quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PSDB acusa Dilma de se valer do medo e da mentira




Nota da direção nacional do PSDB em resposta às críticas feitas, hoje, à oposição pela ministra Dilma Rousseff, da Casa Civil:

“Diante de sua reconhecida falta de experiência política, a Ministra Dilma Rousseff adota as conhecidas artimanhas do PT que, historicamente, aprimorou de maneira nunca vista a retórica do medo e da mentira.

Foi assim em 2006, quando criou a fantasia sobre o fim dos programas sociais e da privatização de empresas estatais. Felizmente, não se consegue enganar o povo o tempo todo.

O PSDB, na verdade, tem demonstrado que deseja o aperfeiçoamento das estatais e a continuidade do Bolsa Família, assim como de todos os programas sociais criados quando estava na Presidência da República.

Hoje os governadores e os prefeitos do PSDB são garantidores dos benefícios sociais que atendem as camadas mais pobres da população. Mais do que isso, eles têm ampliado e melhorado essas atividades, com amplo apoio da população.

Os brasileiros sabem que o PAC não é um programa de obras e sim um slogan publicitário. Em verdade, o PAC não passa de um amontoado de obras sem foco nem objetivo.

As raras inaugurações têm servido, apenas, para o treinamento intensivo do uso de palanques eleitorais para a ministra. Não convence nem pode ser levado a sério.

Está claro que o PAC é apenas uma peça de ficção. E isso ficará cada vez mais demonstrado este ano, à medida que a propaganda e o discurso eleitoral não corresponderão aos fatos concretos.

O PSDB quer verdade, transparência, coerência e honestidade. Sem isso, a democracia e o povo brasileiro serão os verdadeiros derrotados”.


Fonte: Ricardo Noblat – Blog do Noblat

Marcos Coimbra: “Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero”

O vice de Serra

Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero. É tão difícil entendê-lo?

Das muitas coisas aborrecidas da eleição presidencial de 2010, uma das maiores é a insistência de alguns setores políticos e de parte da mídia na tese de que Aécio vai terminar sendo candidato a vice na chapa de Serra. Ele já disse centenas de vezes que não, mas parece que há gente que não o escuta.

Na verdade, essas pessoas apenas não acreditam nas palavras do governador. Para elas, é como se Aécio estivesse apenas fazendo um jogo de cena, fingindo que já teria tomado uma decisão sobre algo que, na verdade, permaneceria em aberto e que continuaria a fazer parte de seus cálculos. Inversamente ao que afirma, a hipótese de ser vice de Serra ainda estaria viva em seus planos.

Tudo se resumiria a uma questão de oportunidade, da escolha da hora certa em que Serra formalizaria o convite e Aécio aceitaria. Nada além de encontrar o jeito de se aproximar do outro com uma abordagem irrecusável, de, como um bom sedutor, fazer a proposta à qual ele não resistiria. Depois de cortejá-lo, de dar o bote.

Faz mais de ano que o assunto vai e vem, sem que Aécio tenha feito nem sequer um movimento que sustente a tese. Ao contrário, tudo o que ele fez foi na direção oposta.

Não havia nenhuma razão para que ele considerasse previamente encerrada a discussão sobre como seu partido iria participar da sucessão de Lula. Serra sempre esteve bem nas pesquisas, mas isso nunca foi motivo para que sua candidatura tivesse que ser encarada como inexorável e única. De um lado, por sua vantagem ser, em grande parte, explicada pelo seu maior nível de conhecimento, fruto da participação em uma disputa nacional e várias majoritárias em São Paulo. De outro, pelo próprio Serra haver desistido de concorrer na eleição passada (quando tinha números semelhantes), ao perceber que suas chances de perder eram altas.

Quando, ainda em 2008, Aécio começou a defender que o PSDB fizesse prévias entre seus filiados para escolher o nome que o representaria na eleição, ele estava genuinamente convencido de que elas eram possíveis e salutares para o partido. Talvez levando em conta o quanto haviam sido instrumentais para que Obama se tornasse candidato frente ao favoritismo de Hillary Clinton, ele lutou durante meses para que fossem adotadas.
Não foi por manobra ou sabedoria de alguém que elas não aconteceram. Como todos os partidos brasileiros, salvo o PT, o PSDB mal sabe quantos são seus filiados, para não dizer seus endereços. Se, em anos anteriores, tivesse havido mais preocupação em manter atualizado esse cadastro, as prévias tucanas poderiam perfeitamente ter sido realizadas.

Quando se revelaram operacionalmente impossíveis, Aécio permaneceu em campo, nunca sinalizando que recuaria para uma composição em que viesse a ser o vice de Serra. Nos últimos meses de 2009, sua disposição de ser o candidato de seu partido não diminuiu um centímetro.

É claro o porquê. Para ele, a possibilidade de ser candidato a presidente é totalmente vantajosa, vencendo ou perdendo para Dilma em outubro. Na vitória, por motivos óbvios. Na derrota, pois se tornaria um nome nacional (provavelmente maior que Serra é hoje) e assumiria o posto de principal liderança de um novo PSDB pós-FHC. Isso mais que compensaria o ônus de ficar sem mandato por alguns anos.

E se fosse o vice de Serra? Caso ele perdesse (coisa que parece perfeitamente possível à luz das pesquisas atuais), Aécio teria trocado uma vaga no Senado por nada. Ou alguém acha que um candidato derrotado a vice-presidente chega a algum lugar? Na dúvida, pergunte a José Paulo Bisol, por exemplo.

Serra não seria Serra se seu vice opinasse em seu governo. Aliás, vice com autonomia costuma ser visto pelo titular como traidor, sem que, para achar isso, tenha que ser José Serra. Ou seja: Aécio continuaria tendo trocado o Senado por quase nada. Sua visibilidade nacional não cresceria uma vírgula durante a campanha e, no governo Serra, permaneceria mínima. O compromisso de que poderia, sabe-se lá quando, ser seu candidato vale tanto quanto uma nota de três reais.

Aécio não é vice de Serra e não pretende ser. Quem o diz é ele, que acrescenta que a probabilidade de que mude de opinião é zero. É tão difícil entendê-lo?


Fonte: Marcos Coimbra – Correio Braziliense

Governo de Minas constrói kartódromo internacional em Vespasiano


Será inaugurado nesta quarta-feira (20), às 20h, o Kartódromo Serra Verde, no quilômetro 03 da rodovia MG 424, em Vespasiano, Região Metropolitana de BH. A construção do circuito foi viabilizada por convênios de cooperação financeira entre o Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), e a Federação Mineira de Automobilismo (FMA), no valor total de R$ 875 mil. O kartódromo, construído em padrão internacional, tem a maior variante de pista com 1.200 metros e outras três variantes possíveis e boxes para 80 karts.

O projeto foi vistoriado pela Comissão Internacional de Kart da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e foi construído em parceria com a RBC Racing. O kartódromo está homologado para competições continentais e sediará o GP Brasil, em março, e o Campeonato Brasileiro das categorias mirim, cadete, júnior menor, júnior r novatos de 2011.

Localizado nas proximidades da Linha Verde, na Rodovia MG-424 em seu Km-3 o empreendimento foi construído em uma área de 55 mil metros quadrados. O primeiro evento no kartódromo será o GP Brasil de Kart RBC marcado para os dias 11 e 14 de março.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

Governo Aécio Neves lança Carnaval nas cidades históricas


Um dos mais aguardados períodos do ano, o Carnaval tem, desde 2009, mais uma excelente opção para quem pretende curtir a folia com conforto, tranquilidade e ainda conferir o que Minas Gerais tem de mais bonito e tradicional. É o Carnaval das Cidades Históricas, que em 2010 conta com o apoio do Governo Aécio Neves por meio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur) e de Cultura (SEC). O lançamento da proposta acontece nesta quinta-feira (21), com intervenções artísticas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa vai tornar a folia ainda melhor para turistas e visitantes. Em sua segunda edição, além de Mariana, Ouro Preto e São João del-Rei, passaram a integrar o projeto as cidades de Diamantina, Sabará e Tiradentes, unindo esforços e realizando a divulgação conjunta de suas programações carnavalescas.


Leia mais na integra: Minas em Pauta

Governo de Minas divulga o Estado em Feira Internacional de Turismo em Madri


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), divulga as belezas naturais e riquezas de Minas Gerais na Feira Internacional de Turismo (Fitur), entre esta quarta (20) e domingo (24), em Madri, na Espanha.

Em um módulo no estande da Embratur, a Setur apresentará produtos turísticos preparados para recepcionar o turista estrangeiro. Cerca de 30 empresas e entidades ligadas ao setor turístico também participam do evento com espaços para negociações no estande expositivo da Embratur.

Com rodada de negócios, workshops de capacitação para operadores e agentes de viagens e apresentações culturais, a feira é uma oportunidade para incentivar a comercialização dos destinos turísticos mineiros.


Leia mais na integra: Agência Minas

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aécio Neves se reune com o deputado Rodrigo Maia no Rio de Janeiro

O governador Aécio Neves se reuniu nesta segunda-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, com o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Durante o encontro, o governador e o deputado discutiram as alianças entre os partidos nos Estados.
Leia, abaixo, a transcrição da entrevista do governador Aécio Neves

Governo Aécio Neves divulga lista dos 25 mil classificados para o Programa de Educação Profissional (PEP) 2010


O Governo Aécio Neves, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), divulgou, nesta segunda-feira (18), a lista com os 25 mil classificados para o Programa de Educação Profissional (PEP) 2010. O resultado está organizado por município, em ordem de classificação por curso e turno, com a informação das datas de matrícula para cada estudante. Os aprovados podem ser acessados neste link. Outras informações estão disponíveis na área do candidato. Para os classificados em primeira chamada, a matrícula começou nesta segunda-feira e vai até 29 de janeiro. A segunda chamada acontece entre os dias 1º e 10 de fevereiro e a terceira, do dia 11 ao dia 16 do mesmo mês.

Atenção

Para efetuar a matrícula, o candidato selecionado deverá comparecer à instituição credenciada da sua escolha, entre 8h e 22h, nas datas estipuladas na lista de classificação. Cada candidato terá apenas dois dias para efetuar a matrícula e, caso não possa comparecer, deverá autorizar, por meio de procuração, que outra pessoa o represente. O classificado que não obedecer aos dias e horários estipulados no site será considerado desistente e perderá o direito à vaga.


Leia mais na integra: Minas em pauta

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Eleição da corte momesca abre Brincabelô, o Carnaval de BH



A abertura oficial do Carnaval de Belo Horizonte, o BrincaBelô, acontece no sábado, dia 23, às 19h, na avenida Cristiano Machado, 3.450, ao lado do Minas Shopping, com o concurso para eleição do rei, da rainha e da princesa do Carnaval. Os eleitos no concurso promovido pela Belotur irão compor a Corte Momesca de 2010 e participar das programações pré-carnavalescas e oficiais da cidade.

Os candidatos a rei Momo irão desfilar de tênis, bermuda e camiseta e serão avaliados pela comissão julgadora nos quesitos alegria, simpatia, domínio da arte de sambar e facilidade de expressão, entre outros pontos. As candidatas à rainha irão desfilar de biquíni, que pode ser customizado, e, além de o julgamento obedecer aos mesmos critérios para o rei, elas também serão pontuadas pela beleza do rosto e pela harmonia de linhas físicas. A segunda colocada na votação de escolha da rainha será eleita a princesa do Carnaval. A premiação é de R$ 5 mil para o rei momo e para a rainha e de R$ 3 mil para a princesa.

Neste ano, a Belotur recebeu 34 inscrições, sendo cinco rapazes e 29 moças. Quem quiser assistir ao concurso, pode retirar seu ingresso, gratuitamente, no Posto de Informações Turísticas da Belotur, no Mercado das Flores (avenida Afonso Pena esquina com a rua da Bahia), a partir de quarta-feira, dia 20, das 8h30 às 18h30, até sexta-feira, e no sábado, das 8h às 15h.

Assessor do governo de SP conhece o Canal Minas Saúde


O secretário-adjunto de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge Souza Marques e o diretor do Canal Minas Saúde, Rubensmidt Riani, receberam nesta segunda-feira (18) o assessor de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP), Vanderlei França. O objetivo foi apresentar a estrutura da rede de comunicação corporativa, que atinge mais de 3 mil pontos no Estado.

"Pretendemos instalar algo similar em São Paulo e estamos conhecendo algumas experiências. Ficamos bastante impressionados com a estrutura daqui, com uma grande frente de formação e capacitação que está hoje falando com a ponta dos profissionais de saúde em Minas, a um custo baixo. A interatividade, já que o Canal é vinculado ao portal da internet e um call center, também se mostram como diferenciais", declarou o assessor.


Leia mais na integra: Agência Minas

Cetec finalizou 2009 como potencial centro de incubação da inovação


O ano de 2009 foi de grandes transformações para a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). A decisão do Governo de Minas de viabilizar a criação de institutos temáticos gerou resultados, visto que está em negociação acordo para viabilizar a criação de um Instituto de Energias Renováveis no campus. A Fundação também foi escolhida para coordenar o Núcleo de Estudos Aeronáuticos no Polo de Aviação Civil que está sendo criado em Minas Gerais. O Cetec teve também sua participação aprovada nos três eixos de atuação do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec); Centros de Inovação, Serviços e Extensão.

A Área Mineral desenvolveu trabalhos tecnológicos de referência que envolveram, especialmente, caracterizações mineralógicas a pedido de diversas empresas. O Setor de Tecnologia Mineral recebeu visitas de comitivas estrangeiras de corporações, integradas por pessoas de destaque na área mineral internacional, como o administrador da empresa alemã Bokela, Matthias Hatzenbuehler, interessado no serviço de filtragem de minérios; e o grupo da Corus Consulting, da Inglaterra, composto pelos doutores Karl Houseley, Mike Smith e Alan Dixon, interessados em apoiar o desenvolvimento do Projeto Wadi Sawawin, da Arábia Saudita.

Uma das mais significativas conquistas da Área da Informação Tecnológica foi a inauguração, em novembro, da Unidade de Inovação Tecnológica em Gemas e Joias de Teófilo Otoni (Unit), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e outras áreas do Governo do Estado. O Setor de Informação Tecnológica será responsável pela coordenação da Rede Mineira de Extensão Tecnológica para a Inovação no Segmento de Micro, Pequenas e Médias Empresas/MPME, no âmbito do Sibratec. O Cetec também desenvolveu material próprio para agregar ao conteúdo da Biblioteca Digital do Estado; a aprovação, em edital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), implantação de um repositório institucional contendo a produção científica da Fundação; as atividades desempenhadas pelo Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), que faz parte da Rede Mineira de Propriedade Intelectual; e os atendimentos efetuados pelo Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT).


Leia mais na integra: Agência Minas

Patrocínio recebe unidade do Sistema Nacional de Emprego


Os trabalhadores da cidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba, ganhou uma nova unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine) nesta segunda-feira (18). O posto, localizado na rua Governador Valadares, 957, Centro, vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

A nova unidade do Sine terá cinco guichês e vai atender, em média, 90 pessoas por dia. Além do serviço de intermediação de mão de obra, o trabalhador que procurar o posto do Sine também poderá requerer o seguro-desemprego, fazer a inscrição para cursos de qualificação e tirar carteira de trabalho.

Sine

Em Minas Gerais, existem 110 unidades do Sine espalhadas por todas as regiões do Estado. Essa será a quarta unidade do Sine na região do Alto Paranaíba, que já conta com os postos de Araxá, Sacramento e Patos de Minas.

Os postos do Sine, em Minas, são coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), e prestam serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno das pessoas ao mercado de trabalho.

Para verificar os endereços das unidades do Sine em Minas, os interessados podem acessar o site http://www.sine.mg.gov.br/.


Leia mais na integra: Agência Minas