quarta-feira, 8 de julho de 2009

Torneios leiteiros promovem aumento de produtividade


Comunidades rurais do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, estão promovendo torneios leiteiros como forma de difundir tecnologias, possibilitar troca de experiência entre participantes, integrar os moradores e valorizar a pecuária local. O apoio vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e outros parceiros. A realização fica por conta da prefeitura municipal e comissões organizadoras, compostas de membros eleitos pelas comunidades.

Os próximos torneios estão previstos para as seguintes localidades: 9 a 12 de julho, em Monte Verde; 16 a 19 de julho, em Palmital; 23 a 26 de julho, em Torreões; e 30 de julho a 2 de agosto, em Filgueiras. Durante os dias do evento, são medidas as quantidades de leite produzidos por cada animal concorrente.

O extensionista da Emater-MG em Juiz de Fora, José Renato Santana, explica que o torneio leiteiro já é uma tradição na área rural do município. “O de Pirapetinga, por exemplo, que ocorreu de 18 a 21 de junho, acontece há 26 anos”, afirma. Segundo Santana, o torneio mostra ao produtor que o uso de tecnologias podem tornar o rebanho bovino mais produtivo. “Quando os eventos começaram a ser realizados, a produtividade era de nove a dez quilos de leite de vaca ao dia. Hoje conseguimos uma média de 19 quilos ao dia”, informa.

E a melhoria da produtividade do leite não acontece somente porque os produtores querem garantir os primeiros lugares na competição. O extensionista José Renato Santana ressalta que o concurso tem também caráter educativo. “Os produtores aprendem ordenhas higiênicas para produzirem um leite de qualidade e prevenir doenças no gado com a utilização da homeopatia. Também conhecem maneiras de melhorar a alimentação das vacas, no período das secas, usando cana, capim e silagens, principalmente, a de milho”, garante o técnico da Emater-MG de Juiz de Fora.


Leia mais na integra: Agência Minas

Um comentário:

  1. Não poderia deixar de comprimentar vc pelo lindo blog parabéns e susseço.


    http://curiosidadesdoplantaterra.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir