Totalmente restaurada, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo será reaberta à população do município de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, com grande festa na próxima quinta-feira (9). Os trabalhos de restauração civil e de elementos artísticos duraram um ano e meio e foram totalmente realizados com verbas do Governo de Minas Gerais, a partir do orçamento do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG). O órgão também foi responsável pelo projeto arquitetônico para a restauração, além de acompanhamento e fiscalização de todo o trabalho.
Cerca de R$ 650 mil garantiram obras que visavam à recuperação do madeiramento, dos arcos laterais e do adro, além de estabilização completa da infra-estrutura do prédio, que se encontrava em péssima situação, de acordo com os laudos técnicos realizados para início do trabalho. Outros R$ 370 mil foram investidos na recuperação de elementos artísticos como pinturas decorativas, entalhes e imagens.
De acordo com a gerente de Elementos Artísticos do Iepha, Yukie Watanabe, apesar de apresentar aspecto externo razoável grande parte das peças estava em avançando estado de corrosão por cupins internamente. “Os entalhes estavam praticamente só na casca, assim como os anjos do coroamento, o retábulo e as colunas, que estavam bastante ocas”. O sacrário foi, de acordo com Yukie, o caso mais grave. As peças estavam carbonizadas por dentro.
Leia mais na integra: Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário