quinta-feira, 25 de junho de 2009

Itambacuri assina convênios de combate à pobreza rural


Foram assinados, nesta quinta-feira (25) 52 convênios do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR), em Itambacuri, no Vale do Mucuri, para beneficiar 1.872 famílias de 29 municípios da região, com recursos de R$ 3 milhões. Com estas assinaturas o PCPR/MG chega aos 1.649 subprojetos, que estão beneficiando 91,2 mil famílias dos 188 municípios da área de atuação da Secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), com R$ 81 milhões em investimentos.

Reconhecimento, resgate de credibilidade e dignidade, condições de trabalho para o homem do campo, combate ao êxodo rural, estes são apenas mais alguns dos benefícios que o PCPR/MG vem trazendo para as comunidades dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas. Estas foram as palavras de presidentes de associações comunitárias e conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentáveis (CMDRS), que manifestaram os resultados alcançados pelo projeto, ‘muito além de geração de trabalho e renda'.

O presidente do CMDRS de Novo Oriente de Minas, Adalberto de Souza, ressaltou que o PCPR levantou a auto-estima dos CMDRSs do Mucuri, que estavam desmotivados, e chegou a comparar o projeto ao cultivo de uma semente. “O PCPR foi plantado em nossas comunidades, e foi preciso de tempo paras vê-lo germinar, foi preciso cuidar primeiro da terra, para depois colhermos os frutos. Hoje temos em nosso município dois tratores equipados, que era uma demanda muito grande da região e uma farinheira industrializada com escoamento da produção na própria comunidade”, disse. “Isso sim é fazer política pública transparente”, completou.

Leia mais na integra: Agencia Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário