segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Após 56 dias de tempo seco, a chuva chegou mais cedo este ano à Região Metropolitana de Belo Horizonte e surpreendeu os moradores da capital na manhã desta segunda-feira. Segundo a meteorologia, uma frente fria chegou a Minas Gerais neste fim de semana, derrubou a temperatura e causou precipitação em praticamente todas as regiões do estado. Segundo o meteorologista Ruibran dos Reis, do Instituto MG Tempo/Cemig/PUC Minas, somente nesta madrugada, choveu 17 milímetros na Grande BH, muito acima da média prevista para todo o mês de agosto.

“Este ano, esperávamos apenas 14 milímetros para o mês, já que tradicionalmente este é um mês seco”, explica. Em outras regiões do estado, o dia também amanheceu chuvoso, como Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul de Minas, Leste, Nordeste e alguns municípios da Região Norte. A previsão é de que a chuva continue até a próxima quarta.Em 2009, segundo Ruibran dos Reis, a temporada de chuva contínua deve começar mais cedo, em meados de setembro, para quando são esperadas as primeiras pancadas mais fortes. O meteorologista explica que a antecipação é consequência do fenômeno El Niño e do aquecimento global. “Com o efeito estufa, está impossível fazer qualquer previsão regular. Agora, o clima de um ano pode ser completamente diferente do próximo”, reforça.

Chuva causa transtornos

Motoristas que precisarem transitar pela BR-381 devem ter paciência e redobrar atenção. A pista molhada, o excesso de curvas e a imprudência são causas de diversos acidentes graves que interditam a rodovia. No km 414, em Caeté, um Ford Eco Sport capotou.

Já na altura do km 410, no município de Nova União uma cegonheira tombou e ainda no mesmo trecho no sentido João Monlevade um caminhão carregado saiu da pista. No Km 377, no trevo de Itabira, duas carretas bateram de frente, deixando a pista totalmente interditada. A Polícia Rodoviária Federal ainda não tem notícias de vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário