segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Festa do Arroz em Barão do Monte Alto mobiliza produtores


Com produção estimada de 25 mil sacas por ano, o arroz é a principal fonte de renda dos agricultores familiares da Comunidade Vila Vardiero, em Barão do Monte Alto, na Zona da Mata mineira. Para comemorar o fim da colheita, a comunidade, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da Prefeitura Municipal de Barão do Monte Alto, realizada de sexta-feira (7) e até domingo (9) a Festa do Arroz. Evento tradicional no município, onde acontece há 17 anos, a festa reúne agricultores da região.

De acordo com o extensionista local, Cristiano Alberto Silva, a área plantada de arroz no município chega a 250 hectares, mas a Emater-MG vem trabalhando para ampliar a produção. “A meta é que o arroz seja produzido, através do sistema pré-germinado (processo que acelera a germinação da semente). O objetivo é reduzir o custo da produção e melhorar a produtividade”, revela.

O técnico da Emater-MG explica ainda que a implantação de projeto com esse fim terá apoio da Prefeitura Municipal e que está prevista a comercialização do cereal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo Cristiano, o arroz produzido em Barão do Monte Alto é vendido na região e até no estado do Rio de Janeiro. Cerca de 100 produtores da comunidade rural de Vardiero retiram o sustento da cultura.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário