sábado, 4 de abril de 2009

A gente quer comida, diversão e arte

por Newton Correia, 30.03.09, 11:30 pm


Na área da assistência existem vários caminhos para promover a inclusão de grupos sociais, que vivem à margem de uma sociedade injusta e desigual. Durante muito tempo houve a insistência de não oferecer abrigo para quem precisa de abrigo e de não oferecer comida a quem precisa de comida.

Todos se lembram do sociólogo Hebert de Sousa, o Betinho, e da luta dele contra a exclusão social. Ele dizia que “quem tem fome tem pressa”, e, dessa forma, iniciou um movimento que conseguiu mobilizar todo o país. Podemos dizer que o esforço do Governo Federal em manter o Bolsa Família, vem dessa luta de fortalecer a rede de proteção social.

Não quero entrar aqui no mérito se o programa funciona adequadamente ou não, isso é conversa para outro post. O que quero enfatizar é que o movimento de Betinho permitiu que a sociedade pudesse fazer uma melhor avaliação sobre a necessidade de criar mecanismos de assistência e apoio às famílias que vivem abaixo da linha de pobreza.


A música Comida dos Titans; composta em 1987 por Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sergio Brito, mostra bem o que também é muito importante. Tem um trecho da letra que diz o seguinte:
Bebida é água.comida é pasto.
você tem sede de que?
você tem fome de que?
a gente não quer só comida
a gente quer comida, diversão e arte.

Desde que a música foi composta já se passaram 22 anos e poucas pessoas que estão à frente dos órgãos públicos tiveram a percepção de que os excluídos não querem só comida.


Diversão e arte podem gerar novas oportunidades e criar novos valores de vida.



Valores de Minas, transformando vidas pela arte



Recebi recentemente de Andréa Neves, presidente do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social) um press kit com as ações do Governo de Minas nas áreas de promoção e inclusão social. Fiquei muito bem impressionado com o trabalho e a forma como atinge crianças, jovens e idosos. Gostaria de comentar cada um dos projetos, mas deixo isso para outra oportunidade.

Quero concentrar as observações no programa Valores de Minas, que muito me emocionou. No material que me foi enviado, vieram também dois DVDs: um sobre a apresentação do Estrada dos Sonhos e outro sobre Opara, que em guarani quer dizer Rio São Francisco. Dois belos espetáculos que primam pela beleza cênica e por um conteúdo transformador.

Veja o Vídeo do programa: YOUTUBE.

Leia na íntegra: Saber cuidar.org .

Nenhum comentário:

Postar um comentário