segunda-feira, 6 de julho de 2009

Campanha da Cultura incentiva criação de arquivos públicos


Preservar a memória dos municípios mineiros e disponibilizar para a toda a comunidade registros que ajudam a contar a história de uma época. Estes são os objetivos da Campanha de Sensibilização para Criação de Arquivos Municipais, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG), por meio do Fundo Estadual de Cultura e do Arquivo Público Mineiro (APM). A iniciativa fundamenta-se em duas linhas: apoio direto aos arquivos e apoio com recursos financeiros a projetos de caráter arquivístico. Com a campanha, a secretaria quer mobilizar as administrações municipais para a implantação e revitalização de arquivos municipais.

O movimento segue a orientação do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) que, em Minas, além da parceria da Secretaria de Estado de Cultura, conta com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico. Estes órgãos elaboraram modelos referenciais de documentos básicos necessários para a implantação de arquivos públicos, como prevê a Constituição no artigo 216, parágrafo 2º.

“As prefeituras devem reconhecer que a criação de um arquivo público municipal pode, certamente, ser um marco de modernização na administração. Mas, além de mobilizar as prefeituras, pretendemos envolver toda a comunidade para recolher documentos em favor da preservação da memória e da história de sua cidade”, diz o secretário de Estado de Cultura, Paulo Brant.


Leia mais na integra: Agência Minas

Um comentário:

  1. Ola.Nao tenho muita ligacao com politica mas,de alguma forma temos que lidar com essa coisa chamada politica.
    De qualquer forma acredito no potencial do nosso pais. E acredito ainda que seremos uma nacao poderosa. E que num futuro nao muito distante esqueceremos das palavras pobreza e miseria.
    Acredito num melhor aproveitamento da regiao nordeste e mais estimulos ao turismo.
    Um brasileiro que acredita no Brasil,
    Heliomar Melo

    ResponderExcluir