quarta-feira, 1 de abril de 2009

Arte do Consenso - Murillo de Aragão

O artigo escrito pelo sociólogo e cientista político Murillo de Aragão, publicado hoje (01/04) no jornal O Tempo, fala sobre a necessidade de se governar com diplomacia e consenso no Brasil. Hoje, mais ainda do que uma pessoa disposta a trabalhar com seriedade e boas intenções, os brasileiros precisam de um representante que consiga governar com consenso, unindo forças opostas, eliminando a paralisia e estimulando o trabalho conjunto para uma gestão responsável e coesa.

"Comparando José Serra e Dilma Rousseff com Lula e FHC, conclui-se que os candidatos de 2010 vêm de uma cepa distinta: são personalidades duras, que não titubeiam em dizer o que querem na lata. As histórias sobre a gentileza dos comentários de Dilma e Serra em dezenas de situações já compõem um vasto folclore político.

Serra toma medidas duras, "duela a quien duela", quando está focado. E ele vive focado. Foi assim quando manteve o congelamento dos preços de medicamentos mesmo em ambiente de liberdade de preços privados, quando confrontou os planos de saúde, quando criou a indústria de genéricos e quando acabou com os outdoors de São Paulo.

Dilma também tem histórias de "intervenções afirmativas", digamos assim, em debates. Ela mesmo assume que é uma mulher dura em meio a homens meigos. Pois bem, Aécio Neves é uma figura oposta. Está na linha dos políticos que se pautam pelo consenso e pelo diálogo. Em Brasília, sempre conversou muito bem. Não é o que é por ser neto de Tancredo. Conquistou seu espaço na base do diálogo. Em Minas, fez reformas duras conversando.

Entendendo-se muito bem com o PT e aliando-se ao PSB para eleger o prefeito de Belo Horizonte. Considerando o histórico do país, a figura consensual de Aécio cai melhor do que as personalidades duras de Serra e Dilma."

Fonte Blog Aécio , no Blog Aécio tem o link para o artigo na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário