sábado, 17 de outubro de 2009



Num dia em que a confusão e a espera ditaram o tom no treino classificatório deste sábado devido à forte chuva que caiu em Interlagos, Barrichello garantiu a primeira posição no grid da corrida de domingo com o tempo de 1min19s576, colocando 12 carros entre ele e Button.

O brasileiro, que havia feito a pole em 2003 e 2004, desceu do carro comemorando e fazendo sinal de positivo para as câmeras, após ter conseguido avançar para a disputa da pole apenas com o último tempo entre os 10 classificados.

Button lidera o Mundial 14 pontos à frente de Barrichello e com 16 a mais que Sebastian Vettel, da Red Bull. Barrichello precisa vencer a corrida para ter chances de levar a decisão para a última corrida da temporada, em Abu Dhabi, mas tem que torcer para o inglês não terminar em terceiro em Interlagos, o que lhe dará o título independentemente dos resultados de seus adversários.

Único outro concorrente ao título, Vettel viu suas já fracas chances serem bastante prejudicadas ao ser eliminado na primeira parte do treino e vai largar apenas em 16o, o que contradiz aqueles que achavam que o tempo úmido iria favorecer a Red Bull.

Sob chuva intensa, o treino começou no horário, às 14h, mas apenas quatro minutos depois Giancarlo Fisichella, da Ferrari, escorregou no S do Senna e acabou parando atravessado no meio da pista, o que provocou a bandeira vermelha.

Após os carros da organização verificarem as condições da pista, a primeira sessão classificatória foi retomada após 14 minutos, quando a chuva já havia diminuído bastante e não chegava nem perto do temporal que caiu pela manhã.

Mas ela ia e voltava, e ora os tempos melhoravam, ora pioravam, entre uma rodada e outra dos carros, entre uma escapada de traseira e outra.

Justamente quando tentava sua última volta cronometrada para não ser eliminado na primeira parte do treino, Vettel viu a chuva piorar, escorregou de traseira algumas vezes e acabou terminando em 16o lugar no grid, com 1min25s009.

A incógnita continuou em seguida, com mais atrasos para o início da segunda parte da classificação e, mais uma vez, após apenas dois minutos, a bandeira vermelha voltou a suspender o treino depois que Vitantonio Liuzzi, da Force India, bateu no muro, espalhando pedaços do carro pela pista.

A espera então se instalou. Barrichello por um instante parecia estar tirando um cochilo no cockpit, e os chefes de equipe aguardavam nas cabines. Os carros de inspeção saíram três vezes à pista, até que enfim o céu abriu e possibilitou a finalização da sessão, 1 hora e 10 minutos após a última bandeira vermelha.

Restavam apenas 12 minutos e 24 segundos para o final da segunda parte do treino com pista ainda molhada, e Button tentou até o último instante não ser eliminado, mas não conseguiu impor um ritmo forte com os pneus desgastados e não melhorou seu tempo, registrando 1min22s504.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Copasa faz nova programação para obras do Ribeirão Arrudas, na avenida Tereza Cristina, em Belo Horizonte


Com a chegada do período chuvoso, as obras de rebaixamento e concretagem do Ribeirão Arrudas, na avenida Tereza Cristina, em Belo Horizonte, foram replanejadas pela Copasa. Iniciada em abril deste ano, a obra já está com 80% dos serviços de revestimento da calha do ribeirão, o que garante uma situação de vazão bem superior ao do início das obras. As fortes chuvas estão impedindo o andamento dos serviços no leito do ribeirão, provocando a destruição das rampas de acesso que também serviam como barragens, além de destruir as manilhas de desvio das águas.
A Copasa, visando a integridade dos operários e no intuito de evitar o barramento das águas com o material levado pela correnteza, reprogramou a conclusão dos serviços para junho de 2010. Mas as obras não pararam. No momento, os serviços estão concentrados na desobstrução da calha e na execução de proteção dos interceptores de esgoto, bem como na recuperação das paredes laterais.

Leia mais na integra: Minas em pauta

Funed divulga conhecimento em ciência e tecnologia em saúde


Entre os dias 19 e 23 de outubro, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) será uma das sedes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada desde 2004 por iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia. O tema de 2009 é “Cientistas brasileiros” e, neste ano, por meio de um edital divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), do Governo Aécio Neves, mais instituições produtoras de conhecimento tiveram a oportunidade de participar com exposições e atividades em Minas Gerais. A Funed escolheu como tema “Animais peçonhentos – conhecer e não temer”.

Leia mais na integra: Agência Minas

Plano diretor vai definir entorno da Cidade Administrativa



Proposta deve ser encaminhada pelo prefeito Marcio Lacerda para análise do Legislativo municipal

O governador Aécio Neves participou, nesta quinta-feira (15/10), no Palácio das Mangabeiras, de reunião de trabalho com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Durante o encontro, que contou com a presença do vice-governador Antonio Anastasia, e do presidente da Codemig, Oswaldo Borges, eles conversaram sobre a elaboração de uma proposta de lei para criar um plano diretor, que definiria regras para ocupação do entorno da Cidade Administrativa. O complexo de prédios,em construção no bairro Serra Verde, abrigará toda a administração direta do Estado, incluindo secretarias e órgãos estaduais.
“Estamos preparando a redação final da proposta de lei do Plano Diretor e da Lei de Uso e Ocupação do Solo para enviar na próxima semana para a Câmara. O Governo do Estado contratou um trabalho de consultoria, que ficou pronto recentemente, sobre as hipóteses da melhor ocupação no entorno da Cidade Administrativa. Tivemos uma discussão técnica no sentido de definirmos, trocando ideias sobre a visão da Prefeitura, a visão do Governo do Estado, sobre como encaixar, no projeto do Plano Diretor Lei do Uso e Ocupação, as áreas no entorno, na área de influência da futura Cidade Administrativa“, afirmou o prefeito Marcio Lacerda em entrevista após a reunião.

Matéria publicada: Agência Minas

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Senador Eduardo Suplicy desfila de cueca vermelha no Congresso


Petista participou nesta quinta de gravação de programa humorístico.

Em agosto, ele deu cartão vermelho a Sarney pela crise do Senado.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desfilou nesta quinta-feira (15) de cueca vermelha pelo Salão Azul do Congresso Nacional, atendendo a um pedido de um programa humorístico. Conhecido por sua irreverência, o senador já protagonizou a distribuição de cartão vermelho ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no auge da crise política enfrentada pela Casa, e até cantou um rap do Racionais MC em uma das comissões do Senado, em 2007. (Foto: Roberto Stuckert Filho/Agência O Globo )

Greve na CEF já traz transtorno à população


A greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) em diversos estados brasileiros, entre eles Minas Gerais, completou 22 dias nesta quinta-feira. Tanto tempo com agências fechadas - desde 24 de setembro - começa a provocar transtornos maiores para clientes e outras pessoas que precisam utilizar os serviços da instituição.


As lotéricas de Belo Horizonte e Região Metropolitana já registram um acréscimo entre 60% e 70% no seu movimento. Mesmo assim, não são capazes de atender a todas as necessidades dos cidadãos, em função, principalmente, das restrições que existem em sua atuação como correspondente bancário.

Exemplos para ilustrar os problemas que as pessoas estão enfrentando não faltam. O vendedor João Antônio Fonseca esteve nesta quinta-feira em duas agências da Caixa, na tentativa de sacar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Não conseguiu.

Tentou então em uma lotérica, onde foi informado que isso só seria possível para valores de até R$ 1.000 e com o Cartão Cidadão. Seu saque até estava dentro do limite (R$ 800, mais ou menos), porém ele não é portador do cartão.

Leia na ìntegra: Hojeemdia

Garoto de 6 anos que estaria em balão é encontrado nos EUA, diz polícia


Polícia acreditava que ele poderia ter caído durante voo.
Artefato foi construído pela família do menino.

O garoto de 6 anos que teria voado em um balão desgovernado nesta quinta-feira (15) no estado americano do Colorado foi encontrado vivo, informou a CNN.

O garoto de seis anos que se imaginava que estivesse no artefato não foi encontrado quando o balão caiu. Segundo a emissora americana, o menino foi achado escondido dentro de uma caixa, em casa.

Um porta-voz da polícia havia dito antes que havia a possibilidade de o garoto ter caído do balão, uma vez que uma das portas parecia estar aberta.

Agricultura familiar de Minas Gerais tem produtos desonerados


A comercialização de produtos da agricultura familiar, em Minas Gerais, agora tem tratamento tributário especial. De acordo com Protocolo de Intenções assinado pelo governador Aécio Neves, e que será publicado no “Minas Gerais” desta quinta-feira (15), a desoneração será de 61,11% quando a operação for tributada com alíquota de 18%. Já no caso de tributação com alíquota de 12%, a desoneração será de 31,66%. O imposto será recolhido mediante a aplicação de crédito presumido resultando em carga tributária efetiva de 3%.


O protocolo tem a participação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Leia mais na integra: Agência Minas

Divulgados vencedores do Encontro de Jovens Pesquisadores



Foi anunciado nesta quarta-feira (14) o resultado do 1° Encontro de Jovens Pesquisadores da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). O evento foi realizado dentro da programação da 5ª Feira de Inovação Tecnológica – Inovatec, tendo sido um dos estandes mais visitados.

Os vencedores na categoria Ensino Superior foram os seguintes:

- Primeiro lugar: “Análise laboratorial do desaguamento do lodo residual de estação de tratamento de água por meio de geossintéticos”, do Cefet, com 288 pontos.

- Segundo lugar: “Desenvolvimento de um Projeto de uma Cadeira de Rodas com uma Rampa Acoplada”, do Centro Universitário do Sul de Minas, com 287 pontos.

- Terceiro lugar: empate entre “Almanaque da Biodiversidade Oculta nas águas das veredas”, da UFMG e “Dispositivo Eletrônico para avaliação da resistência à compreensão do concreto no estado plástico”, do Cefet, com 286 pontos cada um.

Leia mais na integra: Agência Minas

Aécio Neves anuncia investimentos de R$ 9,5 bi da Vale em Minas


O governador Aécio Neves e o presidente da Vale, Roger Agnelli, assinaram um comunicado conjunto nesta quarta-feira (14), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, de investimentos de R$ 9,5 bilhões da empresa na implantação e expansão de mina e usinas de beneficiamento de minério em Minas Gerais, abrangendo sete municípios do Estado: Itabira, Itabirito, Barão de Cocais, Caeté, Raposos, Rio Acima e Santa Bárbara. O projeto vai gerar 2.200 empregos diretos até 2015, quando estará concluído. Entre diretos e indiretos, serão criados 9.930 empregos. Os investimentos serão distribuídos entre três projetos da Vale - Apolo, Itabira e Vargem Grande.

“A parceria entre o Estado de Minas Gerais e a Vale é histórica. Durante muito tempo foram quase que uma coisa só. O projeto de desenvolvimento de Minas Gerais ocorreu conjuntamente com o processo de crescimento e de fortalecimento da Vale. Por isso, o que queremos é aprofundar essa parceria. É muito importante que tenhamos em Minas futuros novos investimentos que agreguem ainda maior valor à matéria-prima daqui extraída”, disse Aécio Neves, em pronunciamento durante a solenidade.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governo de Minas entrega casas e equipamentos em Uberlândia


O vice-governador Antonio Anastasia entregou, nesta quarta-feira (14), 120 casas de três conjuntos habitacionais em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A inauguração do Jardim Europa A, Jardim Europa B e Jardim das Palmeiras II foi realizada na rua do Vaticano, esquina com rua Solimões, bairro Jardim Europa A, onde os novos mutuários receberam as chaves dos imóveis. Os empreendimentos fazem parte do programa Lares Geraes - Habitação Popular, realizado pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG). O investimento total do Governo de Minas nas obras foi de R$ 2,55 milhões.

Durante a solenidade, o vice-governador ressaltou a importância do programa mineiro de habitação que, ao longo dos anos, vem avançando no combate ao déficit habitacional em Minas Gerais. “Já são 20 mil casas em cerca de 400 conjuntos construídos em todo o Estado. Não só em cidades grandes, mas também nas pequenas cidades, para levar qualidade de vida e moradia digna às famílias mineiras”, ressaltou Antonio Anastasia.


Leia mais na integra: Agência Minas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CARTA PUBLICADA NO ESTADÃO

Carta-resposta de um Juiz ao Presidente Lula publicada no Estadão

Mensagem ao presidente!



Estimado presidente, assisti na televisão, anteontem, o trecho de seu discurso criticando o Poder Judiciário e dizendo que V. Exa. e seu amigo Márcio, ministro da Justiça, há muito tempo são favoráveis ao controle externo do Poder Judiciário, não para 'meter a mão na decisão do juiz', mas para abrir a 'caixa-preta' do Poder.

Vi também V. Exa. falar sobre 'duas Justiças' e sobre a influência do dinheiro nas decisões da Justiça.

Fiquei abismado, caro presidente, não com a falta de conhecimento de V.Exa., já que coisa diversa não poderia esperar (só pelo fato de que o nobre presidente é leigo), mas com o fato de que o nobre presidente ainda não se tenha dado conta de que não é mais candidato.

Não precisa mais falar como se em palanque estivesse; não precisa mais fazer cara de inconformado, alterando o tom da voz para influir no ânimo da platéia. Afinal, não é sempre que se faz discurso na porta da Volks.

Não precisa mais chorar.

O eminente presidente precisa apenas mandar, o que não fez até agora.
Não existem duas Justiças, como V. Exa. falou. Existe uma só.
Que é cega, mas não é surda e costuma escutar as besteiras que muitos falam sobre ela.

Basta ao presidente mandar seu amigo Márcio tomar medidas concretas e efetivas contra o crime organizado.

Mandar seus demais ministros exercer os cargos para os quais foram nomeados.
Mandar seus líderes partidários fazer menos conchavos e começar a legislar em favor da sociedade.
Afinal, V. Exa. foi eleito para isso.

Sr. presidente, no mesmo canal de televisão, assisti a uma reportagem dando conta de que, em Pernambuco (sua terra natal), crianças que haviam abandonado o lixão, por receberem R$ 25 do Bolsa-Escola , tinham voltado para aquela vida (??) insólita simplesmente porque desde janeiro seu governo não repassou o dinheiro destinado ao Bolsa-Escola .

E a Benedita, sr. presidente? Disse ela que ficou sabendo dos fatos apenas no dia da reportagem.

Como se pode ver, Sr. presidente, vou tentar lembrá-lo de algumas coisas simples.
Nós, do Poder Judiciário, não temos caixa-preta. Temos leis inconsistentes e brandas
(que seu amigo Márcio sempre utilizou para inocentar pessoas acusadas de crimes do colarinho-branco).
Temos de conviver com a Fazenda Pública (e o Sr. presidente é responsável por ela, caso não saiba),sendo nossa maior cliente e litigante, na maioria dos casos, de má-fé.
Temos os precatórios que não são pagos.
Temos acidentados que não recebem benefícios em dia (o INSS é de sua responsabilidade, Sr. presidente).
Não temos medo algum de qualquer controle externo, Sr. presidente.
Temos medo, sim, de que pessoas menos avisadas, como V. Exa. mostrou ser, confundam controle externo com atividade jurisdicional (pergunte ao seu amigo Márcio, ele explica o que é).

De qualquer forma, não é bom falar de corda em casa de enforcado.
Evidente que V. Exa. usou da expressão 'caixa-preta' não no sentido pejorativo do termo.

Juízes não tomam vinho de R$ 4 mil a garrafa.
Juízes não são agradados com vinhos portugueses raros quando vão a restaurantes.
Juízes, quando fazem churrasco, não mandam vir churrasqueiro de outro Estado.
Mulheres de juízes não possuem condições financeiras para importar cabeleireiros de outras unidades da Federação, apenas para fazer uma 'escova'.
Cachorros de juízes não andam de carro oficial.
Caixa-preta por caixa-preta (no sentido meramente figurativo), sr. presidente, a do Poder Executivo é bem maior do que a nossa.

Meus respeitos a V. Exa. e recomendações ao seu amigo Márcio.

P.S.: Dê lembranças a 'Michelle'.
(Michelle é cachorrinha do presidente que passeia em carro oficial)

Ruy Coppola, juiz do 2.º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, São Paulo

Aécio Neves e Lula se reúnem no Norte de Minas


PIRAPORA (14/10/09) - O governador Aécio Neves se reuniu, nesta quarta-feira (14), em Pirapora, no Norte de Minas, com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve em Buritizeiro vistoriando obras de saneamento básico, ao lado de ministros de Estado. Aécio Neves destacou a importância das parcerias entre município, Estado e União na realização de obras em Minas Gerais. Ele ressaltou a necessidade de haver um planejamento maior no desenvolvimento de projetos conjuntos.

“As obras do governo federal são muito bem vindas a Minas. Gostaria até que elas viessem num volume ainda maior. Acho apenas que Minas Gerais precisaria de um volume mais expressivo, de um planejamento maior em relação a essas obras. De uma convergência maior das obras do governo federal com as obras do Governo do Estado. Eu me bato sempre em relação a isso. Há um grande divórcio hoje em Minas em relação ao que o governo federal faz e o Governo do Estado vem fazendo. Estamos planejando o Estado para daqui a 20 anos. Era muito importante que pudesse haver essa complementariedade, essa participação maior do governo federal naquilo que Minas está projetando”, disse Aécio Neves, em entrevista.

Revitalização

O governador citou a revitalização da bacia do Rio das Velhas, maior afluente do Rio São Francisco, que está sendo realizada pelo Governo de Minas, através da Copasa e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Os investimentos do Governo de Minas no projeto são de R$ 1,4 bilhão. O Projeto de Despoluição do Rio das Velhas, denominado Meta 2010, é o mais importante projeto de saneamento ambiental realizado no país.

“Apenas em Minas Gerais, na bacia do Rio das Velhas, estamos investindo cerca de R$ 1,4 bilhão. Mesmo valor previsto para a revitalização do governo federal em todo o país. Então, estamos cuidando em Minas do que temos de cuidar. As obras do governo federal são bem vidas e gostaria apenas que elas pudessem vir atreladas um pouco mais ao projeto de desenvolvimento que o Estado vem fazendo”, ressaltou.

As ações adotadas recentemente para diminuir a degradação já provocam efeitos positivos, comprovados com a volta dos peixes ao Rio das Velhas. O biomonitoramento da UFMG constatou que peixes que subiam somente 250 km na bacia em 2000, hoje já são identificados ao longo de 580 km, chegando bem próximos às áreas mais degradadas do rio.

A principal ação adotada para a melhoria da qualidade das águas foi a eliminação do lançamento de esgoto não tratado no rio. Para isso, o Governo de Minas tem investido na implantação das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). São 17 ETEs em operação, cinco em obras e dez em fase de planejamento. Há dez anos, apenas 1,34% dos esgotos coletados na região da Bacia do Rio das Velhas era tratado. Até o final deste ano, 68% do volume de esgoto da bacia será tratado.

Centro de Convenções

Durante a visita a Pirapora, o governador também esteve no Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira, localizado às margens do Rio São Francisco e inaugurado no ano passado. O empreendimento, que faz parte do programa Minas Avança, recebeu investimentos de R$ 4,4 milhões, sendo R$ 3,9 milhões do Governo do Estado e o restante da prefeitura. A estrutura permite a atração de eventos de grande porte, contribuindo para o desenvolvimento local através do incentivo ao turismo de negócios.


“É mais uma obra que permitirá a Pirapora e região se fortalecer no campo da economia. Já estamos, até o ano que vem, com a agenda do centro lotada. E o turismo de negócios talvez seja o setor da economia onde o investimento mais compense hoje, sobretudo nessa região que tem atrativos extraordinários. A questão ambiental é hoje central não apenas no Brasil, mas no mundo, e essa região atrai discussões sérias sobre o assunto e também turistas. Fiquei muito feliz de ver o nível desse Centro de Convenções que é um marco também no desenvolvimento dessa região”, disse Aécio Neves, que estava pelo prefeito de Pirapora, Warmilon Fonseca Braga, e outros prefeitos e parlamentares da região.

O prédio possui dois pavimentos, com 2.770 metros quadrados de área construída coberta em estrutura metálica e um salão com capacidade para mil pessoas. É totalmente climatizado e está localizado na área central da cidade, junto ao comércio e à rede hoteleira.

terça-feira, 13 de outubro de 2009



Hoje é o meu aniversário, quero compartilhar com todos os leitores do Blog Reinaldinho,esta data que pra mim é muito importante e significativa. Completo hoje 32 anos de vida, cheio de garra e animação, sei que temos que lutar para termos um país melhor e a minha parte procuro fazer, claro sempre com a ajuda de vocês, afinal de contas sozinho não se chega a lugar algum.

1 Grande abraço a todos e espero que continuem seguidores do meu Blog. Um agradecimento especial a Priscila que é colaboradora do Blog.

Fernando Pimentel, Ciro Gomes e José Serra falam de Aécio Neves.

Zezé Perrella tripudia: ‘Para ganhar do Atlético-MG, não é preciso jogar bem’


Presidente do Cruzeiro faz piada sobre vitória, enquanto presidente do Galo, Alexandre Kalil, destaca que o time alvinegro


As recorrentes alfinetadas entre Zezé Perrella e Alexandre Kalil tiveram sequência nesta segunda-feira, após a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Mineirão, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na verdade, a provocação ficou por conta apenas do presidente cruzeirense, que não perdeu a oportunidade de tirar uma casquinha do rival derrotado.

- Foi um dos piores clássicos que eu já vi. O Cruzeiro jogou muito mal. Se bem que, para ganhar do Atlético, não é preciso jogar bem. Basta jogar mais ou menos - disse o cruzeirense.

Zezé Perrella foi além na gozação. Ele não deixou de falar sobre o assunto da inversão dos vestiários, túneis e bancos de reservas, exigida pelo presidente atleticano Alexandre Kalil.

- A troca do túnel deu certo para o Atlético. Antes, perdia por 5 a 0. Agora perdeu só por 1 a 0. Fez efeito – tripudiou o dirigente da Raposa, referindo-se às goleadas por 5 a 0 sobre o rival, nas finais do Campeonato Mineiro de 2008 e 2009.

Alexandre Kalil, em seguida, apareceu para dar a sua coletiva. Todos esperavam que ele fosse rebater de alguma forma as provocações, mas, pelo visto, ele nem havia tomado conhecimento delas. Ou então decidiu ignorá-las. O presidente do Galo apenas lamentou a derrota e preferiu acreditar na superação da equipe nas rodadas seguintes.

- De todas as pessoas presentes aqui ao Mineirão, eu sou a que mais detesta perder para o Cruzeiro. A derrota dói. É duro pra burro perder para o Cruzeiro... mas é bom lembrar que estamos entre os quatro. O Atlético, hoje, é o quarto time do Brasil. Temos chance, estamos dentro – finalizou o dirigente.


Matéria publicada: Portal Globo Esporte

Unimontes abre inscrições ao vestibular/2010 nesta terça-feira


A partir de hoje terça-feira (13), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) começa a receber as inscrições para o 1º Processo Seletivo/2010, oferecendo 935 vagas em 42 cursos regulares de graduação. As provas estão marcadas para 13 de dezembro, após as novas datas definidas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - dias 5 e 6 de dezembro/2009.

Este processo seletivo tem como principal novidade a oferta do curso de Administração no campus de Brasília de Minas. Também, pela primeira vez, serão aplicadas as provas de múltipla escolha das disciplinas Sociologia e Filosofia, obrigatórias para candidatos às vagas em todos os cursos de graduação como atendimento à exigência legal.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de novembro, somente pela internet, através do endereço eletrônico www.cotec.unimontes.br. A Unimontes adota o sistema de reserva de vagas, em atendimento à Lei Estadual 15.529/2004: 20% para egressos de escolas públicas, 20% para afro-descendentes (estes comprovadamente carentes) e 5% para portadores de deficiências e indígenas. Os candidatos a esse sistema devem fazer a pré-inscrição no período de 13 a 23 de outubro, também pela internet.


Leia mais na integra: Agência Minas

Crianças serão diplomadas pelo Programa Doador do Futuro


Na semana dedicada às crianças, 18 alunos de dez escolas parceiras do Hemocentro Regional de Juiz de Fora, unidade da Fundação Hemominas, serão diplomados pela atuação e envolvimento nos trabalhos realizados pelo Programa Doador do Futuro. A cerimônia será nesta quarta-feira (14), a partir das 14h, no auditório do Hemocentro, rua Barão de Cataguases, sem número. As escolas participaram do projeto nos anos de 2008 e 2009.

A unidade de Juiz de Fora aproveitou a semana da criança para agradecer o interesse e a mobilização de instituições de ensino em agregar o valor da doação na formação de seus alunos. As instituições homenageadas abriram espaço na agenda para palestras, além de parcerias na realização de gincanas e campanhas de doação de sangue.

O Programa Doador do Futuro existe há 18 anos, com a proposta de educar e mobilizar crianças e jovens, que, no futuro, estarão aptos para se candidatarem à doação. As crianças e jovens exercem papel fundamental na divulgação da doação de sangue atuando como multiplicadores conscientes da sua importância junto aos seus familiares e às pessoas próximas.


Leia mais na integra: Agência Minas

Governador Aécio Neves retira pilares provisórios da futura sede do Governo de Minas


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, participará, nesta terça-feira (13), da retirada dos pilares provisórios que sustentam o edifício da futura sede do Governo do Estado na Cidade Administrativa. Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio é considerado uma das mais ousadas obras do arquiteto em 70 anos de carreira. Com quatro pavimentos, o edifício será suspenso por cabos de aço com vão livre de 147 metros.

Serviço:

Evento:
Retirada dos pilares provisórios que sustentam o edifício da futura sede do Governo do Estado

Local:
Cidade Administrativa do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte

Data:
13/10/2009

Horário:
15 horas


Fonte: Agência Minas