quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Chegada do Verão e Período Chuvoso Aumentam o Alerta contra a Dengue

Fonte: Agência Minas

No período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue, em decorrência da elevação dos focos de água parada. De acordo com a coordenadora estadual do programa de combate à dengue, Geane Andrade, o período de verão dispenda cuidados.

“Estamos entrando no período crítico no que se refere à transmissão de dengue. A temperatura mais elevada, o nível de chuvas aumentado e o período de férias, podem favorecer a proliferação do vetor de transmissão da dengue, o Aedes aegypti. Por isso, é muito importante que a população siga algumas recomendações”, diz a coordenador.

Geane Andrade ainda esclarece que, em mais de 80% dos casos, o foco do mosquito está dentro das residências. “Faça a checagem toda semana e não deixe que o mosquito se multiplique. Ele leva de 7 a 10 dias para passar do ovo à fase adulta. Por isso, o ideal é que cada um faça sua parte e se junte nessa luta contra a doença”, explica.

A dengue é uma doença infecciosa febril transmitida por um mosquito e dura em torno de 10 dias. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos.

Dicas de Prevenção

- Cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na freqüência usual;

- Jamais descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos;

- Mantenha a caixa d’água sempre limpa e totalmente tampada;

- Mantenha as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água nas mesmas;

- Elimine os pratinhos de vasos de plantas; caso não seja possível mantenha-os limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia;

- Mantenha limpos e escovados os bebedouros de animais domésticos; a água deve ser trocada diariamente;

- Mantenha piscinas sempre em uso e devidamente tratadas;

- Atenção especial ao sair de férias para que esses cuidados estejam garantidos na ausência do morador;

- Caso perceba a manifestação de qualquer sintoma de dengue, procure imediatamente o centro de saúde mais próximo.

Trem Vitória/Minas volta a Circular nesta Quinta-Feira

Fonte: Jornal Estado de Minas

Os trens para passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) voltam a circular nesta quinta-feira em todo o trecho entre Belo Horizonte e Cariacica, na Grande Vitória.

Para garantir a segurança dos passageiros, desde o final de dezembro, o trem circulava apenas no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares por causa das fortes chuvas que caíram no Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

A interrupção aconteceu no dia 19 de dezembro. As pessoas que tinham viagem marcada para o período em que as viagens foram suspensas puderam pedir o reembolso do bilhete comprado ou a remarcação de passagem, sem custo adicional, no prazo de até 30 dias.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014