terça-feira, 23 de junho de 2009

Minas participa de Conferência Mundial de Febre Aftosa


O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) representará Minas Gerais na Conferência Mundial de Febre Aftosa, que acontece de 24 a 26 de junho em Assunção, no Paraguai. O diretor-geral do instituto, Altino Rodrigues Neto e o gerente de defesa animal, Sérgio Lima Monteiro, participam da conferência. O evento é uma promoção da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) e tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Nos três dias de conferência, 450 participantes de mais de 100 países, entre diretores de serviços veterinários, especialistas e pesquisadores discutirão os esforços aplicados no controle e erradicação da febre aftosa e avaliarão a aplicação de métodos de vigilância e o desenvolvimento de vacinas.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) impulsiona o cumprimento dos códigos sanitários que se aprovam entre os países membros e criou um mecanismo para a solução de controvérsias, frente ao crescimento de possíveis novas barreiras não tarifárias, que escudam em aspectos sanitários. Este é um assunto que deverá ser amplamente discutido durante a conferência.

Por outro lado, a OIE busca exportar o modelo de luta contra a febre aftosa e, principalmente, de alta vigilância que está sendo implementado com êxito na fronteira de Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai, o que demonstra uma consolidação da situação na região e que pode servir para se aplicar em outras regiões do mundo.

De acordo com a Organização, a erradicação da febre aftosa é uma medida “importante e prioritária” e, apesar dos esforços mundiais, regionais e nacionais para seu controle, mais de 100 nações em desenvolvimento ainda não estão livres da doença.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário