segunda-feira, 30 de março de 2009

O Patrus de Aécio Neves.

O Patrus de Aécio
ENTREVISTA Marcelo Fiuza
Desde 2006, quando deixou a direção de suas empresas de transportepara seguir o exemplo do pai e dedicar-se à política, Agostinho PatrusFilho tem pouca oportunidade para praticar passatempos prediletos,como equitação, leitura e futebol.
Indicado líder do Partido Verde naAs sembleia Legislativa mineira logo no início de seu primeiro mandatocomo deputado estadual, no ano seguinte assumiu a liderança do BlocoPar lamentar Social (BPS), o que lhe valeu o convite do governadorAécio Neves, em dezembro passado, para comandar a Secretaria de Estado de Desen volvimento Social (Se­dese).
Missão que abraçou com adeterminação de levar justiça social a todos no estado por meio demuito trabalho. “Como ando muito ocupado, tenho tido pouco tempo defazer as coisas de que gosto, de ir aos jogos do Atlético, ler um bomlivro e passear a cavalo no haras da família”, diz com o sorriso largode quem gosta do que faz. Pudera: criador da raça man galargamarchador, cavaleiro “sem pretensão ou competição”, divorciado e semfi lhos, o belo-horizontino Agostinho Patrus Filho, 37 anos, alinha asobrigações de secretário – de coordenar as mais diversas ações sociaisdo estado – com seu ideário político pessoal. “O que eu pretendo éfazer o bem”, explica. Nesta entrevista, confirma sua candidatura àreeleição, aposta em Aécio Neves na presidência da República em 2010 econta como pretende levar me lhores condições de vida aos cidadãosmineiros, com programas em andamento.
Sobre a criação de uma BolsaFamília mineira, ele elogia o trabalho do ministro Patrus Ananias, dequem é primo, e adianta que o governo de Minas tem seus própriosprojetos.ENCONTRO – Por que o senhor aceitou o desafio de ser secretário deEstado de Desenvolvimento Social, qual a missão que o governador lhedeu e que avaliação faz da pasta?PATRUS FILHO – Primeiro, porque pertenço ao Partido Verde, que apoioua reeleição do governador Aécio Ne ves. Fui líder do partido na Assembléia no meu primeiro ano de mandato. No segundo ano formamos umbloco, o BPS, com quatro partidos, PSB, PSC, PPS e PV.
Fiquei mais humano como líder e recebi o convite do governador para integrar aequipe. A proposta muito me atraiu porque esse é um governo vitorioso,com inúmeras realizações, que se pauta pela excelência na gestão, eque tem transformado Minas Gerais nas di versas áreas, saúde,educação, infraestrutura, e em todas as regiões do estado. Sempreviajo muito e em to das as cidades a que chego vejo a transformação.Sei da preocupação do governador na área social. É um novo desafio, ode continuar os a­vanços e programas já iniciados e imprimir a minhamarca.
ENCONTRO – Quais são as principais metas e programas da Secretaria deEstado de Desenvolvimento Social?
PATRUS FILHO – A secretaria realiza diversos programas. O Travessia,de mais de R$ 190 milhões, é o grande desafio. Escolhemos, pordeterminação do governador, os municípios com Índice deDesenvolvimento Hu mano (IDH, medida comparativa que engloba riqueza,educação e expectativa média de vida, adotado pela Organização dasNações Uni das para classificar o nível de vida). Ano passadocomeçamos por cinco municípios e recentemente incluímos outros 35. Sãopequenas comunidades localizadas nos vales do Jequitinhonha, Mucuri,Rio Doce e Norte de Minas que vão receber a ções nas áreas de saúde,educação, saneamento, habitação e qualificação profissional. A Sedesearticula, gerencia e coordena as ações dos diversos setores do es tadonesses municípios, para que possamos fa zer realmente umatransformação nessas cidades.
ENCONTRO –Como se dá essa transformação?"Minas tem áreas tão ou mais desenvolvidas que os estados maisdesenvolvidos do Brasil, e temos também regiões e comunidades com IDHbaixíssimo.Isso é um grande desafio"PATRUS FILHO – Temos de fazer em primeiro lugar uma análise do estadocomo um todo. Minas tem áreas tão ou mais desenvolvidas que os estadosmais desenvolvidos do Brasil, e temos também regiões e comunidades comIDH menor que muitas regiões mais pobres do país. Isso é um desafiomuito grande.
Leia na íntegra clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário