quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Polo de Excelência em Florestas ganha adesão da Embrapa e Epamig


A Embrapa Florestas e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) são os mais novos integrantes do Comitê Gestor do Polo de Excelência em Floretas. O termo de adesão foi assinado nesta terça-feira (18), em Belo Horizonte, na presença dos secretários de Estado Alberto Duque Portugal, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Gilman Viana, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Pela Embrapa Florestas assinou o chefe geral Helton Damin da Silva e o pesquisador Antonio Belotte, e pela Epamig, o presidente Baldonedo Napoleão.
A reunião do Comitê Gestor foi aberta pelo gerente executivo do polo, Antonio de Pádua Nacif. Criado em 2008, a exemplo das demais ações semelhantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Polo de Excelência em Florestas, trabalha pela consolidação da liderança desse segmento econômico. Também estão em funcionamento em Minas Gerais os pólos de café, leite, mineração e metalurgia e o de recursos hídricos. Em fase de estruturação está o Polo de Excelência em Gestão Ambiental.
Nacif fez um balanço de todos os projetos desenvolvidos pelo polo, entre eles o Centro de Inteligência e a Biblioteca Virtual, que receberá 11 mil trabalhos desenvolvidos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) na área de florestas. A superintendente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Sectes, Déa Fonseca, sugeriu que todos os centros de inteligência sejam conectados e integrados ao Observatório de Ciência e Tecnologia, a ser lançado nos próximos dias pelo projeto estruturador Rede de Inovação Tecnológica (RIT), gerenciado pelo secretário-adjunto de C, T& Ensino Superior, Evaldo Vilela.

Leia mais na integra: Portal Sectes

Nenhum comentário:

Postar um comentário