domingo, 29 de março de 2009

Rede de eletrodomésticos Ponto Frio está à venda

O Ponto Frio está à venda. A Globex Utilidades S.A., holding dona da rede de lojas de eletrodomésticos, fez, neste domingo, um comunicado ao mercado informando ter contratado uma instituição financeira para prestar assessoria na negociação com potenciais interessados em adquirir o controle da companhia. Ainda segundo os acionistas controladores, a empresa ainda não recebeu uma proposta final, a chamada proposta firme, para aquisição do controle.

A Globex deve divulgar nesta segunda, antes da abertura dos negócios na Bovespa, os resultados do quarto trimestre de 2008. A divulgação estava prevista para o último dia 20, mas, no dia 17, a companhia informou que adiaria o anúncio para 30 de março.
Em 27 julho de 2008, boatos sobre a venda da rede fez a Globex divulgar nota em nota assinada pelo presidente da empresa, Manoel Amorim, informando que não estava em andamento nenhum processo de venda do controle da empresa.

Ainda segundo a nota, durante o segundo semestre de 2007, os acionistas controladores da Globex planejaram fazer a oferta de "parte significativa" de suas ações na Bovespa. o que permitiria à companhia ter capital pulverizado e, assim, participar do novo mercado da bolsa. A decisão, no entanto, foi suspensa no início deste ano, segundo a Globex, pelas "condições desfavoráveis dos mercados acionários". Empresa separada para atuar no e-commerce
Três dias depois, em 1º de agosto, a Globex criou uma uma empresa separada para administrar a atividade de comércio eletrônico do grupo.

Na nova companhia, que chamada de Pontofrio.com Comércio Eletrônico S.A., a Globex teve como sócios Eduardo Chalita, German Quiroga, Renato Drumond e Eduardo Castro. Os três primeiros são ex-executivos da Americanas.com e o último foi diretor da Sack`s, também ligada ao comércio eletrônico.

Pelo acordo firmado, a Globex fica como controladora de quase todo o capital da nova empresa. Com o passar do tempo, os executivos parceiros poderão exercer opções de compra de ações e chegar a uma fatia máxima de 14% no capital da companhia. Venda de centros de distribuição
Em janeiro, a rede vendeu seus centros de distribuição localizados nas cidades do Rio de Janeiro, Guarulhos, em São Paulo, Brasília e Goiânia para a BRC-XX Empreendimentos Imobiliários pelo valor de R$ 108,9 milhões.

A Globexo, no entanto, continuou utilizando esses centros de distribuição para seus fins empresariais e operacionais, pagando mensalmente um valor compatível com as condições de mercado vigentes na celebração da venda, pelo direito real de superfície dos quatro centros de distribuição, por um período de 180 meses, renováveis por períodos iguais e sucessivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário