sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Minas abre caminho para exportação de banana prata-anã



A banana prata-anã, que lidera a produção de frutas no Norte de Minas, está ganhando espaço nas mesas dos ingleses com seu sabor discreto, o aspecto – que não se altera mesmo depois que a fruta permanece muito tempo na despensa –, e a sua alta qualidade alimentícia. Essas informações foram apresentadas pelo presidente da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Dirceu Colares, durante encontro na Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) para avaliação do cenário atual da fruticultura mineira.

De acordo com o empresário, desde o primeiro semestre de 2008 a cooperativa Coprata, também conhecida como Companhia da Fruta, de Montes Claros, fornece cerca de 100 caixas da banana prata-anã, por semana, a uma processadora de São Paulo, que inclui o produto em diversas saladas destinadas à exportação. O produto segue de avião por Cumbica até a Inglaterra, para ser entregue na rede de supermercados Mark & Spencer.
Segundo Colares, somente a prata-anã pode atender a um projeto desse tipo.

Ao contrário da caturra (ou nanica) tradicionalmente vendida para o mercado externo, a prata-anã não tem seu aspecto alterado depois de ser descascada e fatiada para compor os pratos. “Uma de suas principais características é a manutenção da cor branca durante todo o tempo em que a salada fica exposta. Assim a fruta ajuda a tornar o prato atraente, e isso pode ser decisivo para a escolha do consumidor europeu, que tem alto nível de exigências”, explicou.

Leia mais na integra:Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário