sábado, 7 de novembro de 2009

Dudu Nobre deu vexame em Minas (Mahuaçu)

Dudu Nobre fica bravo com organizador do show e a coisa ficou feia.






Empate do São Paulo anima o fim de semana


Por Domingos Sávio Baião

Empatar com o Grêmio, no estádio Olímpico, em circunstâncias normais, é sempre um grande resultado, menos em uma reta final. Agora, cada jogo passa a ser decisivo e não somar três pontos pode significar a perda de posições. Mais à frente, isso pode significar a perda do título. É por isso que o empate do São Paulo frente ao Grêmio foi um tropeço do tricolor.

Amanhã, se o Atlético vencer o Flamengo no Mineirão, vai a 59 pontos, mesma pontuação do São Paulo. Mas ficará à frente por ficar com uma vitória a mais. O Palmeiras, se vencer o Fluminense no Rio, abre dois pontos do São Paulo. Mesmo com um empate, o alviverde volta a superar o tricolor pelo saldo de gols.

O Flamengo, se vencer o Atlético, passa a somar 57 pontos, ficando a dois pontos do então líder São Paulo e superando o Galo. Caso o Fluminense dê uma mãozinha no Rio, segurando o Palmeiras, o Flamengo aumenta sensivelmente a chance do título. Então, o tropeço do São Paulo, serviu para animar Palmeiras, Atlético e Flamengo, que lutam mais diretamente pelo título, além de Internacional e Cruzeiro com chances matemáticas.

Por falar em Cruzeiro, que joga hoje contra o Sport, em Recife, se vencer o jogo, dorme no G4, e o Sport, em caso de derrota, fica virtualmente rebaixado. Um resultado adverso da Raposa tira a equipe celeste da luta pelo título e reduz a chance de vaga para a Copa Libertadores. Hoje também jogam Santos e Náutico (equipe pernambucana no desespero) Vitória e Avaí, que lutam por vaga na Copa Sul-Americana.

Amanhã, às 16h, além dos decisivos jogos entre Atlético e Flamengo e entre Fluminense e Palmeiras, há ainda Corinthians contra Santo André, com o Ramalhão precisando fazer um milagre, em benefício próprio. Às 18h30 de amanhã, quem entra em campo sabendo tudo o que aconteceu com São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras, Atlético e Flamengo é o Internacional. Para ele, só uma vitória interessa em Barueri, contra a equipe da casa. Missão difícil para o colorado gaúcho, que pode voltar ao G4, mas também pode terminar a rodada na sexta posição, o que me parece mais provável. O empate do São Paulo serviu também para garantir ao Palmeiras e ao Atlético a dependência exclusiva deles para a conquista do título, basta que um dos dois vença os jogos restantes.

Galo ou Fla? Qual resultado é melhor para o Cruzeiro no Mineirão domingo? Tenho lido e ouvido muita gente dizer que é a vitória do Atlético, para que aumente a chance do Cruzeiro conquistar a vaga na Libertadores. Estão antecipando a saída do Cruzeiro na luta pelo título, a chance é pequena, mas é real. Penso diferente, tudo vai depender do resultado de hoje. Se vencer o Sport, a Raposa mantém acesa a luz da esperança para a conquista do título, e o pior resultado para a Raposa é uma vitória do Galo. Um empate entre Atlético e Flamengo é, em qualquer situação, o melhor resultado para o Cruzeiro, assim como é para o São Paulo e para o Palmeiras, pois segura as duas equipes. Se o Cruzeiro tiver vencido o Sport, uma vitória do Flamengo também fica de bom tamanho, especialmente se o Fluminense atrapalhar a vida do Palmeiras.

Então, para agradar a todos os analistas, o grande resultado do Cruzeiro na 34ª rodada é uma vitória sobre o Sport, e o que vier no domingo será lucro. Todas as abordagens feitas nesse espaço levam à conclusão de que ainda é cedo para qualquer equipe ficar preocupando demais com o resultado da outra. É preciso vencer o próprio compromisso primeiro. Tropeços de uns e outros acontecerão em toda rodada, especialmente pelos confrontos diretos entre postulantes ao título: Atlético e Flamengo, amanhã; Atlético e Inter na 36ª rodada, Palmeiras e Atlético na 37ª. Vejam o que aconteceu com os atletas do São Paulo. Descontroles emocionais sem limites na partida contra o Grêmio. Na reta final, o controle emocional será um dos principais fatores para conquistar o título. Por isso, no momento, o título está entre Palmeiras e Atlético.

Libertadores. Como sempre, eu fiz um giro pelo interior de Minas. Viagem de negócios. Passei por Naque, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, São José do Goiabal, São Domingos do Prata, João Monlevade, Santa Bárbara e Barão de Cocais. Por todo lado não se fala em outra coisa: Campeonato Brasileiro. E o assunto principal em todas as cidades é o jogo entre Atlético e Flamengo, exceto em Barão de Cocais, a última cidade da rota. Por lá encontrei uma roda de amigos falando da informação surgida nas últimas horas sobre uma possível irregularidade de um jogador do Estudiantes nas partidas finais da Libertadores. Vamos aguardar o desenrolar do assunto. No campo de jogo, o Estudiantes venceu. De coração, torço para que nada esteja ilegal, pois gosto da decisão sempre nos gramados.

Governador Aécio Neves visita obras na avenida Antônio Carlos



O governador Aécio Neves, junto com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, fez uma visita às obras da avenida Antônio Carlos. O governador anunciou a conclusão das obras para março do ano que vem.

Os ataques ao Aécio: "Aleivosias e calúnias"

Por, Teodomiro Braga - Portal:"O Tempo"

Para muitos destes militantes, as eleições serão uma guerra pela própria sobrevivência

As baixarias veiculadas nos últimos dias em blogs da internet contra o governador Aécio Neves, que as classificou de "aleivosias" e "calúnias", foram uma amostra de como deverá ser a próxima campanha presidencial, a primeira que o PT irá disputar sem ter Lula como candidato. Os especialistas preveem para 2010 uma campanha de nível mais baixo do que a 1989, quando os marqueteiros de Fernando Collor não vacilaram em patrocinar a divulgação de depoimento da ex-namorada de Lula, Miriam Cordeiro, em que ela acusava o candidato petista de ser racista e de ter lhe proposto a fazer aborto.

Uma das razões para se prever uma pesada campanha em 2010 é a ativa participação que se espera de parte dos milhares de militantes políticos que passaram a desfrutar das benesses do poder nestes últimos sete anos, por conta do aparelhamento da máquina governamental verificado a partir de 2003. Para muitos destes militantes que hoje ocupam cargos importantes em ministérios ou empresas estatais, as eleições serão uma guerra pela própria sobrevivência (ou melhor, pelo emprego), na qual farão o que for preciso para alcançar a vitória nas urnas.

Outro motivo para se prever uma campanha de baixíssimo nível em 2010 é a força crescente desta poderosa arma de comunicação sem limites e sem responsabilidades em que se transformou a internet. Em 1999, não havia Twitter e nem blogs para disparar petardos contra adversários. Nas eleições de 2006 a internet já tinha a dimensão atual, mas o passeio eleitoral que Lula deu em Alckmin tornou dispensável o emprego de armas mais pesadas pela tropa de choque petista.

Nas eleições para prefeito em 2008, tivemos em Belo Horizonte uma demonstração do poder de fogo eleitoral da internet. A campanha de Leonardo Quintão surpreendeu o candidato da aliança PT-PSDB no primeiro turno, ao espalhar por email uma enxurrada de denúncias contra Marcio Lacerda. A campanha de Lacerda fez um pesado contra-ataque no segundo turno, no qual, em meio a acusações fortes contra Quintão, incluiu a veiculação de um vídeo do humorista Tom Cavalcanti que representou a pá de cal nas chances do candidato do PMDB.

O tiroteio desencadeado contra Aécio na internet nos últimos dias, confirmando os prognósticos pessimistas sobre o pleito de 2010, em nada afetou a sua disposição de brigar pela candidatura do PSDB na disputa pela sucessão de Lula. Ao manter seu ultimato para forçar o partido a definir o seu candidato até dezembro, Aécio criou uma nova situação que o colocou no centro da cena política - e, portanto, na mira do alvo dos adversários. Com a iniciativa, Aécio, de certa forma, antecipou o calendário eleitoral, fazendo começar mais cedo que previa o festival de baixaria que deverá marcar as eleições presidenciais de 2010.

Para ler no Portal "O Tempo": "Aleivosias e calúnias".

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PSDB deve decidir sobre candidatura à presidência até dezembro, defende Aécio Neves

Unimontes é campeã dos Jogos das Universidades de Minas



A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) conquistou o título de campeã geral dos XII Jogos das Universidades do Estado de Minas Gerais (Juemgs), realizados entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, na cidade de Frutal, no Triângulo Mineiro. As equipes da Unimontes somaram 184 pontos e conquistaram o pódio em todas as 17 modalidades disputadas, sendo dez medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze. Com 300 participantes, a competição reuniu, também, os alunos dos campi da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) de Belo Horizonte e do interior.


Esta é a terceira vez que a Unimontes conquista o primeiro lugar geral dos Juemgs, feito alcançado nos anos de 2004 e 2008. Para o próximo ano, quando a 13ª edição será realizada em João Monlevade, o propósito é de manter a hegemonia. Para isso, estão sendo ampliadas as equipes de competição e, por orientação do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, será implantado o projeto “Unijogos” – as Olimpíadas Internas da Unimontes.


Leia mais na integra: Agência Minas

Chip do boi nacional deverá custar 60% menos que o importado


Começou a ser testado nessa quinta-feira (5) o “Chip do boi” (dispositivo de identificação com chip eletrônico), 100% nacional, desenvolvido pelo Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec), destinado à rastreabilidade bovina. Esta é a última fase de testes de campo na Fazenda Experimental Santa Rita, da Epamig, em Prudente de Morais, Centro-Oeste de Minas, antes da produção em escala comercial.

Durante o evento que marcou o início dos testes, produtores, pesquisadores e empresários concordaram em que o novo produto vai facilitar muito a gestão das propriedades rurais e a entrada e permanência no mercado nacional e, principalmente, mundial. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), Gilman Viana Rodrigues, o novo chip vai dar mais credibilidade à produção, além de facilitar muito a vida dos produtores rurais: “Nós estamos preparando um cenário para melhor visibilidade de Minas no mercado mundial. Isso dá mais confiança, dá mais credibilidade ao nosso produto. Não tem como o mercado aferir se as pessoas estão fazendo as coisas corretamente, diariamente. Aplicando as coisas inovadoras e confiáveis, consistentes, você cria a imagem favorável. Esse novo produto vai facilitar a vida do fazendeiro, que vai oferecer ao mercado uma informação mais confiável e mais administravelmente leve. Ele faria isso sem a tecnologia, mas com a tecnologia ele vai viabilizar uma melhor gestão da agropecuária”.


Leia mais na integra: Agência Minas

Aécio justifica ultimato de definição do candidato tucano à Presidência


Governador diz que definição do candidato até dezembro o colocará em condições de ampliar alianças. Caso contrário, reafirma que disputará o Senado
Leonardo Augusto - Estado de Minas



Sexta-feira 06 de novembro de 2009 08:10

Jorge Gontijo/EM/D.A Press

Ao visitar obras de duplicação da Avenida Antônio Carlos, Aécio Neves disse que respeitará a decisão do partido sobre candidatura ao Planalto.

O governador Aécio Neves (PSDB) justificou na quinta-feira a pressão que exerce sobre a cúpula tucana por uma decisão mais rápida na escolha de quem será o candidato do partido à Presidência da República afirmando não se tratar “apenas de uma manobra política”, mas de “um gesto de correção para com o PSDB”. Aécio disse que, até dezembro, se considera “em condições de ampliar alianças, de apresentar um projeto novo para o Brasil falando do pós-Lula, agregando outras forças políticas”, argumentou. O governador defende que a decisão ocorra até o mês que vem. Já o governador de São Paulo, também pré-candidato da legenda ao Palácio do Planalto no ano que vem, quer que a definição aconteça em março.

Aécio, que voltou a frisar ser candidato ao Senado caso a escolha do nome do partido na briga pelo governo federal não ocorra até dezembro, fez relação entre sua eventual candidatura à Presidência da República e o impacto em Minas, caso participasse da disputa pela sucessão de Lula no ano que vem. “Tenho responsabilidade com Minas que antecede todas as outras. Construímos aqui algo novo, que precisa ter continuidade. Para o estado é fundamental que este projeto possa ter continuidade nos próximos anos e, eventualmente, uma candidatura minha à presidência, de alguma forma, impulsiona esse projeto, dá mais visibilidade a ele”, avaliou.

Caso não seja o escolhido do partido, Aécio disse que caberá respeitar e, “de forma muito clara, dizer que mergulharei nas questões mineiras. Ajudarei a eleger aqui o nosso candidato a governador e ajudarei a dar a vitória, em Minas, espero que consiga, a um outro candidato que o PSDB venha a escolher”.

Continuidade
O pré-candidato do PSDB na sucessão em Minas é o vice-governador Antônio Augusto Anastasia. Aécio afirmou não ter dúvidas de que o partido tem possibilidade concreta de vitória no estado. “As pessoas vão dizer se querem continuidade do projeto ou se querem a ruptura. Espero que a resposta seja pela primeira opção.” O principal candidato da oposição deverá sair do PT, que tem como pré-candidatos o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. Pelo PMDB, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, também já afirmou que pretende disputar o Palácio da Liberdade no ano que vem.

Durante visita a obras na Avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte, o governador disse “não ser o caminho natural” uma possível candidatura de dois tucanos ao Senado no ano que vem. As eleições em 2010 envolverão duas das três vagas de cada estado. Em Minas, além da possibilidade de Aécio disputar vaga no Senado, um dos atuais ocupantes de cadeira na Casa, Eduardo Azeredo (PSDB), já demonstrou interesse em disputar a reeleição.

Mudança

As primeiras três secretarias estaduais serão transferidas
para o Centro Administrativo do governo até 15 de janeiro, segundo afirmou ontem o governador Aécio Neves. O cronograma prevê ainda que a quarta secretaria mude no mês seguinte. Ainda conforme cálculos do governador, os 16 mil servidores estarão no centro até 1º de setembro. Sobre a redução de jornada de trabalho para os funcionários públicos estaduais, Aécio disse que a questão será definida “tecnicamente sem que haja perda de produtividade”.




Conclusão da Antônio Carlos será em março de 2010


conclusão de toda a obra de alargamento da avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte, acontecerá em março de 2010, dentro do prazo estipulado pelo Governo de Minas e pela Prefeitura da capital. O anúncio foi feito pelo governador Aécio Neves, nesta quinta-feira (5), durante visita às obras ao lado do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda. Os dois estiveram na rua Operários, no bairro Cachoeirinha, onde está sendo concluída a construção de um viaduto e um trecho de 700 metros.

“Viemos fazer uma visita às obras da Antônio Carlos para conferir se estão dentro do cronograma estabelecido pela Prefeitura e pelo Governo do Estado. Felizmente, a obra caminha de forma exemplar”, disse Aécio Neves, em entrevista. E afirmou: “Estou definindo, ao lado do prefeito, que no dia 28 de março do próximo ano, portanto daqui a poucos meses, estaremos concluindo essa obra e inaugurando o conjunto restante que inclui o viaduto em frente ao Complexo IAPI”.


Leia mais na integra: Agência Minas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Mulher esquece documentos e dá à luz em sala de espera de hospital em São Paulo



Foi necessário que o pai da criança ajudasse no parto; uma sindicância foi aberta para investigar porque grávida não foi atendida corretamente


Uma mulher grávida de 9 meses teve a filha na sala de espera de uma maternidade em Santos, no litoral paulista, depois que foi impedida de ser internada por ter esquecido os documentos. Foi necessário que o pai da criança ajudasse a mulher no parto.

O episódio aconteceu no último domingo (5), mas as imagens gravadas pelo celular de um familiar da mulher foram divulgadas só nesta quinta-feira (5). Ela deu entrada no hospital na manhã do domingo e, por ter esquecido seus documentos, foi colocada em uma sala de espera pelos funcionários da maternidade municipal Silvério Fontes. A médica, segundo o SP no Ar, só apareceu depois do nascimento para cortar o cordão umbilical do bebê.

A criança , que ganhou o nome de Roberta Vitória, foi obrigada a tomar antibióticos, justamente por nascido em um lugar impróprio. Ela e mãe já tiveram alta do hospital.

O secretário de Saúde de Santos, Odílio Rodrigues, anunciou que foi aberta uma sindicância para apurar porque a grávida não foi atendida corretamente. O resultado da investigação sairá em 30 dias.

Hospital Infantil João Paulo II, da Fhemig, recebe prêmio


O Hospital Infantil João Paulo II, da Rede Fhemig, recebeu o terceiro lugar na categoria científico, com o trabalho ‘Programa Público de Assistência Domiciliar Infantil – Otimização de leitos e Humanização Assistencial’, no X Sibrad - Simpósio Brasileiro de Assistência Domiciliar do Hospital Israelita Albert Einstein, realizado de 7 a 9 de outubro. A unidade já recebeu três prêmios pelo Hospital Albert Einstein, concorrendo em cada ano com 200 trabalhos em média.

A diretora do HIJPII, médica Helena Valadares Maciel, afirmou que a premiação é importante porque indica que o hospital está no caminho certo, principalmente um reconhecimento vindo de uma unidade referência como o Albert Einstein.


Leia mais na integra: Agência Minas

Hemominas faz campanhas em Felício dos Santos e Mariana


Duas cidades de Minas – Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha, e Mariana, na região Central do Estado -, recebem, neste fim de semana campanhas da Fundação Hemominas para doação de sangue.

Em Felício dos Santos, a coleta de sangue será feita no sábado (7), das 9h às 15h, na Escola Estadual Felício dos Santos (rua Tamboril, Nº 20, Centro). A campanha será feita pela Fundação Hemominas de Diamantina que, pela primeira vez, desenvolve a ação na cidade. A expectativa é que compareçam 120 candidatos à doação.

Para Ana Paula Fernandes de Ávila, responsável pelo setor de captação de doadores de sangue do Núcleo Regional de Diamantina, o objetivo “é divulgar e reforçar a importância da doação de sangue, uma vez que a população da cidade está sempre empenhada nessa causa”, afirma.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Fundação Hemominas (31) 3280-7455/3280-7440
Núcleo Regional de Diamantina (38) 3532-1358


Leia mais na integra: Agência Minas

Anastasia abre seminário sobre negócios entre Minas e Índia


O VI Seminário Fazendo Negócios com a Índia (FNI) foi aberto pelo vice-governador Antonio Anastasia nesta quarta-feira (4), no auditório Paulo Camilo Penna, no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O evento foi realizado pela Câmara de Comércio Indústria e Agropecuária Índia-Brasil (CCIAIB) e pelo Consulado A.H. da Índia em Minas Gerais.

Segundo Anastasia, a Índia é hoje um dos países que mais cresce no mundo, com economia muito aberta, exportadora e vibrante, já com interesses expostos em Minas Gerais, como é o caso do grupo Mittal. “É importante que Minas, que tem sua economia caracterizada pela abertura ao mercado internacional, mantenha relações próximas com a Índia. Esse seminário é mais um marco do grande esforço do Governo da Índia e do Governo mineiro para estreitarmos as relações econômicas entre o país e nosso Estado”, afirmou.


Leia mais na integra: Agência Minas

Anastasia inaugura serviço de imagem do Hospital Professor Basílio em Moema


- O vice-governador Antonio Anastasia estará em Moema, no Centro-Oeste mineiro, nesta sexta-feira(6), para inauguração do serviço de imagem do Hospital Professor Basílio - rua Tamoios 83, Centro. A previsão de chegada do vice-governador ao local é às 11h30.

O Hospital é referência no atendimento ao Serviço Único de Saúde (SUS) e gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto São Francisco (Cisasf). Os equipamentos de ultrassom e endoscopia do novo setor de imagem foram comprados com recursos do Governo do Estado. O ultrassom poderá atender cerca de 300 pessoas por mês e a endoscopia 200 pessoas.

Serviço:

Evento: Inauguração do serviço de imagem do Hospital Professor Basílio
Local: Hospital Professor Basílio – Rua Tamoios 83, Centro
Data: 06/11/2009
Horário: 11h30


Fonte: Agência Minas

Turno único não afetará trabalho na Cidade Administrativa


O Governo do Estado não trabalha com a possibilidade de queda na produtividade nos serviços prestados pela administração pública no próximo ano como consequência da implantação de turno único para algumas categorias de servidores. A garantia foi dada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena. Segunda ela, a proposta de implantação da jornada de seis horas corridas não será adotada para o conjunto dos servidores estaduais e ocorrerá apenas nos setores que apresentarem necessidade de adequação às mudanças nas condições de trabalho com a transferência da administração estadual para a Cidade Administrativa.

“Todas as equipes de servidores trabalham com metas de trabalho, que não serão alteradas em função de uma possível alteração de horário. Todo mundo continuará a ser avaliado de acordo com as metas estabelecidas e, dessa forma, não haverá perda de produtividade”, explicou Renata Vilhena.

A implantação de turno único previsto na proposta enviada nessa terça-feira (3) à Assembleia Legislativa tem caráter preventivo e, se aprovada, poderá vigorar apenas por um ano. Os critérios para aplicação ou não do turno único serão definidos em decreto futuro assinado pelo governador Aécio Neves. O envio este ano do projeto visa apenas garantir uma base legal para redução de jornada, se isso for necessário.


Leia mais na integra: Agência Minas

Lúcia Hipoolito denuncia que “A patrulha da lama se assanha” contra Aécio Neves

O tabuleiro eleitoral começa a se compor. As tropas de lado a lado se aprontam.
E a patrulha da lama se assanha. Campanha eleitoral é com ela mesma.

Ataques pessoais constituem arma das mais delicadas e perigosas de uma disputa eleitoral. São faca de dois gumes.
Não são poucos os casos de ataques pessoais que provocaram efeito bumerangue, ou seja, voltaram-se contra o atacante, prejudicando-o mais do que à vítima.
A vitimização do adversário é consequência bastante comum, e muito temida.
Por isso, estrategistas de campanha hesitam em usar dossiês, denúncias e outros artefatos do arsenal que pode ser mobilizado em campanhas eleitorais.
No ataque pessoal, a dosagem é questão crucial. Uma denúncia bem feita, uma suspeita bem lançada – em geral pela imprensa – podem ter resultados devastadores.
São inúmeros os exemplos de candidaturas abatidas em pleno vôo -- ou ainda taxiando na pista. Na eleição presidencial de 2002, foi devastadora a visão de uma montanha de dinheiro encontrada no escritório do marido da pré-candidata Roseana Sarney.
Até hoje mal explicada, aquela dinheirama foi fatal para as pretensões presidenciais de Roseana.
E até hoje, o senador José Sarney está convencido de que José Serra estava por trás da denúncia contra sua filha.
(Aliás, é curioso constatar que no Brasil metade das malfeitorias políticas é atribuída a José Serra, enquando a outra é atribuída a José Dirceu". Quando não, "coisa dos dois" em conluio.)
Assim como também foi devastadora a revelação do “escândalo Miriam Cordeiro”, quando, às vésperas da eleição de 1989, uma ex-namorada de Lula veio à TV afirmar que ele tinha tentado convencê-la a fazer aborto.
A aparição da ex-namorada foi armada pelo adversário, pela tropa de choque a serviço de Fernando Collor. (O senador Renan Calheiros, hoje aliado íntimo do presidente Lula, deve se lembrar bem desse episódio.)
Nas eleições de 2006, o PT colou no candidato do PSDB a pecha de privatista, entreguista, alguém que “vendeu o patrimônio do povo brasileiro na bacia das almas”.
Resultado, o candidato Geraldo Alckmin passou o resto da campanha vestido com um constrangedor colete com selos de todas as estatais, pisoteou o legado de Fernando Henrique... E os tucanos nunca mais conseguiram explicar por que se decidiram pela privatização.
Ataque pessoal não é coisa para amador. Ao contrário, é trabalho para profissional altamente competente.
Em geral, o ataque pessoal segue uma regra de ouro: nunca, nunca mesmo, parte do candidato adversário. Os ataques são sempre terceirizados.
É para isto que existe, em todas as campanhas, a patrulha da lama. É ela a encarregada de espalhar denúncias, calúnias, insultos, verdades, mentiras.
Com a disseminação da internet, calúnias e insultos percorrem a rede em velocidade estratosférica. Blogs, twitters, redes de relacionamento, tudo contribui para espalhar tanto a boa notícia quanto a lama.
Alguns partidos já possuem tropas treinadas. Tarefeiros remunerados ou voluntários que "estacionam" em certos blogs e sites -- ou são seus titulares --, espalhando veneno e promovendo verdadeiros linchamentos virtuais.
Preço pequeno a pagar pela liberdade de expressão. E vale a pena pagar.
No Brasil, os marqueteiros espalharam a ideia de que "quem bate perde". Nem sempre é verdade. Os danos podem ser fatais.
Por isso mesmo, a patrulha da lama se faz presente e todas as eleições. Cada vez mais disseminada e sofisticada.
Sob este aspecto, podemos dizer que a campanha eleitoral de 2010 já começou.
A notícia de que o governador Aécio Neves teria esbofeteado a namorada numa festa no Rio de Janeiro espalhou-se pela internet em altíssima velocidade.
A namorada negou tudo, pessoas presentes à festa não viram nada, além de um escorregão da moça na pista de dança, o governador chegou a falar no assunto em indignada entrevista coletiva (era a respeito de outro assunto, mas a pergunta foi inevitável. E ele não se furtou a responder.)
Mas a notícia continua a se multiplicar pela internet.
Junto com a notícia veio a especulação: "já é coisa de Serra, para anular as chances de Aécio?"
"É coisa de José Dirceu, temeroso de que o candidato seja Aécio?"
"É coisa dos dois, que continuam se dando muito bem?"
Não se sabe.
A única coisa que se sabe é que a patrulha de lama da campanha eleitoral de 2010 já entrou em campo.
Aqui o artigo da comentarista política da Rádio CBN no seguinte endereço: “A patrulha da lama se assanha”.

Ação do governo Aécio Neves aumenta movimento de passageiros em Confins em 1.200% desde a transferência dos voos


Governador Aécio Neves concedeu entrevista após reunião com o presidente da Infraero, Murilo Barboza

Ação do Governo Aécio Neves em Minas também transformou o Aeroporto da Pampulha em um dos mais importantes centros de aviação regional do país

O movimento de passageiros no Aeroporto Internacional de Confins cresceu 1.200% entre 2004 e 2009. O verdadeiro renascimento do aeroporto se iniciou em março de 2005, quando todos os voos nacionais, sem escala no interior do Estado, foram transferidos do Aeroporto da Pampulha para Confins. A estratégia do Governo de Minas fez com que o número de passageiros saltasse de 388 mil, em 2004, para os atuais 5,2 milhões/ano. A previsão é que esse número chegue a 9 milhões de pessoas/ano até o fim de 2011.
A ação do Governo de Minas também foi determinantes para transformar o Aeroporto da Pampulha em um dos mais importantes centro de aviação regional do país. Desde a transferência dos voos nacionais sem escalas para Confins, o crescimento das partidas regionais na Pampulha foi de 60%, segundo dados da Infraero. Da Pampulha saem diariamente cerca de 40 voos com destino a cidades do interior de Minas, fazendo dele um importante elo entre as regiões do Estado.
A transferência dos voos da Pampulha para Confins foi determinada em 13 de março de 2005, pela portaria nº 1891/DGAC do Departamento de Aviação Civil (DAC), com apoio da Infraero, do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte.
Leia mais na Agência Minas: “Ação do governo Aécio Neves aumenta movimento de passageiros em Confins em 1.200% desde a transferência dos vôos

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Governo Aécio Neves em Minas revoluciona atendimento à saúde



O Governo Aécio Neves em Minas implantou o protocolo de Manchester, uma classificação de risco, na rede de saúde do norte de Minas. A Rede integra hospitais, UBS, Sistema de Transportes e Central de Regulação Assistencial. Neste contexto, o Governo de Minas assumiu a implantação do Samu. Esta integração garante ao cidadão o acesso à saúde de qualidade.

É falsa a notícia sobre a agressão de Aécio à namorada em festa

É falsa e tem objetivos políticos eleitorais a notícia de que o governador de Minas, Aécio Neves, pré-candidato à presidente pelo PSDB, teria agredido a namorada, a estilista Letícia Weber, em uma festa no Hotel Fasano, no Rio de Janeiro.
É o que revela a apuração dos fatos feita por dois dos jornalistas políticos mais bem informados do país: Ricardo Noblat, do Blog do Noblat, e o Lauro Jardim, editor da coluna Radar, da revista Veja e do Portal Abril.com.
Eles apuraram os fatos, conversaram com pessoas que participaram da festa e apontam as motivações políticas eleitoreiras entorno da divulgação da notícia.

Ricardo Noblat – 02/11/2010, em seu Twitter : www.twitter.com/blogdonoblat:
Passei o dia atrás da história da suposta agressão de Aécio Neves à namorada. Ouvi 6 pessoas que estavam na festa do hotel Fasano.
Resposta delas: não viram nada. Há pouco, localizei Aécio e a namorada, Letícia. Os dois passam o fim-de-semana em Florianópolis.
"Isso é uma nojeira. Não aconteceu nada. Meu azar foi me apaixonar por um político," me disse Letícia. Aécio não quis comentar.
Letícia disse mais: "isso me parece exploração política." Berzoini, presidente do PT, deu a notícia no seu twitter.

Lauro Jardim - Blog Radar on-line:
Começou a baixaria - Eleições 2010
A insidiosa campanha de boatos na internet sobre Aécio Neves, que circula com força na web desde o fim de semana, visa a atingir exatamente a característica mais festejada do governador mineiro: a capacidade de conciliação e de entendimento entre contrários.
A baixaria tenta também alcançar outra de suas marcas atestadas nas pesquisas de opinião - a boa imagem junto ao eleitorado feminino.
Enfim, está inaugurada no final de 2009 a era de baixarias na campanha 2010.

Fonte: "Blog Aécio Presidente"

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Aécio insiste em decisão rápida e diz que pode sair candidato ao Senado


BELO HORIZONTE (Reuters) - Mesmo após conversa no final de semana com o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, manteve sua exigência de que o partido defina até dezembro o candidato tucano à sucessão presidencial. Aécio disse que, fora deste prazo, vai concorrer ao Senado.

"Até o final do mês de dezembro contem comigo", disse Aécio a jornalistas nesta terça-feira referindo-se à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010.

Aécio acredita que uma decisão em março, como deseja o governador de São Paulo, José Serra, outro interessado ao posto de candidato a presidente pela legenda, compromete a articulação de alianças.

"Se o partido optar, e eu respeitarei essa decisão, por alongar um pouco mais esse prazo eu vou voltar-me integralmente para Minas Gerais... A forma de eu poder e até tentar dar ou ajudar a dar aqui, ao lado dos meus companheiros, uma vitória a um outro candidato do PSDB seria mergulhando aqui na nossa campanha, sendo candidato ao Senado", esclareceu.

O mineiro disse que mantém conversas com outros partidos na tentativa de atrair alianças em torno da candidatura tucana ao Palácio do Planalto, citando nominalmente PTB, PP e PDT, aliados de seu governo em Minas e vinculados à gestão Lula no plano federal.

"O que eu percebo é que todas elas aguardam uma definição mais clara no campo das oposições para poderem se posicionar", avaliou, esclarecendo que os contatos com as legendas são informais.

Aécio vem conversando com Serra, mas nenhum deles altera sua posição em relação ao prazo. Durante toda esta semana o governador paulista estará em Istambul, na Turquia, participando da conferência Urban Age, sobre o futuro das cidades.

Fonte: Reuters

Transcrição da entrevista do governador Aécio Neves durante assinatura de convênio para construção do Hospital do Barreiro


Esse hospital vai ser tipo o Pronto Socorro, qual vai ser o diferencial dele?

Olha, é um hospital completo. No primeiro momento, tínhamos dúvidas se valeria a pena fazer ali também um pronto socorro. E a decisão foi que sim. Vamos fazer um pronto socorro. Ele terá 240 leitos, terá cerca de 30 leitos de UTI e já no seu planejamento, no seu projeto arquitetônico está prevista a sua duplicação para que no futuro ele possa chegar até 480 leitos, já prevendo obviamente, a expansão e crescimento de toda aquela região. É um hospital de altíssimo nível e nós vamos, inclusive, buscar também a parceria do governo federal. Mas já há o compromisso do Governo do Estado e a prefeitura participarem, em partes iguais, na construção deste hospital.

Hoje o senhor anunciou que em dezembro deverá sair para o Senado se o PSDB nada fizer. O senhor teve um retorno do Sérgio Guerra, conversou com os tucanos? Como que está hoje isso tudo?

Olha, estou animado com a perspectiva do PSDB poder antecipar um pouco esse processo. Conversei longamente no final de semana com o presidente Sérgio Guerra. Vocês devem ter visto a entrevista que ele deu em um jornal de circulação nacional, também falando que há um sentimento no partido de antecipação desse prazo e continuo com a minha posição absolutamente clara. Até o final do mês de dezembro contem comigo.

Acho que é possível ampliarmos a aliança que hoje está construída em torno do PSDB. E vocês também assistiram, nos últimos dias, algumas manifestações, movimentações políticas que, enfim, apontam nessa direção e o que disse lá atrás e reitero é que considero que março é um prazo extremamente longo, ou tardio, talvez seja esse melhor o termo, para que nós possamos construir essa aliança mais sólida. Muitas vezes em uma eleição, você ganha exatamente nas articulações prévias, na construção da aliança que vai sustentar o seu discurso, que vai sustentar as suas propostas.

Tenho falado com outras lideranças importantes do partido. Conversei também longamente esses dias com o senado Tasso Jereissati e o que percebo é que vai havendo uma convergência, um sentimento dentro do partido de que entre dezembro e janeiro, eu especialmente preferiria até o final de dezembro, nós pudéssemos ter essa decisão. Se o partido optar, e eu respeitarei essa decisão, por alongar um pouco mais esse prazo eu vou voltar-me integralmente para Minas Gerais. Tenho compromissos enormes e profundos com o Estado e a forma de eu poder até tentar dar ou ajudar a dar aqui, ao lado dos meus companheiros, uma vitória a um outro candidato do PSDB seria mergulhando aqui na nossa campanha, sendo candidato ao Senado da República.

Tem uma notícia de que o PTB vai anunciar que apoia o senhor?

Tenho tido contatos, e obviamente nesta fase não se trata de contatos oficiais e nem formais, mas contatos naturais até pela relação que nós temos ao longo de quase toda uma vida política, quase trinta anos de vida pública, com lideranças importantes do PTB, com lideranças importantes do PP e do PDT. Não posso falar por elas, mas o que eu percebo é que todas elas aguardam uma definição mais clara no campo das oposições para poderem se posicionar.

O que eu posso registrar é que, aqui em Minas Gerais, a nossa aliança com o PTB é muito sólida desde o início do meu primeiro mandato, aliás, desde a minha primeira campanha, como ocorre com o PP, com o PDT e com outras forças políticas.

Repito: o que eu tenho buscado levar ao partido é que avaliem, as lideranças do partido e eu gostaria ainda que isso fosse de alguma forma democratizado internamente, avaliem a possibilidade de ter uma candidatura que agregue outras forças políticas para que possamos vencer as eleições.

Prévias em dezembro.

É uma decisão do partido. O partido deve responder a isso. Eu acho que, a partir de janeiro, o partido poderia realizar e se realizar é porque em dezembro ela vai estar marcada.

Qual é a fala do senhor sobre tudo que está na internet?

Isso é uma aleivosia tão grande. Eu me sinto, claro, pessoalmente ofendido por isso, mas prefiro até nem comentar para não validar algo tão distante da minha prática cotidiana. Sempre fiz política e vou continuar fazendo no patamar muito superior a esse. E o que eu posso dizer é que é uma calúnia vergonhosa.

Parceria do Estado e PBH vai construir Hospital do Barreiro



BELO HORIZONTE (03/10/09) - O governador Aécio Neves e o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, assinaram nesta terça-feira (3), no Palácio da Liberdade, convênio para a elaboração do projeto de construção do Hospital Metropolitano do Barreiro. O Governo do Estado investirá R$ 1,15 milhão no projeto, cujo valor é de R$ 2,3 milhões. A Prefeitura de Belo Horizonte investirá o valor restante. A previsão é que o hospital comece a funcionar no primeiro semestre de 2012, com capacidade de atendimento diário de 400 a 500 pacientes.

“Hoje estamos percebendo de forma muito clara como é bom para a população, quantas vantagens tem a população, quando você planeja conjuntamente, quando se tem estratégias comuns que permitem um ganho de tempo, uma otimização dos recursos financeiros nos esforços de todos nós”, disse Aécio Neves, durante a solenidade de assinatura do convênio.

Aécio Neves ressaltou os diversos investimentos que têm sido feitos em Belo Horizonte, em parceria pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Belo Horizonte. O governador disse que ainda neste mês de novembro será inaugurada a segunda etapa das obras da avenida Antônio Carlos.

“Também estamos trabalhando conjuntamente no projeto Copa do Mundo de 2014. Nosso projeto caminha de vento em polpa, com os prazos sendo cumpridos. Tudo isso é a parceria. Quero dizer que essa obra do hospital tem para mim um significado muito especial. Pouquíssimas prioridades se apresentaram durante as discussões eleitorais no ano passado com tanta clareza quanto a necessidade de construirmos esse hospital no Barreiro”, disse o governador.

Durante a solenidade no Palácio da Liberdade, foi apresentada uma maquete do Hospital do Barreiro. Participaram da solenidade, além de técnicos da área de saúde do Estado e da Prefeitura, líderes comunitários da região do Barreiro, além de vereadores e deputados estaduais.



Atendimento

A previsão de início da obra é para junho de 2010. O hospital será construído em uma área de 12,5 mil m², nas proximidades da Via do Minério, no Barreiro. Serão 240 leitos, com previsão de ampliar posteriormente para 480 leitos. Desses, 20 são leitos de CTI, 30 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 12 salas de cirurgia e 40 leitos de observação. O prédio deverá ter 13 andares, sendo três andares no subsolo, quatro andares de leitos de internação, quatro andares de pronto-socorro, salas de cirurgia, administração e pilotis. O hospital terá triagem com classificação de risco.

“Esse hospital irá atender toda a região do Barreiro, parte da região Oeste, e ainda vários municípios vizinhos por meio de convênio do SUS. Outro ponto importante é o conceito inovador do hospital, pensado para permitir os menores custos com a sua manutenção. Estão sendo incorporados ao projeto executivo, projetos complementares que possibilitarão economia de energia, com o aproveitamento e captação de luz solar e o reaproveitamento de água. Teremos um hospital moderno, dinâmico e ambientalmente correto”, afirmou o prefeito Marcio Lacerda.

Inscrições abertas para qualificação profissional do Sine


O trabalhador mineiro que busca uma oportunidade de emprego e não tem qualificação profissional pode recorrer aos postos do Sine. O Governo de Minas, por meio do Projeto Usina do Trabalho, está oferecendo nove mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional, em todas as regiões do Estado. Só em Belo Horizonte são mais de 1.400 vagas.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira (6), nos 108 postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Serão 120 municípios beneficiados, com vários cursos: mecânico de motos, açougueiro, cozinheira, pedreiro, eletricista, operador de caixa, excelência no atendimento ao turista. A duração dos cursos varia de 20 a 240 horas e os alunos vão ganhar auxilio alimentação e transporte.

Para fazer a inscrição é necessário apresentar carteira de identidade e ter, no mínimo, 16 anos. O candidato que tiver carteira de trabalho e CPF deve levá-los para fazer o cadastro e participar da intermediação de mão de obra. Os interessados podem acessar o portal do Sine para verificar os endereços de todas as unidades.

Projeto

Criado em 2008, o Projeto Usina do Trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de comunidades carentes e inserir pessoas desempregadas no mercado de trabalho. O investimento para este ano é de R$ 10 milhões. Até agora, mais de quatro mil trabalhadores foram qualificados em mais de 50 profissões diferentes.

De acordo com a coordenadora do projeto, Lara Valadares, os cursos do Usina do Trabalho são elaborados com base em demandas prévias das empresas, o que aumenta as chances de inserção das pessoas no mercado de trabalho.


Fonte: Agência Minas

Arquivo Público Mineiro realiza primeira mostra de cinema


O Arquivo Público Mineiro (APM), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, promove a sua primeira mostra de cinema com o objetivo de aproximar a população do precioso acervo audiovisual que possui. Amantes da história e da produção audiovisual poderão conferir na quarta-feira (4), a partir das 21 horas, no Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), a exibição de oito filmes de diferentes momentos históricos.

O evento contará com uma mesa de discussão composta por José Américo Ribeiro, Vitor Almeida, Daniel Queiroz, Maria Leite Chiaretti e Alexandre Pimenta, nomes importantes da cena audiovisual mineira. O objetivo é proporcionar ao público uma noção do acervo disponível no Arquivo Público Mineiro e também fomentar discussões sobre medidas de preservação e acesso a acervos de imagens em movimento, principalmente aqueles ligados à história de Minas Gerais.

Possibilitar à população acesso a essas películas só é possível porque a instituição dá especial atenção, do ponto de vista da preservação, ao seu acervo fílmico. Esse cuidado é feito por meio da adaptação das áreas de guarda e também da reformatação – telecinagem –, que possibilita o acesso ao conteúdo das imagens. Outra preocupação relacionada ao acervo é o aprimoramento de princípios de arranjo e descrição, obedecendo às normas arquivísticas. Atualmente, 46 películas já foram telecinadas e encontram-se disponíveis em mídia digital para consulta.


Leia mais na integra: Agência Minas

Prêmio Minas Design anuncia vencedores nesta terça


O que é necessário para incentivar o uso de uma nova tecnologia, de um novo material? Pensando nisso, com o tema “Design Aplicado ao Aço Inox Colorido”, o Centro Minas Design (CMD), projeto do Governo do Estado, lançou o 2º Prêmio Minas Design, que vai anunciar os vencedores, nesta terça-feira (3), às 19h, no Teatro Klaus Vianna – Oi Futuro.

O prêmio vai contemplar profissionais e estudantes dos cursos de design gráfico e de produto. O objetivo da competição é apresentar soluções inovadoras que utilizem o design para impulsionar o uso do material em diversos segmentos, colaborando, assim, para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais.

Os projetos participantes foram avaliados pelos designers Ivens Fontoura, Newton Gama, Gustavo Santos, por uma das pesquisadoras do inox colorido da Fundação Centro Tecnológico de Belo Horizonte (Cetec), Célia Loureiro, e o presidente da empresa Inoxcolor, Pedro Kaechele. O mérito para cada projeto será concedido de acordo com os quesitos de design: predominância da utilização da tecnologia, grau de inovação e contribuição para o desenvolvimento do setor.


Leia mais na integra: Agência Minas

Planejamento metropolitano é tema de Conferência da RMBH


A II Conferência Metropolitana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) que será realizada de 9 a 11 deste mês, na Torre Alta Vila, vai fazer um balanço institucional da estratégia metropolitana, das ações de governo e das políticas públicas em curso na RMBH, além de discutir o planejamento metropolitano, incluindo a gestão da região, com destaque para a mobilidade urbana.

Organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) e pela Agência de Desenvolvimento da RMBH, a Conferência reunirá cerca de 600 participantes, entre eles, gestores de órgãos de governança metropolitana, de instituições e entidades públicas e representantes da sociedade civil. Também está prevista a participação de secretários de estado, prefeitos de capitais e gestores de outras regiões metropolitanas do país, como Campinas, Recife, São Paulo, ABC Paulista e Porto Alegre, além dos prefeitos e presidentes de Câmaras dos 34 municípios da RMBH e dos 14 do Colar Metropolitano.



Leia mais na integra: Agência Minas

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Como Sabotar o Brasil


Por Ana Vasco: Aécio Blog

Há quem acredite que a forma mais fácil de enfraquecer os adversários é “sabotando” oportunidades de crescimento, plantando dúvidas, gerenciando boatos, alimentando a discórdia, sugerindo a desistência. Afinal, tantas vezes isso já deu certo. Por motivos políticos, nossa juventude já foi taxada de comunista, drogada, violenta, subversiva. “Disciplina e decoro” foram as máscaras de um discurso que queria incutir a mentira e o medo. Mas o método de crítica e desvalorização de quem não defende os ideais semelhantes, típico de tempos de ditadura, não ficou restrito a um período histórico. Caminhou pelo tempo e até hoje submete a política à hipocrisia, à malandragem, à chantagem, à falsidade e à manipulação.


E quem não se lembra de fatos marcantes relacionados a isso? Poderia enumerar dezenas, mas vou me ater a uma história. Algum tempo após Tancredo Neves assumir a sua candidatura oficial para a disputa da Presidência da República, em 1984, aconteceu uma situação muito estranha em Brasília. Um dia, a cidade amanheceu coberta de cartazes vermelhos, com a caricatura de Tancredo, ao lado de uma foice e de um martelo, com os dizeres: “PCB – Chegaremos Lá”. O episódio, sem explicação convincente, ocorreu também em Goiânia, Salvador e em outras capitais. Quem afinal teria interesse em associar a imagem de Tancredo ao radicalismo e à dissimulação? Dessa vez, o povo brasileiro rejeitou a “sabotagem”. Mas muitas outras, na nossa história recente, deram certo e servem como estímulo para quem gosta da política mais suja.

Na revista Veja desta semana, o colunista Diogo Mainardi dá um conselho ao PSDB: sabotem o PT. Como? Unindo os dois pré-candidatos do partido em chapa única. Essa é a força da oposição, juntos eles podem mais, podem tudo. Balela! O Brasil quer a união real de propósitos e de forças políticas – de esquerda e de direita – que hoje são antagônicas, por um projeto mais amplo, que envolva toda a sociedade. O Brasil não aceita mais sabotagens.

No passado, tentaram “sabotar” Tancredo e muitos outros. Hoje, espera-se que outras “sabotagens” fortaleçam possibilidades. Mas no fundo, todos se esquecem que esse tipo de estratégia pode voltar-se contra o Brasil. Que as “sabotagens” extirpam da política o seu poder mais nobre, de aglutinar, sustentar ideais.

Aécio quer mais do que cargos ou poder de mando. Quer ser o presidente que irá promover as reformas estruturais que o Brasil espera há mais de 20 anos. Aécio quer trabalhar, com lideranças, partidos e com a sociedade, por um país melhor - economicamente forte, com compromisso social, bem gerenciado e sem polarizações partidárias. Ele quer lutar por sonhos que transcenderam gerações. Sem divisões, ciladas, sem “sabotagens”, sem precisar provar constantemente que ele não é o “subversivo” que gostariam que ele fosse – para que a derrota ou a desistência se torne possível.

Pela verdade, pelos avanços, pela união, pela ética e pelo Brasil, eu sou mais Aécio. E você?

Aécio Neves e CQC

Aécio Neves passa a palavra a manifestante, dando liberdade pra ele expor suas idéias.

Aécio Neves - Política e Cavalgada

Jogo do Poder com Aécio Neves (1 de 6)

Jogo do Poder com Aécio Neves (2 de 6)

Jogo do Poder com Aécio Neves (3 de 6)

Jogo do Poder com Aécio Neves (4 de 6)

Jogo do Poder com Aécio Neves (5 de 6)

Jogo do Poder com Aécio Neves (6 de 6)

Governador Aécio Neves lança campanha de valorização dos idosos



O governador Aécio Neves lançou, nesta quinta-feira (22), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, campanha de valorização da pessoa idosa, com o objetivo de mobilizar a sociedade para os problemas vividos pela população idosa. A campanha é uma iniciativa do Governo de Minas e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e será realizada por meio da veiculação de filmes e anúncios pelos veículos de comunicação de Minas Gerais.

Representantes de jornais e emissoras de rádios e TVs assinaram termo de compromisso em apoio ao projeto. A veiculação será gratuita durante a programação das emissoras. Em Minas Gerais vivem 2,8 milhões de idosos, número que corresponde a 14,6% da população do Estado, segundo o IBGE (Censo 2007). Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que 62% dos lares brasileiros são mantidos pelos idosos.

“Acho que essa é uma campanha que tem de ir além das fronteiras de Minas Gerais. E ela tem essa capacidade de que não é muito comum em peças desse tipo. Falo com muita sinceridade, a mim me tocou e me deu vontade de ligar para casa. Acho que todo mundo vai sentir um pouco uma certa cobrança íntima daquilo que não vem fazendo, mas que poderia estar fazendo cotidianamente sem qualquer custo, sem qualquer trabalho a mais. Então, é uma campanha que não é do governo, é uma campanha que os mineiros que estão oferecendo para o resto do Brasil”, afirmou o governador, em entrevista.

Mais atenção

O cantor Zezé di Camargo é personagem de um dos filmes já concluídos. Nele, o cantor interpreta a música “Couro de Boi”, de Diogo Mulero e Teddy Vieira. Presente na solenidade de lançamento, Zezé aderiu à campanha e não cobrou cachê pela sua participação.

“O idoso sente muito mais falta do apoio, do carinho daquelas pessoas que ele tanto ama do que propriamente da questão financeira. Do lado financeiro, tem as entidades filantrópicas, os governos estaduais, federal que têm uma parcela de cuidados com isso, que cuida. Mas eu acho que o maior carinho que o idoso necessita é exatamente por parte dos entes queridos, no caso, principalmente dos filhos”, disse o cantor, em entrevista.

Medalha JK

Durante o evento, o governador condecorou Zezé di Camargo com a Medalha JK, concedida a personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Estado. A medalha foi entregue no mês de setembro, em cerimônia realizada em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. O cantor não pôde comparecer à solenidade por problemas de agenda.

Contra o descaso

Além dos veículos de comunicação, a campanha tem a parceria do Banco BMG, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot), Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e Unimed. Em seu pronunciamento, o governador afirmou que a participação dos parceiros será fundamental para o êxito da campanha que busca combater o descaso e o preconceito contra os idosos.

“Vocês estão honrando as melhores tradições de Minas Gerais e fazendo um dos mais bonitos atos que esse palácio, de tantas histórias, já assistiu”, disse Aécio Neves.

A presidente do Servas, Andrea Neves, afirmou que os idosos precisam de respeito, reconhecimento e gratidão. Para ela, a campanha é uma oportunidade de reflexão sobre as necessidades e problemas enfrentados pelos idosos.

Combate à violência

A campanha também alertará para a necessidade de as pessoas denunciarem violência ou qualquer situação que exponha o idoso a riscos, através do Disque Direitos Humanos - 0800 031 1119. O serviço garante sigilo em relação à identidade da pessoa que der qualquer informação sobre maus tratos.

Os crimes contra idosos estão entre os mais denunciados através do Disque Direitos Humanos. Só perdem para denúncias de crimes contra crianças e adolescentes, impulsionadas pela campanha Proteja Nossas Crianças, também desenvolvida pelo Governo de Minas e o Servas.

Nos nove primeiros meses deste ano foram registradas 173 denúncias de maus tratos a idosos. No mesmo período de 2008, foram 133, o que aponta um crescimento de 31%.

As denúncias são encaminhadas à Rede de Atenção ao Idoso do Estado, formada por integrantes do Ministério Público, conselhos municipais do idoso, delegacias especializadas, Polícia Militar e Poder Judiciário. A maior parte dos casos é de maus tratos dentro de casa e de violação econômica, quando os familiares usam o cartão bancário do idoso sem que ele saiba. De acordo com o Conselho Estadual do Idoso, a maioria dos casos é resolvida.

O lançamento da campanha terminou com a apresentação de Zezé di Camargo e Luciana Tolentino Zica cantando “Couro de Boi”. Eles foram acompanhados pelo músico Geraldo Almeida ao violão.

Aécio Neves diz a aliados que vai disputar indicação

Governador de Minas explicou a deputados os motivos para pressionar o seu partido


O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), garantiu a 49 deputados de sua base no Estado que segue disposto a ser candidato à Presidência em 2010. "Não estou dando para trás", disse Aécio, segundo fontes que ouviram o discurso. No coquetel que ofereceu no Palácio da Liberdade, na noite de quinta-feira (29), ele explicou os motivos para pressionar o partido por uma decisão até dezembro. Segundo ele, a chance de atrair apoio de outras legendas em torno de sua candidatura ficará comprometida se não houver decisão do PSDB ainda este ano.


Aécio afirmou que tem um compromisso com Minas. Não sendo candidato à Presidência, precisa preparar, no tempo oportuno, sua sucessão no Estado. O vice-governador Antônio Anastásia, nome cotado para essa missão, estava presente ao coquetel. Aécio elogiou o vice, mas não fez discurso a favor de sua candidatura. Estavam no Palácio da Liberdade deputados dos 11 partidos da base aliada. O PMDB, que até recentemente se definia como "independente", agora integra o bloco de oposição, ao lado do PT.

De acordo com a assessoria de Aécio, o motivo do coquetel era fazer um balanço de 2009. O encontro foi realizado no mesmo dia em que o governador contou à imprensa que, depois de um telefonema de quase uma hora, ele o governador de São Paulo, José Serra, não conseguiram chegar a um consenso. O paulista segue determinado a só definir em março se será ou não candidato à Presidência. O mineiro deixou claro que não estará mais à disposição do partido para essa missão a partir de janeiro. Disse que respeita a posição de Serra, mas o PSDB também terá de respeitar a sua. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: R7.com Notícias: “Aécio diz a aliados que vai disputar indicação”.

Veja na Folha de S. Paulo: "As razões de Aécio"

O governador Aécio Neves junto a populares

Por, FERNANDO DE BARROS E SILVA

SÃO PAULO – Aécio Neves inicia qualquer conversa sobre a sucessão de Lula dizendo que não há hipótese de que ele e José Serra não estejam juntos em 2010. Quem apostar o contrário irá perder, como erraram aqueles que lá atrás previam a sua ida para o PMDB.
Feita a introdução, o governador de Minas por ora não só recusa a vaga de vice na chapa tucana, como deixa claro que segue disposto a submeter ao partido a alternativa de sua candidatura à Presidência. Aécio reconhece que Serra, líder nas pesquisas, é hoje o nome mais forte do PSDB, mas, a despeito disso, acredita reunir vantagens comparativas em relação ao paulista.

Primeiro, maior capacidade para dissolver a disputa plebiscitária pretendida pelo governo. Serra fatalmente acabará refém da comparação entre Lula e FHC, enquanto Aécio julga ter condições de desmontar essa armadilha, apresentando-se como o nome do pós-Lula. É preciso admitir os avanços, sobretudo na área social, mas é hora de encerrar esse ciclo político que se exauriu e dar ao país um governo mais profissional, diz Aécio. Nem Lula nem anti-Lula, eis o segredo.

O mineiro se vê, além disso, com mais condições de agregar forças políticas e atenuar a vantagem do lulismo no Nordeste, atraindo para a oposição parte da base que hoje tende a fechar com Dilma Rousseff sem convicção. PP, PTB e um pedaço do PSB de Ciro Gomes seriam sensíveis à conversa do mineiro. Embora admita ser difícil, ele acredita que teria inclusive como evitar a aliança formal entre PT e PMDB.

Ainda a seu favor, Aécio teria o estilo jeitoso, que agrada a políticos e a empresários, e a boa estampa, que ajuda a compor um personagem na TV. O excesso de aventuras na vida pessoal talvez seja seu ponto fraco numa disputa tão dura.

Aécio sabe que o jogo pende para Serra e está disposto a apoiá-lo. Será, neste caso, candidato ao Senado. Só não aceita esquentar o banco de reserva até o fim de março para eventualmente ser chamado diante da desistência do titular.

Lei mais na Folha de S. Paulo: "As razões de Aécio".

Dia de Todos os Mortos – um exercício de Amor


GABRIEL CHALITA

Hoje é o dia do Amor. Do amor que devotamos às pessoas amadas que partiram. A celebração do amor, não pela magia do contato físico, mas pela doce eternidade das lembranças daqueles que perduram vivos dentro de cada um de nós. É de Mia Couto, escritor africano, o aforismo que tão sabiamente traduz esse sentimento : “ Morto amado nunca mais para de morrer”.

Integra a história da humanidade o gesto de adorar, de homenagear, de rezar pelos mortos. Cada cultura revela seus costumes nas diferentes formas de amor à memória de seus mortos. A Igreja Católica dedica um dia do ano para rezar e celebrar a vida eterna de nossos entes queridos. Esse dia, desde o século XIII, é solenizado em 2 de novembro. Dia 1º é dia de Todos os Santos; dia 2, dia de Todos os Mortos.


Talvez o maior medo e maior mistério da vida humana seja o da morte. Justamente pelo mistério que ela encerra. Desde sempre o tema da morte me provoca densa reflexão, num misto de tristeza e alegria. Gostaria de compartilhar esse sentimento com vocês. Um dos contos do meu livro Homens de Cinza, que será lançado no próximo dia 10, perpassa por esse tema.

Antecipo a vocês o conto O riso de Everson:

Everson era coveiro. Tinha medo de defunto. De caixão não tinha. Não achava de bom gosto abrir a urna para despedidas no cemitério. Isso devia ser feito antes. Quando acontecia não olhava. Aprendeu com o pai, também coveiro, que o último que olha fica com a imagem do morto perturbando durante um bom tempo.

Não se incomodava com choradeira nem com desmaio de última hora. Ficava com a pá e o chapéu esperando as despedidas e depois cumpria a função. Achava falta de respeito ficar conversando. Gostava mesmo era de imaginar a vida do partinte. Fazia isso, observando o jeito da família. Quando quem sobrava era a viúva, olhava com curiosidade se estava chorando de obrigação, de alívio ou de tristeza. Quando era o viúvo, reparava na disposição e nas mulheres distantes para perceber alguma intenção.
Tem gente que chora de remorso, tem gente que chora de saudade. Everson percebia a diferença, mas não falava porque não era dado a comentários. Desde cedo aprendeu em casa que o melhor é ficar quieto. Quanto mais se fala, mais bobagem se traz ao mundo.

Tem gosto por matemática. Conta as pessoas e compara com outros enterros. Gente jovem leva mais gente e tem mais dor, a não ser quando o velho é muito querido ou importante. Tem um caderno de anotações em casa com o nome, data e freqüência dos enterros. Em primeiro lugar, em popularidade, está o Padre João. Coisa linda ver a cidade inteira no cemitério. E ele morreu velho, bem velho. O falatório não foi econômico. E não abriram o caixão. O que menos gente levou foi um tal de Antonio do Nascimento. Ninguém. Everson até rezou por ele em consideração. E depois despejou a terra.

Em dias de chuva, partiam mais cedo os que deixavam seus mortos. Em dias de sol, acompanhavam até o final.

Caixão pequeno cortava o coração. Não entendia a falta de oportunidade de fazer coisa certa ou errada na vida. Injustiça. Caixão de virgem, desconfiava. Já viu muito moça freqüentar o lugar dos mortos acompanhada e depois vestir a pose de recatada.

Desaforo era família desleixada que deixava o túmulo sujo. Pouco caso com a casa do morto. Quando dava, limpava os abandonados. Gostava de ler os escritos nos túmulos. Perdia tempo porque lia devagar. Mas gostava.

Em um dia qualquer, quase fechando o portão, conheceu Maria Rita. Lembrou de tê-la visto em algum sepultamento. Buscou na memória e achou o dia da partida do marido. Não reparou muito porque abriram o caixão. Além do que achava desrespeitoso com o defunto qualquer reparação mais saliente.

Maria Rita veio com umas poucas flores colhidas de alguma pracinha e um maço de velas. Limpou e fez jeito de quem faz prece. Muito econômica na opinião de Everson. Nem bem se benzeu e já terminou. Não chorou. Pouca gente chora depois de algum tempo.

Pediu fogo. Everson deu. Distraída queimou o dedo. Riu. Everson também riu. Perguntou a ele se tinha medo. Ele riu e maneou a cabeça. Perguntou o nome. Everson riu e respondeu baixinho. Coçou o rosto, arrumou o cabelo, falou alguma coisa consigo mesma e sem despedir se foi.

No dia seguinte voltou. Veio acompanhando um enterro. Não chorou. Ninguém chorou. Era defunto velho e parece que sacrificava a família. Foram embora e ela ficou. Falou o seu nome e riu. Everson também riu. Perguntou se ele tinha vergonha. Ele riu. Ela deu um beijo de leve no rosto corado. Ele riu. Foi a primeira vez que uma mulher beijou Everson, que ele lembre. A mãe morreu com ele ainda menino. E o pai, homem muito trabalhador não era dado a intimidades com o filho. O pai também já tinha sido enterrado. Pouca gente foi. Os outros dois coveiros fizeram o serviço. Everson não quis que abrissem o caixão. Chorou depois que os outros se foram.

No terceiro dia Maria Rita, sem procissão alguma, voltou. Trouxe só vela e de novo pediu fogo. Everson estava enrolando cigarro de palha. Maria Rita quis experimentar. Tossiu. Everson riu. Falou a vida inteira dela. Everson ouviu. Falou inclusive do falecido e de sua falta de bondade. Falou do quanto ele a agredia. Falou de alívio. Everson quase chorou. Teve vontade de protegê-la mas lembrou-se do pai que sempre dizia que o melhor era esperar.

Ficaram juntos, ela falando e ele ouvindo até o pôr do sol. Ela não reparava nessas coisas , ele sim. Falava com alegria e ele ouvia com disposição. Voltou alguns outros dias. Deu alguns outros beijos. Tudo com muito respeito. E ele ria. Iniciativa não tinha nem para dizer sim nem para dizer não. Mas gostava.

Reparou nos seus olhos depois de um beijo de namorado e pediu a Deus, tirando o chapéu que aqueles seus olhos de gente viva o perturbassem para sempre. Maria Rita falou em casamento. Everson riu.

O tempo passou e Maria Rita nunca mais voltou ao cemitério. Everson vivia os dias esperando. Enrolava o seu cigarro de palha, varria o chão, limpava, jogava terra e escarafunchava os seus sentimentos. Morrido não tinha, senão ele teria visto. Doença? Mudança? Ele pouco descia até a cidade. O que precisava tinha por perto.

Semanas. Meses. Até que em outro sepultamento, lá estava ela. De luto. Chorosa pelo marido morto. Everson não entendeu. Abriram o caixão. Ele olhou o morto. Vestia terno cinza. Teve medo depois. Os olhos estavam lá, cerrados, mas estavam lá. Arrependeu-se. Com o chapéu e a pá esperou as despedidas. Pensou consigo mesmo. Não entendeu. Jogou terra e se foi.

No dia seguinte ela voltou. Trouxe umas flores e um maço de velas. Pediu fogo e falou da rudeza do defunto. Do ano triste de um novo casamento infeliz. Era violento também. Que bom que morreu.

Everson ouviu. Ela deu um beijo de despedida e dessa vez um abraço. Everson riu.

domingo, 1 de novembro de 2009

Famíia é feita refém em sua casa no Sul de Minas

A família de uma empresária de Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, foi feita refém de assaltantes na manhã deste domingo. De acordo com a Polícia Militar, dois homens, armados de pistola de calibre .38, renderam a empregada, Vera Lúcia da Silva, de 47 anos, quando chegava da missa.

A dupla entrou na casa, que fica na Avenida Coronel Domingues Ribeiro, no centro da cidade. No local estavam a empresária Marlene Fonseca, de 50 anos, os filhos Luiz Gonzaga Ribeiro, de 22 anos, Luma Carolina Ribeiro, de 17 anos, Maria Helena, de 1 ano e meio, Maria Eduarda, de quatro meses, além do sobrinho Gilney Fonseca Júnior, de 20 anos.

As vítima foram amarradas. Duas delas foram feridas com coronhada na cabeça e no rosto. Os bandidos roubaram cerca de 200 mil reais em dinheiro e cheques, duas televisões de 47 e 50 polegadas, um vídeo game, celulares, jóias e uma máquina fotográfica.

Eles fugiram levando ainda uma caminhonete Montana preta da família. As vítimas teriam relatado que uma terceira pessoa dava cobertura do lado de fora. Uma das vítima conseguiu se soltar e acionar a polícia, que faz bloqueio na região. Até agora ninguém foi preso. A empresária tem uma empresa de gesso.

Aécio na revista “Carta Capital”


Por Ana Vasco- Aécio Blog

A revista Carta Capital desta semana traz uma reportagem especial sobre Aécio Neves e sobre o cenário que levará à definição das candidaturas e das alianças para as eleições presidenciais de 2010. Ela também trata a respeito da decisão que Aécio Neves tomou de assumir sua disponibilidade para candidatar-se à presidência, rejeitar a posição de vice em uma chapa única do partido e pedir o adiantamento do prazo de escolha do candidato, para o PSDB.

"Quero dizer antes de tudo que respeito o Serra. É um grande político brasileiro e entendo a posição vantajosa que ele tem na disputa. E também que não estou em busca de uma saída honrosa. Apesar de não tratar as coisas com obsessão, desejo ser candidato a presidente pelo PSDB", disse Aécio em entrevista.

De acordo com a reportagem: "O neto de Tancredo Neves é polido. Evita polêmicas e repete o argumento de que será mais útil ao partido como candidato a senador do que como vice na chapa de Serra. Alguns de seus aliados recorrem, porém, a uma metáfora equestre, para explicar a opção. Só vale montar no cavalo com as rédeas na mão, pois quem está na garupa inevitavelmente vai ao chão se o condutor cair, mesmo se for um excelente cavaleiro".

Apesar de estar em uma posição relativamente desfavorável nas pesquisas, Aécio Neves tem um perfil que é muito adequado para um candidato no atual momento político. É um conciliador, defende os avanços sem mudanças radicais e é contra a polarização partidária. "A primeira coisa que faria na Presidência seria buscar uma agenda mínima comum com o PT", assegura.

Além de tudo isso, Aécio tem também a fama de agregador. A revista lembra que, com a sua candidatura, a base de sustentação governista seria abalada. Setores de alguns partidos, como o PMDB e o PSB, provavelmente o apoiariam, como também o PDT, PP e PTB. "Minha preocupação é superar essa disputa de poder entre o PT e o PSDB. Fazer uma campanha sem ódio, sem radicalismo, sem essa inócua busca pela paternidade deste ou daquele programa. Isso não é um concurso de pontos. Quero inspirar esperança nos eleitores", afirma. Avaliando as condições e o temperamento de Aécio e o quadro geral, a reportagem conclui: "Os marqueteiros e estrategistas governistas preferem, de longe, enfrentar Serra".

Aécio também destacou, na entrevista, alguns temas que devem ser essenciais na agenda do próximo presidente do Brasil. A questão das reformas estruturais - como a reforma política e a da Previdência - são, para ele, uma necessidade urgente para o país. Aécio também defende a adoção de uma política monetária mais ousada que estimule a indústria brasileira. "Devemos ressaltar a necessidade de uma reforma do Estado, fazer diferente do governo atual, que tem inchado a máquina, tem 40 ministérios", lembra.

Com o auxílio de Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus, a Carta Capital também se lança na difícil missão de imaginar os avanços nos cenários das pesquisas e as chances dos pré-candidatos. Sem grandes conclusões, nos mostra que as decisões tomadas agora são determinantes para o rumo das próximas eleições e para a vitória de qualquer que seja o lado.

Leia mais um trecho da reportagem da “Carta Capital” sobre o governador Aécio Neves.