quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Instituto Mineiro de Agropecuária implementa selo que vai garantir qualidade da produção de morangos no Sul de Minas


Quinze produtores de morangos firmaram uma parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) para a utilização de um selo de rastreabilidade. Além de maior controle de qualidade e garantia de produto dentro dos padrões permitidos de resíduos, os produtores agregam valor à sua produção e aumentam sua lucratividade. A iniciativa inédita vai proporcionar mais confiabilidade aos morangos produzidos no Sul de Minas.

O selo, criado por duas empresas privadas do setor agrícola no município de Pouso Alegre junto com os produtores da região, é afixado nas embalagens de morangos que vão para comercialização e cada produtor tem um código, que é inserido em um espaço destinado para isso. Com o código em mãos, o consumidor acessa o site www.sisfrut.com.br, insere o número e tem acesso a diversas informações sobre o morango que comprou como fotos da propriedade e da plantação, tipos de insumos usados e quando usados, o número do receituário agronômico, dentre outros. Esses dados são abastecidos pelo engenheiro agrônomo responsável de cada propriedade.

Outros benefícios que o selo de rastreabilidade traz são a organização da classe produtora, segurança de consumir morangos produzidos com alta qualidade, respeitando a legislação do uso de agrotóxicos e o meio ambiente, acompanhamento detalhado das entregas e do histórico de compras. Também é possível ter acesso à cópia das análises de resíduos feitos nos morangos, no qual é possível ver o tipo de resíduo presente e se a quantidade está dentro do permitido na legislação.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário