terça-feira, 21 de julho de 2009

Copasa faz prevenção e combate a incêndios no Serra Azul


A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) desenvolve ações efetivas no que se refere à prevenção e combate a incêndio em suas reservas ambientais. Os incêndios são originados tanto por fenômenos naturais quanto pelo próprio homem, que além de provocar impactos no meio ambiente ameaça a saúde e a vida da população das áreas atingidas, também contribuindo para o aumento do efeito estufa e perdas na qualidade atmosférica local e regional.

Entre as reservas da Copasa está o Sistema Serra Azul (foto) que produz cerca de 1600 litros de água por segundo, o que corresponde a 12% da água que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Portanto, preservar essa área é prioridade para a empresa. Os resultados das ações implementadas já apresentam resultados. De 2007 até esta data, nenhum foco de incêndio atingiu a Reserva Serra Azul.

O trabalho é desenvolvido por uma equipe de brigadistas e supervisores, que monitoram a área 24 horas por dia. A equipe, anualmente, recebe treinamento e faz reciclagem sobre as normas de combate e conta com todas as ferramentas - barco e carretinha com kit básico contendo pás, enxadas, machados, chicotes, rastelos e cilindros costais para jateamento de água a pequenas distâncias -, e ainda, equipamentos básicos de segurança individual (luvas, óculos, botas, cantis e binóculos), além de motocicletas e tanques reservatórios móveis.


Leia mais na integra: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário