quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Gripe suína: resíduos de pacientes suspeitos ou confirmados de ter a doença podem ser encaminhados para aterros sanitários


Segundo orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os resíduos de pacientes suspeitos ou confirmados com Influenza A podem ser encaminhados para aterros sanitários. De acordo com a Resolução RDC/Anvisa nº 306, de 07 de dezembro de 2004, deve ser observada apenas a forma de acondicionamento e de envio.
A resolução, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, determina que o lixo produzido por estes pacientes deve ser enquadrado na categoria A4. Os materiais utilizados devem ser acondicionados, em saco branco leitoso, substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos uma vez a cada 24 horas e identificados pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos. Os sacos devem ser colocados em recipientes de material lavável, resistente à ruptura e vazamentos, com tampa com sistema de abertura sem contato manual e resistente a tombamentos.

A coordenadora da Comissão Estadual de Controle de Infecção da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Nádia Aparecida Dutra, explica que a transmissão da doença se faz por meio do contato e das gotículas eliminadas por tosse ou espirro. “Em uma folha de papel ou tecido o vírus sobrevive de 8 a 12 horas e em superfícies rígidas até 48 horas. Os mesmos procedimentos indicados para os resíduos hospitalares podem ser tomados com os resíduos domésticos”, afirma.


Leia mais na integra: Minas em pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário