sábado, 3 de outubro de 2009

Reinaldinho no Twitter

Amigos blogueiros, sei também que por aqui passam dezenas de twiteros então vou deixar meu link no twitter e quem sabe terei o prazer de ter você como seguidor.



http://twitter.com/reinaldinho200

AÉCIO NEVES



Acessem este link, é muito bacana e dá muito orgulho para nós mineiros.

http://www.linkedin.com/in/aecioneves

E tenho certeza que orgulhará também a todos os brasileiros.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Chuva forte e granizo atingem a Grande BH


02/10/2009 19h58
LARISSA NUNES
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

Uma chuva forte que atingiu Belo Horizonte e Contagem no fim da tarde e começo da noite desta sexta-feira (2), deixou ruas e avenidas inundadas.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros e da BHtrans, a avenida Tereza Cristina, na região do Barreiro, onde choveu granizo, foi uma das mais atingidas. A Defesa Civil foi acionada para acompanhar a situação e a Polícia Militar interditou as ruas de acesso à avenida. Alguns carros foram arrastados pela enxurrada.


Outro ponto crítico foi a Cidade Industrial, em Contagem. Perto do Via Shopping, várias casas foram invadidas pela água. Carros também foram arrastados e alguns chegaram a ficar submersos na avenida Tito Fulgêncio. No bairro Jardim Industrial, uma mãe e duas crianças ficaram ilhadas dentro de casa e foram socorridas pelos Bombeiros.

Por volta das 18 horas, em pleno horário de pico, motoristas precisaram de muita calma na volta para casa. Muito congestionamento, principalmente, nas avenidas Tereza Cristina e Senhora do Carmo e no Complexo da Lagoinha e no Viaduto Castelo Branco.

Na Cidade Industrial, a situação era caótica. Equipes da Transcon pediram que motoristas evitassem toda a região, principalmente, na Cardeal Eugênio Pacelli, onde foram registradas várias batidas, todas sem vítimas.


De acordo com Bombeiros e Polícia Militar, apesar da chuva forte, não houve feridos na região metropolitana de Belo Horizonte. A Cemig informou que também não foram registrados problemas de queda de energia elétrica.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Curso Internacional de Dengue mostra experiências mineiras


Com o propósito de fortalecer o combate à dengue no Brasil e em outros paises, as experiências de sucesso realizadas em Minas Gerais para combater a doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypiti serão apresentadas nesta sexta-feira (2), às 15h, no 6º Curso Internacional de Gestão Integrada, Prevenção e Controle da Dengue, em Belo Horizonte. O evento, que começou no último domingo (27) e prossegue até 9/10, conta com a participação de técnicos dos programas de controle da dengue no Brasil, Paraguai, Bolívia, Chile, El Salvador, Panamá e Cuba.

O superintendente de Epidemiologia da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Francisco Lemos, irá apresentar as ações realizadas por meio do Plano Estadual de Contingência da Dengue desenvolvido no ano passado. Uma das atividades realizadas foi a capacitação de profissionais de saúde para um correto diagnóstico e tratamento do paciente, contribuindo para uma melhor assistência à população.

O 6º Curso Internacional de Gestão Integrada, Prevenção e Controle da Dengue foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde (Opas), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte.


Leia mais na integra: Agência Minas

Fundação Hemominas realiza coleta de sangue em Carbonita


A equipe da Fundação Hemominas de Diamantina estará em Carbonita, no Vale do Jequitinhonha, nesta sexta-feira (2), das 18h às 22h, e no sábado (3), das 9h às 15h, para realizar coleta de sangue, em parceria com prefeitura daquela cidade e da Igreja Adventista do 7º Dia. Os funcionários da Hemominas esperam cerca de 180 candidatos à doação de sangue, no Centro de Saúde - rua da Consolação, 13, bairro Monte Belo.

Pode doar sangue cidadão com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenha tido hepatite, após os 10 anos de idade, e que não tenha doença de chagas. Outros critérios serão avaliados durante a triagem clínica. Para realizar o gesto de cidadania, o candidato deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.

Mais informações:
Fundação Hemominas (31) 3280-7455 e 3280-7440;
Núcleo Regional de Diamantina (38) 3532-1358.


Fonte Agência Minas

Duplicação da Antônio Carlos segue cronograma previsto


As obras de duplicação da avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte, sob responsabilidade do Governo do Estado, seguem em ritmo acelerado, dentro do cronograma previsto. Até o final de outubro serão entregues os primeiros viadutos, construídos na rua Operários. As obras já atingem o percentual de 75%.

Além dos trabalhos de concretagem, atualmente estão em execução no trecho, a instalação de 300 metros lineares de gradis de proteção na pista da exclusiva de ônibus (bus way), cuja instalação será concluída até a próxima semana. O dispositivo é um dos itens de segurança viária programados para serem instalados na via.


Leia mais na integra: Agência Minas

Produtos de Muriaé conquistam mercados e chegam à Fenafra


O artesanato e a agroindústria de Muriaé ganham cada vez mais mercado em outras regiões da Zona da Mata. Por meio do trabalho desenvolvido pela Associação de Mulheres Rurais de Muriaé (Amur), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), produtos do município estão conquistando novos consumidores e assegurando espaços em feiras de cidades como Juiz de Fora, Viçosa, Belo Horizonte e até Rio de Janeiro.

A entidade será presença garantida na 6º Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra), que acontecerá no Rio de Janeiro, no período de 7 a 12 de outubro. Entre os produtos que o público carioca poderá conferir estão: panos de pratos, caminhos de mesa, além de doces típicos da região, e geléias com o sabor de pimenta. As mercadorias são produzidas por mulheres dos distritos de Belisário e Pirapanema e de comunidades rurais de Barão do Monte Alto. As mulheres foram convidadas pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e os produtos ocuparão um estande especial.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O PT que quer votar em Aécio

O PT de Belo Horizonte, quem diria, tucanou. É o que revela pesquisa do Instituto Ver, realizada com um universo de 621 petistas de carteirinha, filiados ao partido. O levantamento mostra que, na pesquisa estimulada para presidente, o governador Aécio Neves (PSDB) venceria a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), por 43% a 38%. No estado, a situação inverte, os petistas dão 57% dos votos para Dilma. Mesmo assim, 26% deles, um quarto praticamente, preferiria teclar na urna eletrônica o número do governador mineiro. Na pesquisa espontânea, Dilma tem 24%, Lula 21% e Aécio 8%, mais que o próprio PT, que receberia os votos de 3%.

O resultado surpreendente pode ser efeito da eleição de Márcio Lacerda (PSB) para a Prefeitura de Belo Horizonte, que pôs petistas e tucanos do mesmo lado no palanque. É também fruto da boa avaliação que o governador Aécio Neves tem, mesmo entre os petistas. Para 42% eles, o tucano faz um governo ótimo ou bom e outros 18% têm avaliação regular positiva sobre sua gestão.

Ontem, o governador Aécio Neves teve uma conversa reservada e bastante amigável com o presidente Lula, sinal de que a pesquisa revela que existe um sentimento de evitar antagonismos insuperáveis, embora estejam de lados opostos na política. É salutar para o país, como o próprio Lula destacou dias atrás e fez questão de reafirmar a Aécio no encontro. Os pré-candidatos já colocados dão tranquilidade sobre o futuro do país. Nenhum deles é aventureiro. Pelo jeito, os petistas mineiros e, em especial os de BH, concordam com a avaliação do presidente.

Fonte: Coluna "Em Dia com Política" - EM - 30/09/2009

Leia no Estado de Minas: O PT que quer votar em Aécio.

Seminário em BH discute responsabilização de adolescentes


O segundo e último dia do II Seminário Espaço Sob Medida - Privar a Liberdade, Localizar a Responsabilidade, que aconteceu nesta quarta-feira (30), tratou da responsabilização do adolescente autor de ato infracional em relação à medida socioeducativa a ele aplicada, com contribuições de profissionais do Judiciário e da psicanálise para a discussão do tema. O evento, realizado no auditório do Hotel Promenade, em Belo Horizonte, foi organizado pela Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), através da Diretoria de Orientação Socioeducativa (DOS), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).


Leia mais na integra: Agência Minas

Anastasia cumpre agenda oficial no Espaço Minas Gerais


O governador em exercício Antonio Anastasia participou nesta quarta-feira (30), no Espaço Minas Gerais, em São Paulo, de encontros com profissionais de turismo, interessados em conhecer os atrativos turísticos das cidades mineiras. Ao lado da secretária de Turismo, Érica Drumond, Anastasia abriu o 1º Workshop de Capacitação para Operadores e Agentes de Viagem de São Paulo, oferecido pelo Espaço.

Em seu pronunciamento, o governador destacou os investimentos que estão sendo realizados pelo Governo de Minas em infraestrutura, o que facilita o acesso e a atração de turistas para o Estado.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo Aécio implementa novas técnicas para produção de leite

Até o final deste ano vai subir para 390 o número de fazendas que contam com a assistência do programa Minas Leite, criado pelo Governo Aécio Neves por meio do Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Essas propriedades são beneficiadas por ações de modernização que alcançam também os demais segmentos da cadeia produtiva do leite cadastrados no programa. Com apoio tecnológico de baixo custo, os produtores têm condições de aumentar a produtividade e melhorar a renda, oferecendo um produto de qualidade.

Na comparação com os dados do ano passado, o número de propriedades com acompanhamento do Minas Leite aumentou 270,7%. Havia 144 fazendas cadastradas no programa. “O trabalho para a inclusão de novas propriedades continua, e a meta para o próximo ano é contar com 500 unidades sob assistência, informa o coordenador do programa pela Seapa, Rodrigo Puccini Venturin. “A projeção para 2011 é de mil fazendas cadastradas”, diz ainda o assessor.

Concurso Regional de Queijo movimenta região da Canastra


Vários municípios da Serra da Canastra, no Sul de Minas, se dedicam à produção de queijo e o mais famoso deles é o Minas Artesanal.

Essa tradição é valorizada no Concurso Regional do Queijo Canastra, que será realizado nesta sexta-feira (2), a partir das 13h, no Parque de Exposição Miguel da Costa Ferreira, no município de São Roque de Minas. O concurso está em sua sétima edição e neste ano vai premiar os cinco melhores da região.

O processo de produção do queijo canastra é artesanal e obedece normas específicas para alimentos lácteos produzidos a partir de leite cru. Eles são beneficiados nas queijarias das propriedades rurais, sem utilização de técnicas industriais.



Leia mais na integra: Agência Minas

O Governador Aécio Neves representará os estados brasileiros da região Sudeste na Reunião de Cúpula dos Governadores sobre Clima Global


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, cumpre, a partir desta terça-feira (29), agenda oficial de trabalho por três países, Estados Unidos, Itália e Emirados Árabes. Aécio Neves representará os estados brasileiros da região Sudeste na Reunião de Cúpula dos Governadores sobre Clima Global 2, que acontece em Los Angeles, na Califórnia, a partir desta quarta-feira (30). O encontro reunirá técnicos, empresários, e lideranças políticas para discutir estratégias para estimular o crescimento econômico, a criação de empregos “verdes” e aumentar o uso de energia limpa, com o objetivo de reduzir o efeito estufa causado pela emissão de gases.
Na quinta-feira (1º) o governador Aécio Neves apresentará o painel “Estratégias energéticas para uma economia verde”, com exemplos de programas e projetos de sucesso com soluções para desenvolvimento sustentável da economia. Minas Gerais é hoje referência no Brasil na produção de energia limpa e na recuperação e preservação do meio ambiente.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Operação conjunta combate crime organizado no Sul de Minas


As polícias Civil e Militar de Minas Gerais realizaram uma operação conjunta com a Polícia Federal, nesta terça (29), no Sul de Minas, com o objetivo de combater a ação de organizações criminosas voltadas para o tráfico de drogas na região. Denominada como Operação Mão Negra/Integração II, a força-tarefa resultou no cumprimento de 42 mandados de prisão e 79 de busca em apreensão. Dois suspeitos foram presos e dois adolescentes apreendidos. A ação policial se desenvolveu nas cidades de Três Corações, Pouso Alegre, São Gonçalo, Monsenhor Paulo, Alfenas e Varginha.

A iniciativa de combate ao crime organizado foi um desdobramento da Operação Integração I, realizada em 12 de agosto do ano passado, que resultou na prisão de 49 pessoas. Nesta terça os policiais apreenderam armas, computadores, telefones celulares, materiais eletro-eletrônicos, balança de precisão, cocaína, pedras de crack, pequena quantidade de maconha e uma sacola com resíduos semelhantes à cocaína, além de uma motocicleta e documentos diversos.


Leia mais na integra: Agência Minas

Lei incentiva contratação de egressos do sistema prisional


O governador Aécio Neves sancionou, nesta terça-feira (29), a lei 18.401 que autoriza o Poder Executivo a subsidiar empresas que contratarem egressos do sistema prisional do Estado.

A lei, aprovada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, consolida a implantação do Projeto Regresso, lançado em junho deste ano, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e com o Instituto Minas pela Paz.

Por meio do projeto Regresso, grandes, médias e pequenas empresas poderão contratar ex-detentos que cumpriram penas nas penitenciárias e presídios e Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs).

O Governo de Minas subsidiará as empresas empregadoras com repasse de dois salários mínimos para cada ex-detento durante período de 24 meses.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aécio recebe José Camilo Zito, prefeito de Duque de Caxias e pres. do PSDB/RJ






Ouça a entrevista completa aqui

Confira, abaixo, transcrição da entrevista
Aécio Neves

Estou tendo a alegria de receber mais uma vez o amigo e essa extraordinária liderança popular do PSDB, nosso companheiro Zito, de Duque de Caxias, nosso presidente do PSDB do Rio, acompanhado do amigo Amorelli, seu vice.

Na verdade, o Zito me dá a oportunidade de falar um pouco sobre o Rio, mas também um pouco sobre o Brasil. Tive a oportunidade de fazer para ele um relato sobre essas nossas reuniões que têm ocorrido em várias partes do Brasil, da confiança que tenho de que o PSDB está no caminho certo discutindo primeiro o seu projeto para, tendo essas bandeiras já definidas, aí sim definir o candidato. Ele concorda que essas reuniões são extremamente importantes e todos nós sabemos que a posição do partido no Rio de Janeiro é absolutamente vital.

O Zito é uma liderança consensual do partido no Rio de Janeiro, ele tem se colocado extremamente aberto à condução desse processo, ele tem conversado também com outras forças políticas e nós todos do partido, que não estamos no Rio de Janeiro, no meu caso especial com meus vínculos tão afetivos e pessoais com o Rio, temos sempre um olhar lá, de atenção, para que tenhamos o melhor caminho.

Não há ainda, como não há no plano federal, no plano estadual uma definição, mas o companheiro Zito me traz aqui luzes e uma palavra de muito otimismo com relação às nossas condições de enfrentarmos as eleições do ano que vem e termos também no Rio de Janeiro um belo resultado.

Que luzes são essas? Vai haver um palanque lá forte?

Acho que sim. É necessário que haja um palanque. O PSDB está unido. O partido vem se fortalecendo, vem buscando modernizar o seu perfil. Tivemos durante a última eleição para a capital uma aliança com algumas forças políticas, entre elas o próprio PV, mas é muito natural que, a partir do momento que o PV apresenta uma candidatura presidencial, o PSDB se reúna para discutir esse processo para darmos ao candidato do partido, qualquer que seja ele, as melhores condições de disputa no Rio de Janeiro. Não há uma definição de quais sejam essas condições, até porque as conversas ainda continuam com todas essas forças políticas.

Estou muito feliz porque tive a oportunidade de estar com Zito durante a sua campanha em Caxias e conheci uma forma, até um pouco diferente da nossa, mas extremamente próxima à população, ao povo, de se fazer uma campanha eleitoral. É algo que me chamou muito a atenção. Acho que o Zito ajuda ao PSDB a ter esse cheiro de povo que em determinados momentos da nossa história nós andamos perdendo.

Prefeito Zito
O PSDB vai ter candidato ao governo ou é possível ainda uma aliança, uma composição com outro nome?

Tudo é possível. A situação da candidatura presidencial não está resolvida, está indefinida e a minha vinda aqui é primeiro para pegar esses bons fluidos desse governo altamente positivo e de um governador campeão. Acho que o nosso país está em estado de graça e o PSDB muito mais ainda porque tem dois candidatos altamente vencedores. Um jovem campeão que nos ensina cada vez mais a governar, uma cidade, um Estado e quem sabe, se for da vontade de Deus, um país. A minha vinda aqui, quero deixar bem claro, que um palanque do PSDB ou não no Estado do Rio de Janeiro, ele pode ser importante como não. O PMDB em vários estados tem aderido ao PSDB. Esperamos que com Aécio candidato a presidente, o PMDB possa até ser um dos nossos aliados no Estado do Rio de Janeiro, quem sabe? Vamos aguardar o momento certo.

Quer dizer que muda, se for Serra é uma coisa, se for o Aécio é outra? O que muda?

Não, não é questão de mudança. Um é mais maleável que o outro, o outro tem mais jogo de cintura que o outro.

Quem tem mais jogo de cintura e quem é mais maleável?

Eu como presidente regional do PSDB, não consigo esconder que eu sou mais Aécio. Eu tenho uma visão de que esse país precisa renovar, precisamos dar demonstração como aconteceu aqui em Belo Horizonte a transformação de um estado em oito anos e de um governador que trata a todos na situação de igualdade, que demonstra a sua humildade, a sua popularidade, enfim, essa é uma discussão que não é do Zito, enquanto prefeito que sou. Uma discussão que será do Zito presidente de um partido e toda a cúpula nacional que discutirá no momento certo. Volto a frisar, graças a Deus, temos dois grandes candidatos que, certamente, aquele que for escolhido tem uma possibilidade enorme de governar esse país.

O senhor disse que na hipótese do governador Aécio Neves ser o candidato, é possível uma aproximação com o PMDB lá, mas o PMDB lá, o Sérgio Cabral é candidato à reeleição. Isso significa que é possível uma composição do senhor apoiando o governador Cabral?

É uma possibilidade não só com o Aécio, com o Serra também. O PMDB em vários estados já está aderindo ao PSDB e certamente uma candidatura vitoriosa que será a do Aécio ou do Serra, o Sérgio Cabral é inteligente e capaz de entender o quanto será importante a adesão do PSDB, que tenha um vice do PSDB, enfim, política é diálogo e as portas do PSDB estarão abertas. Nós não temos nada contra o governador Sérgio Cabral, até porque ele foi do nosso partido.

Sobre conversas do PSDB com o deputado federal Fernando Gabeira.

Eu acho viável, toda conversa política é viável. E fica muito mais fácil quando é bom para dois. Não pode ser bom só para o Gabeira. Tem que ser bom, principalmente, para o PSDB.

Aécio Neves

O PMDB na Assembleia Legislativa, na semana passada, disse que agora é oposição. Como é que o senhor vai costurar essa questão agora?

Não muda nada na minha avaliação. O governo tem a sua ampla maioria desde o início do governo e essa maioria não se dá em razão de se gostar mais ou menos do governador. É pelos resultados do governo. Continuarei tratando os peemedebistas, as lideranças do PMDB, os prefeitos do PMDB como sempre tratei até agora, inclusive os prefeitos do PT. Isso, talvez, seja uma marca do nosso governo. Não há aqui qualquer tipo de discriminação. Nós, felizmente, estamos passando do momento mais agudo da crise, vamos cumprir integralmente a nossa proposta orçamentária, vamos entrar no ano que vem com muito vigor, com grandes projetos focados principalmente nos municípios. Essa tem sido, talvez, a nossa maior marca, a transferência de recursos em, enfim, convênios permanentes com os municípios e é isso que vai definir, lá na frente, as eleições.

Eu acho que setores – nós vemos hoje o PMDB com uma disputa interna, não cabe a mim adentrar nessa disputa -, mas qualquer seja a decisão que eles tomarem na Assembleia será respeitada por mim. Não muda o tratamento que eu dou aos municípios mineiros governados pelo PMDB ou por qualquer outro partido.

Mas há uma queda da receita de R$ 2 bilhões até o fim do ano.

O que está sendo recompensado com esses recursos do Banco Mundial que nós estamos já recebendo e essa nova linha de financiamento que nós vamos estar recebendo até abril do ano que vem. Nós vamos com isso complementar e compensar as perdas que nós tivemos com a diminuição da arrecadação.

Essa decisão do PMDB na Assembléia não distancia o PSDB do PMDB em Minas Gerais para 2010?

Ao contrário. Meu sentimento é inversamente contrário a esse.

Homem reage e mata assaltante dentro de casa no bairro Bonfim



FERNANDA PENNA
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

Um homem morreu, na madrugada desta terça-feira (29), ao tentar assaltar uma casa no bairro Bonfim, na região Noroeste de Belo Horizonte. O suspeito invadiu o local pela janela por volta das 3h. Ele se armou com uma faca da cozinha e ao entrar no quarto, o dono da casa, que saía do banho, sacou uma pistola 765 e atirou no homem. O tiro pegou nas costas e passou pelo tórax do assaltante. Em tentativa de fuga, ele pulou pela janela da casa e caiu de uma altura de seis metros.

Segundo a Polícia Militar (PM), o autor do disparo é funcionário da Minas Gerais Administração e Serviços S.A (MGS) e possui porte de armas. Ele disse durante depoimento no Departamento de Investigações (DI), que viu um vulto na cozinha e resolveu atirar. O homem que mora com a esposa e com o filho, nada sofreu.

A vítima ainda não foi identificada. Com ela, foi apreendido um cachimbo usado para fumar crack e um cartão telefônico.

O homem que atirou no assaltante foi ouvido pelo delegado. Ele foi preso em flagrante por homicídio doloso (quando há intenção de matar), mas foi liberado e vai responder o processo em liberdade. O delegado entedeu que o homem agiu em legítima defesa e, por isso, ele não vai ficar recluso.

Artistas do Vozes do Morro 2009 concluem curso do Sebrae


Os selecionados do Vozes do Morro 2009 concluem, nesta quarta-feira (30), o curso "O Nosso Negócio é Música", de produção e gestão cultural, oferecido pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e desenvolvido especialmente pelo Sebrae para esses artistas.

Como trabalho final, os alunos desenvolveram um projeto para captação de recurso junto à iniciativa privada. O caráter prático do curso foi destacado por alguns dos selecionados, que já estão aplicando os conhecimentos adquiridos.

As bandas Cajaba e Seu Silva se uniram para montar o projeto de uma turnê de artistas do Vozes do Morro 2009 para ser oferecida a prefeituras de Minas Gerais, conforme explicou Danilo Fernandes, vocalista do Cajaba.

Ele disse que a banda já está colocando em prática o que aprendeu. “Tivemos muitas informações de como se deve portar perante a pessoa que vai contratar o show. Aprendemos que é preciso mostrar não só o que aparece no palco, mas todo o trabalho da banda”, exemplificou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Áudio: Entrevista do governador Aécio Neves e do prefeito de D. de Caxias, José Camilo Zito

Local: Palácio das Mangabeiras - Belo Horizonte
Data: 29/09

Assuntos: Eleições 2010 e PSDB

Para ouvir a entrevista clique aqui



Fonte: Agência Minas

Servas e Governo de Minas entregam novas Brinquedotecas


O Servas e Governo de Minas entregam, nesta quarta-feira (30), Brinquedotecas Móveis nas cidades de Ponte Nova e Poços de Caldas. As Brinquedotecas visam contribuir com a recuperação de crianças e adolescentes em tratamento de saúde.

Em Ponte Nova a entrega acontece às16h na Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores (sala de conforto médico) – rua Doutor Leonardo, 200, Centro. Na cidade de Poços de Caldas a entrega será às 15h, no Espaço Cultural da Urca – Auditório - Praça Getúlio Vargas, s/n – Centro.

A Brinquedoteca Móvel é formada por dois grandes cubos sobrepostos e articulados equipados com 96 itens entre bonecas, carrinhos, livros, lápis, jogos, DVD, MP4 e TV LCD. O equipamento é leve, tem rodízios que facilitam o transporte para os diversos ambientes do hospital. É equipada com bandejas de apoio para que a criança no leito possa brincar.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governador cumprirá agenda nos EUA, Itália e Emirados Árabes


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, cumpre, a partir desta terça-feira (29), agenda oficial de trabalho por três países, Estados Unidos, Itália e Emirados Árabes. Aécio Neves representará os estados brasileiros da região Sudeste na Reunião de Cúpula dos Governadores sobre Clima Global 2, que acontece em Los Angeles, na Califórnia, a partir desta quarta-feira (30). O encontro reunirá técnicos, empresários, e lideranças políticas para discutir estratégias para estimular o crescimento econômico, a criação de empregos “verdes” e aumentar o uso de energia limpa, com o objetivo de reduzir o efeito estufa causado pela emissão de gases.

Na quinta-feira (1º) o governador Aécio Neves apresentará o painel “Estratégias energéticas para uma economia verde”, com exemplos de programas e projetos de sucesso com soluções para desenvolvimento sustentável da economia. Minas Gerais é hoje referência no Brasil na produção de energia limpa e na recuperação e preservação do meio ambiente.


Leia mais na integra: Agência Minas

Defesa Social assume a cadeia pública de Manhuaçu


A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) assumiu, nesta terça-feira (29), a administração da Cadeia Pública de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. Com a ação, o sistema passa contar com 91 unidades sob sua custódia. A transferência coloca a guarda dos presos sob a responsabilidade de uma equipe formada por 69 agentes de segurança prisional (59 masculinos e dez femininos) especialmente treinada para a função. Desta forma, seis policiais civis e seis policiais militares voltarão às suas atividades de investigação e policiamento preventivo, respectivamente.

O delegado titular da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil destacou a importância da mudança de gestão para a Suapi, relembrando o compromisso que o Governo do Estado firmou de assumir as carceragens que estão sob responsabilidade da Polícia Civil. “A promessa está sendo cumprida, o que é uma grande vitória. A partir de agora teremos mais tranqüilidade para trabalhar e exercer nossas funções constitucionalmente previstas“, destacou.

Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Biota Minas tem 20 propostas de pesquisas aprovadas


A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) acaba de divulgar o resultado do edital de "Apoio ao Desenvolvimento de Pesquisas e a Estruturação do Biota Minas" (14/2009). Ao todo foram recebidas 71 propostas de pesquisa sobre a biodiversidade mineira. Destas, 20 foram aprovadas e juntas receberão R$ 1,5 milhão em recursos. O destaque foi a
Universidade Federal de Lavras (UFLA), que teve oito propostas aprovadas. Biodiversidade aquática, de mamíferos, peixes, répteis, anfíbios e vegetais de diversas regiões mineiras foram alguns dos temas dos projetos aprovados.

O objetivo do edital é financiar atividades de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico ou de inovação sobre a biodiversidade em Minas Gerais, consolidando a implantação do Programa Biota Minas.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Programa conta com a parceria da Fundação Biodiversitas e financiamento da Fapemig e prevê o mapeamento da fauna e flora mineira. O resultado do edital, incluindo as propostas não aprovadas, pode ser consultado no site da Fapemig.


Matéria publicada: Agência Minas

Especialistas de vinte países debatem anemia falciforme



Doença genética de maior incidência no Brasil - anemia falciforme - será foco das atenções de profissionais de saúde de diferentes especialidades, pesquisadores e gestores públicos de mais de 20 países, reunidos de quinta (3) a segunda-feira (7), no Minascentro, em Belo Horizonte, durante o V Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias e o Encontro Pan-Americano para Doença Falciforme – Organização Pan-Americana de Saúde/ Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

O Encontro Pan-Americano, nos dias 3 e 4 de outubro, e o Simpósio, de 4 a 7, marcam o aumento da atenção e da preocupação com a doença falciforme no contexto da saúde pública mundial. Temas relativos ao contexto atual da doença, com ênfase em pesquisas científicas inovadoras e nos avanços para o tratamento e acompanhamento de pacientes serão tratados com profundidade e com vistas à implantação de melhorias e benefícios para as populações de todos os países envolvidos, que assinarão um protocolo de intenções.

A realização do Simpósio possui uma ampla parceria institucional - que envolve a Fundação Hemominas, o Ministério da Saúde do Brasil, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – por meio do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad). O evento também possui a chancela da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e será precedido pelo Encontro Pan-Americano para Doença Falciforme (Opas / OMS).


Leia mais na integra: Agência Minas

Mostra de arte e tecnologia do Plug Minas começa Hoje


O secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant, abre nesta segunda-feira (28), às 10 horas, a I tec_arte - Mostra de Arte e Tecnologia do Plug Minas. A iniciativa, que acontece no auditório do Plug Minas (rua Santo Agostinho, nº 1.271, bairro Horto, Belo Horizonte), se estende até o próximo dia 2 de outubro, vai demonstrar algumas possibilidades de expressões artísticas e descortinar o universo da cultura digital e do Plug Minas

A mostra recebe a maior estrutura de infláveis construída pelo arquiteto Paulo Waisberg e dentro do espaço, os visitantes passam de espectadores a contribuintes das obras, devido à interatividade que a arte cibernética propõe.

Outros destaques da exposição são a obra volúmens, uma composição com cubos que reagem aos sons produzidos em seu entorno com cores e texturas e mtˆ2, um sequenciador musical formado por uma matriz tonal controlada por toques, criadas pela empresa Coddart. Além das obras propostas pela Coddart, estará disposto no espaço um dispositivo de realidade aumentada, desenvolvido pela 3bits, no qual é possível apontar objetos para a câmera e interagir com objetos tridimensionais, combinando assim elementos virtuais com o ambiente real.


Leia mais na integra: Agência Minas

Escola de Governo da FJP prorroga inscrições para curso


A Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, da Fundação João Pinheiro (FJP), prorrogou para 16 de outubro o prazo final de inscrições para o II Curso de Especialização em Segurança Pública e Justiça Criminal. Regulamentado pelo Edital nº 009/2009, o processo seletivo oferece 50 vagas para policiais (civis, militares, rodoviários e federais), bombeiros militares, guardas municipais, funcionários do sistema prisional e das secretarias (estaduais e municipais de defesa social, segurança pública e órgãos assemelhados) e profissionais da área que tenham formação superior e estejam em exercício no estado de Minas Gerais.

As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas na Secretaria de Registro e Controle Acadêmico da Escola de Governo / Fundação João Pinheiro (Alameda das Acácias, n° 70, São Luiz – Pampulha, Belo Horizonte), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo conhece novo sistema para construção de pontes


Um novo sistema de construção de pontes será mostrado nesta terça-feira (29) ao secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, no município de Perdões, Sul de Minas. O projeto vai ser apresentado pela Construtora Potencial Dark e utiliza vigas metálicas associadas a tabuleiros pré-moldados, o que permite uma redução de até 40% no tempo de execução dos trabalhos.

Este ano, o Governo de Minas está investindo R$ 32,8 milhões na construção de 218 pontes, para atender a 118 convênios assinados por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) com os municípios. “Estamos trabalhando para garantir mobilidade para os mineiros. Melhoramos as rodovias, já levamos acesso pavimentado a 122 municípios e estamos investindo forte na melhoria da mobilidade nos municípios”, disse o secretário de Transporte e Obras Públicas, Fuad Noman.


Leia mais na integra: Agência Minas

domingo, 27 de setembro de 2009

Aécio Neves em pronunciamento no encontro do PSDB em Natal

Aécio e Serra querem adiar escolha de nome


Os dois tucanos definiram uma estratégia para resistir à pressão

Natal. Os dois pré-candidatos do PSDB a presidente, governadores de São Paulo, José Serra, e de Minas Gerais, Aécio Neves, montaram uma ofensiva conjunta para resistir à pressão da cúpula do PSDB para antecipar a definição do tucano que vai disputar o comando do Planalto. O PSDB tem pressa de apresentar seu presidenciável ao eleitor e pressiona Serra para assumir logo que postula a cadeira do presidente Lula em 2010. Para driblar dirigentes nacionais e estaduais que querem forçar uma definição em outubro, Serra e Aécio decidiram reagir e fincar pé no cronograma inicial. Ambos trabalham para que a escolha se dê apenas em dezembro. "Tenho conversado muito com o Serra. Temos uma estratégia comum e estamos muito afinados", afirmou Aécio, destacando que os dois se falam "várias vezes por semana por telefone".

Eles foram as estrelas do quarto encontro nacional do PSDB, que levou tucanos de todos os Estados a Natal (RN) para discutir as propostas de educação e inclusão social que serão levadas aos palanques no ano que vem. "A angústia de escolher um candidato é muito mais do Palácio do Planalto do que do Bandeirantes e do Palácio da Liberdade", discursou Aécio. "Quem tem pressa é o governo; nós, da oposição, não temos", concordou Serra.

A direção partidária já identificou a resistência da dupla, mas não se dá por vencida. Com o apoio velado de tucanos paulistas e até de mineiros, dirigentes de vários Estados insistem na tese de antecipar a apresentação do candidato e apostam que será possível lançar em novembro, no máximo, o nome do tucano que disputará o Planalto em 2010.

Nenhum dos dois quis assumir a candidatura, mas ambos comportaram-se como candidatos em campanha ontem. Além de reafirmarem que estarão juntos, quem quer que seja o escolhido, os dois procuraram exibir a unidade não só no seminário como no restaurante regional em que o tucanato se reuniu para um almoço no meio da tarde. Os dois governadores desfilaram pelas mesas lotadas e conversaram com eleitores.

Plano B
Aécio Neves e José Serra voltaram a dizer que um é o plano B do outro. Também descartaram a formação de uma chapa puro-sangue e evitaram falar em nomes para o posto de vice na chapa tucana