Comunidades rurais do município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, estão promovendo torneios leiteiros como forma de difundir tecnologias, possibilitar troca de experiência entre participantes, integrar os moradores e valorizar a pecuária local. O apoio vem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e outros parceiros. A realização fica por conta da prefeitura municipal e comissões organizadoras, compostas de membros eleitos pelas comunidades.
Os próximos torneios estão previstos para as seguintes localidades: 9 a 12 de julho, em Monte Verde; 16 a 19 de julho, em Palmital; 23 a 26 de julho, em Torreões; e 30 de julho a 2 de agosto, em Filgueiras. Durante os dias do evento, são medidas as quantidades de leite produzidos por cada animal concorrente.
O extensionista da Emater-MG em Juiz de Fora, José Renato Santana, explica que o torneio leiteiro já é uma tradição na área rural do município. “O de Pirapetinga, por exemplo, que ocorreu de 18 a 21 de junho, acontece há 26 anos”, afirma. Segundo Santana, o torneio mostra ao produtor que o uso de tecnologias podem tornar o rebanho bovino mais produtivo. “Quando os eventos começaram a ser realizados, a produtividade era de nove a dez quilos de leite de vaca ao dia. Hoje conseguimos uma média de 19 quilos ao dia”, informa.
E a melhoria da produtividade do leite não acontece somente porque os produtores querem garantir os primeiros lugares na competição. O extensionista José Renato Santana ressalta que o concurso tem também caráter educativo. “Os produtores aprendem ordenhas higiênicas para produzirem um leite de qualidade e prevenir doenças no gado com a utilização da homeopatia. Também conhecem maneiras de melhorar a alimentação das vacas, no período das secas, usando cana, capim e silagens, principalmente, a de milho”, garante o técnico da Emater-MG de Juiz de Fora.
Leia mais na integra: Agência Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário