Alexandre Vaz - Estado de Minas
Publicação: 24/09/2010 13:11 Atualização: 24/09/2010 14:10
O Norte de Minas mais uma vez deu uma grande demonstração de apoio à reeleição do governador Antonio Anastasia. Cerca de 5 mil pessoas se reuniram nas ruas de Montes Claros, nesta quinta-feira (23/09), para receber Anastasia e o ex-governador Aécio Neves, candidato ao Senado. Os candidatos foram recepcionados no aeroporto de Montes Claros por 80 prefeitos e caravanas de vários municípios da região.
Antonio Anastasia agradeceu o carinho da população e afirmou que a manifestação de apoio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos oito anos pelo Governo do Estado em favor da população do Norte de Minas.
“É uma adesão muito significativa, de reconhecimento ao que foi feito nos últimos anos, por Aécio e por mim. Vamos ficar confiantes, mas sempre com muita humildade, com o pé no chão, trabalhando firme para uma vitória expressiva em Minas”, afirmou Antonio Anastasia.
O ex-governador Aécio Neves afirmou que o apoio maciço de prefeitos da região é o reflexo da responsabilidade do Governo de Minas para cuidar da infraestrutura do Norte de Minas e na redução das desigualdades sociais. Para Aécio, a grande receptividade dos mineiros se deve à aprovação de um projeto de governo que foi vitorioso e que será continuado por Antonio Anastasia.
“Fizemos um governo honrado, sério, que teve a maior aprovação em todos os governos brasileiros. Realizamos obras e é isto que vocês estão vendo. Há um reconhecimento da população e é natural que estas lideranças políticas acabem ficando. É o apoio avassalador em torno de um projeto de governo”, afirmou.
O ex-governador também destacou que a candidatura de Anastasia à reeleição representa a vontade dos mineiros e não um projeto pessoal ou de um grupo político.
“Anastasia não é o candidato de si próprio, ele não é candidato por um ato de vaidade pessoal. Ele é candidato porque tem a responsabilidade de continuar um projeto vitorioso em Minas. Por isso, o Norte está com ele, por isso Minas está cada vez mais com ele. Os mineiros estão apontando Antonio Anastasia como seu futuro governador e vai ser muito bom para todos os mineiros de todos os partidos, seja da nossa coligação, seja da oposição”, afirmou Aécio Neves.
Carinho do povo
A população saiu em peso às ruas para demonstrar o apoio à reeleição de Antonio Anastasia, ao governo de Minas e de Aécio Neves, ao Senado Federal, nesta reta final de campanha. Do aeroporto os candidatos seguiram em uma carreata formada por dezenas de carros e centenas de motocicletas. Ao longo de todo percurso até a Praça da Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, os candidatos foram saudados por bandeiras, fogos de artifício.
Em razão do grande número de pessoas nas ruas, Antonio Anastasia e Aécio Neves só conseguiram caminhar por um quarteirão no Centro da cidade. O contato direto com a população encerrou a mobilização da campanha que nesta quinta-feira passou também por Curvelo, São Francisco e Bocaiúva.
Reconhecimento dos prefeitos
Prefeitos de vários partidos políticos, incluindo do PT e do PMDB, mais uma vez deram uma grande demonstração de apoio à reeleição de Antonio Anastasia. O prefeito de Verdelândia, Wilton Madureira (PT), fez questão de acompanhar a caravana do município para receber o governador em Montes Claros, distante quase 180 km de sua cidade. Ele ressaltou que o Governo de Minas apoiou seu município sem distinção partidária.
“Todos os compromissos feitos comigo e com o município foram cumpridos, tanto na administração do Aécio, como na administração do Anastasia. Por isso que eu não poderia deixar de votar neles agora nesse momento. Construímos escolas, parque de eventos, casas populares, seis postos de saúdes e quadras esportivas. Anastasia ajudou a todos os prefeitos e municípios, sem olhar a questão partidária, levando o benefício diretamente para a população dos municípios”, disse.
O prefeito de Patis, Valmir Moraes de Sá (PTB), presidente Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMANS), que reúne 92 municípios do Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha, afirmou que a manifestação de apoio da população da região é um reconhecimento aos avanços obtidos na região, no governo Aécio e Anastasia.
“Esse apoio é devido ao trabalho que tem sido feito em prol do Norte de Minas. Fomos muito bem atendidos, muito bem tratados na gestão de Aécio Neves. E com o Anastasia, sabemos que vamos complementar esse trabalho. Anastasia tem preocupação com a área social. É uma pessoa de coração bom, transparente, é um homem de ficha limpa. Minas Gerais só tem a ganhar em apoiá-lo”, afirmou.
O prefeito de Francisco Sá, José Mário Pena (PV), afirmou que Anastasia e Aécio resolveram a maior dificuldade dos municípios que é a questão da arrecadação. “A gente não consegue administrar só com a renda própria do município. Esse governo tem sido verdadeiramente diferenciado em relação aos municípios pequenos. Pegamos uma saúde com estrutura muito precária e, hoje, o hospital de Francisco Sá é uma referência na região. Tenho conversado com meus colegas, com os prefeitos da região, e há uma satisfação geral”, disse.
Atenção especial
O Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, consideradas as regiões mais pobres do país, tiveram atenção especial no governo de Aécio e Anastasia. Grande parte dos municípios beneficiados com o Proacesso, programa de pavimentação de estradas, está nessas regiões.
De 2003 a 2009, o Governo de Minas investiu R$ 4,7 bilhões em ações de redução da pobreza e das desigualdades regionais e essas regiões têm recebido o maior investimento per capita. Neste período, para cada um real investidos nas outras regiões do Estado, o Governo do Estado investiu o dobro no Norte e vales do Jequitinhonha e Mucuri. O Governo de Minas criou a Copanor, subsidiária da Copasa, para atender especialmente a região com água tratada e esgotamento com tarifas reduzidas para a população.
Fonte: Coligação "somos Minas Gerais"
O governador Antonio Anastasia (PSDB) abriu cinco pontos de vantagem sobre Hélio Costa (PMDB), seu principal adversário ao governo de Minas Gerais, diz pesquisa Datafolha. A eleição pode ser decidida já no primeiro turno.
Anastasia, candidato apoiado pelo ex-governador Aécio Neves (PSDB), passou de 40% para 42% das intenções de voto, uma variação dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos.
Hélio Costa permaneceu com os 37% da pesquisa anterior, da semana passada.
Considerando apenas os votos válidos, o tucano tem agora 51% contra 44% de Costa. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa ter mais de 50% dos votos válidos.
Na pesquisa anterior, Anastasia tinha 50% dos votos válidos contra 46% de seu principal adversário.
Adilson Rosa (PCO), Edilson Nascimento (PT do B), Zé Fernando Aparecido (PV) e Vanessa Portugal (PSTU) têm 1% das intenções de voto. Os candidatos Fabinho (PCB) e Professor Luiz Carlos (PSOL) não atingiram 1%.
Votos em branco e nulo somam 4%. Ainda não decidiram em quem votar outros 13% dos mineiros.
O Datafolha aponta que 79% dos eleitores de Costa e 67% de quem pretende votar em Anastasia não sabem o número de seus candidatos.
SENADO
O ex-presidente Itamar Franco (PPS) ampliou sua vantagem sobre o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) na disputa pela segunda vaga de senador em Minas. Aécio continua liderando com folga.
Na semana em que apresentou um depoimento do candidato a presidente de seu partido, José Serra, no horário eleitoral, Aécio passou de 71% para 67%, uma variação no limite da margem de erro da pesquisa.
Já Itamar, que mostrou Aécio em seu programa eleitoral, variou de 40% para 43%. Ele agora tem 11 pontos de vantagem sobre Pimentel, que manteve os 32% da pesquisa anterior.
Zito Vieira (PC do B) tem 3%. Marilda Ribeiro (PSOL), Rafael Pimenta (PCB) e Miguel Martini (PHS) têm 2% cada um. Com 1% estão José João da Silva (PSTU), Betão (PCO), Efraim Moura (PSTU) e Mineirinho (PSOL).
Os indecisos para uma são 24% e 13% não sabem em quem votar para as duas vagas de senador.
Fonte: Evandro Spinelli – Folha de S.Paulo
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, recebeu nesta segunda-feira (20/09), um manifesto assinado por 48 prefeitos do PMDB e do PT em reconhecimento ao relacionamento imparcial e respeitoso mantido pelo Governo do Estado com os municípios mineiros nos últimos oito anos. O manifesto foi entregue durante encontro que reuniu, em Belo Horizonte, cerca de 50 prefeitos integrantes da Frente Mineira de Prefeitos, um movimento espontâneo iniciado durante a campanha eleitoral e que reúne líderes municipais de diferentes partidos e de todas as regiões do Estado.
“O nosso movimento é muito natural, vem das raízes de Minas, da vontade do povo mineiro. Nós temos muito claro que somos representantes do povo mineiro. A nossa população, os nossos munícipes, querem que os avanços continuem, que Minas continue pra frente”, disse o presidente da Frente Mineira de Municípios, o prefeito de São Gonçalo do Pará Ângelo Roncalli (PR).
Em carta aberta assinada por prefeitos do PT e do PMDB, o governador Anastasia recebeu homenagem pela maneira pela postura republicana adotada na aplicação dos investimentos e nas ações desenvolvidos pelo Governo do Estado, sem qualquer discriminação política ou partidária. Eles destacaram a importância das parcerias administrativas mantidas com o Governo de Minas, sobretudo, nas regiões mais pobres do Estado.
“Somos testemunhas do admirável poder transformador dos investimentos sociais realizados pela administração estadual e que estão mudando, de forma marcante, a vida da população”, diz o manifesto dos prefeitos de partidos de oposição. No documento, eles afirmam também que “o debate eleitoral deve ser feito com respeito à realidade e à verdade.”
O governador Anastasia recebeu o manifesto e reafirmou os compromissos do Estado com os investimentos sociais e de infraestrutura, capacitando as diversas regiões mineiras para o crescimento econômico.
“Fico muito satisfeito e muito honrado em receber aqui esse manifesto de reconhecimento de prefeitos do PT e do PMDB, que reconhecem o que é a nossa realidade. Ou seja, que tratamos durante todo esse período os prefeitos, independente de corpo partidário, todos da mesma forma, e realizamos um grande trabalho de políticas públicas em Minas. Eles reconhecem o que foi feito, como todos os mineiros”, disse o governador.
Reconhecimento dos mineiros Anastasia destacou também que a manifestação dos prefeitos reflete o reconhecimento da população aos avanços ocorridos na educação, saúde, segurança e nas ações sociais em Minas.
“Basta ter os olhos abertos para ver o que avançamos na saúde, na educação, na segurança, na infraestrutura. Evidentemente, avançamos muito, não fizemos tudo, todos os governos têm sempre a fazer e vamos continuar fazendo. Por isso, a nossa proposta da continuidade com avanços. Mas, fico orgulhoso com o reconhecimento desses prefeitos de partidos que nos fazem oposição, mas que reconhecem os méritos do nosso governo”, afirmou o governador.
O prefeito de Leandro Ferreira, Edson Corrêa de Freitas(PMDB), que assinou o manifesto, disse que seu ato foi um reconhecimento à ação do Estado em benefício da população.
“É um voto de reconhecimento. A minha cidade é uma das 223 cidades que não tinham ProAcesso. Vim agradecer pelo que já fizeram. Minas avançou muito. Primeiro é o meu município, depois é que vem a sigla partidária”, declarou o prefeito.
O prefeito de Central de Minas, Gilmar Dornelas (PT), ressaltou que o município localizado no Vale do Rio Doce não sofreu qualquer discriminação pelo Governo do Estado em razão de sua filiação partidária.
“Minha cidade é uma cidade pequena. Sou presidente de uma associação de prefeituras e sempre que a gente vem e traz problemas, leva de volta soluções. Sempre fui tratado com o mesmo respeito, nunca teve diferenciação e isso é importantíssimo para o crescimento da nossa região”, disse Dornelas.
Coligação “Somos Minas Gerais”
O governador Antonio Anastasia, candidato à reeleição, afirmou, nesta segunda-feira (20/09), em Pirapora (Norte de Minas), que dará continuidade às parcerias com os municípios mineiros para realizar investimentos sociais com foco na redução das desigualdades regionais. Ao lado do ex-governador Aécio Neves e do ex-presidente Itamar Franco, candidatos ao Senado Federal, Anastasia destacou a parceria entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Pirapora na implantação de um conjunto de obras de infraestrutura e sociais fundamentais para a cidade, como a construção do centro de convenções, a modernização do hospital municipal e a ampliação do aeroporto.
“Realizamos ao longo dos últimos anos, aqui em Pirapora, numa parceria muito boa com o prefeito e com as lideranças, grande obras, feitas ao tempo do governador Aécio Neves e agora sob minha responsabilidade. O centro de convenções, toda a parte de saúde, o hospital, mas vamos continuar essas parcerias, melhorando a infraestrutura urbana, com toda a urbanização, como também do aeroporto, que é uma demanda importante aqui da cidade”, afirmou Antonio Anastasia, em entrevista.
Infraestrutura adequada As obras realizadas pelo Governo de Minas em Pirapora, nos últimos oito anos, deram um salto no desenvolvimento do município. Foram mais de R$ 13 milhões em sete obras, que incluíram a construção do Hospital Municipal Dr. Moisés Magalhães Freire (R$ 7,5 milhões) em 2007; a construção do Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira (R$ 4,4 milhões), que foi concluído em 2008 e é o único da região, além da reconstrução do dique de contenção na margem direita do Rio São Francisco (R$ 833 mil).
Além disso, o Governo de Minas incluiu o Aeroporto de Pirapora no ProAero, programa do Estado que tem o objetivo de garantir que nenhuma cidade mineira esteja a uma distância superior a 100 quilômetros de algum aeroporto. A reforma foi orçada em R$ 7,6 milhões e está aguardando licitação.
O prefeito de Pirapora, Warmillon Braga (DEM), destacou que a parceria com o Governo de Minas, com Aécio e Anastasia, foi fundamental para que o município passasse a oferecer melhor atendimento à população nos serviços de saúde e infraestrutura.
“Minas está dando certo e o nosso apoio a Anastasia se dá não apenas por gratidão a tudo o que ele fez, mas também por tudo que só ele poderá fazer. Tivemos muitas obras realizadas aqui no município, a construção do Hospital regional, do centro de convenções, a pavimentação de avenidas importantes e de dez novas unidades de saúde”, disse o prefeito.
Terminal Intermodal Um dos principais projetos desenvolvidos na região foi a criação de um corredor logístico para o escoamento de grãos para a exportação, interligando a região Noroeste de Minas, uma das que mais crescem no país, ao Terminal de Produtos Diversos (TPD), em Vitória (ES), oferecendo para a região melhores condições de competitividade à produção local. O Terminal Intermodal de Pirapora (TIP) foi inaugurado no ano passado, a partir de uma parceria firmada entre a Vale, por meio de sua controlada Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e o Governo de Minas Gerais. A FCA foi a responsável pela recuperação e capacitação do corredor ferroviário e na aquisição de vagões e locomotivas para atendimento à demanda.
Já o Governo de Minas realizou as obras de infraestrutura necessárias à ampliação da fronteira agrícola, pavimentou rodovias, no total de 220 quilômetros e passou a oferecer linhas de financiamento com recursos administrados pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para a FCA e parceiros.
Plano de Governo O Plano de Governo de Antonio Anastasia para os próximos quatro anos prevê o programa Minas Logística, que pretende aproveitar a malha ferroviária instalada em Minas Gerais para o transporte de produtos de alto valor agregado. Além disso, a ideia é ampliar o corredor de transporte com a construção do ramal ferroviário ligando Unaí a Pirapora, que depende de apoio do governo federal e da iniciativa privada.
Antonio Anastasia reafirmou que, a partir de agora, o maior desafio é aprofundar a parceria para atrair mais empresas para o município e gerar mais empregos. De 2003 a 2010, o Governo de Minas conseguiu atrair R$ 180 milhões em investimentos públicos e privados nos setores têxtil, serviços, saúde, metalurgia e infraestrutura.
“Vamos continuar nos esforçando muito para trazermos o que é mais importante: empregos de qualidade para Pirapora e região”, afirmou Antonio Anastasia.
Em Pirapora, Anastasia, Aécio e Itamar foram recebidos no aeroporto pelo prefeito Warmillon Braga. Eles seguiram em carreata, acompanhada por dezenas de carros, pela avenida Brasil, Praça Tancredo Neves, ruas Felipe Sampaio, Antônio Nascimento, rua Teófilo Barbosa até a Praça Cariris, onde fizeram uma pequena caminhada e corpo a corpo com eleitores. Antes de Pirapora, os candidatos fizeram campanha também em Januária.
Várzea da Palma Após a visita a Pirapora, Aécio Neves e Itamar Franco se deslocaram para Várzea da Palma, também no Norte de Minas. Eles foram recebidos por prefeitos e lideranças políticas da região e fizeram carreata e caminhada na cidade.
O prefeito de Várzea da Palma, Luiz Antonio Pulchério (DEM), ficou emocionado em receber dois importantes políticos de Minas. Ele afirmou que foi uma ótima oportunidade para apresentar os resultados da parceria do município com o Governo do Estado.
“A visita de Aécio e Itamar é uma consagração para Várzea da Palma. São homens importantes para Minas Gerais. Tivemos a oportunidade de mostrar a eles que na nossa gestão se aplica realmente os recursos que o Estado manda, que não há desvios, que todos aqui são honestos e trabalhadores”, afirmou.
Para o ex-governador Aécio Neves, a receptividade dos candidatos no Norte de Minas demonstra que a população reconhece o trabalho que foi realizado ao longo dos últimos oito anos e quer que estes avanços tenham continuidade, sempre em parceria com os prefeitos.
“Há uma percepção clara em Minas Gerais, hoje, de que o projeto de governo que realizamos ao longo dos últimos oito anos precisa ter continuidade. Minas é o Estado que mais se desenvolve no Brasil, econômica e socialmente. Esta região viu como é importante a parceria entre município e Estado. Foram feitos investimentos em todas as áreas e queremos continuar estes investimentos, com o governador Antonio Anastasia no Governo do Estado e o senador Itamar Franco, que vai nos ajudar a fazer com que a voz e os interesses de Minas Gerais sejam defendidos”, afirmou Aécio Neves.
Nanuque A agenda de campanha dos candidatos ao Senado previa também hoje uma visita ao município de Nanuque, localizado no Vale do Jequitinhonha. No entanto, devido ao mau tempo, a aeronave que levaria os dois candidatos ficou impedida de aterrissar.
Fonte: Coligação “Somos Minas Gerais”