quarta-feira, 24 de junho de 2009

Chef espanhol conhece de perto projeto Chefs do Amanhã


O chef catalão Joan Borrás conheceu nesta quarta-feira (24) a cozinha experimental do projeto Chefs do Amanhã, do Governo de Minas, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), no bairro Esplanada, onde falou para uma platéia de estudantes, cozinheiros, donos de restaurante e alunos Chefs do Amanhã sobre o mercado gastronômico, sua trajetória e experiências.

Com um currículo singular, Joan é proprietário do restaurante, Hostal Sant Salvador, que é o único da Europa com apenas uma mesa, o que significa que o cliente tem o talento do chef à sua disposição. “Para não ter um ritmo de mais de 18 horas de trabalho, depois de ter sido curado de um tumor, resolvi mudar tudo. Agora tenho mais qualidade de vida. Atendo três, quatro mesas por semana, faço palestras e estou escrevendo um livro ”, contou o chef.

Durante sua visita à cozinha do CMRR, o chef espanhol experimentou purê de abóbora e pode ver de perto como funciona o projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude que trabalha sob a perspectiva do aproveitamento integral dos alimentos. “O Brasil é um país fantástico, com produtos frescos e incríveis. Em breve será uma potência na gastronomia, não desistam. Com trabalho e encantamento conseguimos realizar sonhos que parecem ser impossíveis”, falou Joan aos jovens e convidados.

Para o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, a experiência foi espetacular e aproximou o jovem beneficiado pelo projeto Chefs do Amanhã a uma realidade que parecia muito distante. “Jovens estão tendo a oportunidade de conhecer a culinária internacional, ouvir profissionais renomados e assim perceberem que os sonhos são possíveis. Nessa lógica, o jovem problema da periferia se transforma em replicador de soluções. Invertemos a lógica e fornecemos subsídios para que ele perceba e atue como parte da solução”, explica Tross.


Leia mais na integra: Portal Minas On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário