serra gaúcha, oferece, na temporada, cerca de 11 mil leitos. Campos do Jordão, cerca de 9 mil (2 mil destes, em casas de família, em arranjos considerados “extra-oficiais”). Nos dias e semanas em que a procura supera a oferta, não há maior dificuldade para encontrar hóspedes. Mas, como fazer para que esse cliente, que esteve ali uma vez porque não encontrou vaga na sua pousada preferida adote essa nova casa como “sua”, retorne e até a recomende-as para amigos e conhecidos? Para responder essa pergunta é que boa parte dos proprietários e proprietárias têm trabalhado.

A Pousada Vila Casato, em Campos do Jordão, escolheu o caminho do requinte. Instalada numa majestosa casa dos anos 40, construída pela família Matarazzo, tem apenas seis suítes, com luxuoso conforto, que vai dos lençóis de linho egípcio ao piso aquecido nos banheiros. E o café da manhã não tem limite de horário como em outros estabelecimentos. Como atração especial, possui um restaurante francês, que é aberto também ao público que não se hospeda ali.

A Vila Casato oferece seus amplos espaços externos, decorados pela natureza, com araucárias imponentes, para eventos sociais e corporativos, com a instalação de tendas e estruturas temporárias.

Júlio Cardoso, que hoje é um dos diretores do sindicato da hotelaria, restaurantes, bares e similares da região das Hortênsias, no Rio Grande do Sul, conta que entrou para o ramo justamente porque todos, no seu grupo de amigos, tinham hotéis ou pousadas. “Quando a gente viajava ou saía junto, o assunto era um só e de tanto ouvi-los falar, acabei também querendo ser hoteleiro”, afirma ele, que há sete anos construiu a pousada Bella Terra num terreno que possuía, no centro da cidade. “Tinha aquela área, mais nos fundos, que permitia que o hotel fosse central, mas afastado do ruído da rua”, afirma Cardoso, que tem como uma das atrações principais o fato da pousada estar situada a a apenas 50 metros do Palácio dos Festivais, onde, no mês de agosto, é realizado o Festival de Cinema de Gramado.

A preparação para a temporada sempre exige, dos proprietários, alguns cuidados. Segundo Marta Eisenlohr, presidente da Central de Pousadas de Campos do Jordão e dona dos Chalés do Rancho Santo Antônio, “da mais luxuosa à mais simples, todo ano é preciso acrescentar alguma melhoria, que pode ser aquecedores a mais, rouparia nova, um restaurante, mimos para os hóspedes.”

Os cinco chalés do Rancho têm projetos arquitetônicos inovadores, cozinha completa, vista panorâmica e foram construídos dentro de uma fazenda de 2 milhões de metros quadrados. E nesse espaço foi criado um amplo programa de atividades, chamado ‘”Aventura no Rancho, que oferece várias atrações para os turistas como esporte e lazer como caminhadas, cavalgadas, ciclismo, arvorismo e rapel.

A ideia de reunir pousadas numa associação vai além da divulgação via cooperativa. A Central busca reforçar a classificação das pousadas para que o hóspede possa escolher aquela que lhe parece mais adequada mesmo à distância e, que ao chegar ao local, não tenha surpresas desagradáveis.

Em Campos do Jordão, o principal instrumento para captar novos hóspedes tem sido a internet. Marta calcula que “90% é internet e 10% boca a boca”. A propaganda on-line em sites de turismo e links patrocinados no Google e outros mecanismos de busca são praticamente as únicas ações de propaganda consideradas efetivas na região.

E depois que o hóspede chega, “aí é atendimento, qualidade do serviço e preço” para que o cliente volte outras vezes. Nos oito anos em que administra os Chalés, e depois, na sua experiência com a Central de Pousadas, Marta percebeu que o que o cliente do turismo de inverno procura e o que o torna fiel, é uma equação tão simples e antiga quanto difícil de ser obtida: “se ele sentir que o custo-benefício foi favorável, ele volta.”


Fonte: Valor Econômico

Antonio Anastasia assina convênio com UFMG para formação de atletas olímpicos para 2016


Complexo faz parte do programa Minas Olímpica, que prevê a formação de atletas para 2016

Centro de Treinamento Esportivo da Federal será o mais moderno de Minas e deve ficar pronto em 3 anos

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, assinou ontem o convênio de cooperação financeira entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e a Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa (Fundep) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para as obras da segunda etapa do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da Federal.

Serão investidos R$ 31,8 milhões no complexo, que faz parte do programa Minas Olímpica e tem como objetivo garantir uma estrutura física, técnica e de recursos de alto nível para a formação de atletas olímpicos e paraolímpicos. “Esse é um passo importante para o esporte em Belo Horizonte. Hoje, a nossa capital ainda não conta com um ginásio municipal da prefeitura e existe uma demanda muito grande por esse tipo de espaço”, afirmou Rogério Romero, secretário-adjunto de Esporte e Juventude de Minas.

“O Centro de Treinamento Esportivo será uma excelente opção para que os atletas possam se preparar para as Olimpíadas de 2016 com opção de serem acompanhados pelo departamento de educação física, fisioterapia, terapia ocupacional e medicina da UFMG”, completou o secretário.

O CTE será instalado em um terreno de 13,8 mil metros quadrados, localizado no Centro Esportivo Universitário (CEU) da UFMG, na região da Pampulha. O projeto prevê a criação de pistas de atletismo, parque aquático, pavilhão para ginástica, quadras poliesportivas e laboratórios de pesquisas aplicadas. “Nossa expectativa é de que, em três anos, a obra esteja totalmente pronta”, destacou Rogério Romero. “Esse Centro de Treinamento Esportivo será o mais moderno de Minas Gerais e um dos melhores do Brasil na preparação de atletas para a Olimpíada de 2016″, destacou o governador Antonio Anastasia.

Prazo. A segunda etapa da obra deve ser concluída até 2011. O programa Minas Olímpica foi lançado pelo governo estadual em 2005 e inclui, além da implantação do Centro de Treinamento Esportivo, subprogramas como o Oficina de Esportes, o Minas Paraolímpica, o Saúde na Praça e a realização dos Jogos Estudantis do Interior. “Nosso objetivo é investir na formação das futuras gerações e esse centro vai otimizar custos e esforços para melhorar o nosso esporte olímpico”, ressaltou o governador Anastasia.

Números
R$ 55,8 milhões
valor estimado para a conclusão total da obra
R$ 6,27 milhões
foram gastos na primeira etapa do empreendimento
R$ 31,83 milhões
montante a ser investido na segunda fase da obra
Fonte: Antonio Anderson – O Tempo

terça-feira, 29 de junho de 2010

Cemig no Governo Anastasia utilizará em Sete Lagoas modelo inovador de gestão de energia


Tendência é descentralizar distribuição

Tecnologia: As redes inteligentes, com acessórios eletrônicos, melhoram a qualidade dos sistemas de energia

Empresas, fornecedores de equipamentos, institutos de pesquisa e concessionárias brasileiras e americanas estão dedicadas a implementar ” redes inteligentes” para distribuição de energia. No Brasil, o experimento poderá acontecer em Sete Lagoas, a setenta quilômetros de Belo Horizonte, onde a Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais já está instalando aparelhos para automatizar e modernizar o sistema elétrico. O projeto deve ser concluído até o fim de 2011.

As redes inteligentes ainda usam postes e fios, mas recebem “acessórios” eletrônicos e de telecomunicações que podem reduzir ou evitar apagões, minimizar desperdícios e perdas, melhorar a qualidade na distribuição, ampliar as informações para os consumidores e reduzir as contas mensais. As smartgrids também diminuem a necessidade de grandes usinas a milhares de quilômetros dos centros consumidores e aceitam fontes alternativas, como eólica e solar. Outra possibilidade é o uso de aparelhos domésticos e industriais programados para ligar em horários de energia mais barata. Assim como na telefonia, o valor da eletricidade varia ao longo dia, crescendo nos horários de maior demanda. No Brasil de hoje, apenas grandes consumidores tem tarifas diferenciadas.

Os testes de campo no Brasil pretendem “tropicalizar” as redes inteligentes, adequando-as ao perfil de consumo e necessidades energéticas nacionais. Nos Estados Unidos e Europa, a demanda energética por habitante é muito maior e as smartgrids servirão para racionalizar o consumo e cortar emissões de gases de efeito estufa em países que geram energia queimando combustíveis fósseis. No Brasil, a maior fatia da geração ainda é hidrelétrica. “Teremos maior confiabilidade em nosso sistema e cortaremos desperdícios e custos de manutenção”, diz o superintendente de Desenvolvimento e Engenharia da Distribuição da Cemig, Denys Cláudio Cruz de Souza.

Ex-vice-presidente da AES Eletropaulo, Cyro Vicente Boccuzzi, diretor da consultoria ECOee Energia Eficiente diz que as tecnologias de distribuição estão obsoletas. “Os sistemas atuais têm nível de confiabilidade incompatível com as necessidades modernas. Além disso, construir redes no modelo antigo das usinas de grande porte, têm alto preço ambiental. As smartgrids podem elevar eficiência dos sistemas e reduzir a necessidade de mais geração”, afirma.

Para Boccuzzi, o mundo está migrando para sistemas de microredes descentralizadas, em que cada cidade, residência ou prédio produz sua energia, alimentando sistemas maiores e complementares. O que parece ficção já é realidade na cidade de Masdar, nos Emirados Árabes Unidos, que vem sendo construída para ser autosuficiente em energia renovável. “Na União Européia, muitos consumidores também são geradores de energia”, diz. No pacote de recuperação econômica lançado por Barack Obama em fevereiro de 2009, 3,5 bilhões de dólares foram dedicados a cem projetos de smartgrids que serão executados até 2012. “No exterior, redes inteligentes já chegaram às políticas públicas. No Brasil, não alcançamos esse estágio”, diz Cruz de Souza, da Cemig.


Fonte: Aldem Bourscheit – Valor Econômico

Assembleia aprova plano de carreira e benefícios de professores que podem chegar até 104% de melhoria salarial

Sai reajuste de professor
Assembleia Legislativa aprova incorporação de vantagens e adicionais, projetando um aumento que varia de 18% a 104% e passa a ser aplicado em janeiro de 2011 pelo estado
A Assembleia Legislativa aprovou ontem, em segundo turno, projeto de lei que garante reajustes médios entre 18,2% a 104,4% aos professores da rede estadual. Eles passam a valer em janeiro de 2011. A aprovação do PL 4.689, por 59 votos favoráveis e nenhum contra, fixa também o subsídio das carreiras do pessoal civil da Polícia Militar. O projeto, enviado pelo Governo, incorpora parte das vantagens e adicionais pagos atualmente, reposicionando os servidores nas tabelas salariais. O texto prevê revisão anual dos benefícios. De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o impacto orçamentário da medida é de R$ 1,3 bilhão por ano.
No caso dos professores de Educação Básica, eles serão posicionados na tabela de subsídio correspondente à carga de 24 horas semanais, mas poderão requerer ampliação de jornada para 30 horas, com aumento de remuneração. De acordo com o Governo, será possível reduzir disparidades entre a remuneração de servidores com a mesma função na carreira do magistério, com promoção a cada cinco anos e progressão a cada dois anos. O ingresso na carreira do professor exigirá nível superior em curso de licenciatura plena.
Como o projeto determina que não haverá redução de remuneração, servidores que recebem a mais do que o subsídio fixado, por meio de vantagens pessoais, continuarão recebendo esse valor, até que ele seja incorporado. “Demandas importantes não foram alteradas pela Assembleia”, reagiu Beatriz Cerqueira, coordenadora do Sind-UTE. No caso da Polícia Militar, as mudanças atingem cinco carreiras: professor de Educação Básica, especialista em Educação Básica, analista de gestão, assistente administrativo e auxiliar administrativo.
A criação do subsídio também vale para os servidores inativos. De acordo com o PL, o servidor que quiser continuar a receber pelo modelo anterior poderá fazer essa opção em até 90 dias a partir da data do primeiro pagamento do novo subsídio. Já o servidor que retornar ao modelo antigo poderá, a cada ano, decidir migrar para a modalidade de subsídio.
Polícia civil Na sessão de ontem, os deputados aprovaram também, em primeiro turno (59 votos a favor, e nenhum contra), o PLC 60/10, enviado pelo governo do estado, alterando a estrutura das carreiras dos policiais civis, quanto aos requisitos para o ingressos e à estrutura orgânica do órgão. Foi estabelecida a exigência de nível superior de escolaridade para futuros policiais civis. Já a nova hierarquia prevê um nivelamento das carreiras de médico legista, perito criminal, escrivão de polícia e investigador de polícia.
Fonte: Estado de Minas

Aécio Neves e o seu site oficial ! Visitem !


Visitem o novo site de Aécio Neves


Assista aos depoimentos de inúmeros artistas !

Veja sua biografia

Sua carreira política

Vale a pena !