terça-feira, 7 de julho de 2009

IEF implanta projetos para recuperar bacia do rio Doce


O Instituto Estadual de Florestas (IEF) está implantando dois projetos de recuperação ambiental, que serão financiados pelo Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro), na região da bacia do rio Doce. O projeto “Recuperação ambiental de áreas degradadas no município de Governador Valadares” teve início em junho e o “Recuperação dos recursos hídricos da micro-bacia do córrego do baixio, bacia do Rio doce, município de São Geraldo do Baixio” deverá começar em agosto.

A assessora de Desenvolvimento e Conservação Florestal do IEF, Regina Camargos, informa que o projeto desenvolvido em Governador Valadares tem como proposta executar trabalhos de recuperação de solo e vegetação em parcelas que totalizam 100 hectares. “A prioridade é para áreas de recarga hídrica, de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais e áreas no entorno dessas”, afirma. Essas áreas de atuação estão situadas nas micro-bacias dos córregos Nova América, Brejaúba e Água Limpa, contribuintes do córrego Ferrugem. “Colocar tais projetos em prática é de extrema importância para a região, que é muito degradada, com pouco remanescente de vegetação, o que prejudica a qualidade e a quantidade das águas da região”, completa.

O outro Projeto, que visa à recuperação dos recursos hídricos na bacia do rio Doce, pretende consolidar o processo de conscientização da comunidade e ampliar as práticas de recuperação e conservação de bacias hidrográficas na região. “Para isso serão aplicadas ações voltadas para a educação ambiental e recuperação da cobertura vegetal nativa em APP, áreas de recarga hídrica, a melhoria da capacidade de infiltração do solo e o enriquecimento do lençol freático”, explica Regina.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário