quinta-feira, 2 de abril de 2009

Aécio faz uma revolução no ensino e na pesquisa científica em Minas Gerais

Prof:Mario Neto Borges

O governador Aécio Neves fez uma revolução no ensino em Minas, com investimentos históricos em ciência e tecnologia. O professor Mário Neto Borges, presidente da Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais, no artigo “Revolução no ensino”, publicado pelo jornal “O Tempo”, conta que o governo mineiro investe nas nossas universidades e centros de pesquisas.

Revolução no Ensino

Mário Neto Borges

Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig)

Minas vai muito bem, sim "sinhô"! Apesar de não ser - ainda - do conhecimento de todos, o Estado vem produzindo uma verdadeira revolução no ensino superior, na pós-graduação e na pesquisa científica. Privilegiado por ter 14 instituições de ensino superior públicas, sendo 12 federais e duas estaduais (Uemg e Unimontes), e com a Fapemig já por três anos executando o orçamento estabelecido na Constituição, apresenta avanços expressivos na área.

As instituições federais estão em plena expansão. Isso é resultado, por um lado, dos investimentos do governo federal no programa Reuni, que vem possibilitando a expansão e criação de novos campi e a contratação de professores e técnicos para ofertar maior número de vagas. Por outro lado, as Ifes vêm se beneficiando da recuperação da Fapemig, que apoia decisivamente essas instituições nas ações do ensino de pós-graduação e na pesquisa.

Graças à decisão do governo Aécio Neves, o orçamento da Fapemig cresceu significativamente e, em 2008, foi dez vezes maior que o de 2003. Isso acarretou nada mais, nada menos, que o aumento de, também, dez vezes no número de bolsas de mestrado e doutorado oferecidas às instituições mineiras credenciadas pela Capes - majoritariamente as federais. Na pesquisa, os programas se diversificaram e o número de projetos financiados saltou de cerca de 500 para 1.500 por ano. As universidades estaduais têm merecido apoio especial. É hoje reconhecido o avanço na quantidade e qualidade de atividades desempenhadas pela Unimontes no Norte de Minas. Com sede em Montes Claros, a instituição tem dez campi cobrindo vasta área na região. Motor do desenvolvimento educacional, científico e tecnológico na região, a Unimontes tem se beneficiado e colaborado nas ações da Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior apoiadas pela Fapemig.

A Uemg é também uma instituição multicampi espalhada por todo o Estado. A universidade, como resultado de investimentos maciços do governo, avança a olhos vistos, desempenhando atividades estratégicas para o desenvolvimento do Estado, com destaque nas áreas do design e do meio ambiente, com foco em recursos hídricos.

Essas 14 universidades públicas e a PUC Minas serão, já neste ano, beneficiárias dos programas de cooperação entre a Capes e a Fapemig, com destaque para o Programa Mineiro de Capacitação Docente. Este programa visa acelerar a qualificação dos quadros docentes das instituições de ensino superior, com condições especiais de vagas e bolsas para professores. Espera-se formar 200 novos doutores em três anos.

Constata-se, dessa forma, que nem o mais desinformado cidadão mineiro poderia duvidar do impacto positivo e duradouro que essas ações significam. Um governo engajado com a sociedade do conhecimento investe de forma decidida e articulada em educação, ciência e tecnologia. É isso que Minas Gerais tem feito nos últimos seis anos.

Publicado em: 01/04/2009 Jornal o Tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário